terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (37)

A ESQUERDA NÃO SE ENTENDE NEM NA FORMA DE REPUDIAR A BLOGUEIRA CUBANA – COMO LUTAR DESSA FORMA?

Que a esquerda brasileira é um balaio de gatos isso todos já sabem. Isso não é de hoje. Cada um promove o que considera a sua luta e de forma isolada, sem estar unido à luta do outro. Esse apartamento produz algo ignóbil, o entendimento de que a luta desenvolvida por um grupo seja o caminho correto, mais acertado e até único. E tudo isso sendo decidido dentro de pequenas salas, apartados do que ocorre nas ruas e tendo a certeza de que dali está saindo o que o povo teria e deveria seguir. Algo ininteligível. Um bate cabeças onde iluminados se acham e tudo o mais à sua volta é gente a lutar de forma descabida, despropositada e mancomunada com ações interligadas com o poder estabelecido, com o capitalismo e vendidas. Um achando isso do outro. A ação de um é logo desmerecida, porque não teve a participação sua e vice-versa. E isso tudo não fica intramuros, pois acaba sendo exposta para todos. Vira motivo de piada, chacota pública. Enquanto a dita direita está unida, coesa quando expõe publicamente o que faz, mesmo tendo infinitas divisões internas, a dita esquerda se fraciona cada vez mais, não se entende e se pega em público, ou seja, ficam num infinito alfinetar coletivo. Uma guerra entre alguns que poderiam estar afinados e unidos trilhando a mesma solução pra os problemas do mundo onde vivemos.

O fato mais recente, que deveria ser um consenso é sobre a passagem da blogueira cubana Yoane Sanches ao país. Todos, indistintamente entendem e sabem do cruel e insano papel que a mesma cumpre, mas na hora de fazer a crítica coletiva, preferem atacar Cuba. Chegam ao despropósito de acusar Fidel de ser instrumento do capitalismo e do país ser o atraso total. Despirocaram totalmente. Estão totalmente fora de órbita. O fazem usando de teorias que só eles entendem e que nunca foram colocadas em prática. Desmerecem o grau de evolução do que já alcançado por Cuba, toda a luta empreendida, o envolvimento popular, o cerco que há mais de 50 anoso país padece, etc. Tudo é jogado na lata do lixo porque esses iluminados possuem a receita para eles salvarem o mundo. Por que agem assim? Quem são esses? Isso não é feito somente a nível local, mas nacional. Uma desunião, que muitos desses quando se encontram numa simples mesa de bar é perigoso ocorrer uma fraticida briga e não um aperto de mãos e propostas de luta conjunta.


Vivenciei algo assim na semana passada num debate no facebook, quando alguns bauruenses tiveram uma atitude nesse sentido. Tudo despontou na página do Almir Ribeiro, com um texto assim: “É cômodo acreditar que Yoani ataca Cuba porque é financiada pelos Estados Unidos e não porque tem críticas reais ao regime. Pode ser que ela receba mesmo dinheiro norte-americano, quem sabe? Mas quem a financia de fato é Cuba e a esquerda arcaica que ainda não perceberam, 22 anos após o fim da União Soviética, que cercear a liberdade de expressão de quem quer que seja é sua pior anti-propaganda”. Participaram, ele, Gisele Costa, Wander Florêncio, Tatiana Calmon, eu e outros. Teve de tudo, os a desmerecer e os que tentaram juntar os cacos. Participei de algo nada abonador para a luta que empreendemos. Leiam tudo no: https://www.facebook.com/almir.ribeiro.98/posts/492541077470553?comment_id=65441777&notif_t=like

Tempos atrás, 02/02/2009, Wander Florêncio no seu Boteco do Valente (www.botecodovalente.blogspot.com) havia escrito algo sobre esse tema e mesmo fazendo uma defesa da união em torno do prefeito bauruense, difícil de acontecer por causa das alianças e interesses em torno dele, acredito muito pode ser aproveitado e inserido no contexto atual. Leiam o “Esquerda bauruense: luta ou bagunça?” clicando a seguir http://botecodovalente.blogspot.com.br/2010/06/esquerda-bauruense-luta-ou-bagunca.html. Vejam um trecho do texto: “Fica então essa reflexão para a esquerda bauruense para que dê corretamente os próximos passos, que deixe de lado os interesses particulares, bem como rixas e afins e forme de uma vez por todas uma ampla frente progressista colocando Bauru como participante desse momento histórico em que vive a América Latina. Que todas as cidades na nossa região liderem uma revolução no interior paulista contra o neoliberalismo”. De tudo, não preciso acrescentar mais nada, só talvez uma avaliação sobre uma charge do Latuff, também de 2009, sobre o tema e com atentos e sorridentes observadores. Fazemos a felicidade desses, pois essa é a esquerda que eles pediram aos céus. Imaginem num esforço mental a chegada ao poder de um grupo tão dividido, como seriam seus atos? Tem gente que está preparada para ser oposição, sempre. Nada além disso.

19 comentários:

Anônimo disse...

cara, a esquerda ta tão contaminada pela esquerda quanto a direita pela esquerda. por isso é normal vermos o povo chamando psdb de direita e que pt n é mais partido de esquerda
Marcelo Lovato

Anônimo disse...

O que estava (está) em jogo no debate é o caráter do Estado cubano. Para uns, Cuba é um exemplo acabado de Estado socialista. Os irmãos Castro seus intocáveis guardiões. Posição que eu rechaço de forma absoluta e ainda há pouco fiz um link para dar continuidade à minha posição (http://pstu.org.br/internacional_materia.asp?id=14950&ida=0). Isso nos separa. A defesa de Cuba contra qualquer ataque imperialista e a defesa das conquistas que ainda restam da gloriosa revolução cubana, nos une. Não se pode, nem se deve, falar em unidade ou desunião sem ser no concreto.
Almir Ribeiro

Anônimo disse...

Buenas, sobre o Caráter do Estado cubano, o próprio governo Castro responde por si:http://www.cubagob.cu/rel_ext/cpi/inversion.htm. Agora sobre uma hipótese de união da esquerda, eu pergunto: Que esquerda? PT (corrupção em grande estilo capitalista), PC do B (código florestal em prol do latifúndio). Uma vez mais me desculpa, Henrique Perazzi de Aquino, mas qualquer unidade só pode ser feita mediante um programa classista e de fato socialista, mas essa pseudo esquerda prefere Renan Calheiros, Maluf, Sarney, Collor...
Gisele Costa

Anônimo disse...

de que corrupção falam tanto? não sou petista mas ainda não vi provas contundentes, o que vi até agora foi um partido ser rechaçado porque tem a maioria da aceitação da população! quem bate nessa tecla está utilizando a mesma estratégia da mídia golpista e do PSDB... eu curto a práxis, estou fora de teorias e blá, blá blá, acho isso um porre muuuuuito grande! tô fora!
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

E qual a forma que vc proporia Henrique nesse caso??
Bruno Lopes

Anônimo disse...

Henrique, não há esquerda desunida, ou se tem entendimento do que é, ou não passa de um sectário fazendo pregações absurdas, me diga, você consideraria um biólogo que releva o criacionismo ao evolucionismo?? Na ciência comunista é por aí também.

O Almir e a Gisele Costa cometem um erro colossal, fruto de quem vive a decorar livros e não ter o entendimento, vociferando clichês absurdos de quem se encontra fora de órbita.

Desconfio e muito de "esquerdistas" elogiados por reconhecidos barões como Duda Trevisani, e ainda colocados contra a parede pelo mesmo em debates políticos, e o que é pior, dizem estar com os trabalhadores, mas são ridicularizados pelos mesmo nas campanhas, visto os clichês de sempre e nada de solução.

A Gisele usa e abusa desses clichês, mas quando foi questionada que solução socialista daria a administração municipal, questões feitas pelo Duda e Zarcillo, cai na incoerência, vem com o mesmo discurso economicista que pasmem, utilizado muitas vezes pelos adversários ditos neoliberais, vivem ao estilo Alice que nada se parece ao materialismo dialético citado pela mesma em um dos comentários no link postado no blog.

Quando Marx escreveu sobre a dialética materialista, o fez mostrar como a base material e econômica influencia o ambiente socio-cultural de uma sociedade, compreende-se aí sua política, leis, religiões, artes, padrão moral etc. Esta ciência pode ser usada para explicar alienação também e burrice.

Entender todo um processo histórico é onde podemos juntar os fatos e extrair esse materialismo a explicar os ocorridos sociais de uma época a uma sociedade.

A Revolução Cubana, não é resultado de uma aventura de ocasião, e sim, um processo que levou muito tempo para se chegar ao ano de 1959, é preciso voltar ao período da colonização, conhecer os primeiros personagens como Maceo, Martí e outros, onde iremos chegar até os anos 50, momento único no mundo, onde o século 20 ficou marcado por um ambiente socio-cultural como nunca visto antes.

O povo cubano, justamente por esses processos, nunca foi um povo bunda mole, desses que vão ao Masp com cartazes contra corrupção e mais nada, é um povo com sangue nos olhos, lutadores por experiência, que jamais se inquietaram diante de sucessivos governos opressores.

A liderança é algo inerente a natureza, em todos os aspectos, e nisso o povo cubano também foi agraciado com uma frente para conduzi-los a sua tão sonhada soberania.

Vejo péssimas piadas nesses comentários, Fidel nunca teve desvio de conduta, hoje algo raro em meio a um mundo de corruptos, de gente que dá a bunda as políticas mais sujas, e segundo erro é achar que as decisões são tomadas por uma única pessoa, vocês mostram uma falta de conhecimento do país tremendo, porque seus líderes tão amados pelo povo cubano jamais chegariam a tal nível de admiração e respeito se traíssem os princípios mais básicos da revolução, a organização popular lá é algo impressionante, inimaginável por aqui, tudo é debatido a exaustão e é exatamente o povo cubano que empurra as decisões do país, e Gisele, pode ter certeza que a única coisa que disse certo é que o povo é socialista e que faz de seus desejos que o estado avance sempre no objetivo de proporcionar o melhor sempre a seu povo, e você com esse sectarismo desenfreado não duraria um dia no comando pelo povo cubano.

Se você não sabe, Cuba depende do comércio exterior, o país tem um visual lindo, porém é fraco em matérias primas para produção de bens e tecnologias essenciais, a ciência avança e o mesmo é preciso com a ciência social, veja o exemplo de Darwin, o evolucionismo foi um avanço, mas a genética descrita por ele na época estava equivocada pelo pouco entendimento que se tinha naquele momento, a ciência avançou, comprovou e entendeu profundamente os passos da genética, já imaginou se os cientistas pós Darwin fossem sectários, nerds que decoram livros sem ter o entendimento, para onde estaria a biologia hoje??

continua...

Anônimo disse...

Você não pode falar um absurdo desses que restauraram o capitalismo na ilha sem entender o seu contexto, você precisa ter mais vivência, procurar entender mais os processos e a estrutura em particular do estado cubano, sem a URSS eles estavam isolados, foi preciso muito da liderança e caráter revolucionário de Fidel e a consciência e empenho do povo para sobreviver a esse período difícil, uma segunda revolução ocorreu ali, enquanto os inimigos contavam os dias para a ilha sucumbir, menosprezaram, pois a ilha não caiu.

Sobre as redes de hotéis espanhóis que cita, é a rede Meliá, Cuba precisa do turismo como outras coisas para continuar seus avanços, sem o básico não se faz nada e é jogar o povo a merda, não há privatização, essas redes de hotéis como qualquer outro comércio que Cuba faça com o exterior, funciona com o fornecimento da infraestrutura, tecnologia, mas gerenciado pelo estado cubano, os funcionários são pagos pelo estado e 51% da arrecadação é do estado cubano, o mesmo se aplica a modernização do Porto Mariel, Cuba não produz petróleo, e depende do mesmo para geração de energia, lá não tem como se fazer hidroelétricas, hoje a Venezuela fornece quantidade suficiente para o país e em troca recebe bons médicos e novas descobertas de medicina feitas na ilha.

Não existe monocultura agrícola na ilha, se você se refere ao período da URSS, não foi uma decisão do governo cubano, eles, inclusive o Che dizia, queriam a industrialização pesada da ilha, mas o pelego do Krushov queria o açúcar e em troca forneceria muitos bens a ilha fora um valor alto que pagava pelo açúcar, o momento que se desenhava era esse.

Todas as decisões são tomadas pelas organizações populares cubanas, desde as ligadas a juventude, nada do que decidem é contra o país e suas conquistas, o que eles querem é continuar beneficiando o seu povo com o melhor social que conquistaram, avançando sempre para que seu povo possa também se desenvolver e usufruir de novas tecnologias para o seu verdadeiro bem estar social, você não tem ideia de como é acima de tudo, simplesmente legal esse país. Os debates lá são intensos e muitas críticas construtivas, não confundir críticas com ataques para desestabilizar o sistema, isso tem que ser combatido mesmo.

Sinceramente achei também bem desnecessário a comparação com o PT, afinal era Cuba a discussão e não política partidária canalha do Brasil, o PSTU, PSOL e etc, estão a fazer o mesmo caminho do PT, provavelmente não terão a chance de mostrar a mesma corrupção e entreguismo ao adentrarem o sistema, pois ao contrário deste, não conseguem fazer nem o trabalhador levar vocês a sério com clichês tão fora de órbita já, e ainda criam problemas para a esquerda mesmo, porque o trabalhador acha que esquerda é uma piada, visto por exemplo a chacota que fizeram com tamanha campanha cômica que fizeram.

Entenda que as tecnologias evoluíram, hoje a expressão da sociedade está na comunicação de massa, e aquela geração de ouro só foi possível graças ao ambiente social e cultural desenvolvido naquele momento, é preciso adentrar essa comunicação e falar dylanescamente as massas, ou "sartremente", ou "nouvellevaguemente", entenda que assim é que se faz e leva ideias as pessoas, cria-se ambientes propícios a questionar, entender e lutar a sociedade.

Paraíso não existe, imaginar um lugar onde todos são iguais, lindos maravilhosos, fazendo o que bem entendem é ilusão, sectarismo, é viver de forma nula e ajudar a manutenção desse estado podre aí, a natureza é de conflitos e diferenças, o que se deve buscar é as oportunidades a todos de acordo com suas capacidades e como a ciência comunista mostra, ser indiferente com as diferenças naturais da vida.

Temos que fazer o que a revolução pede e não o que somos capazes de fazer por ela, porque a chance de errar será imensa e não entender isso é errar com Cuba e o que ela precisa.

Viva Cuba!!! Viva Fidel!!! Viva o Comunismo!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

REPRODUÇÃO DE TUDO O QUE ROLOU PELO FACEBOOK (1)

• Claudia Pinto esquerda q acaba fazendo papel de direita... trabalha com a desconstrução!
Terça às 15:17 • Editado • Curtir • 1

Bkl Bruno E qual a forma que vc proporia Henrique Perazzi de Aquino nesse caso??
Terça às 16:13 • Curtir

Almir Ribeiro O que estava (está) em jogo no debate é o caráter do Estado cubano.
Para uns, Cuba é um exemplo acabado de Estado socialista. Os irmãos Castro seus intocáveis guardiões. Posição que eu rechaço de forma absoluta e ainda há pouco fiz um link para dar continuidade à minha posição (http://pstu.org.br/internacional_materia.asp?id=14950&ida=0). Isso nos separa.
A defesa de Cuba contra qualquer ataque imperialista e a defesa das conquistas que ainda restam da gloriosa revolução cubana, nos une.
Não se pode, nem se deve, falar em unidade ou desunião sem ser no concreto.
O rechaço a Yoni nos une. Os motivos e as formas desse rechaço (desqualificação da pessoa, comparações com Assange, desconsideração pura e simples de suas críticas e a defesa incondicional do Estado cubano), nos separam.
Diga-se de passagem, nunca existiu, nem existirá, uma esquerda. (E isso é muito bom.) A esquerda que berrou contra Yoni é alidada do governo petista (que também se reivindica de esquerda). Ambos são aliados de Collor, Sarney, Renan... Põe desconstrução nisso, não Claudia Pinto.
O que caracterizou a esquerda foi, durante muito tempo, a pluralidade e a defesa da pluralidade. O socialismo que desejo é o da igualdade social e da liberdade plena de corpos e mentes. Nada que os faróis que se acenderam na ex-URSS (e seu guia genial dos povos), na China, na Albânia ou em Cuba iluminam.

A restauração nas próprias palavras do governo cubano
pstu.org.br
Página do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
Terça às 18:37 • Editado • Curtir • 1 • Remover visualização

Gisele Costa Buenas, sobre o Caráter do Estado cubano, o próprio governo Castro responde por si:http://www.cubagob.cu/rel_ext/cpi/inversion.htm. Agora sobre uma hipótese de união da esquerda, eu pergunto: Que esquerda? PT (corrupção em grande estilo capitalista), PC do B (código florestal em prol do latifúndio). Uma vez mais me desculpa, Henrique Perazzi de Aquino, mas qualquer unidade só pode ser feita mediante um programa classista e de fato socialista, mas essa pseudo esquerda prefere Renan Calheiros, Maluf, Sarney, Collor...

Inversi?xtranjera en Cuba
www.cubagob.cu
Los capitales provienen de más de 46 países entre los que se resaltan , España...Ver mais
Terça às 18:36 • Curtir • Remover visualização

Claudia Pinto de que corrupção falam tanto? não sou petista mas ainda não vi provas contundentes, o que vi até agora foi um partido ser rechaçado porque tem a maioria da aceitação da população! quem bate nessa tecla está utilizando a mesma estratégia da mídia golpista e do PSDB... eu curto a práxis, estou fora de teorias e blá, blá blá, acho isso um porre muuuuuito grande! tô fora!


POSTADO PELO MAFUÁ

Anônimo disse...

REPRODUÇÃO DE TRUDO O QUE ROLOU PELO FACEBOOK (2)


Almir Ribeiro O pior cego...
Terça às 19:45 • Curtir • 2

Henrique Perazzi de Aquino Sabe, Bruno, você como a coisa se processa no próprio debate, um desmerece o outro. Teria "n" coisas para tecer sobre os procedimento do PSTU, PSOL, PT, mas prefiro fazê-lo de forma reservada. Nenhum deles é santo e sabe conduzir o processo vivido hoje, mas se arvoram como os únicos, fazendo questão de cutucar o outro, mesmo quando o tema é algo onde não poderia, nem deveria transparecer algo assim. Eu sempre preferi não estar afinado com os a se dizerem puristas, pois disso não tenho nada. Eu prefiro tentar, insistir,confiar, interagir, partilhar, cooperar do que fazer tudo com um grupo fechado. Na falta de acordo, escolho permanecer com os que se mantém mais arejados. E deixo a pauleira para os bastidores, entre os iguais, pois lavar roupa suja em público é igualzinho ao o que Latuff retratou na charge: jogamos para o adversário.
Terça às 19:55 • Curtir • 1

Almir Ribeiro Caro Henrique Perazzi de Aquino... ninguém é puro aqui (ainda bem). E por isso o debate tem que ser franco, aberto, arejado, partilhado. Eu me posicionei claramente sobre o tema de seu post, definindo com objetividade o que considero unidade e delimitando o campo em que estou disposto a construí-la. Não se trata de desmerecer ninguém. Mas também não se trata de me esconder atrás ataques primários e insustentáveis ("quem bate nessa tecla está utilizando a mesma estratégia da mídia golpista e do PSDB") ou declarações de princípio ("escolho permanecer com os que se mantém mais arejados") seja lá o que isso significa.
Aliás, minha postura nega a tentativa de me colocar entre os que preferem "fazer tudo com um grupo fechado".
Você colocou o tópico. Eu tentei delimitar um campo para o debate. A ele, portanto.
Terça às 21:09 • Editado • Curtir • 1

Claudia Pinto a inversão do ônus da prova: a acusação descansa, depois da denúncia; e o réu é que tem que provar que não é culpado... cada vez mais me convenço que o radicalismo de esquerda exigirá uma ditadura de direita... ninguém aqui está escondido, Almir Ribeiro, continuo admirando vc como sempre!
Terça às 22:01 • Curtir

Almir Ribeiro Claudia Pinto: não estamos discutindo, ou pelo menos esse não era a intenção creio do Henrique e, com certeza, a minha, as acusações que pesam sobre o PT. De resto, sua admiração por mim não impede que você me coloque ao lado dos que utilizam "a mesma estratégia da mídia golpista e do PSDB". Por fim, seu convencimento de que "o radicalismo de esquerda exigirá uma ditadura de direita" só é perdoável porque você se declarou avessa a teorias e "blá, blá, blá". Aliás, e voltando ao tópico inicial do debate: tal argumento sobre o radicalismo da esquerda é gêmeo dos que acreditam não ser a política castrista a principal responsável pela bancarrota de Cuba e sim uma reles blogueira e, claro, nós, os radicais.
Terça às 22:47 • Editado • Curtir • 1

Claudia Pinto certo está o Henrique, isso aqui está um balaio de gatos, cada um na sua... abraços à todos! me deu preguiça...
Terça às 23:38 • Curtir

Almir Ribeiro E os radicais ficam falando sozinhos. Seja por preguiça ou por não "querer lavar roupa suja em público", embora as tenha colocado "em público" para serem lavadas... Assim caminha certa esquerda. Sinistra.
Terça às 23:42 • Curtir

Claudia Pinto que roupa suja, meu querido... estamos em um debate político, ninguém aqui está falando de intimidades, muito menos brigando! ou vc está ??
Terça às 23:44 • Curtir


POSTADO PELO MAFUÁ

Anônimo disse...

REPRODUÇÃO DE TUDO O QUE ROLOU PELO FACEBOOK (3)

Claudia Pinto kkkkkkkkkkkkkkk
Terça às 23:46 • Curtir

Bkl Bruno Acho que tem uma pessoa muito bem preparada pra falar de Cuba e tbm de marxismo, ele se chama Marcos Paulo. Inclusive sobre aquele post linkado pelo Perazzi...ele ao que me parece não deixa pedra sobre pedras sobre o assunto, na teoria e sobre a pratica
há 22 horas

NA SEQUÊNCIA O TEXTO DO MARCOS PAULO QUE JÁ ESTÁ PUBLICADO AQUI NO BLOG.


Claudia Pinto Henrique, que bela aula!
há 22 horas • Curtir

Bkl Bruno Informação é poder!! Hasta Siempre e viva o conhecimento.
há 21 horas • Curtir • 1

Bkl Bruno Gostaria também da réplica dos colegas do tópico sobre as informações prestadas para que tenhamos mais informações e possamos formar nossa consciência e ter um posicionamento.
há 21 horas • Curtir

Almir Ribeiro 1. "O Almir e a Gisele Costa cometem um erro colossal, fruto de quem vive a decorar livros e não ter o entendimento, vociferando clichês absurdos de quem se encontra fora de órbita."
Não tenho a menor ideia de quem é Marcos Paulo. Mas pelo jeito ele me conhece embora só parcialmente. De fato, sou um devorador de livros. Isso é certo. Quanto ao entendimento e a vociferar clichês absurdos... Bem, que tal citar alguns exemplos?
Minha visão de Cuba foi expressa claramente. Assim como o que eu considero revolução e socialismo. Sua visão de Cuba repete, e por falar neles, os clichês do castrismo.

2. "...nem o trabalhador levar vocês a sério com clichês tão fora de órbita já, e ainda criam problemas para a esquerda mesmo, porque o trabalhador acha que esquerda é uma piada, visto por exemplo a chacota que fizeram com tamanha campanha cômica que fizeram." Não vou discutir sua caracterização de nossa campanha. Apesar de ser um devorador de livros, inclusive os de teoria marxista, ainda não cheguei na parte onde ela define "cômica" como um vetor da análise materialista-dialética. Talvez essa definição esteja na tal "ciência comunista", seja lá o que isso for.
O importante aqui é perguntar: onde estava o resto da esquerda? Sim, se é verdade que nos expusemos à "chacota" onde estava o restante da esquerda bauruense? Estudando a "ciência do comunismo"? Fazendo a campanha do Rodrigo? Onde vocês se esconderam quando chamamos publicamente a discutir um programa que unificasse a esquerda (ou pelo menos um setor dela) em torno de um programa socialista para o município? Estavam refletindo sobre como "adentrar essa comunicação e falar dylanescamente as massas, ou "sartremente", ou "nouvellevaguemente", entenda que assim é que se faz e leva ideias as pessoas, cria-se ambientes propícios a questionar, entender e lutar a sociedade" (de novo, seja lá o que isso possa significar)???

3. "Paraíso não existe, imaginar um lugar onde todos são iguais, lindos maravilhosos, fazendo o que bem entendem é ilusão, sectarismo, é viver de forma nula e ajudar a manutenção desse estado podre aí, a natureza é de conflitos e diferenças, o que se deve buscar é as oportunidades a todos de acordo com suas capacidades e como a ciência comunista mostra, ser indiferente com as diferenças naturais da vida." Então, podemos concluir que a tal "ciência comunista" justifica o... capitalismo? Ou existe lição mais burguesa do que aceitar as diferenças naturais e buscar as oportunidades? Afinal, a burguesia não justifica as diferenças sociais dizendo ser elas resultado das diferentes capacidades que resultam da natureza mesma das pessoas?

4. Viva a Revolução Cubana! Abaixo os Castros! Para terminar com bons e velhos clichês.
há 13 horas • Editado • Curtir


POSTADO PELO MAFUÁ

Anônimo disse...

REPRODUÇÃO DE TUDO O QUE ROLOU PELO FACEBOOK (4)

Terça às 19:11 • Curtir
Almir Ribeiro E para não dizer que não falei de flores...https://www.facebook.com/photo.php?fbid=511108092263802&set=a.456279617746650.96394.456275961080349&type=1&theater

Fotos da Linha do tempo
Tucanizou! Na foto Nádia Campeão (PCdoB/SP) vice do Haddad.

PSEUdoB, siga o exemplo do PCF ...
De: MUDA De NOME PC do B
há 13 horas • Curtir • 1 • Remover visualização

Henrique Perazzi de Aquino ALMIR - E u vivo a devorar livros e não vejo motivo de ironia nisso. Gosto demais da experiência cubana, algo ainda não conseguido nesse estágio em nenhum outro lugar do planeta e acho totalmente desnecessário uma desunião dos ditos pensadores de esque...Veja mais
há 8 horas • Curtir

Ítalo Cavalcanti Bem, até o NYT teve que admitir que a viagem dela foi um fracasso, inclusive, a Argentina foi tirada dos planos com medo de mais protestos! E pelo que eu vi, não tinha "nenhuma" autoridade de esquerda apoiando os protestos!!!
há 8 horas • Curtir

Gisele Costa Henrique Perazzi de Aquino, em primeiro lugar te digo que aceito críticas, não sou como os castristas que querem calar Yoani Sánchez a qualquer custo porque ela discorda deles, a divergência e a crítca fazem parte de qualquer debate, em segundo lugar, te faço duas perguntas: Por que o suposto Estado socialista de Cuba demitiu 1 milhão de trabalhadores em 2011? Ou vc vai me dizer que isso também é mentira ? E só para efeito de curiosidade: Se o teu marxismo é tão apurado e contextualizado, me explique pq vc ainda é petista quando o maior ícone do PT abraça o Maluf, Sarney. Collor e Renan Calheiros? Um forte abraço...
há 7 horas • Curtir • 1

Almir Ribeiro 1. Não fiz ironia com 'devorar' livros. Mas uma brincadeira com o texto do Marcos que me acusou de decora-los.
2. "Não vejo a mesma veemência para atacar os neoliberais". Quero, sinceramente, crer que você não está falando de mim ou do partido que defendo.
3. "E detesto os letrados se intitulando os salvadores da pátria, únicos com a chave de salvação, os que nos guiarão com a lanterna na mão." Eu também, assim como detesto os salvadores da pátria sem livros na mão, como Castro, Chaves e congêneres.
4. "Gosto demais da experiência cubana, algo ainda não conseguido nesse estágio em nenhum outro lugar do planeta." A experiência sueca (grau muito baixo de desigualdade social, serviços públicos em todos os níveis de primeira qualidade... um "capitalismo com rosto humano") não poderia ser também considerada?
há 6 horas • Curtir

Henrique Perazzi de Aquino respondendo tudo e nada ao mesmo tempo:
há 20 minutos • Curtir



POSTADO PELO MAFUÁ

Mafuá do HPA disse...

REPRODUÇÃO DE TUDO O QUE ROLOU PELO FACEBOOK (5)

E, POR FIM MINHA ÚLTIMA RESPOSTA, DESSA FORMA:


Henrique Perazzi de Aquino Respondendo tudo e nada ao mesmo tempo: 1) O meu marxismo não é apurado, diria, deficiente até demais. Sou mais de prática do que de teoria e hoje, acredito fazer nem coisa nem outra bem feito. O que faço é o que vejo todos aqui fazendo, especulando e injetando idéias, sem nenhuma ação prática. Somos todos grilos falantes, professores pardais dissociados da prática. Metemos o pau em Cuba, temos a solução para os problemas da ilha, mas continuamos por aqui e não nos dispomos a ajudá-los e sim, a espezinhá-los. 2) No geral percebo isso e não identifico ninguém da prática, a de espezinhar mais os que um dia já foram esquerda, do que os neoliberais. Isso é evidente nos textos que leio por aí, mas nunca apontei o dedo para esse ou aquele, mas os que o fazem contribuem e muito para o papel que a mídia cumpre hoje. 3) Prefiro os sem livros nas mãos, mas que fazem, arregaçam as mangas e estão na luta. E quem disse que Fidel não é um teórico? Um livrinho ajuda muito, mas só ele, sem prática não muito. Valorizo os que já fizeram e mesmo assim padecem. 4) A experiência sueca pode ser boa, mas prefiro insistir na cubana. E vocês? 5) Sobre a demissão de 1 milhão de cubanos só te peço algo, voltemos todos a ler mais sobre o assunto. 6) Não sou mais petista, faz tempo que deixei de sê-lo, acredito ser uma ovelha desgarrada, porém tenho muitos petistas e grupos de muita luta e garra, como a Esquerda Marxista em Bauru, que age e faz mais que muitos partidos juntos. Nem tudo está definitivamente perdido por lá. Vamos continuar debatendo...

PSOTADO PELO MAFUÁ

Anônimo disse...

Caro Almir, na boa, pouco importa se sabe ou não quem sou, mas anos de vida política me fez conhecer muitas figuras da cidade, do país e também mundo afora. De tudo que pude ter a oportunidade de ver, conhecer bastidores, ver como muitos agem e muita hipocrisia em palavras, confesso não ter mais saco e nem perder meu tempo com essas figuras, afinal o campo de luta é outro lugar.

Cara, procure ter um pouco mais de reflexão, abstrair melhor o mundo real e humildade para deixar um certo fanatismo que não combina com o materialismo, te digo por experiência própria, já tive minhas cegueiras de partido no passado e posso lhe dizer que não tenho problema algum em admitir isso e passar a viver aí sim com um olhar mais crítico, científico em todos os aspectos, a vivência me permitiu isso também.

Muitas vezes as divergências não estão no "o que", mas sim no "como" fazemos, como pensamos, questão de posturas, conheço pessoas que pouco tiveram oportunidades de conhecerem as obras de Marx e cia, mas esse "como" se postar diante da vida os fazem tão de esquerda quanto os que se dizem devoradores de livros mas pouco compreendem e pouco ou nada de postura tem em relação ao viver nesta sociedade.

Você sem perceber acaba sendo em muitos aspectos mais conservador do que muitos que conheço que se postam a direita, ser subversivo é conduta obrigatória na vida de um revolucionário. Se você não sabe, comunismo é uma ciência social, se pensar este ser apenas possuidor de um aspecto como sistema de governo, me desculpe, mas você não sabe nada de comunismo, qualquer ciência ela não é algo estático, ela se desenvolve, nada é imutável na ciência, utilizar somente o termo marxismo para definir essa ciência social é um equívoco, porque Marx deu a maior contribuição a esta ciência social, como Darwin a biologia, Einstein a física e etc, mas ela segue se desenvolvendo e aperfeiçoando-se a destrinchar as novas modificações sociais, e essa é a maior contribuição do materialismo dialético para entendermos o mundo atual e a partir daí como citei anteriormente, fazer o que pede em determinado momento de um processo histórico.

continua...

Anônimo disse...

Embora as bases de exploração do trabalhador permaneçam as mesmas, você tem que entender que as relações sociais dentro do ambiente de trabalho não são as mesmas do tempo de Marx, muito menos do inicio do século 20, não se tem hoje uma classe homogênea, muito menos com consciência de classe, aquele operariado antigo representa hoje apenas uma parte da sociedade, onde temos várias camadas dentro dessas classes e muitas vezes com o trabalhador tendo os mesmos interesses que o patrão, por ironia até Marx previu algo assim, as relações fordistas entre patrão e trabalhador deram lugar a algo mais paternalista, "amigo", estratégias a entorpecer o trabalhador e quando digo que o PSTU e outros ditos de esquerda fazem o mesmo caminho do PT, basta ver o que fazem com os sindicatos, ou vai achar que a política sindical de vocês é diferente?? Ninguém quer largar o osso, fazem do meio sindical uma profissão, basta ver o pau que quebram nas eleições de sindicatos tudo para não perderem seu espaço, e em nada levam de questionamentos sólidos aos trabalhadores, muito menos uma organização a lutar contra o sistema, apenas os velhos gritos economicistas de sempre, na verdade esses partidos quando surgem não passam de igrejinhas a gritarem seus fanatismos visando a mesma política partidária para adentrar ao sistema e ficar amarrados neste, bastaria o PSTU vencer uma eleição majoritária e cederia as pressões, e digo mais, o PT foi um partido que nasceu no meio do seio operário, e foi para o neoliberalismo como podemos ver, mas as dissidências que criaram novos partidos ditos de esquerda, já nascem pequenos burgueses porque por mais que vocês queiram, não tem identificação com as massas, muito menos o cuidado de entender o que é realmente essa dialética que coloca mas não consegue compreender o desenrolar da história e o que o momento pede, Mao dizia que primeiro se deve aprender com as massas para depois ensiná-las e nesse ponto vocês erram muito meu caro.

Não sou eu apenas que digo ter sido cômica a campanha, ande pela cidade, converse com as pessoas nas regiões mais periféricas de Bauru e pergunte a elas o que acharam, veja se alguém ainda engole esse papo que beira o populismo baixo, vamos relembrar algumas coisas comuns ditas na campanha a exaustão, porque se vocês tinham algum projeto socialista a cidade esqueceram de avisar o candidato, lembremos, "Aqui há duas candidaturas, os que representam os ricos e a nossa que representam os pobres" (sério isso??rsrs acha mesmo que engolem essa?? Que esclarecedor rsrs), "vamos fazer a tarifa de ônibus a 1 real", essa foi demais porque nos debates quando do questionamento de como fariam isso para quebrar os contratos e quais estudos feitos para se chegar nesse valor, aí a resposta era uma enrolação só e nada ficava claro, sobre temas que a população sempre cobra, saúde e educação, "acabar com a fundação da saúde criada(ótimo, só faltou detalhar o como) valorizar os servidores municipais da saúde e da educação", mas isso os outros também não falam?? E a solução passa mesmo por dinheiro?? E essa a minha favorita, quando questionado o Paulinho sobre uma vitória milagrosa, como poderia ser possível ter governabilidade sem representação na câmara, "vou governar com o povo e com o povo conquistaremos os projetos necessários", hahahaha acredita mesmo nisso?? E ainda acham que fazem um caminho diferente dos outros partidos.

continua...

Anônimo disse...

E o slogan?? "Contra burguês, vote 16", é um tal de burguesia pra lá e pra cá, mas cara, hoje ainda mais com o grau que se chegou a sociedade de consumo, porque antes tínhamos a sociedade da produção e passou-se a sociedade de consumo, onde se paga pelo próprio ato de consumir, e algo que o próprio Marx demonstrou que a consciência de classe não está sempre ligada a posição de classe, o sujeito pode ser pobre e ser um puta de um reacionário, mentalidade burguesa na forma de visão das pessoas, afinal o próprio Marx e Engels não eram operários, mas os bons ares dos pubs de Candem Town os permitiam estudar esta incrível ciência. Cara meu, acho que esses ares iriam lhe fazer bem, Candem Town tem a maior diversidade cultural do mundo e é legal pacas para reflexões.

Você diz também que a vasta explicação que dei sobre Cuba é uma visão repetida de clichês castristas, aliás termo mais imperialista do que esse "castrista" para se referir a Cuba não há, porque lá ninguém se refere como regime dos Castro, isso é visão deturpada, acho uma pena que diante da demonstração dos fatos da ilha você seja tão raso de além não rebater nenhum ponto, se resume a desqualificar dizendo apenas ser clichês, não conhece Cuba, deveria colocar uma mochila nas costas como fiz e correr o país conhecendo todas as estruturas, organizações populares, conversar com o maior número de pessoas nas ruas, adentrar no dia a dia das famílias, só um maluco fora de órbita para diminuir a importância histórica de Fidel ao seu povo e o quanto este é um bravo homem e íntegro, com honra sem jamais trair seu povo, algo constante por aqui, todos precisamos de lideranças, referências, vá no meio da massa cubana gritar "fora Castro" pra ver o pau dos trabalhadores que levará, o pior dessa postura é que acaba até faltando com respeito a história e orgulho do povo cubano. É fácil ser Alice e atacar sem noção clara de realidade esse líder, não faz ideia o que foi e é enfrentar um império que o tentou matar mais de 600 vezes, pressões e ataques financiados por todos os lados, acorda meu.

Você também não entendeu quando eu disse "dylanescamente" e etc para criar-se ambientes favoráveis aos questionamentos e revoltas de uma geração, para adentrar o que mais molda as ideias e comportamento hoje e há décadas atrás já se desenhava assim, que é o chamado mainstream, fala em dialética materialista mas vejo entender pouco sobre isso, aquela geração de luta, da contra-cultura, tudo aquilo só foi possível graças ao ambiente socio-cultural desenvolvido naquele momento pelas expressões culturais que chegavam as massas, por isso digo que se quer expor uma ideia libertária procure adentrar aonde vá chegar as massas, como faziam naquela época e não falar para meia dúzia e se achar o máximo da esquerda. Devore menos e compreenda mais. Sintetizar é o caminho dos grandes pensadores.

Sobre o terceiro item que você comentou, cara, de novo você não entendeu, não disse diferenças sociais que são causas do capitalismo, falei diferenças naturais, diferenças que existem na natureza, e que a melhor forma e isso está escrito na obra comunista, é sermos indiferentes a essas diferenças proporcionando sim oportunidades a todos de acordo com suas capacidades, sem distinção de raça, gênero, sexualidade, e condições físicas, era isso meu caro.

continua...

Anônimo disse...

Ah, e não entendi esse link que me enviaram onde você postou uma foto de aliança do PC do B com o PSDB, afinal como já deixei claro, não participo dessa sujeira partidária, sou totalmente contra o sistema e seus vícios eleitoreiros, tenho uma posição bem clara quanto a isso e argumentos, mas em Belém o PSTU fazer aliança com o hoje neoliberal PC do B pode?? Partido diferente?? Sei.

Sobre a experiência sueca, pergunto se já esteve por lá ou se diz isso baseado no "The Economist"?? Que serviços públicos de qualidade?? Estive de passagem em 2002 em Gotemburgo e fazia já pelo menos uns 8 anos que os serviços tinham passado por uma onda violenta de privatizações, o país tentava se safar de uma crise, se ficasse doente não era nada fácil conseguir um atendimento médico, o país é legal, tem sua beleza, uma boa cultura, uma civilidade legal mas posso te afirmar que menos que a cubana, e havia alto grau de insatisfação dos trabalhadores.

Por fim, acho uma pena a Gisele colocar uma informação sobre Cuba como uma notícia do Jornal Nacional, Cuba não demitiu 1 milhão de trabalhadores e os jogou as ruas sem nada agora para se sustentarem, meu conheça os fatos reais por favor, houve uma regulamentação de trabalhos autônomos como cabeleireiros, feirantes, padeiros e etc, isso era uma reivindicação antiga desses trabalhadores que eram pagos pelo estado, isso foi discutido e muito durante anos em todos os CDRs e uma decisão aprovada pela maioria, agora o barbeiro trabalha e recolherá seu imposto, não tem 1 milhão de desempregados jogados, vá a Cuba e converse com esses trabalhadores e pergunte se agora não estão mais satisfeitos. Quanto a Yoani esse assunto já deu e já encheu, se não quer ver quem ela é, leve-a pra casa e marque um jantar com a Hillary Clinton.

Gente, digo sempre que para absorver melhor o ambiente que vivemos, entende-lo, precisam sair mais, passear mais, tomem uma cevada, façam mais sexo, escutem mais rock n' roll, deixem a subversão guiar a vida, ficarão mais leves, menos tensos e bem compreensivos ao mundo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...


MAIS UMA DO FACEBOOK, ALMIR E DEPOIS MINHA RESPOSTA:

Almir Ribeiro:
Marcos Paulo responde a questões que não levantei e, com afirmações desse tipo: "é um tal de burguesia pra lá e pra cá, mas cara, hoje ainda mais com o grau que se chegou a sociedade de consumo, porque antes tínhamos a sociedade da produção e passou-se a sociedade de consumo" não dá para discutir marxismo. Pelo menos não o marxismo que eu conheço.
Marcos e Henrique insistem na ação, contrapondo-a à teoria. São pessoas "de ação" enquanto eu seria "de teoria". Velha (e estúpida e vazia) contraposição. Meu histórico pessoal deveria bastar para negá-la. No entanto, e via de regra, quem faz essa contraposição é geralmente quem se nega a ver a realidade.
Mais um exemplo do que foi dito acima é fato de existirem que defendo Yoani (e suas posições) mas são incapazes de citar um exemplo concreto disso.

Bem, e por fim, falando de preferências pessoais: a Suécia. Além do clima e das suecas, eu posso devorar os livros que quiser (para ficar só num exemplo).
PS.: em caso de preferência pelos suecos, não seria preso.
há ± 1 hora · Editado · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino:
ALMIR: Acho que existe um engano, nenhum dos que aqui comentaram é pessoa de AÇÃO, todos, infelizmente, somos teóricos. Ação da forma como a entendemos por aqui no nosso torrão varonil é considerado GUERRILHA e isso já é considerado ilegal, crime hediondo em terras livres e libertas. Eu sei, caro Almir, que todos somos contrários a Yoani, mas o escrito foi para dizer que não nos entendemos nem nessas mínimas cositas, quanto mais em outras. Já das preferências, continuo preferindo as latinas e junto delas as em questão, cubanas. Livros em Cuba acredito são devorados com a mesma voracidade que em Estocolmo e com um algo mais, lá se lê sem ter que pagar direito autoral. A leitura é liberta, considerada PIRATA por aqui. Não entendo esse pé atrás com Cuba, pois não tivemos nada parecido do alcançado por eles. Abracitos cordiais do HPA


HENRIQUE -DIRETO DO MAFUÁ

Mafuá do HPA disse...

MAIS DOIS TEXTOS DO FACEBOOK, UM DO ALMIR, OUTRO MEU:

Almir Ribeiro:
Então temos algo em comum: as mulheres, sejam latinas ou suecas. Pero, quando me referi aos livros não foi sobre a voracidade em que podem ser devorados. Mas sobre a censura. Alguns autores, Freud e Trotsky, por ex., não podem ser publicados em Cuba. Abraços.
há 2 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino:
Almir isso não é privilégio cubano. Aqui por exemplo publica-se de tudo, mas poucos conseguem comprá-los. Acho essa ditadura mais dolorosa que a outra. Vi livros desses dois nas bibliotecas em Cuba, principalmente numa onde fiz questão de observar se não encontraria os ditos proibidos e lá estavam eles. Acho que o que acontece com Freud e principalmente Trotsty deve-se a baixa procura, diria, desinteresse. Mas eles lá estão e podem ser lidos por todos, mas imagino que o mesmo não possa ocorrer aqui entre nós. Nesse último texto seu percebi nitidamente de que lado está, com a faca afiada com Cuba. Parabéns, quero te felicitar, porém terei que reenquadrá-lo dentre os que se bandearam para o lado de lá. Não pense ser o cubano, o do neoliberalismo disfarçado. Ficou difícil. Abraços.
alguns segundos atrás · Curtir

HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ

Anônimo disse...

Henrique, acho que pra fechar o assunto gostaria que publicasse esta resposta ao comentário do Almir.

Meu caro, respondi de forma detalhada tudo o que você tentou questionar e de forma superficial diga-se. Acho uma pena Almir que você confunda os comentários, eu não disse que teoria não está ligada na ação, inclusive alertei sobre isso ao Henrique que ação não está unicamente ligada a um confronto físico, este só é possível graças ao ambiente criado no campo das ações das ideias, é o que digo sempre que está no "como" fazemos, a crítica move pessoas como podemos observar aqui, como Marx e Engels não eram guerrilheiros, eram teóricos, e como dizer que estes não levaram as ações??

Procure entender o que eu disse, muitas vezes as divergências não estão no "o que" e sim no "como", procure refletir mais e absorver o mundo a sua volta, fanatismo não é marxismo, é religião, e percebo isto aqui quando há falta de entendimento nas colocações e falta de argumentos para contrapor um ponto.

Se você não sabe o que é sociedade de produção e sociedade de consumo, olha, me desculpa, mas mais uma vez mostra que além de não dominar o assunto, não consegue aplicar a dialética na história e se amarra no século 19, nem no 20 chegou ainda. Procure ler mais sobre esse assunto, inclusive na obra marxista encontrará.

Quando eu estudava em SP tive o prazer de conhecer o marxista Slavoj Zizek, temos divergências, mas o debate rápido que pude fazer com ele foi uma das coisas mais produtivas e de aprendizado para mim, agora leia novamente todos os comentários entre nós e faça uma reflexão se realmente existiu 2 lados debatendo no campo das ideias, porque sinceramente tem momentos que parece que debato com um religioso, desses com a receita na ponta da língua e que como observou Carl Sagan uma vez que jamais conseguirá convencer um religioso em nada, porque este precisa apenas acreditar em algo, zero de argumentos e entendimentos.

Sobre a Yoani, sua posição foi clara sim, agora você leu com atenção meu comentário e viu que minha resposta sobre isso foi em cima de uma opinião da Gisele e não sua??

Sobre suecos e suecas, em Cuba se gostasse de cubanos também não seria preso, está de novo atrasado na história, Cuba é o país que mais avançou nestas questões caso você não saiba nos últimos anos, tendo inclusive a secretaria nacional GLS coordenada pela filha do Raul.

Na questão de livros, embora sejam em muitos pontos rasas as teorias do Trotsky, há livros dele nas bibliotecas do país, Freud também, inclusive o Alan Woods lançou livro na feira anual de Havana, agora claro que não espere encontrar porcarias de auto ajuda como abundam por aqui, qualidade é preciso sempre.

Acho que precisa ampliar mais o horizonte e aí sim aplicar o materialismo dialético e entender as transformações sociais do mundo, para não fazer justamente de uma ação crítica algo a ser anulado.

Estarei sempre a disposição para debater ideias e estar sempre ao lado e somando ao maior número de pessoas para desenvolvermos juntos, mas para isso é preciso foco, amplo horizonte, o Henrique tem meu email e qualquer contato mais se alguém interessar é só pedir a ele, pois prefiro não ficar abusando deste espaço dele pois não tenho essa rede virtual.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação