quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CENA BAURUENSE (110)


ALGUMAS NOTAS SOBRE A SAÚDE MUNICIPAL NO RETORNO À BAURU – PARA QUEM DÁ TIRO NO PRÓPRIO PÉ
“Eu voltei, agora para ficar...”, diz a letra do samba e após permanecer exatos 14 dias fora de Bauru encontro a seguinte situação rondando a Saúde Municipal. Uma grave de servidores da FAMESP, mais exatamente no Hospital Regional expressa bem como o seu maior mantenedor procede nas negociações com a categoria profissional: esperando a decisão de instância superior. Dias atrás o deputado Pedro Tobias disse em entrevista para o grupo Bauru Acordou!, no aeroporto Bauru/Arealva e na presença do governador Alckmin, que existe muito dinheiro com a Famesp e ela teria como resolver isso. Agora espera juízes decidirem a questão. Quem falta com a verdade, o deputado ou a direção da Famesp?

Enquanto isso, trabalhadores padecem e recebem poucos apoios. Insensibilidade verificada também na distribuição dos leitos da cidade, onde até em macas do SAMU estão abrigados gente à espera de internação na cidade. Afinal, como é o processo de internação vigente no Hospital de Base, hoje também administrado pela FAMESP? O que era para ser solução, pelo visto piorou.

O que parece ter melhorado foi a decisão da Justiça em começar a culpabilizar os que lesaram os cofres da AHB – Associação Hospitalar de Bauru, no considerado Mensalão Bauruense. Queremos não só citação dos nomes, mas uma investigação abrangente, com os nomes de quem comandava o esquema. Se nossa imprensa quiser ter um pouco só de empenho isso se esclarece antes do tempo e bem antes da Justiça. Não enxergo mais esse poder investigativo na imprensa hoje, apesar de ler que a revista mensal AZ está preparando uma matéria onde não deixará pedra sobre pedra. Ver par crer.

O programa Mais Médicos do Governo Federal parece incomodar a classe médica, que força para a não contratação de médicos estrangeiros, mas faz descaso com a situação caótica provocada pelo recuse dos médicos brasileiros em trabalhar em plantões atendendo a população carente. Vergonhosa a solução encontrada pela Secretária Municipal de Saúde, conseguindo aprovar o pagamento de valores estratosféricos para os plantões e horas extras, essa única condição para nossos médicos trabalharem. Viraram os barões da folha salarial dentro da municipalidade e não resolveram o problema do atendimento.

Mudando de assunto: Mal chego e nas manchetes a cassação de três vereadores por campanhas vinculadas à igreja e com votos ditos de cabresto. Pera lá, só esses e só com católicos? Desconheço evangélico que não peça voto dessa forma e com falação no púlpito. Seria bom também dar uma verificada em todos os processos de eleitos e com pendengas na Lei de Ficha Limpa, que pelo visto não suja ninguém. A limpa se for mesmo feita, terá que ser ampla, geral e irrestrita, do contrário, fica parecendo perseguição a um só segmento. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, só um detalhe no texto para não ficar distorcido, o médico malandro disse que sobra dinheiro na UNESP na entrevista e não referente a Famesp.

Abraços amigo
Camarada Marcos Paulo

Anônimo disse...

Henrique

A pior solução encontrada para resolver os problemas dos médicos foi a dada por BAuru, quando elevou os salários dos seus, de forma a não ferir a legislação, com uma estratégia maliciosa e cheia de subterfúgios, para burlar a lei e se dizerem dentro dela, sem nenhuma ética, deixaram os seus lá em cima, não pensando nem um poucos nos demais profissionais da administração. O que fizeram foi abominável e vejo poucos condenando isso de fato. Rever isso é mais do que urgente. Uma vergonha nacional. Esse secretário da saúde deveria ter seu nome fixado em postes públicos como o culpado pela crise moral que se instaurou na administração. Ninguém pode fazer isso impunemente. E quem o critica? E quem expõe isso? E quem tem peito para mudar isso? E quem... Falta coragem hoje em todos os sentidos e a situação persiste.

Eu fico indignada com tudo isso e nem durmo mais direito. E ainda vem agora a Fundação, comandada pela mesma pessoa. Por que o prefeito não o põe para correr?

Aurora

Anônimo disse...

E TEM MAIS MEDICO DA ALTA A PACIENTE QUE CONSEGIU VAGA ATRAVÉS DA JUSTIÇA, MESMO ESTANDO DOENTE. CDH/OAB ENTROU COM REP. JUNTO AO PROMOTOR DR. FERNANDO. MAIS ESSA AMIGO ESTAMOS FERRADO. CADÊ A FAMESP E O DEPUTADO.

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

AS PESSOAS CONTINUAM MORRENDO NO PRONTO SOCORRO DE BAURU

Quem bancava campanha milionária em Bauru era o dinheiro roubado do Hospital de Base...Depois que a casa caiu, eles não lançaram nem candidato a prefeito nas eleições de 2012...E a gráfica do Hospital(não sei porque a Policia Federal arquivou este Inquérito) possivelmente bancava o material de campanha de politicos que também desistiram de serem candidatos em 2012...As autoridades de Bauru estão poupando o "PODEROSO CHEFÃO"!

GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Parece-me que os politangélicos são mais espertos que os politatólicos!

Enquanto os primeiros ficam no blablablá para vender seus peixes, os segundos, confiando na costumeira vista grossa da Justiça Eleitoral, resolveram "por no papel". Ferraram-se!
Márcio Machado