domingo, 22 de novembro de 2015

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDOS (123)


"EU SEI, MAS NÃO DEVIA"


VOLTO DA FEIRA E UM TÍTULO QUE DIZ TUDO...
Volto nesse exato momento da feira, mais precisamente da do Rolo, o congraçamento humano mais harmonioso na Bauru dos tempos atuais. Sol efervescente sob nossas cabeças, calor escaldante, fumacinha subindo dos paralelepípedos e um povão a lotar as transversais das ruelas ali entre barracas. Sento junto à banca do Carioca, o lugar onde se discute trivialidades mil e beberica-se cevada de inúmeras procedências. Na saída vejo uma imensa amiga com um livro às mãos e com o título dissertações e divagações inúmeras e intermináveis: "EU SEI, MAS NÃO DEVIA". O que devemos, podemos e temos que saber e o quanto o saber de algo acaba por transformar nossas vidas em algo mais ou menos palatável. Viajando com tudo isso na cabeça, venho almoçar junto aos meus. Decido: Já não quero saber mais nada, melhor assim. Cabeça vazia, devo deixar a vida me levar? Tropico no caminho com tanta coisa na cabeça. A leveza nos faz levitar e passar ao largo de certas coisas.


HOJE TEM BALLOTAGE NA ARGENTINA - MARCHA DE LA BRONCA

Ballotage para eles, los hermanos é a votação do segundo turno (segunda vuelta). Numa disputa pau a pau, centímetro a centímetro e tanto lá como aqui (Dilma x Aécio), a eleição presidencial sendo decidida cabeça a cabeça. Na disputa, o governista SCIOLI, indicado por Cristina e MACRI, prefeito de Buenos Aires e ex-presidente do Boca. Algo como aqui, petralhas e tucanalhas, dita esquerda e direita num confronto angustiante. A decisão é amanhã e já se anuncia que Macri não aceitará a derrota e Scioli promete prosseguir os avanços sociais implantados por Cristina. Do lado dos governistas, o anúncio de que com a derrota a invasão neoliberal será completa e avassaladora (a qual concordo) e do outro, a da oposição, a de que perdendo, o país continuará caminhando para o caos (o que discordo). Conto algo musical da disputa. Uma famosa música, essa que aqui reproduzo, MARCHA DE LA BRONCA, com Leon Gieco, Lerner, Cordera, Calamaro & outros, escrita anos atrás em forma de denúncia contra as barbaridades de um mundo rodeado de “mentiras organizadas e moralistas”. Daí o motivo da tal bronca. Os dois lados da briga eleitoral fazem montagens e a utilizam ao seu bel prazer, como se a bronca só ocorresse do outro lado, como se as mazelas das dificuldades argentinas estivessem localizadas só nos erros do adversário. Não entro na contenda, mas posto a versão original, gravada num estúdio e com seus autores em cena. Linda, aliás de arrepiar. Para encerrar e como não escondo de ninguém minhas preferências, torço por SCIOLI, pois acompanhando o posicionamento de cada grupo, percebo nitidamente o retrocesso que o país vizinho terá com um governo neoliberal, conservador e agressivo com minorias e lutas sociais. O caminhar se faz sempre para a frente... Cliquem a seguir para ouvir a linda canção:https://www.youtube.com/watch?v=836cQtEw1YQ Querendo tomar conhecimento das outras versões, o google e o youtube estão aí para isso, mas o que vale é essa, linda na essência e no momento de sua elaboração.

HOJE PODE SER UM GRANDE OU UM MAL DIA...
Acompanhando a eleição na Argentina, Scioli x Macri e o sucessor de Cristina Kirchner saindo desse pleito, segundo turno em curso. A partir de janeiro transformações profundas ou não na política do Cone Sul e, consequentemente, no Mercosul e em toda política latinoamericana. Alternâncias de poder devem ser algo mais do que normal numa sociedade dita democrática, mas impossível não ocorrer um entristecimento diante de uma real possibilidade do atraso do neoliberalismo declarado e despudorado voltar a governar um país. Tanto lá como cá, dois países totalmente divididos e o mesmo que enfrentamos agora, essa divisão muito mal resolvida pode também vir a se repetir no vizinho país. Vale a pena espiar o que diz exatamente nesse dia o Página 12: www.pagina12.com.ar.Ouço uma rádio argenbtina nesse exato momento, a Continental, onde atua um dos melhores jornalistas daquele país, Victor Hugo Morales. Espiem um pouco do debate fluindo pelas ondas do rádio, algo que vejo pouco, quase nada por aqui: http://www.continental.com.ar/player.aspx?id

PRÊMIO MAIS ORIGINAL DE BAURU
Não existe outro igual. Todo ano o mesmo maravilhamento se repete e se consolida. É lá no distrrito de Tibiriçá, 10 km de Bauru. A família Baté reúne forças e faz uma festança para homenagear aqueles que estiveram ao lado da comunidade representada por eles durante o ano que se encerra. Reúne as famílias do lugar, junta a comunidade e justamente no Dia da Consciência Negra, 20/11, também de Zumbi dos Palmares promove o almoço e a entrega de medalhas com a insignia de Zumbi. Nesse anos foram 30 homenageados. E parte da cidade segue para lá, no imenso barracão do Centro Comunitário e com um belo de um almoço, o congraçamento humano é elevado à sua máxima potência. A premiação por lá não tem jabá, muito comum em outros prêmios pela aí, mas a sinceridade dessa gente mais simples e como entendem devem ser as homenagens entre os seus e os que estão e estiveram ao seu lado. Publico um álbum com algumas fotos da festança desse ano. Olhem bem e vejam, se na maioria das vezes, eles não acertam em cheio. As fotos lá tiradas dizem mais do que minhas palavras. Viva os Baté, a festação promovida por eles, Tibiriçá e Zumbi dos Palmares.

Magia Negra
Magia negra era o Pelé jogando, Cartola compondo, Milton cantando. Magia negra é o poema de Castro Alves, o samba de Jovelina…
Magia negra é Djavan, Emicida, Mano Brown, Thalma de Freitas, Simonal. Magia negra é Drogba, Fela kuti, Jam. Magia negra é dona Edith recitando no Sarau da Cooperifa. Carolina de Jesus é pura magia negra. Garrincha tinhas duas pernas mágicas e negras. James Brown. Milton Santos é pura magia.
Não posso ouvir a palavra magia negra que me transformo num dragão.
Michael Jackson e Jordan é magia negra. Cafu, Milton Gonçalves, Dona Ivone Lara, Jeferson De, Robinho, Daiane dos Santos é magia negra.
Fabiana Cozza, Machado de Assis, James Baldwin, Alice Walker, Nelson Mandela, Tupac, isso é o que chamo de magia negra.
Magia negra é Malcon X, Martin Luther King, Mussum, Zumbi, João Antônio, Candeia e Paulinho da Viola. Usain Bolt, Elza Soares, Sarah Vaughan, Billy Holliday e Nina Simone é magia mais do que negra.
Eu faço magia negra quando danço Fundo de Quintal e Bob Marley.
Cruz e Souza Zózimo, Spike Lee, tudo é magia negra neles. Umoja, Espírito de Zumbi, Afro Koteban…
É mestre Bimba, é Vai-Vai, é Mangueira todas as escolas transformando quartas-feira de cinza em alegria de primeira.
Magia negra é Sabotage, MV Bill, Anderson Silva.
Pepetela, Ondjaki, Ana Paula Tavares, João Mello… Magia negra.
Magia negra são os brancos que são solidários na luta contra o racismo.
Magia negra é o RAP, O Samba, o Blues, o Rock, Hip Hop de Africabambaataa.
Magia negra é magia que não acaba mais.
É isso e mais um monte de coisa que é magia negra.
O resto é feitiço racista.
Sérgio Vaz (poesia passada a mim por Renata Santin).


UMA FESTA NO SEIO DE UMA ESCOLA DE SAMBA
O saboroso, o mais prazeroso dentro de uma escola de samba são suas intestinais festas, onde a possibilidade real de congraçamento humano. Encontros e desencontros, onde o que verdadeiramente vale é a possibilidade do reencontro, do estar um diante do outro, do falar de coisas em comum e mais que tudo, sambar juntos, irmanados, pois quando de um desfile uma estabelecida rivalidade. Esse princípio de conversa, as retretas preliminares são as mais saborosas desse mundo. Fui em uma ontem, sábado, 22/11, lá num buffet no Geisel, quando a Escola de Samba Coroa Imperial promoveu a escolha de sua rainha para 2016. Léo Lima apresenta o samba enredo Tropicália, sobre a América Latina. Eu, com essas poucas fotos não quero comentar nada das escolhas, das decisões tomadas, dos encaminhamentos feitos. Quero sim, dizer duas ou tres palavrinhas sobre isso dessas reuniões de gente do samba de Bauru. Vi muitos das mais variadas escolas no salão e todos sorrindo, alegres, pimpões, dançando e cantando. Um verdadeiro e original culto à alegria. É o que vale, ainda mais num mundo cheio de possibilidades de desunião, onde um tal de ódio de classe insiste em levantar sua bestial voz. O meu contentamento num lugar desses é sem fim. É o que tento expressar nas fotos que por lá tiro e agora espalho ao mundo. Gosto de ressaltar em flashes a fisionomia das pessoas, principalmente as da comunidade, os que labutam o ano inteiro e que defendem de fato e de direito o amor por sua escola. E quando em estado de alegria, tudo fica mais lindo, cresce a importância, o significado bonificante de se reunirem e festarem em conjunto. Viva o sorriso humano!

2 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE
MUITO OBRIGADO PELAS BELAS PALAVRAS MEU QUERIDO AMIGO HENRIQUE......FOI UM PRAZER ENORME PODER CONTAR COM A SUA PRESENÇA E DA ANA BIA.....VOCES SÃO MUITOS QUERIDOS POR MIM E POR NOSSA ESCOLA....UM GRANDE ABRAÇO MEU IRMÃO.
E OBRIGADO PELA FOTO
LÉO LIMA

Anônimo disse...

Este encontro em Tibiriçá nos dá a oportunidade de realizar "encontros ". Nestes encontros reafirmamos laços e a disposição de continuar a luta de combate ao racismo e as desigualdades. Hoje torna-se imperativo explicar de forma paciente para a juventude que a luta é de classes, e que o combate sem tréguas ao racismo deve ser um de seus pilares.
ROQUE FERREIRA, VEREADOR