sábado, 21 de novembro de 2015

RETRATOS DE BAURU (179)


JAPHETTE É O BENIN EM BAURU, ALEGRIA PURA E SINCERA ENTRE NÓS

Meu texto de hoje é para homenagear uma pessoa com poucos anos de Bauru, mas conhecida por uma infinidade de pessoas. Mais e mais, dessas que batendo os olhos, a certeza de estar diante de alguém diferenciado, cheia de muita luz mais que própria. Uma pessoa que nem bem chegou, uns três anos atrás, já está com data marcada para nos deixar, final do ano que vem. Pela marca pessoal que está imprimindo em sua passagem por uma atônica Bauru, trata-se dessas pessoas marcantes, irradiantes e cativantes. Escrevo um pouco dela justamente hoje, no dia da Consciência Negra e aproveito para também lembrar de Luiza Mahin, uma beniense como ela.

Começo com texto dela entre aspas: “E dai, tinha chegado a minha vez de ser homenageada. A presidente do conselho negro olhou na minha direção e chamou: JAPHETTE OZIAS LANTONKPODE, filha de Nicole Bada e Patrice Lantonkpode, nascida em Benin (África). Naquela hora, eu percebi que esse premio não era só meu. Estavam sendo homenageados euzinha, os meus pais, e todos os beninenses. Das mães da minha madrinha, mãe adotiva, amiga, e companheira de luta Nina Barbosa, eu recebi meu prêmio. A pessoa curiosa que eu sou fui pesquisar sobre a biografia da Luiza Mahin. Vendida como escrava, a Kehinde foi tirada de Savalou, no Antigo Daomé (atual BENIN) para o Brasil. E depois, recebeu o nome de Luiza. sim! o meu premio carrega o nome de uma beninense, que lutou pelos seus direitos. Não poderia ser melhor”. Agora o que sei dela. Pouca coisa. Estava infeliz em seu país cursando algo onde não se encontrava. Buscou algo na Alemanha, chegou a estudar a língua, mas pelo custo abortou a ideia. Foi quando pintou a possibilidade de uma bolsa no Brasil. Deu tudo certo, veio e ano que vem conclui o curso de Design na Unesp Bauru. Trouxe tecidos de seu país e ao conhecer a Nina, aturbantou a cidade inteira. Risonha, graciosa, transbordando alegria, vence barreiras, galga degraus e toca seu barco com sapiência e maestria. Por concentrar tudo o que é num só ser conseguiu um grande feito, o de superar os obstáculos de uma africana no meio da terra do sanduíche. Achou sua turma e daí por diante, viceja. Tem quem não a quer mais indo embora, mas tem do outro lado do oceano outros que a aguardam para colocar em prática os ensinamentos aqui adquiridos. E tem um beniense terminando doutorado na Alemanha, o namorado e também retornando quase ao mesmo tempo que ela. Aproveitem, ela tem pouco mais de um ano entre nós. Viva OZIAS JAPHETE LA BLESSED.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook:
Gilberto Truijo MULHER GUERREIRA, CONHECE AGORA POUCO NO ALOÇO EM TIBIRIÇA.
Curtir · Responder · 1 · 20 de novembro às 19:14

Tatiana Calmon Adoro essa menina sempre alegre.
Curtir · Responder · 1 · 20 de novembro às 19:16

Raquel Barbosa Negra linda demais
Curtir · Responder · 1 · 20 de novembro às 19:37

Neli Maria Fonseca Viotto A Ozias Japhette La Blessed, é iluminada
Curtir · Responder · 1 · 20 de novembro às 20:04

Renata Santin maravilhosa, te adoro
Curtir · Responder · 2 · 20 de novembro às 20:52

Emilene Oliveira Linda! Tivemos o prazer de recebe-la em nossa sala, os alunos adoraram!
Curtir · Responder · 2 · 20 de novembro às 21:16

Nina Barbosa MINHA FILHINHA DE CORAÇÃO AMADA Emoticon heart Emoticon heart
Curtir · Responder · 2 · 20 de novembro às 21:42

Luiza Rima · Amigo de Jaime Prado e outras 31 pessoas
Linda
Curtir · Responder · 2 · 20 de novembro às 22:27

Ana Bia Andrade Ozias Japhette La Blessed !!!!!!! minha querrrrrrrida aluna.
Descurtir · Responder · 2 · 20 de novembro às 22:57

Sara Belasco Uma pessoa maravilhosa, iluminada e do bem. Não há como conhecê-la e não amá-la. Oziaas, te adoro muito Emoticon heart Emoticon kiss
Descurtir · Responder · 2 · 20 de novembro às 23:45

Paloma Viotto Lindíssima
Descurtir · Responder · 2 · 21 de novembro às 00:14

Ozias Japhette La Blessed Obrigada gente! To emocionada. Obrigada pelo carinho cotidiano. Amo vcs!!!!
Descurtir · Responder · 4 · 21 de novembro às 11:38