quarta-feira, 9 de março de 2016

CARTAS (155)


CONSERVADORISMO À BRASILEIRA, NEM FREUD EXPLICA...
Ele está mais atuante que nunca, com as manguinhas (punhos, golas e até barras das calças) de fora. Até bem pouco tempo, um tanto oculto, mas diante do avanço de ações consideradas como retrocesso, agora pululam pela aí. As redes sociais são um campo minado nesse sentido. Os escritos não só de cunho conservador, mas agressivos, raivosos e alguns ultrapassando todos os toleráveis limites é o must do momento.

Nosso país criou uma nova civilização, já dizia Darcy Ribeiro. Esse sempre enxergou muito bem todas elas, inclusive os atávicos motivos de nosso atraso. Um deles, reservo em gênero, número e grau para o conservadorismo brasileiro. Ele é sui generis. Só nosso e demonstra bem dos motivos, algo histórico e desde as intrincadas relações entre a Colônia e a Metrópole. Querem exemplos? Dou alguns. Ontem lá na Câmara Municipal os carecas estavam juntos da tal Direita Bauru, numa união sui generis. Todos se dizem nacionalistas. Mas o que seria isso para os vetustos participantes dessas duas agremiações? Respondo, o “samba do criolo doido”.


Conservadores existem no mundo todo e não é de hoje. Conviver com eles, desde que o diálogo ocorra, algo natural. Aqui no Brasil extrapolam. São peculiares na forma como pensam a questão nacional, único quanto o próprio país e o momento vivido nas ruas. Os nacionalistas (sic) daqui não são nada iguais aos nacionalistas de outras paragens. Mas como? Calma, afirmo isso baseado em observações no lá e no cá. O nacionalista brasileiro, diferente dos de fora é “entreguista por natureza, gosta de ser súdito”, como gosta de afirmar Mino Carta. Churchill, Thatcher, Hillary, Sarkozy, Rajoy e tantos outros(as) são ou foram decladamente conservadores. Sabe qual a diferença entre eles e os daqui? Os de lá não querem entregar nada para o inimigo, os daqui adoram fazê-lo, ou seja, entregam tudo, Petrobras, bancos, instituições públicas variadas e múltiplas, tudo descaradamente. Que raio de patriotismo seria esse? Agora mesmo estamos entregando nosso pré-sal de bandeja para mãos internacionais. Vejam se alguns dos que citei, representantes de variadas nações o fazem. Pelo contrário, fazem exatamente o contrário.

O imbróglio por aqui começa por aí. Subserviência, principalmente e tão somente a um interesse, o dos norte-americanos. Daí o tal “Complexo de Vira-Latas” vira uma instituição nacional. Damos tiros no próprio pé, a torto e a direito. Esse movimento hoje nas ruas, a se apropriando da cor verde-amarela, primeiro se apresenta contra a corrupção, mas na verdade quer ver vingar a continuidade dos seus privilégios, vesgos por natureza, depois apoiam a entrega de tudo o que é nosso. E ainda possuem o disparate de se dizer mais brasileiros que tudo o mais. E depois o ódio nasce dos que lutam contrários às privatizações, quase doações internacionais para grandes corporações. Nem Freud explica...

ENFIM, QUEM MAIS BANCA DESPESAS MUNICIPAIS HOJE EM DIA?
RETROSPECTIVA APÓS PUBLICAÇÃO DE UMA CARTA NO JC, DUAS EVASIVAS RESPOSTAS E MINHA RÉPLICA NO DIA DE HOJE:

É ruim, mas é bom..., deste HPA, publicada em 01/03:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242466

“Mola propulsora” emperrada, de Adilson Camargo, assessor do deputado Pedro Tobias PSDB, publicada em 03/03:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242497

Os pombos enxadristas, de Ed Felício, publicada em 05/03:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242522

Quem move Bauru..., deste HPA, publicada hoje, 08/03:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=242557

Sem querer ser dono da verdade, mas usando de fortes argumentos para justificar o que escrevo. Circule pela cidade e veja nas placas quem está bancando a maioria dos projetos em andamento. E por fim, pergunte ao Rodrigo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabe Henrique, é triste ver debates onde ninguém tem razão mais, sofremos uma carência hoje de intelectualidade, isso junto a malandragem condenam o país a morte, não é ser pessimista, mas ver que tudo continua como sempre foi. o que era para ser a mudança, não aconteceu.
Você era para ser a voz respeitada como sempre foi, você tinha uma estrutura própria e fantástica para montar os seus textos com uma técnica que levava o questionamento para as pessoas, porque o que sempre importou para nós é o idealismo que temos para com as pessoas que tanto sofrem neste Brasil e não um partido ou indivíduo, ainda mais quando esses deixam de representar o povo.
Você tem razão sim quando fala do conservadorismo e do vazio que pulula o discurso desses que se dizem de direita, mas burrice não é de esquerda e nem de direita, há escritores comunistas como Marx assim como liberais como Adam Smith, isso é confrontar ideias, mas quando descamba para um ódio tosco e clichês vazios, vira milicias fundamentalistas.
Eu estava revendo carta da tribuna que tenho guardado da época do segundo mandato do FHC onde o Coaracy fazia a defesa do governo dizendo que não havia crise, golpismo e etc, mas ele sempre foi assim, agora você ter se colocado nessa posição é triste de ver, porque fomos grandes amigos e durante muito tempo vc foi o melhor que tive, e me pergunto, como pode ter abandonado todo o idealismo, a coerência, o conhecimento, para sentar-se em clichês que se repetem a cada texto?? Não há nada técnico mais, não se discute projeto de nação, é sempre "neoliberalismo predatório", "conservadores fascistas", "não há crise", "antes ficávamos com o pires na mão" e por aí vai. Pior que perder a admiração de amigos é quando perdemos o respeito dos inimigos, quando estes nos olham com total de desprezo, muita gente não gosta de mim, mas torcem o nariz hoje para discutir algo comigo, não porque eu sou o inteligente, mas porque procurei continuar a amadurecer as ideias e entender o Brasil para apresentar soluções palpáveis aos anseios das pessoas.
Vejo todos os dias no ônibus o sofrimento e humilhação que as pessoas passam, gente que sai de casa logo cedo de currículo na mão na esperança de arrumar um emprego, a coisa está feia e ao tentar defender Lula e cia você contraria tudo o que já defendeu e dá as costas aos reais problemas do povo.
Te pergunto, qual a propina do Fidel Castro?? Qual o instituto do Fidel?? Qual o Eike Batista e Marcelo Odebrecht do Fidel?? Não tem, mesmo os que não gostam do Fidel não podem acusá-lo de desonesto, corrupto, porque ele sempre foi um idealista e honrado, jamais foi arrogante se se colocou como maior que o povo e revolução cubana, e nunca se fez de vítima e olha que foi o maior perseguido da CIA por décadas em tentativas de assassinato, o Lula com tudo o que fez de igual ao seu antecessor, se fazendo de vitimizado, perseguido, acaba enterrando de vez toda a imagem que construiu, ele não faz nem um papel de ex-presidente, parece um imperador romano, conclamando as pessoas a defendê-lo como se ele personificasse um ideal, uma divindade acima de tudo e de todos. Você não enxerga isso?? Insistir nisso vai levar o país a um confronto civil, briga de facções como de torcidas onde sabemos o fim triste que isso dá.
Sem contar que fica impossível organizar uma outra e nova militância onde possa surgir novas lideranças se ficarmos nessa que tá ruim mas tá bom e nesse conformismo nada se muda, duro também é ver vc insistindo e se reunindo com as mesmas figuras de sempre do PT que são tb responsáveis por tudo isso.
continua...

Anônimo disse...

Quando critica com razão o pré-sal por exemplo, assim como outras mazelas citadas por ti, são fruto da mesmíssima política do governo, malandragem e falta de intelectualidade, esse lande do pré-sal partiu do Zé Serra e o governo federal abraçou, qual motivo que vc acha da dificuldade em derrubar o Cunha?? Pq este está amarrado com todos os malandros da política, quem entregou Furnas pra turma do Cunha em troca de apoio foi o Lula, agora quer que eu defenda um cara desse?? Che Guevara jamais aceitaria isso, procure ler a crítica do subcomandante Marcos ao Brasil, será que ele virou coxinha como vcs dizem rasamente?? O Che mesmo seria visto como uma ameaça pelo PT.
Não defendo a queda da Dilma, pq isso não é solução para governo ruim e até pq ela não se beneficiou de nenhuma grana pessoalmente, diferente do Lula, mas não se pode acusar o descontentamento justo da população acusando-os de golpistas, há muita gente de bem que quer gritar, o que devemos fazer é mostrar caminhos para essas pessoas em como se cobrar governos, fazer pressão por mínimas reformas que sejam, e não se deixarem levar por oportunismos de partidos que querem apenas morder tb.
A Erundina deu uma entrevista muito inteligente dizendo que essa polarização está acabando com o Brasil, e é verdade, o recomeço exige longo prazo Henrique, e entrar na megalomania do Lula e querer brigar para insistir com ele novamente é sufocar de vez qualquer chance futura de termos idealistas de fato. A militância do PT acabou, perdeu toda a base popular, hoje virou procissão de correligionários a defender a qualquer custo assim como faziam os correligionários malufistas e quercistas, é a mesma coisa, é a síndrome do governista, sempre a culpa é dos outros e a vitimização passa a ser o argumento dos canalhas e covardes.
Se essa juventude é oca e conservadora é devido as falhas praticadas pelos militantes de ontem e que são juntamente os conservadores de hoje, porque querer conservar o estado das coisas, tá ruim mas tá bom, clamar pela constituição que sempre fomos críticos e pelo estado de direito que não existe, é ser conservador tb.

Não escrevo isso com raiva ou com intuito de ofender, nada disso, apenas mostrar algo que um amigo de outrora, distante, consegue ver nos caminhos em que se meteu e faço por respeito.
Você não imagina os grandes projetos que estamos consolidando dia a dia para os próximos anos, com uma turma sólida que cresceu e vamos com certeza conseguir um sucesso a incomodar no mainstream, vc deveria ter trilhado para o lado de cá.

Quando chocaram o ovo da serpente deu a merda que deu, imagina então se chocar o ovo da jararaca...

Camarada Insurgente Marcos