domingo, 24 de março de 2019

CARTAS (198)


ALGO QUE MUITO ME INCOMODA - A PARVOÍCE DO BRASILEIRO
Leio algo no editorial da melhor revista semanal do nosso mundo, a Carta Capital, edição desta semana algo pelo qual queria escrever faz tempo: "Devo dizer com absoluta sinceridade que nada me surpeende, conquanto mais me doa, embora previsível, a insensibilidade e a parvoíce, a tranquilidade dos brasileiros ao encararem o triunfo da loucura. A maioria vive no limbo, a casa-grande cuidou com notável competência, e até com a colaboração de muitos entre quantos se supõem esquerdistas, de manter de pé a senzala, onde, obviamente, faltam a consciência da cidadania e um mínimo de saber. Já houve quem provasse que sem alimentos os neurônios não proliferam. Do lado oposto, o saber também é escasso, contudo há grana e bens. Refiro-me às classes A e B1, digamos assim, e a quem mais acha que vai chegar lá, aos paneleiros dos dias recentes, aos crentes da vocação predatória do comunista Lula".

A parvoice do brasileiro me assusta, assombra e amedronta. Ando pela rua, olho para os lados e não noto nenhuma reação, mesmo o povão sendo apunhalado dia após dia, de repetidas formas, jeitos e maneiras. Nada o abala e o faz sair do berço esplendido. o que foi feito ao longo desses anos todos para ter transformado tanto a mente do brasileiro a ponto dele não se dar conta do quanto foi enganado com essa eleição do Bolsonaro? E hoje, mesmo diante de toda barbaridade, uma atrás de outra, algumas já comprovadas, outras sendo expostas e tudo fazendo crer estarmos diante de gente muito mais inescrupulosa do que se podia imaginar. Nada, porém, abala a tranquilidade do brasileiro. Existem os protestos, mas vejo neles os de sempre, os que lutam dia após dia por uma Brasil diferente, melhor, mais justo e igualitário. O povão continua sua sina, como se nada estivesse acontecendo.

Isso me intriga e muito. Como chegamos nesse estágio tão desalentador? Mino foi na veia e ataca alguns pontos, que também enxergo como a fonte dos motivos da letargia. Os caras lá de cima fazem e acontecem e os daqui debaixo continuam com suas vidas, sem nenhuma movimentação para virar de uma vez por todas essa mesa. Hoje na feira, sentei com o amigo Sivaldo no Bar do Barba e me pus a olhar para a fisionomia das pessoas. Uma manhã de domingo como outra qualquer e ninguém esboçando nenhum tipo de protesto. O resmungo de sempre contra a classe dominante, mas reações só da boca pra fora, de quem fala, mas nada faz. O que mais precisará ser feito para que esses façam algo, reajam e botem pra correr seus verdadeiros algozes.

Evidente que muito foi feito nesses últimos anos para engambelar o povão e a mídia tem muita culpa disso, a TV principalmente, a TV Globo em especial. Seu noticiário de mão única criminaliza diariamente tudo o que possa se transformar numa reação contra os desmandos dos poderosos. Veladamente fazem o pior jogo sujo que esse país teve notícia e pouco a pouco ajudou a minar todo tipo de resistência e de entendimento razoável do que se passa verdadeiramente no país. Transformou quem podia lhe ajudar de fato em inimigo. Tudo fizeram para destituir a presidente que combatia a corrupção e foi por ela defenestrada do poder. Em seu lugar gente imensamente pior do que tínhamos e a partir daí, aquele povão insuflado pelas mídias, hoje se calam e nada fazem. Atuam por indução, como gados sendo teleguiados para o matadouro. Olho para o povão hoje e os vejo assim, uma imensa manada, muitos não percebendo de fato a grandiosidade das maldades praticadas contra ele após o golpe de 2016.

Tudo isso e um líder pé de chinelo consegue chegar ao poder, com a ajuda desses e de uma classe média idiota, aliada a essa elite inculta e boçal, só pensando em seus botões e nada mais. Estamos nas mãos desses, aliás tudo hoje nas mãos desses e transformando o país nesse chiqueiro político. E o que mais me assusta são os ainda a defender tudo o que está aí, os que mesmo diante de tudo e com alguma informação continuam afirmando e crendo num algo novo, numa mudança pra melhor. Muito cegos, muito bocós e após tanto tempo só se informando pela fonte única de informação acabaram por se transformar em robôs, bestas feras reproduzindo algo indo contra seu próprio patrimônio. Onde vai dar isso tudo não imagino, mas ainda creio ser possível trazer para junto dos que protestam e pregam contra esse desGoverno uma boa parcela dos ainda cegos. Da elite e de parcela da classe média, os que se acham e querem se tornar ricos e autoritários, cruéis e insanos, desses nada espero, são os irremediavelmente perdidos, doentes sem cura. Mas tem uma parcela que ainda pode ser salva. Creio nisso e o trabalho de todos nós deve ser para diminuir a parvoíce reinante, abrindo os olhos desses tantos que se deixaram levar pelo canto da sereia.

Nenhum comentário: