sábado, 17 de agosto de 2013

AMIGOS DO PEITO (82)


BAIANO, O DO BAR MUSEU E SUA HISTÓRIA COM O JORNAL DA LEI ÁUREA
O Bar do Baiano não tem esse nome, chama-se Barracão e fica no Geisel, podendo ser visto por quem passa pela Nações Unidas. Por ali acontece de tudo. A cada dia tem coisa nova por lá, peças que ele vai guardando como preciosidades. Já escrevi muito dele aqui no blog: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=bar+do+baiano. Hoje escrevo mais. Fonte inesgotável de histórias variadas. Não posso dar uma passadinha por lá, que ele já me vem com algo novo. Hoje aconteceu isso novamente, eu e meu pai lá estivemos almoçando. O fato havia acabado de acontecer. Ele me contou, eu fotografei e lhes conto em primeira mão.
Coisa de um ano atrás um eventual cliente, desses de fora de Bauru, pegou gosto pelo ambiente e toda vez que por aqui vinha, batia cartão no Baiano. Certa vez demonstrou interesse especial por uma peça ali exposta, uma primeira página de um jornal, o Diário Popular de São Paulo, datado de 14/05/1988, com a manchete “Lei Áurea”. Estava ali há anos, colado numa madeira, espécie de moldura, mas deteriorando-se. O tal sujeito disse que levaria a peça para restaurar e que em uma semana traria de volta. Baiana é gente boa demais da conta, deu a peça e nem o nome do tal cliente sabia. Ele desapareceu.

Um funcionário resolveu pesquisar sobre o sumiço da peça e encontrou algo na internet. A mesma estava sendo vendida num site desses de venda de antiguidades. Foi um susto geral, pois não se sabia se a peça vendida era a mesma levada do bar. Cogitou-se de colocar a polícia no encalço do desaparecimento, mas Baiano deixou isso para lá. Lá no site estava a foto de sua peça, com marcas idênticas as que ele possuía em foto e o texto: “Eu gostaria de vender um jornal que está na minha família há mais de 120 anos. É da publicação da carta da lei Áurea. Este jornal pertenceu ao meu avô e depois passou para minha mãe. Depois do falecimento dela resolvi vende-lo, pois se ficar comigo ele vai estragar e uma relíquia dessa com mais de 123 anos temos que preservar...”. O site era esse: http://pirapora.olx.com.br/jornal-com-apublicacao-da-carta-lei-aurea-do-dia-14-de-m... e a consulta foi feita no dias 22 e 27/10/2012. Lá tinha até o preço estipulado para a venda, de R$ 6 mil reais. O local supostamente indicado pela pessoa tinha a seguinte identificação: “Pirapora MG 38.99438802”.

O tempo passou e Baiano já tinha dado como perdido sua raridade. Comentar com ele sobre o assunto era vê-lo desolado. Hoje, a surpresa, quando vê diante de si ali no bar o tal ex-cliente, mais de um ano depois, devolvendo a peça e o presenteando com um algo a mais: grilhões de pescoço, pés e mãos, peças usadas por escravos. O quadro foi devolvido envernizado (segundo a pessoa com verniz importado). Não almoçou, entrou, conversou diretamente com Baiano, deixou tudo ali e se foi. Baiano estava radiante e quando cheguei me disse que fazia alguns minutos que tudo tinha acontecido. Mais não comento, pois posso incorrer em erros, mas esse é o Baiano, onde as peças vão e voltam. Eu tenho mais um monte de histórias que só acontecem por lá e vou contando-as aos drops por aqui. Qualquer dia ajudo Baiano a montar um site ou um blog para juntar aquilo tudo.

6 comentários:

Sivaldo Camargo disse...

oi Henrique bom dia, acabei de ler a publicação sobre o Amigo Baiano, fiquei feliz com a devolução do poster, não sabia da história, pois fui eu quem deu este poster ao Baiano, e posso lhe afirmar com certeza que é uma cópia do original que vei encartada em alguma publicação, não me lembro qual, mandei fazer o poster e depois passei para o Baiano, bom motivo para passa lá e tomar uma cerveja e belscar algo !!! abraço.

Anônimo disse...

siva querido é só combinar. saudades.a lu franzolin te mandou um beijo enorme ! avise pra ela da sua estréia. ela vai estar um tempinho fora, mas dá pra combinar... beijos com saudades também. ondes anda tu tatu???
baiano é nosso querido de coração. tem tempo que não vou lá. meu sogro, seu heleno, é que não tem dúvidas para opção de almoço de fim de semana... "quero ir ao baiano"....

Mafuá do HPA disse...


Helena Aquino Grande Baiano ... lindo .... sorriso aberto ...coração enorme .....
Ontem às 19:29 · Curtir

Zilda Ribeiro Thainara Iris de Oliveira, mostra isso para o vô...
Ontem às 19:38 · Curtir

José Eduardo Avila meu amigo Humberto, grande pessoa...
Ontem às 19:51 · Curtir

Lazaro Carneiro Carneiro e o monte de tampinha de garrafa ? grande sacada.
Ontem às 20:00 · Curtir

Maria Ines Faneco Grande Baiano
Ontem às 20:02 · Curtir

Andrea Nacimento Muito legal amei nosso amigo baiano
Ontem às 20:22 via celular · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Esse negócio facebookiano é mesmo para endoidecer gente sã: Hoje, pelo email recebo a informação de que quem havia doado o quadro da Lei Aurea para o Baiano foi o Sivaldo Camargo. Olha o que ele me postou: "oi Henrique bom dia, acabei de ler a publicaç...Ver mais
há 7 horas · Curtir

Mariza Basso Formas Animadas Espaço gentileza, amável demaaais esse baiano.
há 6 horas · Curtir

comentários retirados do facebook
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Eu já estive muitas vezes lá almoçando ou até jantando, é um lugar de muita paz e harmonia entre os objetos, abraços ao Baiano à Cidinha sua esposa e irmã de minha melhor amiga "irmã" Zildinha...
Jony Pedro

Anônimo disse...

Eu vou passar lá essa semana só por causa desse desfecho da história contada por ti.

Que maravilha. Vou lá dar um "selinho" nele.

Alvarenga

tunico disse...

O baiano despenssa comentarios pessoas como ele sao raras no mundo de hoje . Meu irmao meu amigo e camarada .t amo baianinho