quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CARTAS (149)


AOS QUE JOGAM SUJEIRA PARA DEBAIXO DO TAPETE*
* Essa carta foi enviada para publicação na Tribuna do Leitor do JC em 02/11 e como não saiu na edição impressa até a presente data, 12/11, sai aqui e agora. Entendo os mecanismos da aceitação ou não de uma missiva e como também entendo que o escrito é pertinente ao momento, eis seu enunciado para os interessados de plantão:

Essa ânsia desesperada para atingir Lula tem nome: medo. Que os Governos petistas deixaram a desejar, nada a contestar. Fizeram o que nenhum outro até então haviam feito. Incontestável isso. Mas fazendo uso de um discurso de mudança e enveredando pelos mesmos descaminhos de todos os anteriores, quando adentram o pantanoso terreno da corrupção se perderam de vez. Atenderam alguns anseios, mas ficaram pelo caminho, merecedores de duras críticas. Faltou não só ousadia. Estão no poder, mas não o são de fato. Hoje sabem muito bem disso. Tarde demais. Muitos dos seus já pagam pelos seus erros.

Esse o fato. E o além disso? O em curso no Brasil de hoje vai muito além do surreal. Um surto esquizofrênico devasta tudo e a todos. A corrupção ocorre por todos os lados, poros, matizes e maneiras, mas só a enxergam quando do lado petista. Mais do que evidente que o impeachment da presidente nada resolverá. Essa troca de seis por meia dúzia ou até pelo pior, cega e trava o país. Alegam para tanto necessidade de mudança. Sim, mas o que falta mesmo é razão, bom senso, pois nada será modificado. Predomínio de vesguice mesquinha e tacanha.

Nesse clima, para atingir Dilma, Lula e o PT tudo é permitido. Taxados de comunistas, mas o são? Claro que não e nem o comunismo é execrável. Ao filho de Lula, a mais dura lei e aos dos outros vista grossa. Lula nada pode. Defender empreiteiras brasileiras fora do país, nem pensar. Palestras algo impensável. Tudo ao seu lado é devastado, terra arrasada. E os outros? Petistas foram presos por presunção, enquanto atos comprovados são ignorados, bastando ser oposição. Delações sem comprovação valem somente para petistas e nem são levadas em consideração para outros. Na Petrobras, FHC disse saber de desvios desde seu Governo, mas é como se não valesse nada, pois não envolvem o PT. Pedaladas ocorrem por todos os lados, mas só a da Dilma precisa ser punida. Nossos Tribunais de Contas aprovam tudo, mas reprovam só as contas do PT. Milhões fazem dieta, mas a da Dilma é um desastre, mesmo dando resultado positivo. Preciso dizer quem seriam esses ‘outros’?

A turba referenda o que a mídia lhes impõe e sem contestação, tudo normal e seguindo a máxima da verdade absoluta. Seguindo essa noção de verdade dos fatos, tudo é distorcido, pois serve aos interesses em questão. “Cunha é corrupto, mas está do nosso lado!”, diz o cartaz. A insensatez é movida pelo mais puro ódio de classe, algo irracional. Sandices são aceitas e dessa forma o debate justo, honesto e equilibrado vai para as cucuias. Para esses parece simples: caindo o PT, tudo resolvido. Petistas estão sendo punidos, mas, e os demais? Não existe interesse em culpabilizar mais ninguém, Lula é o único alvo. Na continuidade dos ataques, uma só resposta: medo. Percebem claramente que, mesmo fazendo e agindo da forma como o fazem o tal sapo barbudo continua por aí, intacto para outro tanto de pessoas.

Não se faz necessário ser petista para sacar isso tudo. Ninguém chuta cachorro morto. Além do ódio, o medo desses está no ar e com eles, despontando algo que muitos esconderam por muito tempo, hoje não mais. Exacerbado conservadorismo e mais que isso, o rebaixamento da média do QI coletivo. Estamos a andar em marcha a ré e nem percebemos. E o país só piorando e ninguém enxergando sua própria culpa. Aliás, a culpa é só do tal PT. O resto é tudo santo. Do pau oco, diria.

Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História.

Nenhum comentário: