segunda-feira, 14 de março de 2016

FRASES (141)


SAI NA RUA HOJE E FUI SENDO ABORDADO AQUI E ACOLÁ
Entro na farmácia e o conhecido me aborda com uma pergunta, respondida por ele mesmo:

- O que achou de ontem? Bem, já sei que não deve ter gostado, pois...

Ele mesmo nem termina sua frase, mas sei onde queria chegar. O atendimento nos separa e voltamos a nos encontrar na fila do caixa, quando lhe respondo:

- Não é que não tenha gostado. O fato é que nada ontem clamava contra a corrupção. Perseguição pura e simples ao PT. A malversação vai continuar sendo feita como sempre foi, aos borbotões, pelos de sempre e sem o PT na parada. É isso que querem, pois ontem foi o festival da manutenção dos privilégios de alguns e pelo fim dos

Numa banca no centro da cidade, o amigo do lado de lá do balcão me vendo passar, gruda em mim e diz ter ouvido na rádio hoje pela manhã eles falarem em estado de pura alegria e contentamento da inevitável queda do PT. Revela algo que não sabia:

- Esses caras são todos sacanas, falam do PT, mas eu sei que conseguiram financiamento para compra da rádio via BNDES e nunca pagaram. São santos do pau oco, seu Henrique. Enxergam os males dos outros, mas nunca os seus. Esses escondem e ainda criticam o negócio contra o Lula que nem provado foi.

Na entrada de um banco dou de cara com um irmão de um dono de grande imobiliária na cidade e ele vem me falar dos males todos do PT, das culpas todas, do Zé preso, da liberação de um, da vergonha de outro, que Lula já devia estar preso faz tempo e Dilma deportada. Ele, irmão de tucano e se dizendo isento, mas só enxergando males no PT. Ouço a ladainha quase inteira e quando estava já no limite, digo que quero falar. E falo:
- Sabe de uma coisa. Quem devia estar sendo preso por esses dias não era o Lula, como diz, mas uma pessoa que você conhece muito bem, pela quantidade de barbaridades já cometidas nessa cidade. Esse tu vai ficar espantado quando lhe dizer o nome, pois faz cada barbaridade que até deus duvida. 

Ele se espanta, arregala os olhos e desfiro a cutucada final:
-Teu irmão. Como vem me falar de tanta roubalheira e tem a desfaçatez de deixar teu irmão querido de fora disso tudo. Nem sei como consegue ainda permanecer solto.

Viro as costas e o deixo se avermelhando no meio da rua.

Vou adentrar um desses hipermercados e numa lojinha na entrada um velho conhecido, morador de um distante bairro me chama pelo nome. Atendo e o motivo era para me dizer exatamente isso:

- Henricão, o bicho tá feito, ontem perdi dinheiro com esses caras da passeata. Me amolaram o tempo inteiro, tive que ouvir contrariado aquela ladainha o tempo todo, sem nada responder, mas não compraram nada. Fiquei de portas abertas pra nada. Falam muito e fazem pouco. Eu que moro lá nas quebras sei de como a coisa se dá. Lula e Dilma tentaram, fizeram pouco, mas diminuíram o fosso da desigualdade, essa imensa distância social entre os desse lado da cidade onde trabalho e do lugar onde moro. Pela forma como conversam comigo eu saco de longe, eles não aceitam isso e isso tudo aí na rua é para jogar na lata do lixo tudo o que conquistamos.

Voltei para casa e não mais sai, mas não me esqueço do que ouvi logo pela manhã, pela voz do amigo jornalista e escritor Fernando BH, da Alto Astral e agora integrando o time dos colunistas diários do Informa Som da 94FM. Ele disse textualmente pela manhã algo assim: “A mentalidade do povo nas manifestações está mudando, pois ontem já admoestaram Aécio, Alckmin e Marta. Esse é um sinal mais do que positivo e vai em desencontro aos que dizem que tudo é só contra o PT”. Eu discordo. Como não vou ter como responder ao vivo lá na rádio, o faço por aqui e entre aspas: “Meu caro BH. Isso citado por ti foram acontecimentos esporádicos, isoladíssimos no meio da turba enlouquecida de ódio. Hoje usados como forma de amenizar o grau de ódio reinante nos muitos coros entoados por todos os lugares. Tente fazer o mesmo no meio da turba e alevante um cartaz sobre a Merenda Escolar. Pode ser convidado a se retirar, ter o mesmo rasgado ou você ser simplesmente trucidado. O ato, como até as pedras do reino mineral sabem é para destruir PT, Lula e o Governo de Dilma, nada mais. É assim que esses nas ruas ontem entendem ser o fim da corrupção. Prevaleceu mesmo foi aquilo que você insiste em não enxergar mais, a defesa do militarismo, escravismo, privilégios, mordomias, racismo, elitismo, bolsonarismo, conservadorismo e outros. Pioramos e muito e falar em conquista social é comprar briga com esses trogloditas. Queria ver vocês aí da rádio falando com a mesma ênfase entrevistando o Secretário sacana da Educação, o mandante do caso do roubo da merenda, o do mensalão da AHB aqui de Bauru, o do que diz que não quer pagar o pato, mas sonega mais que arrecada, o que diziam pedia propina para instalar firmas na cidade, etc. Não dá mais para tapar o sol com a peneira. Só isso que te peço, isenção. Baita abracito e digam para todos que morro de saudades de Maria Dalva”.

Nenhum comentário: