quinta-feira, 18 de setembro de 2008

UMA DICA (25)
UM GRANDE ENCONTRO FÉRREO EM BAURU
Ando envolvido até o pescoço num grande evento aqui em Bauru, o qual recomendo a todos. A Prefeitura Municipal de Bauru, com apoio do Museu Ferroviário Regional e da Associação Ferromodelista de Bauru (AFB), promove, nos dias 27 e 28 de setembro, o I Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru, em comemoração aos 102 anos da primeira viagem inaugural férrea na cidade, indo até Jacutinga (hoje, Avaí).

O evento ocupará todo o espaço físico da Estação Central de Bauru e do Museu Ferroviário Regional, na praça Machado de Mello, no centro da cidade, com entrada gratuita, funcionando em ambos os dias, das 9h00 às17h00. O encontro possui caráter exclusivamente cultural, com entrada gratuita, divulgando as origens, a história e o desenvolvimento ferroviário de Bauru e Região, a partir do século XIX e início do século XX, notadamente através das ferrovias Noroeste do Brasil, Estrada de Ferro Sorocabana e Companhia Paulista de Estrada de Ferro, além de suas sucessoras. Também será feita a divulgação e exposição do ferromodelismo, com grande atrativo de público, sem sombras de dúvidas, o mar chamarisco de público.

O evento só foi possível porque os detentores da propriedade da Estação aprovaram a sua realização. A união do evento histórico ferroviário com o de ferromodelismo tem a finalidade de atrair o público e espera-se a visita de mais de duas mil pessoas nos dois dias. "O ferromodelismo está em franca expansão e todos os eventos ligados a esse hobby atraem, cada vez mais, um público cheio de entusiasmo, não medindo esforços para deslocamentos por grandes distâncias. O aficionado por ferrovia participa de listas com grande movimentação na Internet e o evento de Bauru circula com grande interesse de participação em todas elas. Estaremos aqui com mais de oito mesas de trabalho, estandes de venda e troca de peças, palestras sobre o tema e muita coisa ligada ao tema ferroviário. O envolvimento do Museu será para que os ferroviários venham falar do passado e conhecer as perspectivas para o futuro férreo brasileiro", explica um dos organizadores, o engenheiro Ricardo Bagnato, representante da Associação Ferromodelista de Bauru.

A programação abrigará a exposição da composição férrea da Maria Fumaça, do Projeto Ferrovia para Todos, exposição de máquinas e locomotivas da América Latina Logística (ALL), exposição de fotos antigas e de antiguidades ferroviárias, telão com projeção de filmes ferroviários, sala de gravação e reprodução de memória oral, exposição de maquetes e de materiais de ferromodelismo, feira aberta de venda e troca de materiais de ferromodelismo, um telégrafo em pleno funcionamento, exposição de carros antigos, praça de alimentação, visita aberta ao Museu Ferroviário, palestras variadas, estandes de revistas e empresas ferroviárias, dentre outras atividades, além de sorteios de brindes e lembranças alusivas ao evento.

Os brindes serão desde camisetas com o símbolo do evento, vagões originais de ferromodelismo, revistas e livros ferroviárias, além de muitos outros patrocinados pelos expositores. Será efetuado um cadastro na entrada do evento e durante todo o tempo serão feitos sorteios, baseados na numeração que cada um receberá. "Contamos desde o início com importantes e decisivos patrocinadores, como a Microlins, Totvs, Lume Light, ALL, Frateschi Ferromodelismo, Jornal da Cidade, Serra Verde Express, Estação Café Sta Cruz do Rio Pardo, Rio Grande Hobbies, Clube do Carro Antigo de Bauru, Bebidas Fernandes e Primo FIAT, entre outros", conta o Secretário Municipal de Cultura, José Augusto Ribeiro Vinagre. A Microlins estará disponibilizando seus alunos de Turismo para ajudarem no atendimento ao público e os alunos de História daUniversidade do Sagrado Coração (USC) estarão atuando na sala de Memória Oral, resgatando as histórias vivas, diretamente com os ferroviários presentes.

Tínhamos uma expectativa de público, mas após divulgação feita por cartazes espalhados país afora, textos pela internet, a projeção superou as expectativas e aumentou a responsabilidade de todos. Já não existem mais espaços disponíveis para atender as estandes de empresas interessadas em expor produtos férreos, como para expositores com mesas de ferromodelismo. Falar de ferrovia é falar da própria história da cidade e isso sempre atrai grande público. O evento faz parte do calendário de eventos da cidade. Já imaginaram administrar mais de 2.000 pessoas circulando por lá? Pois faremos isso...
Informações: 14-3212-8262 (Museu) e 14. 3232-1949 (Secretaria Municipal deCultura). Cliquem no mapa do evento para sua ampliação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Henrique,
Estarei aí com certeza, vou ver se consigo levar meu Karmann Ghia para a exposição de carros antigos.

Você precisa nos visitar e conhecer o trajeto que estamos fazendo com o Trem Turístico Moita Bonita - até o Distrito de Sapezal - 12km.

Chegamos à restauração final da locomotiva e está redondinha. Os passeios podem até serem "cronometrados" por suas regularidades.

Inicamos a reconstrução do primeiro carro que vocês
nos cederam e creio que até o final do ano estará em operação.
Fico aguardando.
Abraço
Dênis Mendes
Paraguaçu Paulista SP

Anônimo disse...

alo H.P.A.! estarei lá com certeza, e muito em breve visitarei esse posto em Santa Cruz.
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

MTA MEEEERRRRRRRRDDDDDDAAAAAAAAAAAAAAA
PRÁ VCS NESSE DIA...
VALEU HENRIQUE...
BEIJOS...
MADÊ CORRÊA.

Anônimo disse...

Bauru entrando no circuíto do ferromodelismo.
Aguardem, pois lotaremos a estação, que sempre despertou grande interesse entre os amantes da ferrovia.
Não exista quem não fale dela e quase todos, os da velha guarda, já fizeram uma viagem passando por ela.
A classe dos ferromodelistas é muito unida e pelo que sinto pelas listas de discussão sobre ferrovias, serão milhares por aí.
Preparem-se.
Claúdio Costa - Rio Preto