quarta-feira, 28 de agosto de 2013

FRASE (110) -


O ÓDIO, A INDIFERENÇA, A MENTIRA, A FALSIDADE, TUDO JUNTO E BAGUNÇANDO O CORETO

Eu se pudesse largava tudo o que estou fazendo e ficaria horas e horas escrevendo só sobre meus amigos, temas que gosto, histórias recolhidas por aí, mas meu baixo saldo bancário me faz correr atrás do que dizem ser “o prejuízo”. E vou na onda, sobrando algumas poucas horinhas para escrevinhações mafuentas. As faço a toque de caixa. Primeiro, antes de mais nada escrevo de um dileto amigo, ESSO MACIEL. Estive com ele na segunda no 4º SLAM e lá algo contundente que fiquei sabendo pelo escrito de outra amiga, Mariza Basso: “Ontem foi a última aparição da Onça, conforme anunciado pelo seu criador Esso Maciel. Esso há muitos e muitos anos veste a pele da Onça geralmente para sair no carnaval, ontem no SLAM poético realizado no Museu Ferroviário de Bauru, a Onça Morreu! Esso deu um show de disposição e talento com seu jeito irreverente e polêmico. Um amigo querido fiel há muitos anos, meu primeiro ídolo teatral. Vida longa ao Esso!”. Isso teria que ser matéria de capa de todos os jornais locais, dar na TV, o rádio divulgar como algo a enlutar essa cidade. A Onça do Esso pendurou as chuteiras. Não vi uma linha em lugar nenhum. Essa foto da Mariza, a última de Esso como Onça já é histórica. Saúdo meu amigo Esso, aroeira pura nesse varonil torrão cheio de contradições homéricas. Dele, esse vídeo, também gravado por Mariza, do última ato: http://www.youtube.com/watch?v=n6A9zBhHcko

Deixa eu esmerilhar algo que ando lendo e a me fazer subir a hemoglobina. Seu Reinaldo Cafeo, o economista que prevê tudo e depois desprevê (sic) tudo com a mesma rapidez, sempre lado a lado com os interesses das "forças vivas", não vê nenhum tom racista na manifestação dos médicos brasileiros protestando contra a vinda não dos estrangeiros, mas só contra os cubanos. Não consigo concordar com nada do que esse cara fala ou escreve. Sabe aquilo de você querer buscar um caminho e ouve o cara só para saber que o rumo a ser tomado é exatamente o contrário. É o que faço com tudo o que vem de suas profecias (sim, ele é profeta, mas já teve que desdizer suas previsões em muitas vezes). Já o outro Cafeo, seu irmão, vejo esse nessa semana envolvido com algo salutar, tentando promover algo de grandioso junto ao combalido Esporte Clube Noroeste, quando propõe fazer o que sabe (atuação publicitária) em prol de salvar o time do coração da cidade (pelo menos os do lado B dessa cidade, pois os do lado A gostam mais da Panela de Pressão). Diferentes, não?

Abro os jornais e cuspo fogo. Tentam camuflar mortes e mais mortes nos plantões hospitalares bauruenses e ninguém se espanta a ponto de ir à frente do escritório do deputado PT – Pedro Tobias e exigir algo contundente sobre o crime de lesa município que os seus impingiram à AHB. Não pegam pesado para que ele vá lá no seu amigo Alckmin exigir como deputado, que as vagas do monopólio mantido pelo estado dirigido por esse, tendo à frente uma empresa das mais nebulosas, a Famesp, fique segurando vagas. Existe uma ala inteira do Hospital Estadual deserta, não funcionando por falta de funcionários, existem outras no Base e gente continua morrendo no Pronto Socorro. Cadê o Bauru Acordou!? Ai vem um vereador da ala tucana, ligação umbilical com esse PT, Arildo Lima Jr e diz que os vereadores cassados fizeram uso do tapetão. Adora picuinhas e sabe que nenhum dos que talvez tomem posse fizeram algo via tapetão, quem fez foi a Justiça Eleitoral. Ele ajudar a cidade pressionando o governador e o deputado para resolver o problema da saúde, isso algo impensável, pois naquelas hostes não é permitido cobranças com alguém do alto escalão. E aí o cara fica atirando a esmo, deixando de cumprir o papel para o qual foi eleito. Estamos cheios de gente assim por lá e o pior é a frase que continua valendo, dita por não me lembro quem de que, com 3 vereadores médicos na Câmara, não é a Saúde bauruense que está doente, mas sim eles, deixando de atuarem na solução adequada para os nossos problemas no setor. Daí, em tom de ironia, essa bula distribuída como a Nota Oficial dos médicos brasileiros, provável posicionamento desses sobre a vinda dos cubanos, serve também para a atuação dos três frente ao caos na saúde na cidade. Ininteligível até para atendentes de farmácia.

Quero ver alguém começar a tomar uma atitude contra os vereadores que descaradamente mantém gente aos borbotões dentro da administração municipal. Os caras são pagos para fiscalizar a administração, mas mantém funcionários lá dentro. E a dita Justiça não toma as providências cabíveis? Estou ficando um velho gagá e rabugento, como me escreveu meu primo, Beto, semanas atrás. Para os que me vêem assim, deixo aqui algo que acabo de ler num texto sobre o cineasta egípcio Muhammed Hamdy, transcrito na íntegra para entendimento geral dos interessados de plantão: “Os incidentes no meu país me levaram a começar a ler Forag Foda. Forag foi um pensador liberal, assassinado por um grupo fundamentalista religioso em 1992 por causa do seu livro A Verdade Ausente. Um fato irônico é que, quando o juiz pergunto ao assassino por que o tinha matado, ele respondeu: 'Por causa dos textos ateus que ele escrevia’. O juiz indagou: ‘E você leu o que ele escrevia?’. ‘Não, nunca li’, respondeu ele. E o juiz questionou: ‘Por que?’. ‘Porque não sei ler nem escrever’, respondeu o matador”. Quando li a introdução do livro me deu uma louca vontade de chorar, pois misturei com tudo isso que anda acontecendo por aqui, essa intolerância de merda: “O que digo aqui muitos irão negar, porque preferem ouvir só o que querem ouvir, porque sua alma só gosta do que já gosta, só adora o que já decidiu adorar, e é muito difícil que consiga entender qualquer outra coisa. E o pior que pode acontecer para os leitores deste livro é começarem a lê-lo a partir de um prejulgamento determinado pelo ódio”.
É isso, a agente se odeia, mas finge que tudo está muito bem, obrigado.
Fechando tudo, Mariza publica no youtube um vídeo onde declamo uma poesia de Lázaro Carneiro, uma de suas mais longas, segunda à noite no frio do quintal do Museu Ferroviário, nos estertores do 4º SLAM. Se prometerem que não irão dar muitas risadas, deixo assistirem. Vá lá: http://youtu.be/KgE-dIUF7Uk

7 comentários:

Anônimo disse...

meu amor foi lindo declamando ! e seu lázaro foi preciso na poesia que te emprestou. obrigada mariza por ter registrado este momento no frio que estava fazendo. henrique não tem papas mesmo: "nem na língua e nem em roma"..... beijos da ana bia

Anônimo disse...

ESSO DA ONÇA ONÇA DO ESSO ISSO DE ONÇA É COISA DO ESSO

CARLOS EDUARDO MARTINS

Anônimo disse...

Não é só em Bauru...
Procura-se: Médicos 'fogem' de expediente em hospital público - Rio - O Dia
odia.ig.com.br
Eles deveriam estar no Cardoso Fontes, onde têm salários de até R$ 16 mil, mas quase não vão ao hosp...

Antonio Morales

Anônimo disse...

tai meu interprete favorito.
rarsrsrsrrss
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

HENRIQUE
O VEREADOR ROQUE FERREIRA POSTOU ISSO NO FACEBOOK DIA 26 DE AGOSTO E ABAIXO O QUE GEROU DE COMENTÁRIOS. VALE FICAR AÍ REGISTRADO NO SEU MAFUÁ.
PIRES

E tem gente que insiste em negar...

Jogadores do JEC levam susto após almoço no centro
portaljoinville.com.br
Naldo e Hernani chegaram e passaram por um susto - Foto: Juliano Schmidt Os recém-contratados do Joinville Esporte Clube, o zagueiro Naldo e o volante Hernani, não tiveram uma recepção…
1Curtir · · Compartilhar
Gilberto Truijo, Valdir Ferreira de Souza e outras 4 pessoas curtiram isso.

Henrique Perazzi de Aquino Cafeo negou novamente hoje no InformaSom da 94FM. Para eles, Roque exagera quando cita essa perseguição ao negro. Foi o que ouvi e só não desliguei o rádio, pois ouço esse cara só para me certificar do que o outro lado da moeda pensa. Tapam o sol com a peneira.
27 de agosto às 09:28 · Curtir

João Andrade Cafeo? Quem é Cafeo? Aquele homem branco, todo almofadinha, consultor de economia dos mais reacionários órgãos de imprensa de Bauru?
27 de agosto às 09:46 · Curtir

Gilberto Truijo DIGA NÃO AO RACISMO.
27 de agosto às 10:03 · Curtir · 1

Valdir Ferreira de Souza O Cafeo, é um dos maiores reacionário que conheço, sempre foi assm.
27 de agosto às 10:16 · Curtir

Vanil Souza Sinceramente não entendo o Reinaldo Cafeo como reacionário, afinal ele está contradizendo nosso amigo Roque que pertence à esquerda marxista do PT. O que vejo é que a real discussão sobre os médicos cubanos, não cogitou a cor da pele destes profissionais. Não os vi mas duvido que não tenham brancos entre eles. Por favor, racismo é abominável seja de que lado venha.
27 de agosto às 10:28 · Curtir

Jorge Luiz Maskalenka Cafeo é um dos mais lendários chatos da história da humanidade. Se tirarem a radiografia de alguns empresários de Bauru o esqueletinho dele irá aparecer grudado nos testículos deles com certeza.
27 de agosto às 10:33 · Curtir

Ana Lellis Parar pessoa negra para revistar como suspeito (de quê?) tem sido uma constante nos noticiários e tem cheiro forte de racismo.
27 de agosto às 12:09 · Curtir

Fatima Pereira da Silva Esse é o nosso Brasil,povinho ignorante.
27 de agosto às 12:21 · Curtir

Ronald Spaiciol Quem é esse excroto?
27 de agosto às 15:54 · Editado · Curtir

Roque Ferreira Caro Vanil Souza, a população cubana é majoritariamente negra. Esta parte da população optou por escolheu duas profissões pedagogia e medicina. A questão central é a intolerância em relação aos médicos cubanos. O componente racial entra neste debate a partir das manifestações que estamos vendo proliferar em todo o país, comandada por um dos setores mais conservadores da classe médica. Se analisarmos bem nossa realidade social e objetiva, veremos que em determinadas profissões não existem negros. Quantos médicos negros alguns de vocês conhecem em Bauru. O Dr Santana já faleceu...mais alguns? O racismo aparece também quando existe disputa por "mercado". Estes fatores todos se combinam.
27 de agosto às 16:04 · Curtir · 1


não coube, vou continuar no seguinte

Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

essa a continuação:

Vanil Souza Caro Roque, seu conhecimento dos bastidores das notícias são infinitamente maiores que os meus, portanto nao vou entrar no mérito da discussão. Penso que assim como eu a maioria dos brasileiros, enxergam através dos livros, filmes, revistas e jornais, que Cuba é um país minúsculo, que se recusa a enfrentar o capitalismo e por isso não oferece condições dignas à sua população, relegada a uma indústria medieval e produtos indiscutívelmente, desatualizados. Uma ditadura milenar, que afronta qualquer pensamento democrático, além de financiar outros pequenas tentativas ditatoriais pela nossa pobre américa latina. Porque justamente os profissionais deste lugar tem que suplantar nossos médicos? Essa é a questão, nunca a cor da pele deles, pelo menos na minha concepção.
27 de agosto às 16:48 · Curtir

Roque Ferreira Vanil Souza, sua apreciação sobre Cuba não é precisa. aqui não se trata de concordadr oiu não com o modelo cubano que tem suas imprecisões. A medicina Cubana, principalmente sua atuação na prevenção é reconhecida no mundo todo. Não podemos estabelecer análises, julgamentos de um povo partindo de nossos valores culturais. É preciso conhecer a realidade dos povos, saber suas motivações, inclusive para concordar e discordar.
27 de agosto às 16:56 · Curtir · 1

Milton Luna Vanil Souza, É que o povo está acostumado a ver médicos loiros, pele clara, bem vestido (roupas de grife), com carrões importados, e não pessoas comuns que se formaram e continuam sendo os mesmos. - A "classe" médica brasileira.... está voltada a um atendimento elitizado.... Até os planos de saúde que cresceu a partir do sacrifício de muita gente ser obrigada a pagar.... está com atendimento deixando a desejar. Na verdade o que querem é que os pobres não tenham atendimento médico... Sobre Cuba, Vanil, leia "A Ilha" de Fernando de Moraes...
27 de agosto às 18:21 · Curtir

Vanil Souza Vc tem razão em muitos pontos Milton Luna, só do discordando da vertente racismo, só isso. Mas acho que sou carta vencida.
27 de agosto às 18:26 · Curtir · 1

Milton Luna Não existe carta vencida, mas sim um debate, principalmente quando serve para o nosso crescimento. Um abraço...
27 de agosto às 18:28 · Curtir · 1

Maristela Santos Perfeito Milton, a população está realmente acostumada a essa elitização da classe médica e esquecem que eles não são os semi deuses...O julgar pela aparência e não pela competência empobrece mais ainda essas pessoas.
27 de agosto às 18:29 · Curtir · 1

Rodrigo Santos Bauru Gente, quanta discussão inútil. É evidente que existe sim pré-conceito e racismo. É só imaginar uma centena de médicos suecos de olhos azuis desembarcando no Brasil. Todos seriam aplaudidos. Muito bla bla bla....
27 de agosto às 18:54 · Curtir · 1