quarta-feira, 24 de setembro de 2008

UMA CARTA (17)

ESQUECERAM DO NOROESTE - publicada no Jornal da Cidade, Tribuna do leitor, 23/09
"Não deu para entender. O Noroeste vinha de cinco vitórias consecutivas na Copa Federação e no jogo desse domingo, poderia obter a classificação com duas rodadas de antecedência. Uma recuparação de causar espanto. Aliado a isso, o time recebe jogadores que atuaram na 3ª Divisão do Brasileiro. Quase classificado, dia de chuva, 11h, vou conferir e de radinho em punho, como sempre faço. Foi difícil achar uma rádio para ouvir o jogo. Vivemos um ótimo momento no quesito equipes esportivas em nossas rádios. São três em atividade. Todas falam muito do Noroeste, diariamente, até a exaustão. Cumprem seu papel, cutucam, elogiam e destrincham o Noroeste. Já no campo, no lugar do espetáculo, a decepção. Nenhuma das três transmite o jogo. Justo no dia em que o time garante vaga para a próxima fase com um 3x1 contra o Osvaldo Cruz.

Já ouvi futebol em todas nossas rádios, faço isso há mais de 40 anos e para mim não é uma novidade o ocorrido. Vez ou outra elas abandonam o Noroeste. Lembro-me bem de uma vez, décadas atrás, fase final do Paulistão, Noroeste sem chances, jogava contra a Portuguesa no Canindé e nossas rádios estavam todas no Morumbi, transmitindo um clássico, pois decidia classificação. A situação se repete hoje, em situações diferentes. Duas transmitiram futebol amador e outra música sertaneja. Como torcedor, mesmo que venham tentar me convencer de que isso é coisa de patrocínio, interesses, adversidades, não me convence. Considero o Noroeste nossa causa maior. O restante são detalhes. Critiquem à vontade, mas transmitam os jogos, afinal podemos chegar até na Copa do Brasil disputando esse torneio. E aí, todas vão querer estar lá. Ou não?

Em tempo. O surreal aconteceu. Uma rádio FM, a Tupi, descobre a pólvora e entra em cadeia com a rádio Clube, de Osvaldo Cruz e o bauruense pode ouvir o jogo. Sacaram? Jogo em Bauru, ouço a partida numa FM, em cadeia com uma rádio da cidade visitante. Achei divinal. Não falta mais nada. Gosto de todas, tenho conhecidos em todas daqui, curto os programas, mas não faltava mais nada. Ou ainda vêm mais por aí?

HPA, torcedor do Noroeste, depois e só depois, do Corinthians, do Botafogo, do Atlético PR..."

OBS.: A carta está reproduzida no espaço acima. Aqui, faço mais alguns comentários. Uma rádio ainda ironiza os torcedores. Diz que é difícil narrar jogos nesse torneio, quando pouco mais de 150 torcedores foram ao campo, jogos ruins, condições adversas. Mas continuam falando diariamento do clube. Brincam no ar quando afirmam: "Só recebemos dois emails de protestos pela não transmissão". Isso é falta de respeito aos abnegados noroestinos (posto algumas fotos desses, um deles até com uma tatuagem do clube nas costas). Tenho absoluta certeza de que teriam um público cativo com o radinho colado no ouvido e estão menosprezando isso. Estão querendo jogar a administração do clube contra os torcedores, quando o que acontece é outra coisa: parece existir uma briga de bastidores porque o clube não patrocina anúncios em nenhuma delas. Sentado ao meu lado, um senhor de uns 60 anos sacou tudo e fiquei surpreso com a sua conclusão: "Sabe por que a rádio fala mal da Prefeitura, do Lula e do Noroeste? É simples, nenhum desses anúncia nela. Anunciando muda tudo". Fico por aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

SEM COMENTÁRIOS.
DEU PARA ENTENDER TUDO.
GFT

Rey disse...

Valeu Aquino.A carta que vc mandou para o JC disse tudo.Continue assim meu amigo...Metendo bronca nas coisas erradas ai na nossa Bauru....E tambem nas coisas boas da nossa terrinha.Abracos.