quarta-feira, 9 de outubro de 2019

FRASES (189)


O MOMENTO DA RELIGIÃO OCUPANDO TODOS OS ESPAÇOS POSSÍVEIS

Após o presenciado no último domingo na eleição dos representantes do Conselho Tutelar de Bauru, disputa religiosa sendo feita acima das regras permitidas, queria escrever algo sobre esses abusos. Primeiro reproduzo texto de Karen Romano, evangélica e atuando numa linha de pensamento e ação à esquerda em Bauru, até pouco tempo na Avivamento Pleno, ali onde um dia foi o Clube Bancários e hoje na Quadrangular. Saiu de uma por não concordar envolvimento da igreja com política e vai para outra, essa onde atuam a vereadora Yasmin e seu pai Celso Nascimento. Ou seja, continua pela busca de uma sem o envolvimento tendencioso. Cansou de ouvir pastores chamando os esquerdistas marxistas de ateus, filhos do demônio, tudo assim sem motivo, mera provocação e agora, num outro reduto, tentando tocar sua vida. Sua observação sobre o evangélico e, consequentemente, essa última experiência com eleição envolvendo religiosos é boa, merece ser lida:

“Me entristece tantas dúvidas a respeito de Deus por conta de um povo que usa mal seu nome, não interpreta direito suas leis e ainda julga o próximo , e generaliza o apoio político à candidatos que não representam nenhum pouco os ensinamentos cujos eram para serem seguidos. Esquerda cristã levante-se! Mostrem que vocês tem posicionamento político contrários a essa barbárie toda que tá acontecendo! Não tenham medo de mostrar que vocês entenderam que Deus cuida dos menos favorecidos e dos fracos e oprimidos, dos que são julgados e dos que estão condenados! Porque Deus veio para os que precisam de salvação não para os que acham que não precisam! Mostrem a eles que nosso Deus é um Lord , um Gentleman educado que só entra onde o Convidam, Que enfiar a Jesus goela a baixo é coisa de fanáticos e não de quem quer mesmo ganhar almas! Não participamos de grupos e passeatas que não condiz com nosso conceito, mas lutamos pelo direito a vida dessas pessoas e se um dia elas quiserem abandonar o que chamamos de pecado Deus cuidará disso. Não seu julgamento sua indiferença e sua incitação a violência! Deus acima de tudo significa principalmente amar o próximo que foi o seu maior e primeiro mandamento! Primeiramente: Toda honra e toda glória ao Deus vivo! E depois #LULALIVRE!”.

Existe uma resistência dentro de muitos templos, pequena, mas persistente. Ninguém conseguirá dobrar, vergar gente como Karen. Escreve ontem: “Se eu fosse ver as coisas que as pessoas fazem em nome de Deus eu teria já desistido, mas eu não sei te explicar, então pra mim vale o ensinamento de Deus e não o que o homem distorce e faz pra conseguir em seu nome”. Por fim, me diz sobre não se vergar diante da linha de algumas igrejas as quais frequentou: “Tenho sangue vermelho e coração à esquerda rsss e mente iluminada por Deus”. A conversa teve início por causa daquele mundaréu de gente que a Universal enviou para votar nos seus indicados para o Conselho e o fizeram levando-os ao local, a maioria sem ao menos saber direito o que ali faziam. Faziam simplesmente o que um pastor pediu. É assim. Por fim, antes de encerrarmos o bate papo, ela me pergunta: “Sabe por que crente não gosta da esquerda?”. E responde: “Porque defende homossexuais, aborto também. Parece q querem atear fogo e queimar td mundo como as bruxas. Ao inves de ir lá entender.o q tá acontecer e pq está acontecendo”. Acabo de ler um artigo de Esther Solano e ela tenta dissecar algo sobre “Evangélicas Bolsonaristas”, após conversar longamente com três da linha fundamentalista e sua conclusão: “Falamos de muitas coisas, de desrespeito ao Estado laico, de interferência religiosa na política, da Bancada da Bíblia, de intolerância com religiões de matriz africana, de Bolsonaro, de Crivella, Edir Macedo, Malafaia. Falei da vida de cada uma, ouvi bastante de um país que não deu nada a elas, de um Estado e de uma sociedade que falharam totalmente. Tudo se resume a uma frase de uma delas: A igreja me deu tudo, eu darei tudo a ela”.

Karen não pensa e age dessa forma, mas a imensa maioria, sim. Fazem o que a igreja determina, sem pestanejar, não existe debate e muito menos argumentação. Não existe como rejeitar um pedido desses, o de ir votar. É ir lá e votar, nada mais. Como negar alguém que lhes deu tudo? O trabalho de reverter isso na mente das pessoas é longo e talvez, se iniciado, demore algumas gerações, assim como foi feito por eles, para entronizar a mente dos hoje fiéis o seguirem assim sem pestanejar. Estamos diante de um país sendo dominado por esses, com um presidente que se diz seguidor dessa fé e fazendo uso junto dos seguidores desses segmentos religiosos de toda artimanha possível contra seus inimigos. Um poderoso grupo de poder, preconceituoso, retrógrado, perverso até a medula. Já deu para sentir como agem quando investidos de algum poder, vide Crivella no Rio ou qualquer outro assumindo um cargo público. O retrocesso é irreparável. Chegamos até aqui, não sabemos se chegaremos até ali, pois do jeito que está, sem reação, seremos dominados. Reagir é preciso, mas como? Um trabalho de formiguinha se faz necessário e nem tudo está perdido. Karen prova existir uma saída, ela está lá dentro do universo neopentescostal e prega algo diferente do que o púlpito lhe tenta impor. É pouco? Não sei. Sei que se permanecer parado eles dominarão tudo à minha volta, inclusive meus atos. Estou velho demais para permitir isso.

Nenhum comentário: