sexta-feira, 5 de setembro de 2008

FRASES DE UM LIVRO LIDO (17)
"O ELEFANTE É UM ANIMAL POLÍTICO" - JORNALISTA TÃO GOMES PINTO
O livro “O Elefante é um Animal Político” é uma antologia do trabalho do consagrado jornalista paulista Tão Gomes Pinto. Ele traz textos sobre o Brasil contemporâneo, como os bastidores da escolha do vice de Tancredo Neves, os planos econômicos, Leonel Brizola, FHC, Lula, Maluf, a ascensão de Collor, Itamar Franco etc., além de revelações inéditas. No livro, há oportunas notas de pé de página sobre as personalidades citadas. E divertidas ilustrações de Robson Tamas. Ao longo de mais de quatro décadas Tão Gomes Pinto, de 67 anos, hoje assessor parlamentar, conviveu e se divertiu com as palavras. “Agora espero divertir os leitores de ‘O Elefante’”, afirma. “E ajudar as pessoas a conviver com os poderosos, o que, em Brasília, é fundamental.” Mino Carta afirma no prefácio que os textos de Tão Gomes Pinto “devem ser lidos como uma verdadeira aula de como escrever”.

O texto acima não é de minha lavra. Está no site da Geração Editorial (http://www.geracaobooks.com.br/). Transcrevi na íntegra e abaixo reproduzo frases grifadas no meu exemplar. Esse livro é daqueles que você lê numa sentada, cuja leitura terminei tão logo comprei, em fevereiro de 2007. Ótimo para ser lido nesse momento, há um mês de uma eleição. Conheci Tão quando ele era editor chefe da revista Imprensa. Trocamos boas correspondências. Vamos as frases:

- "O homem público, de modo geral, precisa ser casado para corresponder ao estereótipo da moral tradicional. O celibatário, apenas o celibatário, já provoca dúvidas e as pessoas olham e fazem tsk, tsk, tsk".
- "Mas um homem que corre atrás do poder não pode dispensar uma presença feminina ao seu lado. Desde que seja a patro".
- "Não se pensa no vice e,principalmente, ignora-se que o destino costuma pregar peças em quem não o leva a sério".
- "A única coisa capaz de promover a aproximação dos brasileiros é a elaboração de projetos políticos".
- "No Brasil, sempre se criam celeumas em torno de fatos absolutamente normais, que em países de outra civilização e cultura sequer mereceriam registro".
- "Uma das maiores frustrações das pessoas inteligentes brasileiras é não poder frequentar a Universidade de Harvard".
- "Não vamos falar de conteúdo. Em debate de televisão é o que conta menos. Valem as aparências. As pessoas não dizem 'eu vi na televisão'. Dizem 'eu vi'. Televisão é o antidiscurso".
- "Ganhando ou perdendo, teremos o que celebrar, diz, confiante. Com o PFL (hoje, DEM), sempre foi assim".
- "Não existe nada mais aborrecido do que o poder sem intriga. É chatíssimo".
- "O caminho da salvação - o da libertação final, só será encontrado na dor".

Nenhum comentário: