sábado, 14 de novembro de 2015

AMIGOS DO PEITO (111)


QUANDO HOMENAGEADO, FICO TODO PIMPÃO – TRÊS AFAGOS

Hoje talvez não seja o dia mais recomendável para relembrar homenagens, mas recebi recentemente três e as cito aqui orgulhosamente, numa forma de também desdizer os que insistem em bater na tecla de que o que faço é “a insanidade em forma de escritos e pensamento”. Olha se não é para ficar todo pimpão:

1 – Meu dileto amigo Lázaro Carneiro lança uma nova cria no mercado, o livro Atestado de Óbvio, com aqueles escritos cheios de sabedoria caipira, o que mais precisamos nesses momentos angustiantes de incertezas e abalos sísmicos de roteiro de vida. Veja o que postou no facebook: “Já está em minhas mãos, o livro atestado de óbvio, com prefácio de Wellington Leite ,apresentação de Henrique Perazzi de Aquino e orelha de Maria José Ursolini”. Um privilégio estar ao lado desses dois e no livro desse baita escrevinhador do cerrado, embaixador das letrinhas caiporas. O texto que havia escrito a ele está aqui reproduzido: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search…. Como não ficar de queixo caído com um amigaço desses.


2 – Dei uma singela contribuição para a Semana da Consciência Negra lá na EE Edison Bastos Gasparini e o fiz escrevinhando um perfil de suas idealizadores e realizadoras, professoras Sebastiana de Fátima Gomes, a Tiana e Renata Santin no meu Personagens sem Carimbo – O Lado B de Bauru. Nada mais. E ao abrir meu facebook ontem lá um texto da Renata que me fez chorar, molhando todos meus papéis mafuentos. Eis que escreveu: “Meu querido amigo Henrique Perazzi de Aquino, o que falar de uma pessoa, simples, que trabalha ativamente mostrando a diversidade cultural que existe nessa cidade maravilhosa e também em outros lugares. Quando propus a fazer o projeto da consciência negra, não tinha ideia de como começar. Tanto eu como a Sebastiana De Fátima Gomes, recebemos duras criticas, e muitos negros que hoje fazem parte desta cultura, nem se quer deram uma resposta positiva ou negativa a nós. E o tempo esgotando, e meu desespero aumentando, e fomos trabalhando com as ferramentas que tínhamos com nossos alunos, falar da cultura africana. Mostrar a importância cultural , incentivar minhas alunas e alunos a ter respeito. Mostrar aos amigos professores que não eram só uma data qualquer, era algo a mais. E mostrar aos alunos a oração do Pai nosso em iorubá. E quando pensei em desistir, pois as lágrimas não cessavam, e o medo de errar, de ser apenas uma sonhadora. Deus colocou você em nossa vida vida, a maravilhosa Nina Barbosa. E depois do seu artigo, meu Deus quantas pessoas saíram do seu casulo e vieram abraçar a causa conosco. Ser Henrique Perazzi de Aquino, não é para qualquer um, tem que ter tutano, força e coragem.
Quero de todo meu coração , agradecer a Deus por colocar você em nossa vida. A palavra que define você é Gratidão , pelo profissional, pessoa, e amigo. Muito obrigado, gostaríamos se fosse possível , que estivesse com a sua presença, na Rua dos Ferroviários número 650, Escola Edison Basto Gasparini no dia 14/11 as 9:00 . Um forte abraço que Deus lhe de em dobro todo o bem que faz. Abraços Fraternos. Deixo uma pequena lembrança, com muito carinho: PAI NOSSO EM YORUBÁ/ BÀBÁ WA TI NBE L’ÒRUN / NOSSO PAI QUE MORA NO CÉU/ ÒWÒ FUN ORÙKÓ RE/ RESPEITO O VOSSO NOME/ KI IJOBA RE DÉ/ QUE VENHA O SEU REINO/ AFE TIRE NI KI A SE L’AYE/ VOSSA VONTADE É QUE NÓS FAZEMOS NA TERRA/ BIATI NSE NI ÒRUN/ COMO FAZEMOS NO CÉU/ FUN WA NI ONJE OJÓ WA L’ONI/ DI-NOS A COMIDA DE NOSSO DIA DE HOJE/ DARI ÈSE JI WA/ PERDOAI NOSSOS PECADOS/ BIATI NDARI ESE JI ÀWON SE WA/ COMO PERDOAMOS OS PECADOS QUE NOS FAZEM/ MÃ FA WA SÍNÚ IDEWO/ TIRAI-NOS DE DENTRO DE PROBLEMAS/ NITORIPE IJOBA RE NI/ PORQUE O REINO É VOSSO/ AGBÁRÀ NI TIRE/ O PODER É SEU/ ÒGO NI TIRE/ A GLORIA É VOSSA/ LAYELAYE ÀSE/ PARA SEMPRE AMÉM”.

3 – Comprei a revista Caros Amigos de outubro e como sei que ela tem uma carinha bauruense, com a participação do criativo pessoal da Lettera Comunicações, ali na Marcondes Salgado, escrevi um texto, pois adorei o caderno especial deles sobre Educação, valorizando a escola pública. O texto é esse: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/1173639489332725. O que não esperava é que o pessoal ligado a Lettera fizesse um agradecimento a me tocar tão profundamente. Mara Ramos escreveu: “Obrigada por essa referência tão expressiva. É bom saber que somos observados por olhares atentos como o seu. Isso nos gratifica e nos dá força pra seguir em frente”. Anaí Nabuco escreveu: “Gratidão! Apenas gratidão! Pessoas como você me movem. Abraço”. Jussara Nabuco Canella escreveu: “Obrigada Henrique pelo reconhecimento !! É bom saber que vc é um leitor é admirador da Caros!!”.

Derretido, não pelo calor, mas pelos afagos, retribuo da mesma forma e jeito: continuo escrevinhando e tentando acertar. Grato por tudo.

Nenhum comentário: