segunda-feira, 5 de agosto de 2013

BAURU POR AÍ (88)


AINDA A ESTÁTUA, AGORA NA FOLHA DE SP
Saiu hoje no jornalão dos Frias, caderno Cotidiano, uma matéria sobre a estátua. Estou fora de Bauru desde 24/07 e dei uma curta entrevista, por telefone, para o jornalista com um posicionamento jocoso, brincalhão, que é como acredito devamos encarar a polêmica. Não entro na questão da “falta do que fazer”, usada por muitos, quero mais é ter valorizado ícones verdadeiramente bauruenses. Daí a proposta da Eny, só isso e o mais vale pelo tema, que além de ser boa pauta, lá no fundinho dá uma cutucadinha no que venha a ser a prática capitalista nos tempos atuais. E por que não algo duradouro e representativo para a generosa e filantropa Eny? Eis o texto da Folha:

Moradores de Bauru se revoltam com réplica verde da estátua da Liberdade - REYNALDO TUROLLO JR, DE SÃO PAULO
Primeiro, moradores de Bauru (a 329 km de São Paulo) "sumiram" com o Bauruzinho, um sanduíche gigante feito de fibra de vidro instalado no maior parque da cidade.
Agora, uma estátua da Liberdade corre risco de desaparecer da paisagem local.
Trata-se, claro, de uma réplica. É verde, brilha, tem 35 metros de altura (a original tem 93 m) e pode ser vista da rodovia Marechal Rondon.

Recentemente, foi alvo de um abaixo-assinado pela sua retirada. Os críticos dizem que ela pode ser confundida como um novo símbolo da cidade.
O monumento foi instalado pela Havan, recém-chegada loja de departamentos que utiliza a estátua como logomarca em frente às suas unidades em várias cidades.
O abaixo-assinado contra a presença da estátua teve cerca de mil assinaturas.

"Quando me deparei com aquela réplica gigantesca, na minha opinião de mau gosto, descaracterizando e chamando toda a atenção na entrada da cidade, senti um certo constrangimento", diz o advogado Fabio Galazzo, 29, que iniciou o abaixo-assinado.
"É um símbolo que a gente questiona. Veja o que é a liberdade nos Estados Unidos e o que o [Barack] Obama está fazendo", diz o historiador Henrique Perazzi de Aquino, do Conselho Municipal de Educação, referindo-se aos escândalos de espionagem digital.
Em vez da estátua da Liberdade, Aquino propôs que se erga outro monumento, em homenagem à cafetina Eny Cezarino (1916-1997), dona de um dos bordéis mais conhecidos do Brasil nos anos 1960 e 1970, frequentado por políticos e empresários.
"A Eny, sim, é um verdadeiro ícone de Bauru", diz.
A prefeitura informou à Folha que aprovou o projeto de instalação da loja, incluindo a logomarca da estátua. "Não há lei que proíba", afirmou.
Procurada, a Havan não comentou o caso nem informou em quantas cidades tem estátuas semelhantes.
Em 2008, quatro universitários foram presos depois de carregar para casa o Bauruzinho, um sanduíche de fibra de vidro com cerca de três metros, que também havia desagradado aos moradores.

Em tempo: a foto da estátua é da Folha SP, edição de hoje.

22 comentários:

Mafuá do HPA disse...

PRIMEIROS COMENTÁRIOS EM FACEBOOK:
Priscilla Soares Tanta coisa importante pra fazer e o povo se preocupando com a estátua, AFF o falta do que fazer!
há ± 1 hora · Curtir · 3

Marcia Massoni Moradores não...pessoas ignorantes, porque esses moradores não se revoltam com a DENGUE, essa sim não deveria estar em Bauru.
há ± 1 hora · Curtir · 3

Priscilla Soares Com certeza!
há ± 1 hora · Curtir

Priscilla Soares Pessoas muito ignorantes, claro que eu estou citando especialmente quem está incomodado com a estatua. é lamentável não é Marcia Massoni
há ± 1 hora · Curtir

Marcia Massoni muito lamentavel....infelismente tem mta gente que ainda pensa pequeno.
há ± 1 hora · Curtir · 1

Andre Garcia MONOPOLIO DE RADIOS NA CIDADE ISSO NIGUEM FALA , PAKABA MESMO!!
há ± 1 hora · Curtir · 1

Mafuá do HPA disse...

SEGUNDA PARTE COMENTÁRIOS FACEBOOK

Silvio Durante Caro Henrique Perazzi< para contribuir com o inócuo debate:

Acho justa a revolta de vocês, mas só para ajudar com uma reflexão:

- A Estátua da Liberdade é um ícone muito mais ligado ao Iluminismo do que ao atual imperialismo norte-americano.

- A Estatua da Liberdade é uma obra de arte projetada por artistas franceses que dispensaram um enorme esforço intelectual e material para construí-la em blocos.

- Os símbolos presentes na estátua, como a tocha iluminando (Razão), os sete raios da coroa (7 continentes) e a figura feminina entre outros símbolos menores representa o ideal de liberdade universal apregoada pelos ilumistas em oposição ao obscurantismo e opressão do antigo regime. Ademais, o motivo que levaram a construí-la foi o centenário de um dos fatos históricos mais importantes da História, que foi a Revolução Americana, que teve influencia direta para a Revolução Francesa.

- Por fim, a réplica está em uma propriedade particular, se estivesse em local público aí sim teríamos um fôlego para questionar sua instalação e embora tenha impacto no visual da área pública, cito a entrada da cidade, não temos uma legislação que discipline o impacto visual de empreendimentos sobre a paisagem da cidade.

há 5 horas · Curtir · 6

Maria José Caniati Ignorante é pouco e claro q esse inútil está incomodado, Bauru tem tanta coisa pra fazer e é um absurdo ficarem discutindo sobre a estátua em nossa cidade...vão trabalhar cambada de ignorantes, tem coisas mais sérias para se preocuparem!!
há 5 horas · Curtir · 2

João Andrade Poque será que as pessoas são tão agressivas no facebook. Será q são assim no dia-a-dia e não percebem? Questões suaves como esta polêmica são motivos para xingamentos, ofensas e tudo mais...
há 5 horas · Curtir · 1

Bkl Bruno É a falta de assunto levada a serio. Prato cheio para os dias de hoje!!
há 5 horas via celular · Curtir

Cezao Grandini Acho que a estátua é cafona e só. Como são cafonas as réplicas da Torre Eiffel da ITE e as diversas estátuas do Cristo Redentor espalhadas Brasil afora, por serem cópias, sem originalidade. Mas o Sílvio tocou num ponto fundamental. Foi construída em terreno privado com dinheiro privado. É uma loja, não é? Se a fachada não agrada, simplesmente não comprem lá. Surte mais efeito que qualquer abaixo assinado.
há 5 horas via celular · Curtir · 4

Fábio Maffei Depois as empresas vão pra Marília, Araraquara, Ribeirão e o bauruense fica chorando...
há 5 horas · Curtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Gente, eu não entrei em abaixo assinado nenhum e já deixei isso claro em texto anterior publicado aqui. Minha participação nisso tudo é o que menos se comenta. Propus de forma jocosa o levante para outra estátua, num outro trevo, o da Eny e com a própria estilizada e imortalizada. "Navegar é preciso", diria o poeta e eu ao meu jeito digo "BRINCAR É PRECISO". Quem leva a vida muito a sério dela sai doente... NÃO ME XINGUEM, ME ENTENDAM

Mafuá do HPA disse...

TERCEIRA REMESSA DE COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

Reinaldo Reche realmente , uma agressividade típica de reacionários , que não traz nada de entendimento ...a questão é para quem é da área , que saõ os arquitetos e urbanistas.Querer banir a estátua pelo símbolo é argumento pobre , um signo bem adequado esteticamente no meio urbano pode enriquecer a paisagem .Todas as cidades que são referências por sua paisagem , seja ela edificada ou natural , tem regras para a instalação de seja lá oque for que interfira na paisagem .Nossa sem -limites , não possui essas regras , a bem de preservar uma vista , que é sim um patrimônio da cidade e deve ser cuidado.A procura por entendimento , passa obrigatoriamente pelo setor de arquitetura e urbanismo da prefeitura , que com certeza , tem competência para tanto e vejo como uma boa oportunidade do C.A.U. , conselho de arquitetura e urbanismo , com seus membros de Bauru , por luz sobre a "polêmica".O fato é ,existe a necessidade de regrar essa realidade , pois o cidade cresce rapidamente e se cada um colocar o seu "logo" do jeito que bem achar...a cidade vai tomar uma "cara" ,que até os de mal gosto vão achar a cidade feia.Espero que oJurandir esteja já no sétimo céu...
há 4 horas · Curtir · 1

Schubert José Luiz Foi dito na matéria do jornal (vide retro) que sentiram um certo constrangimento ao ver a estátua... CONSTRANGIMENTO mesmo estão sentindo dezenas de MILHARES de bauruenses muitos deles residentes (inclusive) fora de Bauru ao lerem os jornais e lerem essa reportagem que DENIGRE a nossa cidade por causa dessa medida tomada por uma minoria tentando representar o sentimento de toda uma população. Façam um ABAIXO ASSINADO prá ver quantos gostaram de, ao passar a noite pelo local ver com seus próprios olhos o espetáculo de beleza inquestionável ficou a exposição dessa que é MUNDIALMENTE famosa ESTÁTUA DA LIBERDADE. Ao meu amigo Prof. HENRIQUE eu diria que ele é um tirador de sarro pois, apesar de tudo o que ela fez de bem e/ou caridade, a Dª ENY não era o ORGULHO de toda a população. Ela não mantinha aqui só uma CASA DE CARIDADE, o seu forte, era um PROSTÍBULO...E, nem todos freqüentavam o lugar, esse famoso PROSTÍBULO como também, nem todos que freqüentavam gostam de contar que freqüentavam e nem teriam coragem de dizer que freqüentavam para seus filhos e netos...
há 4 horas · Curtir · 3

Wander Florencio II Pelo menos era era decente, diferente de muitos políticos que conhecemos pelo Brasil afora...
há 3 horas · Editado · Curtir

Rosangela Felix Silva PARABÉNS HENRIQUE PELA SUA ATITUDE, MAS FICO INDIGNADA COM PESSOAS DE BAURU QUE VAI SE PREOCULPAR JUSTO COM OQUE EMBELEZA A CIDADE, PORQUE NÃO SE PREOCULPAM E FALAM A RESPEITO DO LIXO QUE ESTÁ NA CIDADE DE BAURU E PERIFERIAS?? A MOUSSA TOBIAS PERTO DO ANHANGUERA ESTÁ UMA VERGONHA PEÇO QUE SE PUDEREM TIREM FOTO E COLOQUEM NO YOUTUBE, SE EU TIVESSE CÂMARA AQUI JÁ O TERIA FEITO. ABRAÇOS
há 3 horas · Curtir · 2

Avante Danilo É isso aí, vamos combater o capitalismo dando mídia de graça para os capitalistas.
há 3 horas · Curtir · 1

Vitor Ribeiro Bauru já tem a Torre Eiffel, agora a Estátua da Liberdade. Só faltam as pirâmides!
há ± 1 hora · Curtir · 1

Huxley Ivens Vamos levantar uma estátua da eny de 100 metros pelos serviços prestados a sociedade bauruense e politicos do Brasil inteiro com uma faixa na frente dizendo super eny e uma capa se mulher maravilha atrás interessante né ai meu Deus cada vez mais me decepciono com as palhaçadas desta cidade.
há ± 1 hora · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Eny, a cafetina, poucos sabem, foi uma das maiores FILANTROPAS que Bauru já teve. Ouvi histórias lindas do seu bom coração. o dinheiro que pediam a ela servia para muita coisa e ela sempre deu, mas quando lhe faltou e não pode mais dar, foi rejeitada e amaldiçoada. Se acham indigno levantar uma estátua para a CAFETINA, que tal para a FILANTROPA? O que rejeito é essa Bauru, cega para os endinheirados, enquanto esses o tem, mas perversa demais com os de bolso vazio.
há 3 minutos · Curtir

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACE DE MÁRCIA MARIA SILVIA ("certinho meu querido amigo Henrique"):

Glícia Cavatorta Ravelli Mas que falta com o que se preocupar, essa estátua existe em todas as cidades onde a Havan se instala. Vão querer quebrar o M do McDonalds e a identidade de outras marcas também? Existe vida além da Marechal Rondon Bauruenses, bora viajar, conhecer outras culturas, o mundo... E outra... Morar numa cidade a qual o ícone é uma prostituta... Pelo amor de Deus, que vergonha, que mediocridade. A Eny NÃO ME REPRESENTA.
há 2 horas · Curtir · 2

Kaio Ruiz Pelos comentários no FOLHA DE S.P lá nas notícias vi que realmente o Brasil está pronto para ser colônia !
há ± 1 hora · Curtir

Leandro Carvalho Realmente, essa estátua nos constrange profundamente. Mas irei ficar extremamente orgulhoso quando dizer para as pessoas de fora que a estátua na entrada da cidade é de uma cafetina escrota que promoveu Bauru para o país. Não vou estranhar se você tiver uma foto do Izzo na geladeira. O que da mais DESGOSTO é ler o seguinte: "A Eny, sim, é um verdadeiro ícone de Bauru", diz fulano, DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO.
há ± 1 hora · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Eny foi uma das maiores filantropa de Bauru e quando iam lhe pedir ajuda, seu dinheiro era de grande valia, mas depois quando na merda, viralham-lhe as costas. Essa Bauru... A chacota com a homenagem versa por essa linha, poucos a entenderam. Uma pena!!!
há 30 minutos · Curtir

Walyston Richard O que me deixa muito preocupado, é ver um cidadão que aparentemente tem algum estudo, falando que deveriam levantar uma estatua para uma cafetina, a por favor, desde quando uma pessoa que promovia o sexo deve ser exaltada ou se tornar ícone de alguma coisa?se para o Sr #henriqueperazzideaquino a Eny é motivo de exaltação, faça um altar para ela na sua casa, se contenha com as suas opiniões e não fale por uma cidade inteira.
há 25 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Exalto sim a filantropa Eny, com louvor e sou contra a hipocrisia bauruense.
alguns segundos atrás · Curtir

Mafuá do HPA disse...

Franco Junior posto isso no seu face:
"Bauru novamente ganha destaque na capa do maior portal de notícias do Brasil. Desta vez, a notícia é a "revolta" de moradores contra a réplica da Estátua da Liberdade instalada em frente a uma loja de departamentos. Qual é a sua opinião sobre o tema???"

VEJAM OS COMENTÁRIOS:
Curtir · · Seguir (desfazer) publicação · Compartilhar · há 6 horas
Luiz Ornelas e outras 7 pessoas curtiram isso.
3 compartilhamentos
100 de 105
Visualizar comentários anteriores

Jesus Augusto Por que esses que estão criticando uma empresa que vem gerar empregos e impostos para a cidade por causa de uma bela estátua, não se preocupam em criticar aquele amontoado de vagões velhos que enfeitam a cidade desde Triagem ao centro ?
há 6 horas · Curtir · 5

Vinicius Fernandes Vou me sentir feliz quando sair na capa da UOL e na FOLHA a notícia: "Moradores de Bauru se revoltam com o descaso com o viaduto parado há mais de 20 anos". Aliás, não precisa ser notícia nacional, serve essa aqui no JC: "Após revolta, prefeitura de Bauru inicia obras do viaduto da Falcão".
há 6 horas · Curtir · 8

Clodoaldo Moreira O falta de criatividade e de identidade...mas nada contra! O Rídiculo é livre..vivemos numa democracia!
há 6 horas · Curtir · 3

Adriana Leonardo A minha opinião é que as pessoas deveriam se preocupar com as coisas que realmente são importantes, como a saúde da cidade que está um caos, pessoas passando necessidades básicas....fazer algo mais efetivo do que dar tanta ênfase pra um assunto tão tosco!
há 6 horas via celular · Curtir · 4

Clodoaldo Moreira na Barra no Rio Janeiro, tb tem uma estátua da liberdade em frente a um shopping e nem por isso descaracterizou a cidade!
há 6 horas · Curtir · 1

Jesus Augusto Acir na matéria cita os nomes deles.
há 6 horas · Curtir · 2

Elisa Maria da Silva eu acho que o mais importante é que a nova loja trouxe novas vagas de empregos para muitos pais e mães de familia que precisavam trabalhar, e toda forma de novos empreendimentos para cidade só fará com que cresça mais, não importa se uma simples estatua descaracteriza ou não a cidade, a pessoa que se mobiliza pelo abaixo assinado não deve se preocupar com pessoas e sim só com a vista da cidade né!!!!!.......
há 6 horas · Curtir · 2

Welinton Barros Colocar a estátua da Eny vai melhorar e muito! u.u aff
há 6 horas · Curtir · 2

Wyne Bueno Quanta ignorância!! Afff... Ninguém estava preocupado com o terreno baldio até a loja ser instalada.. Estranho neh!??
há 6 horas · Curtir · 4

Dirce Mendes esse povo devia procurar o que fazer e isso nao faltané?
há 5 horas · Curtir · 3

Katia Oberleitner Gostaria de ver Bauru ser notícia por uma cidade rica, cheia de oportunidades de emprego, próspera, sem desigualdades sociais, com ruas limpas, povo educado (principalmente no trânsito), enfim... notícia por coisas boas e não bobas!!!
há 5 horas · Curtir · 4

Mafuá do HPA disse...

SEGUNDA LEVA COMENTÁRIOS FACE DE FRANCO JUNIOR:

Roseli Meireles Marques PESSOAL ACHO QUE QUEM ESTÁ RECLAMANDO PODERIA FAZER UMA VISITA NO PS CENTRAL E VER SE PODO SER UTÍL LA PARA QUEM REALMENTE PRECISA
há 5 horas · Curtir · 4

Marcos Riego Acho que ficou faltando um arco do triunfo na nações norte, um big ben na castelo e uma piramide no confiança flex.
há 5 horas · Curtir · 2

Maria Camargo Povo se revolta? Que povo? Só se for um bando de desocupado, porque na esmagadora maioria dos comentarios sobre este caso so tem gente a favor da mesma. Este povo que tanto falam deveriam ir procurar o que fazer, vão ser voluntarios em albergues ou na limpeza das ruas, afffffff
há 5 horas · Curtir · 2

Maria Camargo E o tal advogado que encabeça o tal abaixo assinado ainda ta a audacia de dizer que deveria ter uma estatua da ENY? Ai meu Deus, para o mundo que eu quero descer.
há 5 horas · Curtir · 2

Maria Camargo Bom 1.000 assinaturas, sera que daria pro pessoal trocar estas assinaturas por uma causa mais digna e justa? Que ta recuperação da estação ferroviaria? Acho que aquele cartão postal sim esta muito feio em bauru e isso nao vi ninguem fazendo né?
há 5 horas · Curtir · 7

Ivo Ribeiro São uma cambada de desocupados. Se pensarmos assim, teríamos que retirar outros marcos de Bauru, como exemplo; a torre eiffel da ITE, ô pessoal burro, viu !
há 5 horas · Curtir · 5

Victor Hadid Isso pramim eh falta de serviço
há 5 horas · Curtir · 3

Miltinho Sardin uma VERDADEIRA PALHACADA ISSO, Franco Junior.. esse tipo de gente quer q a cidade fique realmente para tras.. onde ja se viu.. essa replica existe somente nos lugares mais estrategicos do pais Rio Preto e Prudente, nao tem.. Bauru foi comtemplada e agora quereem tira la.. falta do q fazer esse cara e o outro com todo respeito querendo colocar algo da Eny.. q q isso .. onde estamos.. falta do q fazer.. esses dias rendeu comentario na minha pagina no face.. a maioria contra a retirada..
há 5 horas · Curtir · 6

Bruno Freitas Eu não estou revoltado. Eu curti. rs
há 5 horas · Curtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Eu que dei entrevista para o jornal, n~çao entrei em abaixo assinado nenhum, quero mais é brincar com tudo isso e propor o levante de outra estátua, essa coma cara de Bauru, no trevo anterior de entrada da cidade, o que leva o nome da Eny e ali algo seu. Sabiam que Eny foi uma das maiores filantropas da cidade? Uma está tua para ela e no seu trevo.
há 5 horas · Curtir · 2

Soleramos Silva Povo sem cultura, vai cuidar de outra coisa mais importante pra cidade, educação, saúde aprender a votar, vai perder tempo com estátua, vamos prestar atenção nos vivos estes sim podem causar algum dano a cidade..... ufaaaaaaaa que bobeira!
há 5 horas · Curtir · 2

Ricardo Gapski Fato, o terreno são deles e eles fazem o que quiserem.
há 5 horas · Curtir · 1

Antonio Morales O terreno é deles, mas a paisagem também?
há 5 horas · Curtir · 1

Antonio Morales Perder tempo com estátua? Temos o direito de protestar ou não? Soleramos Silva! Você permite? E porque acha que quem protesta contra esse símbolo de nosso complexo de vira-latas não pode simultaneamente se preocupar com as outras coisas que menciona?
há 5 horas · Curtir · 2

Gehan Augusto #vivaaestatua Deu um UP na cidade!
há 5 horas · Curtir · 3

Soleramos Silva Então eu não posso por uma estátua no meu quintal? vai catar latinhas no terrenos pra não formar criadouro mosquito da dengue kkkkk
há 5 horas · Curtir · 3

Antonio Morales Deeu um UP na cidade? Deve estar de gozação!
há 5 horas · Curtir · 1

Antonio Morales Claro que pode por no seu quintal. O mau gosto é seu! Faça uma cópia e coloque uma!
há 5 horas · Editado · Curtir · 2

Ricardo Gapski Antônio Morales, no que diz respeito a lei, sim.
há 5 horas · Curtir · 2

Evanildo Ferreira ISTO E COISA DE QUEM NAO TEM O QUE FAZER !!! A ESTATUA ESTA OTIMA ONDE ESTA >
há 5 horas · Curtir · 3

Antonio Morales Você não tem o que fazer Evanildo? Por isso está comentando aqui? rs!rs!
há 5 horas · Curtir

Mafuá do HPA disse...

TERCEIRA LEVA COMENTÁRIO FACE FRAMCO JUNIOR:



Ricardo Gapski E se tiver alguém que realmente não gosta da paisagem, compre o terreno e bote abaixo a estatua. Mas isso, eh claro, envolve investir. Dai a conversa muda. Ate então se baseia em discutir a fachada do próximo com o dinheiro dele.
há 5 horas · Curtir · 2

Soleramos Silva Que bom se todos fôssemos estátuas , não teríamos problemas, mas como não somos, tenho que fazer almoço kkkkkk
há 5 horas · Curtir · 1

Evanildo Ferreira FELIZMENTE TENHO SIM !!!MASNO MEU HORARIO DE ALMOÇO GOSTO DE OLHAR O FACE , MAS PARA VER COISAS POSITIVAS E DE AMIGOS NAO COMENTERIOS E ATITUDES RIDICULAS DE QUEM NAO TEM O QUE FAZER UMA BOA TARDE PARA O SENHOR ABRAÇOS !!
há 5 horas · Curtir · 2

Antonio Morales Você trata da propriedade privada como algo absoluto e inquestionável. Típico. Vamos privatizar a paisagem também? Por que então todo o esforço para regulamentar outdoors então? Acha que isso é uma brincadeira inútil?
há 5 horas · Curtir · 2

Ricardo Gapski Trato sim, deve ter sido aprovada pela prefeitura. Assim como acho que não devam alterar nas fachadas de suas construções. Outdoor = propaganda. Essa tem que ter regularização também.
há 4 horas · Curtir · 1

Gehan Augusto É... o Brasileiro gosta de causar mesmo, isso é coisa de quem não tem oque fazer, já que gosta de polemizar, faça abaixo assinado, organize mobilizações..etc, pra ver se temos retorno aqui principalmente em nossa cidade na area da Saúde, Educação, Segurança, tantos critérios temos aí pra por na mesa, agora me vem com esse negócio de estátua, aHH, isso sim é uma gozação!!! #vivaaestatua
há 4 horas · Curtir · 2

Evanildo Ferreira NA MINHA HUMILDE OPINIAO FICOU OTIMO AQUELA ESTATUA , NAO VOU DISCUTIR COM O SENHOR SOBRE A SUA VISAO OU A MINHA EU GOSTEI E PRONTO EU SO ACHO QUE CADA EMPRESA TEM O DIREITO DE DECORAR A FRENTE DA SUA LOJA COMO ACHAR MELHOR SE NAO TIVER DE ACORDO COM A LEI , ENTAO O ORGAO COMPETEMTE TEM QUE AGIR MAS PELO QUE TENHO VISTO A MAIORIA DA POPULAÇAO BAURUENSSE GOSTOU MUITO .. MAS RESPEITO O SEU PONTO DE VISTA !!11 ABRAÇOS
há 4 horas · Curtir · 2

Deborah Oliver UMA VERGONHA BAURU TER UM DESTAQUE DESSES NA INTERNET. ESSA ESTÁTUA TEM EM QUASE TODOS AS LOJAS DA REDE, ISSO SO PODE SER COISA DOS COMERCIANTES QUE ESTÃO TEMENDO PELA CONCORRÊNCIA, OU PELA POLÍTICA LOCAL, PQ NÃO FAZEM COMO A EMPRESA CITADA , GERANDO MAIS VAGAS DE EMPREGOS E OPORTUNIDADES PARA POPULAÇÃO DESSA CIDADE. PORQUE SE DEPENDER DO COMERCIO E DA POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DESSA CIDADE BAURU NUNCA VAI PRA FRENTE!!!
há 4 horas · Editado · Curtir · 2

Antonio Morales O que você diz é que mais parece gozação, com essa história de não podermos fazer nada a não ser cuidar das coisas que fala. Isso é de um imobilismo político atroz.
há 4 horas · Curtir · 1

Antonio Morales Pela sua opinião, Evanildo, vai ser preciso legislar contra a poluição da paisagem aqui em Bauru, pelo jeito. E o fato de muita gente gostar não serve de argumento. Há pouco tempo a maioria apoiava o cigarro e os fumantes...
há 4 horas · Curtir · 1

Ricardo Gapski Ate onde eu sei ter mau gosto não eh ilegal
há 4 horas · Editado · Curtir

Antonio Morales Não se trata apenas de mau gosto, mas de poluição visual.
há 4 horas · Curtir · 1

Ricardo Gapski Defina "poluição visual" então
há 4 horas · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

QUARTA LEVA COMENTÁRIO FACE FRANCO JUNIOR:


Antonio Morales Colocar uma estátua da Eny no trevo que já leva seu nome é uma sugestão interessante, mesmo que seja para espinafrar a outra, francesa de nascimento. Minha sugestão é que seja sempre cogitado encomendar esculturas-por empresas ou poder público- para artistas brasileiros e/ou locais para decorar a frente de lojas e embelezar praças.
há 4 horas · Editado · Curtir · 1

Deborah Oliver ISSO SIM SERIA UMA POLUIÇÃO VISUAL ............................." Em vez da estátua da Liberdade, Aquino propôs que se erga outro monumento, em homenagem à cafetina Eny Cezarino (1916-1997), dona de um dos bordéis mais conhecidos do Brasil nos anos 1960 e 1970, frequentado por políticos e empresários.

"A Eny, sim, é um verdadeiro ícone de Bauru", diz. ................. QUERO VER QUEM VAI TER A CORAGEM DE FAZER UMA ESTÁTUA DA "" Eny"" E SE RESPONSABILIZAR POR ISSO ???????? ENTÃO O MELHOR DE TUDO É ACEITAR QUE EMPRESAS DE FORA FAÇAM O QUE AS LOCAIS NÃO SÃO CAPAZES
há 4 horas · Editado · Curtir · 1

Anderson Fabro Vamos tirar a Torre Eiffel da ITE, o Cristo da USC...acorda Bauru, vejam o numero de empregos gerado por essa rede....ou seria melhor ate terreno abandonado, que as vezes acontecia um leilão de carros.....fazem campanha pela saúde, onde inúmeras pessoas morrem todos os dias nos PS, educação...onde professor apanha de aluno ....isso sim precisa ser visto...medico aqui em Bauru ganhando mais de Cem mil reais por mês ( funcionário municipal)......aqui em Bauru o "capim ta comendo a Vaca".
há 4 horas · Curtir · 4

Antonio Morales Para quem não sabe, já existe uma escultura da Eny, feita pelo escultor Jose Laranjeira. Ela só não é gigantesca. Tem uma foto dela para postar aqui José?
há 4 horas · Curtir · 1

Antonio Morales Não é porque uma empresa gera empregos que tem o direito de fazer o que bem entende com nossa paisagem. Há limites para tudo. Além do mais, podemos criticar, assim como outros podem defender.
há 4 horas · Curtir · 1

Antonio Morales Anderson...para variar você está usando exemplos para mudar o foco da questão. Isso se chama tergiversar.
há 4 horas · Curtir

Deborah Oliver REALMENTE PQ AS PESSOAS NÃO CRITICAM A FALTA DE HOSPITAIS NESSA CIDADE SERIA UM BOM MOTIVOS PRA CRITICAR....
há 4 horas · Curtir · 1

Antonio Morales Não mude o foco da conversa Deborah...Se quiser pode abrir outro debate sobre os hospitais. Por que não faz isso?
há 4 horas · Curtir

Marco Antonio Cravo A estátua da liberdade, como todos sabem, foi um presente para celebrar a amizade da França para com os EUA. Projetada e construída por Frederic Bartholdi com a ajuda de Gustave Eiffel, sim o mesmo da torre, possui muitas outras réplicas pelo mundo tod...Ver mais
há 4 horas · Curtir

Anderson Fabro A Eny , já deixou sua "estatuas Vivas", ande a noite pelas Nações Unidas e tome cuidado para não atropelar uma "estatua".
há 4 horas · Curtir · 3

Mariza Silveira A Eny pode ter sido um ícone para você mas não foi para muitos em Bauru. Como você disse pode-se criticar ou defender!!!!Por isso defendo!!!!!
há 4 horas · Curtir · 1

Deborah Oliver Sr.Antonio Morales seria um otimo debate não...porém não mudaria mto coisa como este !!!
há 4 horas · Curtir

José Carlos Jordan Percebo que a questão é devido o lugar ( entrada da cidade ). Nunca ouvi critica ou rejeição pela réplica da Torre Eiffel que fica na praça 09 de Julho.
há 4 horas · Curtir · 2

Anderson Fabro Antonio, mas para que essa emrpesa se instalasse naquele local, não foi viabilizado um projeto, apresentado ao Prefeito onde provavelmente Ele saberia que essa rede tem como "logo" a estátua.....não tem o pq depois de tudo feito, voltarem atras e abrir essa discussão...
há 4 horas · Curtir

Mafuá do HPA disse...

QUINTA LEVA COMENTÁRIOS FACE FRANCO JR:



Antonio Morales O local em que está é decisivo. E o tamanho, claro! Mas está em questão também essa coisa de fazer cópias em tamanho gigante de símbolos de outros países e colocar em nossas cidades, ruas, praças e fachadas de empresas.
há 4 horas · Curtir · 1

Mariza Silveira Faz uma estátua do Lulla e coloca no lugar!!!!!Ele é bem Brasil!!!!
há 4 horas · Curtir · 3

Ricardo Gapski afff, o problema agora eh que estatua eh de outro pais.
há 4 horas · Curtir

Fausto Bergocce Me parece que a estátua da liberdade faz, parte da marca dessa loja...me lendo de ter visto a mesma coisa em Florianópolis...exatamente na beira de rodovia, assim como em Bauru...particularmente não gosto dessas réplicas: estatua da liberdade, torre eifell, cristo redentor, etc, etc...
há 4 horas · Curtir · 1

Antonio Morales Ricardo Gapski... não é por ser de outro país apenas, mas é por isso também.
há 3 horas · Curtir

Ricardo Gapski Por ser de outro pais, por ser de mau gosto, por poluir, por por por....
há 3 horas · Curtir

Antonio Morales Aliás há por aí inúmeros monumentos ao mau gosto nas entradas de cidades: réplicas de todos os tamanhos do Cristo Redentor...
há 3 horas · Curtir

Milton Paschoal Junior Coloca a do Lula, Pelé, Jurandir Bueno no Vitória Régia, e da Eny lá no trevo, Meus deus tem cuidar da Educação, Saúde e essa cidade que está imunda e porca....
há 3 horas · Curtir · 2

Antonio Morales Repito...por que não podemos cuidar de tudo isso e criticar a estátua também? Uma coisa exclui a outra? Qual o problema?
há 3 horas · Curtir

José Carlos Jordan As vezes muitos cultivaram por muitos anos e ainda cultiva o uso de camisetas de um logotipo e acabam e até inconscientes divulgando e fazendo propaganda de graça de empresa nacional ou internacional e agora vamos preocupar com a estátua?
há 3 horas · Curtir · 2

Richard Simioni Miltão , este cidadão que começou com esta historia não tem o que fazer, da uma vassoura para ele, uma pia cheia de louça para ele lavar!!!!
há 3 horas · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

SEXTA LEVA DE COMENTÁRIOS FACE FRANCO JR:

Anderson Fabro A prefeitura informou à Folha que aprovou o projeto de instalação da loja, incluindo a logomarca da estátua. "Não há lei que proíba", afirmou. ( trecho da materia)
há 3 horas · Curtir · 1

Rodrigo Campos tanta coisa muito mais útil para se preocupar em Bauru do que levantar "bandeira" para a Estátua da loja Havan... teriam que dar Graças a DEUS porque veio uma loja dessa para engrandecer e render $$$ para a cidade...se preocupam em falar da política qu...Ver mais
há 3 horas · Curtir · 2

Anderson Fabro O Cidadão que iniciou essa reviravolta propôs por a estatua da Eny.....ai coloquem luzes vermelha ao longo das Nações, porque essa avenida virou o ganha pão de muitas .....
há 3 horas · Curtir · 2

Rodrigo Campos lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
há 3 horas · Curtir · 1

Thiago Felix Bauru é tão pequena assim, para idiotas ficarem questionado uma estátua ridícula...
há 3 horas via celular · Curtir · 2

William Will Damasceno falta de carpir um quintal e lavar um tanque de roupa.....
há 3 horas · Curtir · 3

Ivanete Mariana misto de Liberdade com Hulk....kkkkkkkkk
há 2 horas · Curtir · 1

Rovilson Pereira Alves O dono da Havan está rindo a toa... Conseguiu por a marca dele na boca do povo e num dos maiores sites de noticia. TUDO DE GRAÇA. Bela jogada de Marketing
há 2 horas · Editado · Curtir · 3

Ruy Moraes Sugiro mudar o nome da rua Presidente Kennedy, que foi de onde as prostitutas foram EXPULSAS pela Prefeitura, dando origem à Zona do Meretrício, popularmente conhecida como "Formigueiro"...nas proximidades da Avenida Lucio Luciano, no atual Jardim Redentor...
há 2 horas · Curtir

Karine Lobo Os bauruenses virou motivo de "piada" por causa dessas materias , "caipiras " etc... além do infeliz que foi fala que deveria ter uma estatua da Eny ai virou piada mesmo né ? Ao invés de perde tempo fazendo baixa assinado por causa de motivos "tolos" p...Ver mais
há 2 horas · Curtir · 1

Karine Lobo E a torre Eiffel da praça da Ite é normal? kkkkkkkkkkk
há 2 horas · Curtir · 2

Anderson Fabro Karine o infeliz tem ate OAB.....é pacabá mesmo...
há 2 horas · Curtir · 2

Karine Lobo aposto que tem anarquista no meio kkkkkkkkkkk
há 2 horas · Curtir · 1

Anderson Fabro http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1321666-moradores-de-bauru-se-revoltam-com-replica-verde-da-estatua-da-liberdade.shtml

Moradores de Bauru se revoltam com réplica verde da estátua da Liberdade
www1.folha.uol.com.br
Primeiro, moradores de Bauru (a 329 km de São Paulo) "sumiram" com o Bauruzinho,...Ver mais
há 2 horas · Curtir

Karine Lobo Eu li a materia e vi os comentarios das pessoas ridicularizando os "bauruenses"
há 2 horas · Curtir · 1

Dario Agostinho Montanhini essa opinião não me representa, não tenho nada contra a permanência da estátua! se for pensar assim não haveria cassinos com as réplicas dos monumentos do mundo em Las Vegas EUA! coisa de mente pequena!
há 2 horas · Curtir · 1

Katia Erba Gente!!!!a questão é um "monumento imenso verde" de muito mal gosto, na principal entrada da cidade. No mesmo trevo, lembremos, tem um outro empresário grande de Bauru, que colocou uma bandeira de Bauru, em frente à sua loja, no meio do canteiro, numa homenagem aos bauruenses.......
há ± 1 hora · Curtir

Dario Agostinho Montanhini Bauru tem que aparecer por seu desenvolvimento, cultura, tecnologia, centros de lazer, força industrial e comercial. Porque já possui tudo isso por ser uma cidade em ponto estratégico. eles não colocaram a estátua em cima da bandeira de Bauru continua lá e é muito bonita!
há ± 1 hora · Curtir

Jully Ferreira acredito que a estatua é o menor problema em nossa cidade,essa pessoas que estao gastando o tempo e energia que essa bobeira,deveria sim ver que realmente deixa a nossa cidade feia,como falta de asfalto,creches,emeis,postos de saude funcional,transport...Ver mais

Mafuá do HPA disse...

SÉTIMA LEVA COMENTÁRIOS FACE FRANCO JR:



Rodrigo Santos Bauru Tem meia duzia querendo aparecer e sai uma notícia de que Bauru esta revoltada...de onde é essa fonte? que pesquisa aponta tal fato? jornalismo medíocre...
há ± 1 hora · Curtir · 2

Karine Lobo Ai chega nas eleiçoes o tal advogado se candidata kk
há ± 1 hora · Curtir

Rodrigo Santos Bauru Mal gosto? Quem sabe uma estátua do Izzo ou da Eny...ou voltar o depósito de carros velhos quye ali existia...mal gosto é a entrada da vila São Paulo...de la ninguém reclama né....fala sério...
há ± 1 hora · Curtir · 1

Chico Cardoso Daqui a pouco esses caras vão pedir para tirar o torre Eiffel lá da ITE. Era só que faltava...
há ± 1 hora · Curtir · 2

Rodrigo Campos Falou tudo Ricardo.....
há 44 minutos via celular · Curtir · 2

Chico Cardoso É Ricardo, acho que é isso que estão procurando. Agudos recebe!Depois, os desempregados vão acampar e pedir emprego na casa "desses caras"!
há 44 minutos · Curtir · 2

Ricardo William Carvalho Olha a imagem que esse Advogado, esta passando da cidade para o Brasil e o Mundo, alguém ja viu os comentários dos assinantes Folha/UOL.
há 43 minutos · Curtir

Rodrigo Campos Nem só Agudos, pederneiras que por sinal a renda esta alta por lá. ...
há 42 minutos via celular · Curtir · 1

Chico Cardoso Valeu
há 41 minutos · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Enquanto ENY abriu seus cofres para dar dinheiro para a FILANTROPIA bauruense ela foi aceita, tolerada, mas quando sua grana acabou, viralham-lhe as costas e foi cacetada em cima de cacetada. Até hoje. A mesma Bauru faz o mesmo hoje, perversa, cruel e ...Ver mais
há 13 minutos · Curtir · 1

Anônimo disse...

Henrique, discordo das suas posições políticas mas vc e o advogado têm total razão: aquela estátua medonha na entrada de Bauru é o cúmulo da cafonice. É de um mau gosto inacreditável!! É invenção de gente brega voltada para impressionar clientes caipiras e bregas. Quem não consegue compreender isso é porque não tem um pingo de senso estético e de refinamento.
Façam um abaixo assinado na internet aberto para todos que quiserem apoiar a demolição daquela coisa medonha.

Mafuá do HPA disse...

MAIS COMENTÁTIOS, ESSES DOS MEU FACEBOOK:

Aldo Wellichan A Eny foi umas das grandes mulheres deste mundão de todos os tempos. De Bauru para o Mundo : Eny. Ela deixou a sua marca nesta terra.
há 9 horas · Curtir

Aldo Wellichan Esta é da Eny : Vc conhece o verdadeiro amigo em duas situação : No sucesso e no insucesso. No sucesso é a quantidade. No insucesso a qualidade. Grande Eny !!!
há 9 horas · Curtir · 1

Eduardo Coienca Esta estatua simboliza o imperialismo norte americano, tanto econômico quanto culturalmente , mas e a regra do livre mercado, os ricos poderão adentrar e se deliciar em seu consumismo vazio na Havan enquanto os menos favorecidos continuarão indo nos mercadinhos comprando sua porção diária de racão felizes da vida! Se Bauru conseguir derrubar este símbolo será um grande feito em prol da humanidade !
há 9 horas via celular · Curtir

Marlene Alonso Gomes Barbosa Alem de toda essa bobagem ainda querem homenagear uma cafetina! E nao será uma estatua que ira fazer diferença! A vida de ninguém irá mudar! Nem mais rico nem mais pobre! !
há 8 horas via celular · Curtir · 1

Sandra Rubin bem... nem fico surpresa c essa atitude de implantação da referida estátua... pobre coitada kkkk q nem imagina a sua polêmica!!!!! mas o q me preocupa é a falta de identidd e planejamento político-econômico de Bauru... afinal tb fazemos parte dessa infeliz idéia de colônia... q diz sim à td e em nome do tal "progresso"!!!!! acorda Bauru!!!! acorda Brasil!!!! cd sua identidade?????!!!!
há 6 horas · Curtir · 1

Eliza Carulo o sonho desta geração é o capitalismo só que quando chega as d´vidas pra pagar aí esta geração cai na real .
há 4 horas · Curtir

Joao Nicodemos Araujo Agora que eu entendi a questão da liberdade... esqueça o feijão... isso é pura breguice!!
há 3 horas · Curtir

Mafuá do HPA disse...

GENTE,
VOU DORMIR, POIS LOGO MAIS 6H50 VOLTO AO BRASIL E QUARTA À BAURU. NÃO SEM ANTES PUBLICAR O QUE A JORNALISTA CRISTINA CAMARGO ESCREVEU E PUBLICOU NO SEU FACEBOOK, REPRODUZIDO ABAIXO:

A DAMA DE CABELO AZUL - Eny não merece uma estátua. Ninguém merece. Coisa mais cafona transformar alguém em estátua. Mas o que ninguém tira da famosa cafetina é o fato dela ser uma personagem da história de Bauru. Está lá o trevo que ganhou seu nome. Os restos da casa. Os pedaços de memória espalhados por aí. Os casos secretos e os contados aos quatro ventos. O best seller do Lucius de Mello. O projeto de um filme, uma série. Tem uma tese universitária dizendo que a cidade tentou purificar sua cafetina para justificar a fama, a presença nas altas rodas, a ajuda a gente carente e os investimentos imobiliários. Faz sentido. Eny não era santa, óbvio. Nem só puta. Uma personalidade complexa. Explorou mulheres e ajudou crianças. Morreu pobre, abandonada. Uma grande história. E é de Bauru sim. Como não?


1Curtir (desfazer) · · Compartilhar
Você, Reynaldo Grillo, Luís Victorelli, Dulce Marli Kernbeis e outras 5 pessoas curtiram isso.

Henrique Perazzi de Aquino: Penso igualzinho, sem tirar nem por. Quando brinco sugerindo uma estátua é para provocar a hipocrisia latente em muitos,talvez na maioria dos daqui. E isso aflora tão facilmente nas pessoas. Se for ler os comentários dos que aceitaram a provocação, algo a espantar. Essa a Bauru que vivemos.

Anônimo disse...

Meu amigo Henrique, não gosto quando vejo amigos queridos como você sendo alvos de ataques idiotas, mas pergunto como você pode ter embarcado nessa??

Diante de muitos comentários vazios, bestas, vejo dois bem lúcidos que colocam um ponto em tudo isso, o do Silvio Durante e da Cristina Camargo, o Silvio cumpriu o papel de historiador que é, mostrou a história, o significado e cultura desta estátua.

Vejo um cara aí dizendo ser isso um símbolo do imperialismo e sua cultura, olha, o maior símbolo da desgraça capitalista são estes comentários, acéfalos com o que diz respeito a história, a cultura. Todos deveriam tirar algum bom proveito disso e ir atrás de um bom livro de história e aprender mais sobre a estátua.

Sabe quem ganhou com isso Henrique?? A rede de lojas, vocês com essa bobagem conseguiram fazer o que nem os marketeiros pagos da empresa conseguiram, deram uma visibilidade a loja imensa, repercussão nacional, eu mesmo desconhecia essa rede, ao invés de questionarem o sistema e mostrar o quanto exploradores são esses grandes empresários, essa classe que realmente dita as regras do país através de seus fantoches políticos, não, fizeram tudo o que eles queriam, que marketing gratuito, se eles tiverem um pouco de bom senso dariam uma verba de agradecimento a vocês.

Henrique, falo como um amigo e por isso uma crítica construtiva, você como grande escritor que é, ninguém pode questionar isso, e também historiador, deveria ter aproveitado para passar justamente o tom histórico, educacional como fez brevemente o Silvio no comentário, juntar a estátua numa fala sobre Obama, política americana é um absurdo, é distorcer a história e ligar a algo que um debate aprofundado sobre o imperialismo é feito e gera esse bando de comentários idiotas e muitos de cunho nazista, o nacionalismo cretino, que não entende o evolucionismo cultural, dá pra ver pelos sobrenomes das pessoas que são todos "puros" do Brasil, todos descendentes de índios né?? Ninguém usa calças jeans, tênis, comidas estrangeiras, e mais, estão fazendo o que no americano facebook??

O pior símbolo do capitalismo é justamente não ter símbolo e sim a forma de conduzir a sociedade, forma essa que todos estes aí abraçam diariamente, porque dizer que a estátua da liberdade representa o capitalismo é um atentado a intelectualidade.

Entendi sobre o que você quis com tudo isso e ligar com a Eny, mas Henrique, aí entra o que a Cristina falou, ela já está na história de Bauru e isso ninguém poderá tirar, cabe a você grande escritor contar mais a sua história, rechear o imaginário das pessoas e com isso também provocar os embates que quer fazer, tenho certeza que sua história contada com tanta dedicação e carinho da casa famosa ali do trevo que será algo também digno de uma placa. E sem acabar sendo indiretamente o marketeiro da rede de lojas, pense nisso.

Um grande abraço e aguardando sua volta a cidade

Camarada Insurgente Marcos Paulo

Mafuá do HPA disse...

VIAJANDO NÃO TIVE TEMPO DE POSTAR NADA NOVO NA NET E NO BLOG HOJE, MAS VEJO UM TEXTO DA TATIANA NO FACE E COM VÁRIOS COMENTÁRIOS INTERESSANTES E UMA DISCUSSÃO PELAQUAL FIZ PARTE NOFINAL. VALE A PENA DEIXAR TUDO REGISTRADO AQUI:

Tatiana Calmon
Sei que a proposta do Henrique Perazzi de Aquino de se erguer uma estatua para Eny (Emi Cezarino) foi gozação. Para cutucar mesmo a hipocrisia dos guardiões da cidade, mas, como algumas pessoas tem levado isso à sério, preciso dizer: Essa senhora não me representa, não merece estatua, não merece sequer nome de rua. Ela viveu de escravizar e explorar outras pessoas. Ajudou alguns pobres com o dinheiro que sobrava da exploração? Jogar migalhas não limpa as mãos.
Curtir · · Seguir (desfazer) publicação · Compartilhar · há 15 horas
Rui Zilnet, Rosangela Maria Barrenha, Almir Ribeiro e outras 16 pessoas curtiram isso.
2 compartilhamentos

Ademir Elias Olha Tati, estátua seria um pouco demais, mas acredito que o viaduto no trevo na Bauru-Ipaussu, próximo ao antigo bordel, poderia, perfeitamente ser batizado de "trevo Emi Cezarino", assim como o inventor do sanduiche Bauru, Casemiro Pinto Neto foi homenageado e dá nome ao viaduto da Rondon sobre a Nações Unidas, bem próximo à Estatua da Liberdade, das Lojas Havan.
há 15 horas · Curtir

Rui Zilnet E o viaduto com o nome de Pedro Tobias, qual será? kkkk
há 15 horas · Curtir · 1

Agnaldo Lulinha Silva Concordo com o Henrique o nome e uma boa escolha vamos colocar a Eny
há 14 horas · Curtir

Marcos Munhoz entre pedro tobias e eny ,prefiro despudoradamente ENY.
há 14 horas · Curtir · 2

Aparecido Carlos Leandro O viaduto com o nome do Pedro pode ser aquele que vai para o Libano e desemboca em qualquer beco de Beirute.............mil vezes a Eny do que este tipo,hipócrita, charlatão e demagogo...e envolvido até a raiz do cabelo com o ex- Presidente da AHB, só que liso igual a um bagre saiu fora rapidinho, deixando o " amigo" na mão.....
há 13 horas · Editado · Curtir · 3

Wilson Maceri Jr. O HPA é um gozador....Tem greve na saúde, luta pelo fim da terceirização, movimento pelo preço das passagens, muita briga boa de se enfrentar....Estátua?????ah, da licença....
há 14 horas · Curtir · 2

CONTINIA...

Mafuá do HPA disse...

CONTINUA COMENTÁRIOS POST TATI:

Sonyah Quadros meu amigo Aparecido Carlos Leandro vc deveria tomar mais cuidado com suas palavras. Tenho certeza que não sabe o que está dizendo, deve ter tomado alguma coisa que não lhe fez bem. Se sabe de alguma coisa que não sabemos seria interessante participar do processo Odontoma. Precisamos muito de ouvir verdades e isso que vc disse com certeza não é. Aém de ser profundamente preconceituoso.
há 13 horas · Curtir · 2

Aparecido Carlos Leandro A questão aqui é a Eny......Senhora Sonya...............o resto é devaneio, e em tempo eu só tomo agua.............e não julgo as pessoas, só relato o que esta sendo visto e mostrado e que só não ve que não quer ver.....tambem não taxo quem eu não conheço de preconceituoso, o maximo que faço é discordar de sua opinião........isso sim é preconceito.......
há 13 horas · Editado · Curtir · 1

Luceli Toledo Martins De Paula Campos Faço minhas as suas palavras Tatiana Calmon! bjsss
há 11 horas · Curtir · 1

Iza Vecchi se tem alguem que então merecia uma estatua, ou busto, seria o Sr. Paiva. pronto
há 11 horas · Curtir · 4

Aparecido Carlos Leandro Grande lembrança, homem de valor inestimavel, HUMANO, solidário............
há 11 horas · Editado · Curtir · 2

Luceli Toledo Martins De Paula Campos Apoiado Iza Vecchi!
há 11 horas · Curtir · 2

Luiz Henrique Carneiro Por isso que eu voto na Palmirinha... rs
há 11 horas · Curtir · 1

Leonilda Marques Bauru, não faz nada...e quando outros fazem..., ficam irritados...!
há 10 horas · Curtir · 1

Marcia Zamarioli Boa Tatiana Calmon...concordo!!!!
há 10 horas · Curtir · 1

Getulio Amâncio filézão essa Eni heim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
há 9 horas · Curtir · 1

Luiz Henrique Carneiro Posso esta enganado mas o viaduto popularmente conhecido como Trevo de Eny, realmente se chama Trevo da Eny.. com placa do DER e etc.. rs
há 9 horas · Curtir

Tatiana Calmon o nome é oficial.....
há 8 horas · Curtir

G Gomes Oliveira Basílio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SÓ FALTAVA ESSA. UMA ESTALTUA KKKKKK ESTALTUA MESMO PARA A DAMA KKKKK AÍ FICA COMPLETO ...A ESTATUA DA LIBERDADE E A ESTATUA DA LIBERTINAGEM KKKKKKKKKKKKK
há 6 horas · Curtir · 1

Sueli Lima Cada um tem a "ESTATUA" que merece rsrs
há 5 horas · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Retornando a Bauru amanhã. Entrei na net só agora, 22h. O trevo e nem o visduto leva o nome da Eny. Só que na boca do povo, que é o que vale, ninguém conhece aquele lugar por outro nome: Trevo da Eny. Eny, todos sabemos foi uma cafetina, nada santa, ma...Ver mais
há 29 minutos · Curtir

Tatiana Calmon Henrique Perazzi de Aquino, a Eny era uma exploradora, que pegava meninas de 8, 9 10 anos e vendia a virgindade a preço de ouro. Explorou, escravizou e destruiu muitas vidas. O livro do Lucius foi superficial e o relato de frequentadores de uma casa de exploração nao dignifica quem viveu de destruir a vida ds outros
há 26 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Desconheço isso, portanto não opino sobre algo tão sério sem ao menos me inteirar.Porém continua valendo tudo o que escrevi.
há 24 minutos · Curtir

CONTINUA...

Mafuá do HPA disse...

Tatiana Calmon sim Henrique Perazzi de Aquino, pra voce vale o relato dos usuários de meninas..... e pronto
há 23 minutos · Curtir

CONTINUAÇÃO COMENTÁRIOS POST DA TATI:

Henrique Perazzi de Aquino Não Tai,nem tenho tantos relatos para formar opinião, porém é bom saber de onde tirou o que nos informa, algo que para mim, confesso, é a primeira vez que vejo. Tendo mais dados gostaria de ter acesso. Na construção de uma imagem de pessoas não dá para se fundamertar por ouvi dizer. Isso é sério. Sei da supercialidade do livro do Lucius, mas esse negócio de meninas de 8, 9 anos, realmente para mim é algo novo.
há 20 minutos · Curtir

Tatiana Calmon se voce precisa dos relatos das vitimas das cafetinas precisa andar um pouquinho mais... e isso de meninas de 8, 9 e 10 anos nao aconteceu so aqui... e infelizmente ainda acontece, mas, se voce precisa dos relatos para crer nisso.... que posso fazer??? Ja imaginou se precisássemos dos relatos dos desaparecidos e mortos na ditatura para acreditar neles....????
há 17 minutos · Curtir

Tatiana Calmon imagine se as menins de 8, 9 e 10 anos foram ouvidas por alguem?????
há 16 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Tai, não é isso, é que nunca ouvi isso, é isso que escreve é sério demais. Entendo e compreendo tudo o que escreveu, concordo, mas não posso ir adiante em cima de algo sobre o qual nunca tinha ouvido falar. Só isso. Não mistuyre os fatos, pois não podemos colocar no mesmo balaio todos os envolvidos na prostituição como trilhando o mesmo caminho.Depois conversamos sobre isso pessoalmente e me demonstre algo que não havia, com todasinceridade, visto comessa conotação.
há 14 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Desnecessário continuar dialogando dessa forma contigo. Voce diz ter certeza de algo, pois afirma categoricamente, eu não. VOu procurar saber e revejo até posicionamentos assumidos tendo essa certeza e continuarei as tendo como as publicadas nesses dias, se nada for confirmado. Amanhã estou de volta a BAuru, conversamos...
há 9 minutos · Curtir

Tatiana Calmon procure ouvir as vitimas Henrique Perazzi de Aquino, nao será fácil achar, mas elas estão por ai, ou ouça algumas as meninas bem tratadas, e saberá muito mais do que diz sber
há 7 minutos · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Pelo visto voce saberá me indicar o caminho das pedras. Te procuro e vais me indicar o caminho, só aí voltamos ao assunto, com algo em cima de fatos.É melhor assim, pois construir e descontruir pessoas é algo tão fácil hoje. Você bem sabe minha cara, pelos relatos aí expostos na net após essa polêmica, dos gratuitos ataques que recebo, de gente que nunca me viu na vida, nada sabe de mim. Eu me irrito facilmente com pessoas que tenho comprovado no dia a dia serem uns pulhas, desses não tenho dó nem piedade, implacável. Mas, nesses casos, como o citado, prefito bater esse papo contigo e irás me elucidar algo novo, desconhecido para mim, talvez uma boa fonte de pesquisa. Um abracito do HPA. Vou dormir, pois volto para BAuru amanhã bem cedo. By

Mafuá do HPA disse...

UM NOVO POST DE TATIANA E ALGO QUE NÃO POSSO DEIXAR DE REPRODUZIR AQUI:


Tatiana Calmon 06.08.13
A polêmica da réplica da estatua da liberdade instalada em uma loja na entrada da “Sem Limites”, que levou a discussão de outro tema polêmico, inclusive com a defesa de uma nova estatua para a mundialmente famosa cafetina Eny, mexeu com minhas memórias.
Polêmicas à parte, e afastando também o moralismo, creio que a dama do cabelo azul não merece a homenagem, não por que não foi importante para a história da cidade, mas, por que sua fama, riqueza foi feito às custas de muito sofrimento, dor, exploração. Escravizou e explorou milhares de jovens e crianças. O fato de ter ajudado alguns pobres, não afasta (para mim), a forma com que conseguia seu dinheiro.
Mas vamos a uma história que ouvi quando pequena.

O amigo da cafetina.
O Turco era homem influente na região de Bauru. Muito rico, dono de terras, comércios, com muito destaque na sociedade local, figura pública e tida como benemérita.
Ajudava a eleger prefeitos, deputados, senadores e gozava de apreço até mesmo com presidentes. Transitava por todos os setores e poderes como quem anda no quintal de casa.
Era muito amigo da cafetina Eny, proprietária de um dos mais luxosos bordeis, frequentemente era lá recebido com festas, principalmente quando mandava fechar a casa para a visita de seus amigos ilustres.
Ouvia sempre as histórias que falavam dele e de alguns hábitos, que dizem se gabava nas rodas masculinas. Gostava muito de meninas novinhas, e era sempre chamado por sua amiga para inaugurá-las. Gostava de todas as cores, mas tinha que ser novinha, com os peitinhos miúdos como jabuticaba, que ele gostava de apertar até a cabritinha chorar. Preferia as mais branquinhas, que ficavam com a pele marcada com qualquer carinho mais forte. Brincava com elas algumas vezes, exigindo é claro, que fossem so dele. Para garantir, sua propriedade, fazia com elas o que costumava fazer com seu gado. Marcava. Cada menina que ele comprava o cabaço a preço de ouro, tinha as coxas queimadas pelo seu charuto. Era sua cabrita, quando se cansava, deixava que seus amigos também brincassem com a menina, que depois era levada para outra cidade.
A cada dois meses mais ou menos, recebia uma nova encomenda. Sua grande amiga, nunca lhe deixava faltar deliciosas e tenras novidades.
Esse homem, poderoso, honrado, pai de família, hoje é busto, é nome de rua e de praças em várias cidades, mas, em nenhum destes monumentos está escrito o nome de qualquer uma de suas vítimas.

Tatiana Calmon 06.08.13
Curtir · · Compartilhar · há 6 horas ·
Almir Ribeiro, Marta Caputo, Silvio Durante e outras 10 pessoas curtiram isso.
1 compartilhamento
Ver mais 5 comentários

CONTINUAR

Mafuá do HPA disse...

CONTINUAÇÃO...

Leonilda Marques A tal da Eny, merece uma estatua, na qual estará sendo enforcada....nada mais...!
há 4 horas · Curtir · 1

Maria Cristina Zanin Sant'Anna Obrigada Tati, por escrever. Revela o tráfico humano, isso é um assunto muito sério. Sociedade hipócrita.
há 4 horas · Curtir · 4

Wania Hungaro Oliveira Aguillar muito bom,,,concordo com a lidiane Oliveira
há 2 horas · Curtir · 1

Sonyah Quadros que pena!
há 2 horas · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Eu nunca em meus 53 anos tive nenhum tipo de receio de voltar atrás em decisões tomadas. Reconhecer erros fazem parte da postura ética de uma vida. Desconhecia isso e se de fato ocorreu, Eny perde muito do glamour conquistado, pelo menos para mim na cidade. Assim como nunca teve glamour nenhum monumentos defronte templos capitalistas. A jocosidade da brincadeira continua mais do que válida, pois diante de uns levantando ícones de um lado, nada melhor do que outros de outro. Disso tudo que tenho visto desde que a está tua foi levantada e fiz a jocosa proposta de se levantar outra, ressalta a agressividade de algumas pessoas, que nunca te viram, não te conhecem e te agridiem gratuitamente. O face é um espaço disso. Já discussões como essa, não me furto em fazê-las, sempre e cada vez mais, pois dessas sempre algo novo, aprendizado, novos entendimentos e compreensões. É o que faço nesse momento.
alguns segundos atrás · Curtir

Anônimo disse...

Henrique, só mais uma coisa amigo, vi agora o comentário da Tatiana e se encaixa perfeito ao da Cristina.

Eu já tinha ouvido histórias assim como as que a Tatiana contou, é bem provável que tenha ocorrido, esse meio tem dessas coisas e acho que não tem melhor pessoa nesta cidade hoje para investigar como historiador e escrever sobre tudo isso de forma imparcial e nada superficial como você, tenho certeza que faria um relato sensacional.

Eu tb não entro nessa de caridade e tal das hipocrisias do sistema, mas como falei, a história boa ou não tem que ser preservada e contada, eu me recordo antes da Copa do Mundo na Alemanha em 2006, a dona Fifa exigiu a derrubada do arco do estádio olímpico de Berlim por ser uma arquitetura que remete ao nazismo, e os alemães brilhantemente diferente dos submissos brasileiros, bateram o pé e disseram, "sim, lembra o nazismo, mas faz parte da história da humanidade, deve ser preservado para que nunca ocorra novamente".

Sensacional, história é isso mesmo, e todos os personagens que a escreveram tem o seu lugar nela.

E mais uma vez peço sua reflexão, veja a maioria dos comentários, olha o tempo perdido e o grau que está a cabeça das pessoas, como pensar um país desse jeito?? E é isso mesmo, no final das contas, ganhou a grande rede capitalista, uma visibilidade a fazer inveja aos seus marketeiros.

Camarada Insurgente Marcos Paulo

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, assino a idéia com uma placa nos pés da estátua em letras garrafais:
ENY CEZARINO
A POPULAÇÃO BAURUENSE.
"QUE FILHO DA PUTA NENHUM SE ESQUEÇA DE ONDE VEIO".