sábado, 19 de outubro de 2019

COMENDO PELAS BEIRADAS (77)


ALGO DE QUEM IDEALIZOU O PRONTO SOCORRO CENTRAL DE BAURU

Pedro Romualdo é, sem sombras de dúvidas, um dos maiores fotógrafos (não no tamanho, mas na altitude de seu trabalho) destas plagas. Registrador contumaz da história da aldeia bauruense, possui em seus arquivos registros históricos de vários momentos do dia-a-dia de sua vida, não só política, como social, esportiva e também a das entranhas nem sempre publicáveis. Ultimamente ele vai divulgando, distribuindo em forma de drops, ao poucos, muitas dessas imagens, guardadas a sete chaves em seu banker, ou o dos altos da avenida Moussa Tobias ou do seu Mafuá, localizado no Mary Dota, num local onde cultiva até jabuticabeiras. No último registro divulgado, fotos da inauguração do Pronto Socorro Central de Bauru, ali na parte detrás do antigo e sempre funcional Hospital de Base, ou como queiram, sede da Associação Hospital de Bauru (local também do Mensalão bauruense, quando verbas públicas destinadas à saúde foram desviadas aos borbotões por tucanos de rica plumagem para suas contas pessoais).

A foto tem como foco principal a fala de David Capristano, então secretário da Saúde municipal, ladeado pelo prefeito Tuga Angerami e outros, dentre esses, de punho estendido e com um gravador à moda antiga, registrando para todo o sempre a fala (onde estaria guardada essas gravações?), o jornalista Aurélio Fernandes Alonso, jovem e intrépido, início de carreira, primeiro estagiário naquela secretaria e, mais que tudo, testemunha ocular de parte importante da vida local. Com David na Saúde, algo mais que auspicioso, lembrado até hoje como o melhor que tivemos no setor. Os motivos já são mais do que conhecidos, tanto que, após sua passagem por aqui, foi dar com os costados em Santos e acabou se transformando no prefeito da cidade praiana. Por aqui, só não o fez, por ter batido asas e daí, caímos em Izzo Filho. Essa primeira administração do Tuga foi dessas coisas inimagináveis na cidade. Fala-se muito em Franciscato, Sbeghen como os melhores prefeitos, mas o revolucionário mesmo foi esse barbudo, com uma guinada até então nunca vista em todas as áreas do serviço público. Com uma reunião mais do que insólita, fez e aconteceu de uma forma nunca mais alcançada e nenhum outro patamar. No segundo mandato consolidou sua imagem para todo o sempre, quando sem recursos plausíveis, saneou as finanças, deixando no caixa valores que salvaram a administração posterior, a de Rodrigo Agostinho. Foi o cara, até por ter ao seu lado gente do quilate deste David.


Dito isso, entro de cabeça no que me foi contado pelo Aurélio sobre como agia este David diante de tantos Golias. A ideia do Pronto Socorro Central naquele local é obra exclusiva do médico David, hoje também considerado como exponencial figura melhor representando o que venha a ser o SUS - Sistema Único de Saúde, leio dizer ser mesmo o Pai do SUS. Simples, objetivo e pontual, sacou que, o hospital da cidade atendendo tudo e todos indistintamente era o Base e nada melhor do que o PS, local que atenderia todos em pré-atendimento básico, gravidade ao não, estar localizado bem juntinho deste. Num atendimento a requerer algo mais especializado, como RX e outros exames, o encaminhamento seria imediato, via corredores. E assim foi feito e assim ocorreu durante décadas. Quantas vezes eu mesmo me servi disso, indo tirar RX em madrugadas lá no final de um dos tantos corredores do hospital. Não foi preciso ser nenhum bidu para antever o previsto por ele, mas ele soube juntar os pauzinhos, unir e conciliar interesses, bater o martelo no local, hoje consagrado. São peculiaridades como essas o grande diferencial de pessoas como David, olhos voltados quase em exclusividade para o atendimento público de qualidade.

A foto me fez lembrar desse detalhe me dito por Aurélio numa mesa de bar na semana passada e aqui a deixo registrada como símbolo de tantas outras boas histórias envolvendo tempos memoráveis da história bauruense. Relembro isso tudo, na certeza que, se gente imbuída do mesmo espírito se juntasse hoje em busca de uma nova cidade, algo de muito bom poderia voltar a ocorrer de fato. Que essa união ocorra.

MAIS DUAS FOTO EXCLUSIVA DO PEDRO ROMUALDO:

"Além dos postos de saúde (13), que inaugurou por toda Bauru, uma das maiores satisfações do Dr. David Capistrano, foi a inauguração do Lactário de Bauru (Banco de Leite Humano). O Banco, para quem não sabe, recebe doação de leite humano para dar às crianças cujas mães não produzem leite para amamentação. A idéia do Banco era do saudoso ex-vereador, José Walter Lelo Rodrigues, que a administração Tuga Angerami adotou. No dia 11 de maio de 1996, David acompanhou com imensa alegria a realização do sonho do Lelo".

"Quando chegou a Bauru para assumir a Secretaria de Saúde, o médico sanitarista, David Capistrano da Costa Filho, foi recepcionado com ojeriza da classe médica e outros setores burgueses da cidade. Hábil político, David passou a convidar setores organizados da socidedade bauruense ligados à saúde para visitar a rede pública que queria montar em Bauru e diminuir a rejeição à sua pessoa.
Na foto, David visita com a Rede Feminina de Combate ao Câncer uma unidade de saúde. Na foto, também, o assessor André de Souza, à esquerda, ao lado de David, o prefeito Tuga Angerami (barbudinho) e o jornalista Gérson de Souza, da sua assessoria de imprensa, à época".

Pedrinho quando resolve abrir seu baú de recordações, tem coisas lá dentro que só ele mesmo foi juntando, coleção inigualável da História desta aldeia bauruense.


O MARÍLIA ESTÁ VOLTANDO...
https://www.facebook.com/watch/?v=431316937518445

Nesse final de semana a consumação ou não do retorno do Marília, saindo da mais baixa divisão profissional do futebol paulista, a Bezinha para a AIII, a onde se encontra o glorioso e centenário time de minha aldeia, o Esporte Clube Noroeste. Nem Marília, nem Noroeste, muito menos América de Rio Preto, Rio Branco de Americana, Francana, XV de Jaú e tantos outros, diante de tudo o que já representaram no futebol merecem estar na rabeira das divisões do futebol. Sei que muitos noroestinos irão me criticar, pois talvez precisem de um inimigo, um adversário mór pra continuar se digladiando e propondo toscas guerras, mas eu aqui do meu canto, me declaro em primeiro lugar inveterado amante do futebol e esse, o dos pequenos, o do interior, o que aprendi a frequentar e amar desde a mais tenra idade. Torcerei sempre pelo Noroeste vencer não só o MAC, mas todos os demais, mas não nutro ódio por nenhum desses, mesmo diante de muitas inenarráveis histórias já vividas dentro e fora do campo. O Noroeste vive hoje em compasso de espera, dor para todos seus abnegados torcedores, pois nem presidente temos, quanto mais uma diretoria pra chamar de sua e mesmo assim, vejo sendo anunciado aos quatro ventos a participação das divisões de base na Copa Paulista 2020, uma das etapas em janeiro aqui em Bauru. Do MAC, recebo esse vídeo e ao assisti-lo inteiro, me vejo trocando a camisa azul do MAC pela vermelhinha do Noroeste e já penso em como deverá ser as duas partidas do campeonato da AII do ano que vem, uma aqui outra lá, envolvendo as duas equipes. Que o MAC volte, se fortaleça, mas que o mesmo também possa ocorrer com o Norusca. Não vejo a hora de voltar a frequentar o estádio Alfredo de Castilho. Eu sou Norusca de quatro costados, mas não odeio o Marília suficiente para deixar de torcer para que saia da Bezinha. Que volte logo e vamos nos pegar só no campo de jogo ano que vem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso ocorreu há 34 anos e eu tinha 24 anos. David Capsitrano foi o melhor secretário de Saúde de Bauru. Essa obra até hoje é relevante ao bauruense
Aurélio Fernandes Alonso - jornalista