terça-feira, 8 de março de 2016

RETRATOS DE BAURU (184)


1.)
PRIMEIRO ACONTECEU ISSO:

O ENCONTRO NA BATISTA
Na visão da reportagem do Jornal da Cidade, edição de 06/03/2016, com fotos e vídeo: http://www.jcnet.com.br/…/calcadao-tem-confronto-de-militan…

Vinicius Santos Lousada, o jornalista que escreveu o texto ressalta o tom agressivo dos manifestantes pró-direita, quando já tentaram provocar os hiphopianos na Machado de Mello (e só não houve confronto porque talvez esses não estivessem por lá). Provocaram novamente ao passarem pela Esquina da Resistência e daí, inevitável o bate boca, pois o que vemos pelas redes sociais proclamado por essa Direita Bauru é algo mais do que fascistóide.

2.) ONTEM O BARRACO SE DEU DESSA FORMA

UM NÃO SEI O QUE LÁ NA CÂMARA HOJE

Um grupo declaradamente de direita e junto de membros dos ditos skins, estavam marcando posição na Câmara dos Vereadores hoje e preparados para pressionar o vereador Roque Ferreira, depois dos acontecimentos da Batista no sábado passado, quando provocaram pessoal aglutinado na Esquina da Resistência, mas se deram mal. Foram enxotados no local aos gritos de "Fora Fascistas!". Pretendiam armar o circo hoje junto ao Legislativo. Em questão de minutos, com comunicações pipocando de um lugar para outro, a militância social dessa cidade baixou por lá e recolocou tudo no seu devido lugar. Não houve nenhum confronto, mas somente algo mais do que necessário, ainda mais nos dias de hoje: a necessidade de resistir ao que está surgindo pela aí, o monstrengo direitoso, com mil faces, junções mais do que surreiais e com a balela de tentar impingir possuirem algo de democrático em sua composição. Nos escritos pelas redes sociais isso é facilmente desconstruido. Foi realmente algo valoroso ver muitos irem se achegando, ocupando espaço e não deixando que nada de ruim que, porventura estivesse sendo montado pudesse se concretizar. Por fim, todos assistimos a entrega de uma Moção de Aplauso para a Comissão da Verdade de Bauru, ali representada por Carlos Roberto Pittoli, Clodoaldo Meneghello Cardoso, Gilberto Truijo e Maria Orlene Daré.

Deixo aqui meu modesto registro fotográfico só com fotos dos homenageados na Comissão da Verdade, pois não quero privilegiar nem favorecer destaque para alguns não merecedores de nenhum destaque. A luta continua!!!

3.) E DAÍ, RESSALTO A LUTA DE UM BRAVO GUERREIRO
AÍLTON É MILITANTE SOCIAL EM TEMPO INTEGRAL

Militância política muitos a praticam. Alguns, como eu, participo de muitos atos, dentro de minhas possibilidades. Não os escolho, mas alguns sou praticamente obrigado a abdicar. Obrigações outras nos impedem de ser, fazer e acontecer na exata maneira e jeito como gostaria. Uma pena, mas a vida e tudo no entorno dela nos obriga a agir dessa forma. Conheço alguns que, mesmo diante da mesma quantidade de problemas e obrigações outras, participam muito mais. Poderia citar muitos com essa característica e o faço com o personagem de hoje. Com ele, digno representante das boas causas, uma justa homenagem a tantos outros que abrem mão até da vida particular pela luta em prol da coletividade, da transformação social.

AILTON PEREIRA AGUIAR é um baita de um sujeito, ponderado e em certos momentos contando até dez antes de acionar o botão vermelho. Aprendeu isso com os muitos embates onde já esteve enfurnado. Mecânico de autos, tem sua oficina lá ao lado de sua residência no Alto Paraíso, imediações do Hospital Manuel de Abreu. Esse seu ganha pão e mesmo em dias de intenso movimento, não sei como consegue, mas executa serviços por lá e assim mesmo milita integralmente nas ruas e lutas pelos mais diferentes lugares dessa cidade e região. Foi um dos expoentes no sucesso das ocupações às escolas públicas, junto dos estudantes secundaristas. Na maior parte da necessária retaguarda do movimento, lá estava Aílton e seus dois filhos (a esposa junto), um secundarista e outro menor, mas já entendendo tudo e sabendo muito bem separar o joio do trigo. É desses que não tem medo de cara feia, enfrenta o touro a unha, põe a cara para bater e pode muito bem hoje estar aqui numa desocupação, numa manifestação de rua, como amanhã estar acompanhando algo junto aos sem terra estrada afora. Escolheu como um dos muitos slogans a serem seguidos, um lá na sua página do facebook: “Nóis é de boa, mas não encosta no boné”. Vive isso, luta pela transformação do país em algo muito mais palatável do vivenciado hoje e diante de tudo o que vemos hoje pela aí, representa e muito bem o outro mundo possível, motivo de sua abnegada e incessante luta. Um bravo, guerreiro na acepção da palavra.

Nenhum comentário: