quarta-feira, 27 de março de 2019

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (62)


DUAS NOTÍCIAS LIGADAS PELO CORDÃO UMBILICAL – FIM DA INDEPENDENTE UNASUL E CRIAÇÃO DA DIREITISTA PROSUR
Em 15/03 os jornais noticiavam que o atual presidente equatoriano estava propenso a dar cabo a sede da UNASUL, organismo regional de apoio a uma América do Sul livre, soberana e altaneira. O atual presidente equatoriano, Lenín Moreno, traidor declarado dos interesses libertários não só do seu povo, mas do que representou um dia o termo e a utilização de duas palavras chaves na luta pela emancipação dos povos latinos, Pátria Grande, esse com um nome de revolucionário, porém declarado algoz do seu povo e do representou o Governo de seu antecessor, Rafael Correa. A intenção estava exposta e as cartas postas na mesa. O diário argentino Página 12, um dos únicos com noticiário diário sobre quase todos os países latinos, deu em destaque nesse dia: “A ESTOCADA DE MORENO A UNASUL”. Eis o link da matéria: https://www.pagina12.com.ar/181054-la-estocada-de-moreno-a-unasur e mais este: https://www.pagina12.com.ar/181051-ecuador-se-retira-de-la-unasur-y-quiere-la-sede.

Para entender melhor o que vem a ser a UNASUL, eis um algo a mais, quando o próprio Itamaraty ainda mantém em seu site uma explicação mais do que lógica para o Brasil fazer parte dessa composição: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/688-uniao-de-nacoes-sul-almericanas. Entenda o que é UNASUL: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI2904983-EI7896,00-Entenda+o+que+e+a+Unasul.html. Hoje, com a nova composição dos chefes de Estado latino-americanos algo novo está no ar além dos aviões de carreira. Aquele sonho de libertação e independência deixou de pontuar a atuação da maioria desses mandatários, quase todos subservientes aos interesses norte-americanos, portanto, a despedida de um sonho de liberdade para outro, o da dependência e subserviência.

O primeiro movimento de Moreno será o de fechar a sede em Quito e retirar do local a estátua de Néstor Kirchner, presidente argentino quando de sua inauguração na entrada do local. Dia 22/03, o atual mandatário brasileiro (até não se sabe quando), Jair Bolsonaro, junto de seu par chileno, Sebastián Piñera, em visita ao Chile e junto de Macri e outros anunciam algo bem ao estilo vassalagem, a criação de um novo órgão latino-americano, o PROSUR. Simples assim, primeiro defenestram a UNASUL, com característica bem diferente dessa agora sendo formatada. Novamente o melhor diário impresso da América Latina, o argentino Página 12 dá em manchete no dia seguinte, 23/03, a seguinte manchete, “O CLUBE DE AMIGOS DA DIREITA”. Eis o link: https://www.pagina12.com.ar/182773-el-club-de-amigos-de-la-derecha-sudamericana e mais esse: https://www.pagina12.com.ar/182777-contra-el-parlasur. Evidentemente, excluem a Venezuela e a Bolívia do bloco. Pior impossível. Essa guinada para a direita é tudo o que nossos países não precisam nesse momento (nenhum outro), porém, quando os dirigentes atuais são todos vendilhões e vassalos de interesses que não os de seus países, mas a defender interesses pessoais e do Grande Irmão do Norte. Nem se faz preciso informar que, consequentemente, o MERCOSUL está também desprestigiado, como tornado inútil. A ironia é que, da reunião dos presidentes direitistas latinos pouca coisa de concreta, além da foto oficial do encontro. O site Carta Maior explica bem a situação: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Prosul-encontro-de-presidentes-latino-americanos-nao-foi-mais-que-uma-foto/4/43657.

O panorama latino-americano hoje é de uma decrepitude a assombrar gente sã. Gente da pior espécie no comando da maioria dos países e aquilo que um dia se sonhou com o PÁTRIA GRANDE (o que vem a ser isso: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/O-Renascimento-da-Patria-Grande/6/34913) sendo jogado por terra. Sonhos abortados, situação atual de decrepitude, fundo do poço de desenvolvimento para a área, desalento tomando conta de tudo e todos, porém, como ninguém desiste fácil do jogo e de jogar, que o tabuleiro se altere rapidamente, a ficha caia para todos desses países e o novamente “quintal norte-americano” se enfraqueça e renasça aquele sonho de nos tornarmos, como já o fomos, a zona (sic) mais livre e libertária do mundo. Muita disposição, garra e luta pela frente para defenestrar o mal hoje instituído sob a forma de governantes latinos.
O que os latinos precisam de verdade é da reativação do sonho da Pátria Grande.

Nenhum comentário: