segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CENA BAURUENSE (07)
LANÇAMENTO LIVRO "CÂNDIDO DEODATO", DO FAUSTO BERGOCCEData: dia 23/09 (21h) - Local: rua Benjamin Constant, 1-34 (Templo Bar) Tel.: 3223-3493

"Fausto Bergocce é cartunista profissional desde 1974. Nasceu em Reginópolis, SP, no dia 18 de novembro de 1952. Estudou desenho mecânico e ajustagem mecânica no Senai, mas por uma questão de "ajustagem", trocou a lima e a morsa pelo pincel e a prancheta e foi trabalhar na imprensa diária. Seu grande barato é participar do dia-a-dia das redações; adora o contato com os colegas, o bom papo com os amigos, a agitação, o barulho e o silêncio dos computadores.

Com sua arte, Fausto já ilustrou para o Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo; Ultima Hora (SP), Pasquim (SP), Diário do Grande ABC, Popular da Tarde, Diário Popular, Diário de S. Paulo entre outros. Paralelamente ao jornalismo diário, passou pelo departamento de cenografia e arte da TV Cultura e produziu charges animadas para os programas Vídeo Esporte e Jornal 60 Minutos, ambos da mesma emissora. Ilustrou para a imprensa sindical e para revistas da Editora Três. Participou das primeiras Mostras do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Em 1998 do Salão Internacional de Saint-Just-Le-Martel (França) e em 2001 do Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Porto Alegre).
É autor dos livros "Sem Perder a Linha" (prêmio HQ-Mix versão 1999), "Esqueçam o Que Ele Desenhou" e "Traço Extra". Em 2000 desenhou o painel comemorativo "200 Anos do Jardim da Luz"(São Paulo). Atualmente é chargista do Jornal Olho Vivo e ilustrador free-lancer".
Maiores informações: http://www.faustocartoon.com.br/

Isso tudo aí em cima é sobre meu grande amigo FAUSTO, um cartunista que aprendi a gostar quando publicava suas charges no Folhetim, anos 80, na Folha SP. Quem diria, anos depois, o cara é meu amigo e estará aqui amanhã, no Templo Bar, lançando um livro que é a cara dessa eleição, pois trata do dia-a-dia de um candidato, o "Cândido Deodato". São tiras que ele publicou no Diário Popular nos idos de 1988 e que, hoje, continuam mais atualizadas e oportunas do que antes. Rir disso tudo serve também para uma bela reflexão. Junto Fausto trouxe um livro infantil, o "A nuvenzinha exibida", que também estará lançando por lá. Nada melhor do que o bar do Fernando, para fazermos tudo ao mesmo tempo: comprar o livro do Fausto, papear sobre o contexto, bebericar uma gelada, ouvir uma boa música e conhecer uma grande figura humana, o Fausto. Esse é de fibra, de resistência, e não é de hoje. Nos encontramos lá, tá bom?
OBS.: As fotos foram tiradas por mim no mês passado, quando ele passou voando por aqui. Dessa vez veio com mais tempo. Quem quer rir um pouco dos bastidores de uma eleição, precisa estar lá amanhã.

Nenhum comentário: