segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (146)


ÓDIO CONTINUA ENTRONIZADO NA MENTE DE PARCELA SIGNIFICATIVA DOS BRASILEIROS
Não vai ser tarefa fácil a compreensão por parte de quem teve a mente praticamente danificada por um lento, gradual e constante processo de lavagem cerebral contra as esquerdas, os movimentos sociais, o PT e o ex-presidente Lula. O processo atingiu seus objetivos, o PT foi criminalizado, o golpe ocorreu de fato e de direito destituindo do poder a presidenta Dilma Rousseff e em seu lugar, algo hoje comprovado como imensamente pior do que o que tínhamos até então. A divulgação das gravações do The Intercept desmontaram uma farsa jurídica, política e midiática de grande vulto, mas aqueles que antes tiveram a mente distorcida, não conseguiram até agora entender de fato o que se passou e continuam acreditando nos heróis construídos. A prova dessa destruição de parte do entendimento do que de fato ocorre nas entranhas políticas se faz presente nas manifestações pelas redes sociais, onde muitos do que foram ludibriados ainda continuam repetindo como mantra as mesmas mentiras a eles repetidas tantas vezes como verdade.

Cito um exemplo. No sábado postei nas redes sociais algo sobre o que se passa com Olavo de Carvalho: “Você é idiota assim mesmo ou fez curso? Fiz curso”. Bastou isso que o ex-vereador bauruense, dono de autoescola e funcionário terceirizado do DAE por certo tempo, Paulo Eduardo Martins Neto tentasse ironizar, talvez na defesa do Olavo: “Professor não contrarie o Lula ele quer ficar preso”. Respondi assim: “Pelo contrário, o que ele não quer é sair pela porta dos fundos com tornozeleira, sendo humilhado por gente como esses Moro e Dallagnol, que depois das descobertas reveladas pelo The Intercept, é quem deveriam estar enjaulados no lugar do grande líder Lula. Não acha o mesmo, caro Paulo Eduardo? Essa prisão injusta de Lula é algo a envergonhar o país mundo afora, tudo cruel montagem para afastá-lo se ser eleito presidente. E hoje, com esse Bozo como presidente, o país no fundo do poço e pior, reverenciado gente como esse Olavo de Carvalho, que não vale nada”. Ele volta à carga com algo pior: “Professor, eu trabalhei 65 anos e ainda estou trabalhando e continuo pobre. O Lula nunca trabalhou e é trilionário. Pode explicar essa mágica”.

Me enfezei e retruquei de imediato: “Sim. Fácil. Eu nunca soube ser ele trilionário e já que sabes, pois propaga isso, por favor me conte. Gostaria muito de saber, pois pelo que sei ele continua morando no mesmo apartamento em São Bernardo. Diferente do FHC, se me perguntasse desse eu te responderia das sacanagens que fez para ter apto em Paris com salário de professor. Já do Lula fico ansiosamente aguardando as suas informações, pois ouço falar dessa mentira, mas nunca ninguém me elucidou. Pelo visto você vai fazê-lo. Faça, por favor, no aguardo. Enfim, divulgar mentiras é feio e sei que não fazes isso, tanto que deve saber do que escreve...”. Outros vieram no meu apoio: “...pelo visto é um daqueles que acredita na mídia, e segue a cartilha suave ainda..... não consegue pensar e analisar além do que lhe apresentam para ser repassado. Lula sempre foi perseguido..... a vida dele sempre foi vasculhada..... isso também deve ser algo novo para vc......”, Vera Lucia e “Milionário é quem tem um milhão, bilionário e quem tem um bilhão, trilionário e quem tem um trilhão..... Sua informação tá correta ou você e mal intencionado mesmo.....????”, diretamente de Curitiba, Baracat Neto.

O tempo foi passando e Paulo não mais se pronunciou, ou seja, acusa de forma leviana e depois foge, pois não existe consistência no que faz, uma repetição cruel e insana, sem base legal, até doentia de algo muito comum hoje em dia. Eu o inqueri para que apresentasse provas do que disse: “É sempre assim, acusam Lula, o melhor presidente que este país já teve (para a classe trabalhadora) de tudo, inventam coisas horrorosas, repetem sempre a mesma ladainha, conduzidos por uma mídia pérfida e na hora de provar o que dizem, não sabem nem dizer de onde retiraram aquilo, onde leram, onde estão as fontes. Simples, elas não existem. Estou farto de mentiras repetidas a todo instante e no primeiro aperto todos fogem, somem, se esvaem. Lula não é santo, mas fez muito por esse país e nem isso sabem reconhecer. Vivem com ódio nas ventas e isso tudo representa esse atraso onde nos enfiaram com o golpe de 2016, primeiro destituindo Dilma e depois nos enfiando goela abaixo essa aberração chamada Bolsonaro. Lula está ano luz acima dessa gente toda. E como mentem a respeito dele...”. Por fim o memorialista Antonio Pedroso Junior surge com um fato novo: “O cidadão diz que continua pobre. Já torrou a grana da propriedade rural que vendeu para um certo ex-prefeito...que está inelegível”.

Não sei se a contenda terá novos desdobramentos, pois é mais que certo o Paulão, como o chamam na cidade, não tem as provas do que repete boca pra fora. Ele não é o único, muitos o fazem e com aberrações continuadas. Outro dia mesmo, Pedroso brincou com o porteiro do hotel onde se hospeda na cidade, quando esse disse da riqueza de Lula amealhada com falcatruas e lhe disse: “Estou ligando agora para a PF e pedindo para um delegado vir aquilo te ouvir, pois tudo o que tentaram descobrir até agora, você diz saber em detalhes e contando pra eles, vai ajudar a elucidar algo até hoje incerto e não sabido”. Claro que o porteiro mijou nas calças e enquanto não teve confirmado ser brincadeira a ligação, tremia como vara verde. É o que todos temos que fazer diante das repetição desse exacerbado ódio, proveniente de uma classe média ressentida mais com o avanço das classes menos favorecidas nos governos do PT, do que qualquer outra coisa.

Noutra contenda, eu escrevi uma carta para a Tribuna do Leitor defendendo o Lula Livre e desdizendo desse endeusamento do ex-juíz Sergio Moro, hoje desmascarado, mas ainda todo poderoso. Um leitor, Márcio M. Carvalho me desancou, mas não conseguiu rebater o que escrevi, ironizei com ele, “pra que discutir com madame”, citando o samba cantado por João Gilberto e na edição de ontem, na mesma Tribuna, outra carta, publicada quatro semanas depois da primeira, ainda reverberava algo do ressentimento por esses estarem em vias de terem seus ídolos (Bolsonaro, Moro, Dallagnol) desmascarados: “PARABÉNS SR MÁRCIO! - Fique certo que o artigo que o senhor escreveu rebatendo o professor de história lavou a alma de muita gente! Li três vezes seguidas e minha filha também o leu e adorou! Se me permite, só para complementar: Sérgio Moro é herói nacional, ele quer passar o Brasil a limpo, enquanto o professor aloprado quer a volta da quadrilha e consequentemente a corrupção desenfreada que tanto mal fez ao nosso País! O professor ainda não se conformou com a derrocada do PT. Seus alunos com certeza tem o discernimento de separar o joio do trigo! É sempre bom ler um artigo como o seu! Saudações de Meire Cacciolari Moretto”.

Como discutir dentro de algo compreensível quando não conseguem nem compreender algo mais do que comprovado, a ilegalidade onde Moro atuou? É chover no molhado...
OBS.: As ilustrações são todas da Laerte, bem dentro do espírito da coisa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu, se fosse você, não perderia tempo com esse tipo de discussão, que pode ser bem desgastante. Adorei o expediente com o porteiro e acho que a ironia é a única arma possível contra essa ignorância que assola o país. De resto, poupe-se, porque essa canoa vai virar e precisamos estar fortes pra quando o carnaval chegar outra vez.
Livreira Maria Helena Ferrari, diretamente do Rio de Janeiro.