sexta-feira, 8 de março de 2019

ALFINETADA (175)


NA DEFESA DE SUSANA E DO PAPEL DA "CULTURA" NO CARNAVAL
Ontem durante a apuração do Carnaval, quando a Mocidade impetra algo para tirar pontos da Cartola (eles não são adversários, pelo que vejo, são declarados inimigos), sob alegação de infringir o Regulamento aprovado pelas Escolas, colocaram a Secretaria Municipal de Cultura na parede. Eu estava do lado de fora, junto ao povão, sob o sol inclemente das 15h e entreouvi parte dos diálogos. Impetrar mandatos faz parte da coisa, assim como entender das justificativas. Eu a compreendi como plausível, a Mocidade não, a coisa esquentou e tomou outras proporções. Vi gente da Mocidade deixar o recinto para preparar novos documentos contestando a decisão de não retirar pontos pelo uso de geradores descobertos. Esse o problema deste desfile, outros houveram em seguidos anos e o que ficou evidente e aqui ressalto foi a fala de Susana Nogueira Libório Godoy, funcionária de carreira da Cultura, sua cerimonialista mór, além do cargo de direção lá ocupado. Ontem, na ausência do Sr secretário, junto do diretor Paulinho Pereira comandou a apuração. Ela teve um papel de destaque e esse foi além do cumprido pelo Paulinho, que lia as notas, como o fez de forma profissional, como nos anos anteriores.

Escrevo dela e da tentativa de colocá-la numa saia justa. Não sou advogado dela e nem pra fazer a defesa da Cultura, mas gostei de algo que ouvi ontem e aqui tento reproduzir. Num certo momento, ânimos acirrados, só faltaram acusá-la e todos da Cultura de violarem o regulamento para favorecer outra escola. Ela subiu no tamanco e como se diz na gíria desses momento, "bateu o p... na mesa". Sua fala foi mais ou menos essa: "Se não estão contentes com nossa atuação no Carnaval, muito simples, vejo que agora a tal da Liga das Escolas tem tudo para vingar e ser legalizada. Pois bem, façam isso e isentem a Cultura de continuar cumprindo aqui esse papel que seria de todos vocês. Nós fazemos a nossa parte, sempre aqui estivemos com a maior isenção. Conheço a todos e vocês nos conhecem, mas se isso não basta, chegou a hora de vocês andarem com as próprias pernas. Não vejo mais porque não legalizarem logo a Liga e assumirem tudo no Carnaval, desde o recebimento do repasse das verbas, como mesmo o processo de julgamento, escolha dos jurados, ou seja, tudo. Se não servimos mais, façam vocês mesmo".

Ela disse o que repito há muito tempo e sou somente coro para outro tanto de pessoas. Por que a Liga não cumpre seu papel? Qual o motivo dela não estar até hoje legalizada? O que a impede de ser renovada e atuar? Por que as Escolas não estão interessadas nisso? São perguntas cujas respostas a maioria das pessoas conhecem, mas se esquivam de vê-las respondidas. Estou nesse momento com Susana e com a Cultura, que sei, erra muito, mas faz tudo dentro do que consegue fazer, com suas imensas limitações, de toda ordem e categoria. Que a fala de Suzana sirva para que a Liga desponte logo ali na curva da esquina. Pois que a Cultura marque para o mais breve possível uma reunião com todo o mundo do Carnaval e coloque as cartas na mesa: chegou a hora, quer queiram ou não, da Liga existir de fato e assumir seu papel, pelo bem do futuro do Carnaval na cidade. E fazer isso como condição imposta, não como sugestão.

EIS ALGUNS DOS VÍDEOS DESTE HPA NO SAMBÓDROMO 2019:

A FESTA DA MOCIDADE DE VILA FALCÃO APÓS TOMAREM CONHECIMENTO: CAMPEÃS DO CARNAVAL BAURUENSE 2019, em apuração realizada hoje à tarde junto ao Teatro Municipal. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2558600714169922/.

A FESTA DO BLOCO ESTRELA DO SAMBA DE TIBIRIÇÁ QUANDO DA NOTÍCIA: CAMPEÕES DO CARNAVAL BAURU 2019 hoje à tarde diante do Teatro Municipal, local da apuração. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2558594070837253/.

UM POUCO SÓ DA FESTA DO BLOCO CAMPEÃO DO CARNAVAL BAURU 2019, O ESTRELA DO SAMBA DE TIBIRIÇÁ NO DISTRITO, 15 KM DISTANTE DA CIDADE - A cantoria se estendeu para as ruas e depois, foi caminhando e festando até a casa dos Cosmos, os Baté e lá, além do samba rolar solto, cantorias mil, animação pra lá de boa, teve comida pra todos no final. Os Baté sabem comemorar e festar como ninguém. Elis O link 1: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2558316334198360/ e link 2: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2558313217532005/ .

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK (01)
Renato Magú A Suzana deu um baile ontem. Agiu de forma muito profissional pra resolver o problema. Em relação à liga, depois do ocorrido ontem, acredito ser praticamente impossível, já que quando as duas “donas do carnaval” de Bauru estão na mesma sala, é garantia de briga na certa..

Henrique Perazzi de Aquino Gaviões e Mancha sentam na mesma mesa e o fazem por causa do "negócio" ser mais importante que brigar, no Rio a mesma coisa. E se tiverem problemas dessa ordem que contratem um profissional, que não tenha paixão nem por uma nem por outra para administrar a coisa.

Geraldo Pires Henrique Perazzi de Aquino Eu concordo com você Henrique, tem que ser quem realmente goste de Carnaval e não tenha vínculo nenhum com Agremiações, se tiver gente das agremiações envolviada vai ficar na mesma merda!!!

Tatiana Calmon Karnaval Sobre isso... regulamentos são feitos para serem cumpridos. Se alguma escola descumpriu, tem que descontar os pontos antes de iniciar a apuração. O que foi proposto ontem é um baita desrespeito com todos. Se tem regulamento, que se cumpra. Se não tem, são outros quinhentos. Isso de dizer, vamos apurar assim mesmo e quem quiser que apresente recursos, é antes de mais nada um flagrante caso de omissão, um empurrar com a barriga.

Ricardo Blanco Caleda Tatiana Calmon Karnaval concordo..

Henrique Perazzi de Aquino Eu entendi de outra forma. Pelo que foi explicado o problema dos geradores existia e foi sugerido pela empresa que ganhou a licitação a descida no Sambódromo descobertos por medida de segurança. Foi isso que ouvi e se de fato ocorreu, eles assumindo isso antes do desfile, resolvido. Do contrário, só depois do desfile, preocupante.
Edite ou exclua isso
Curtir
· Responder · 1 sem
Jean MouraOnline agora
Jean Moura Henrique Perazzi de Aquino esse foi o argumento mas isso contrária o regulamento se a mocidade se esforçou pra cumprir todos tb são obrigados! Não há justificativa pra desrespeitar o regulamento. Ano passado ocorreu a mesma coisa, o regulamento foi desrespeitado, o que interferiu diretamente no resultado

Jean Moura No caso dos blocos

Beto Grandini Tatiana Calmon Karnaval A Mocidade nada mais fez do que pedir que se cumprisse o regulamento ... Só neste Carnaval ele foi "rasgado" pelo menos 4 vezes, não pelas escolas, mas por quem tinha obrigação de zelar pelo seu cumprimento!!!! Você está correta!!!


Susana Nogueira Libório Godoy Em nome da Secretaria de Cultura, agradeço sua manifestação. Nosso trabalho é pautado pelo profissionalismo, transparência e respeito. Cumprimos o regulamento e respeitamos as declarações das empresas pertinentes. Sempre respeitamos e admiramos o trabalho de cada agremiação participante do Carnaval. Isso se reflete nas reuniões preparatórias, na escolha do Rei e Rainha, no desfile e na apuração. Sempre com respeito às pessoas, ao regulamento, ao edital e ao investimento público destinado a essa grandiosa festa.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK (02)

Alissia Fernandes Susana Nogueira Libório Godoy, sempre muito profissional. Parabéns

Allison Carlos Parabéns Susana Nogueira Libório Godoy pelo seu profissionalismo! Mesmo não concordando com o ocorrido vc tem meu respeito e admiração.

Antonio Luiz Ferreira Ramos desejo parabens para minha querida amiga SUZANA grande guerreira da cultura

Beto Grandini Caro HPA ... Regulamentos existem para serem cumpridos ... Todos assinaram ... Todos concordaram ...
Vc deve saber que a primeira parcela da subvenção municipal saiu as 15:40 do dia 01/03 ... 27 horas antes do inicio do desfile, apesar do Edital e do regulamento estarem prontos desde setembro ... Foi aventado o adiamento dos desfiles ... Uma escola e alguns blocos não concordaram, pois violaria o regulamento ... Não discordamos da tal "questão de segurança" ... Porém o pau que dá no Chico, dá no Francisco ... Para as outras escolas, a questão de segurança não foi aventada ... Você que gosta tanto do LADO B das coisas, ouça ele agora ...

Beto Grandini Quanto a Liga, sai sim, desde que quem for dirigí-la nã faça disto um "meio de vida" ...

Ricardo Blanco Caleda Beto Grandini como outrora

Henrique Perazzi de Aquino Beto Grandini, não tenho nenhum tipo de problema em rever algo que publico quando for convencido do contrário. Ainda não o fui. Ouvi a Susana dizer que a decisão pela descida com o geradores descobertos foi da empresa contratada por licitação e sob alegação de motivo de segurança. Cabe algumas perguntas. Quando isso ocorreu, foi de forma antecipada e com todos cientes ou foi de última hora quando da descida dos carros? E levo também em consideração que, existindo um regulamento é para ser cumprido e se a Mocidade tomou o cuidado de cumpri-lo, a concorrente também deveria fazê-lo e se não o fez merece ter os pontos descontados e só não o teria em caso de algo maior, daí seria de bom alvitre entender como foi feita a comunicação para se descobrir os geradores da Cartola ou se já chegaram descobertos para o desfile. Quanto a Liga, para o bem de todos, ela tem que vingar e ser contratado um profissional isento, com salário e é claro sem que isso venha a ser "meio de vida". O controle seria das próprias escolas.

Allison Carlos A Susana Nogueira Libório Godoy é uma grande profissional altamente gabaritada e acima da média. Parabéns para ela! Porém existe um regulamento e foi ignorado e rasgado, se uma ou outra agremiação errou que seja punida, somente isso que a Mocidade queria, mais nd. Como sempre seu "achismo" a falta de informação e entendimento do assunto faz com que produza um texto equivocado, tendencioso e mal intencionado. O maior problema enfrentado este ano foi a incompetência e falta de respeito pela agremiações por parte do secretário de Cultura, que de cultura não sabe nada. A rivalidade existe e cada um defende o seu mas o entendimento fora da competição existe e tbm muita amizade e respeito. A Liga tem que sair e vai sair, mas tem que ser discutida amplamente para não haver precipitação e dar errado, procure mais informações de fontes qualificadas ao invés de propagar bobagens.

Henrique Perazzi de Aquino No meu texto não existe "achismo", nem foi "equivocado, tendencioso e mal intencionado". Me provocar não leva a nada, se o produzi foi para buscar um entendimento, mas se quer discutir, estarei sempre pronto, mas sugiro fora desse espaço. Vejo sim muita amizade entre as agremiações, mas inegável e irrefutável o clima de inimizade entre as duas maiores. Não tem como esconder e escamotear isso. Bobagens são propagadas não por mim, mas por quem se omite de fazer a boa discussão, de forma aberta, sensata e levando em consideração todos os pontos de vista. Vocês todos "ainda" dependem muito do dinheiro público e no mínimo, deveriam estar se entendendo já faz tempo, pois do jeito que está e se assim o continuar, estarão vocês mesmo jogando a pá de cal sobre a participação pública.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK (03)
Eric Schmitt Muitas vezes, não concordei com a Susana. Mas essa vez, parabéns pela posição firme que ela mostrou na frente desse desrespeito do dinheiro publico. Ja faz tempo que a liga deveria ter sido imposta e não somente sugerida... Isso aliviaria a secretaria da cultura que poderia colocar muito mais energias e dinheiro em outros setores da cultura em vez de perder o tempo com escolas que transformam o carnaval em brigas fúteis de torcidas de times de futebol ou de crianças mimadas. Até quando ?

Renato Magú Henrique Perazzi de Aquino vou responder a um questionamento que vc fez acima, já que não só a Cartola, mas a Tradição e a Esquadra da Indepa tbm foram citadas no ato da resposta da secretaria.
As 3 agremiações citadas chegaram com seus geradores cobertos (não tem nenhum amador aqui, não perderíamos pontos por uma coisa tão óbvia), tudo está registrado em fotos.
Mas acontece que quando a escola se alinha, os bombeiros fazem a vistoria nos carros (o que deveria ser feito com muita antecedência, e não na hora do desfile).
Na ocasião, o representante da empresa e dos bombeiros me chamaram e solicitaram para que tirássemos as decorações dos geradores.
Ao questionar que isso violaria o regulamento, fomos informados de que era por questões de segurança e que os jurados já estavam orientados a não tirar pontos por conta disso.
Só depois dessa explicação que eu permiti que tirassem a cobertura dos geradores, e que isso fosse feito por nossa carnavalesca, para que não estragasse a decoração dos carros.
Eu até entendo o direito da mocidade em questionar, já que de fato isso estava no regulamento, eu só não entendo o pq disso estar no regulamento, já que mexe com questões de segurança e o pq dessa vistoria ser feita exatamente na hora do desfile, onde já está tudo pronto e não a ha tempo pra mudanças técnicas.

Renato Magú Vale lembrar que isso pode e deve ser alterado do regulamento, e isso depende das escolas e blocos entrarem em acordo..
E
Henrique Perazzi de Aquino Renato Magú isso que escreve me faz entender o que de fato aconteceu e a partir disso, sendo o que de fato ocorreu, também com outras escolas, não vejo como ocorrer a perda de pontos. Você foi preciso, cirurgico, diria e daí, o que me chateia e muito são pessoas que não te conhecem e já chegam com os quatro pés. Por que nos transformamos em algo assim, quando deveria prevalescer o diálogo. O próprio bom senso após a decisão dos bombeiros indica que os pontos não devem ser retirados, porém, se os carros já vieram com os geradores descobertos, daí sim, do contrário a justificativa da Susana Nogueira Libório Godoy foi perfeita.
1

Renato Magú Henrique Perazzi de Aquino fizemos questão em documentar com fotos caro amigo..
O tiro que foi dado na cartola poderia ter afetado Indepa e tradição, jogando por água abaixo trabalho de um ano inteiro.. eu tbm acredito que tanto a empresa quanto a secretaria deveria ter antecipado isso pra todas as agremiações e não ter deixado “brechas” pra tais questionamentos, que reitero ser legítimo por parte da mocidade, já que a escola não foi avisada.

Donizete Campos Acho que as escolas precisam e devem usar o sambodramo pois esse ano fiquei na arquibancada ninguém sabe de nada das escolas unir e melhor coisa durante esse ano usem o sambodramo. Escolha da rainha provou público bom e animação total. Não se forma sambista de janeiro a fevereiro

José Deuzany Kkkkk