sábado, 5 de outubro de 2019

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (131)


ENTREVISTAS DO MAFUENTO HPA: CARLOS NEDER, ETERNO DEPUTADO ESTADUAL PT DE PASSAGEM POR BAURU E RECEBENDO INTEGRANTES DO NÚCLEO DE BASE “DNA PETISTA”


Pergunta: O que o traz novamente à Bauru?
Resposta: Satisfação muito grande estar com vocês. De certa maneira estamos comemorando uma vitória muito importante, que ainda depende de uma confirmação e uma posse, mas a vitória do Claudio lago abre uma nova perspectiva do PT não só em Bauru, mas em toda a região. Exemplo disso é que antes mesmo de tomar posso ele estava com vocês hoje lá no Calçadão e vem fazendo periodicamente essas atividades em defesa da liberdade do nosso companheiro Lula, que é reconhecido como um preso político. É preciso então que a população compreenda em que circunstâncias o Lula foi levado a cadeia e de uma maneira pudessem retirá-lo da disputa eleitoral, colocando Bolsonaro a frente da presidência da República e com tudo aquilo que tem trazido de desgaste e prejuízo para os trabalhadores. Então, eu vim para acompanhar um pouco da atividade no centro da cidade, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de conversar um pouco sobre como vocês estão vendo a conjuntura política e o que mais podemos fazer para envolver cada vez mais um número maior de pessoas na defesa do Lula, de sua liberdade e que a democracia no Brasil precisa da liberdade do Lula, para que a gente possa ter a possibilidade de discutir outros caminhos para o país, que não esse do ódio, do preconceito aos trabalhadores, que o Bolsonaro e o Dória vem fazendo.

Pergunta: Nesse novo momento presenciado por você da retomada do PT com as ruas e lutas em Bauru, estamos fazendo algo que nunca deveríamos ter deixado de fazer, que é o partido estar nas portas das fábricas, junto aos movimentos sociais e periferia. O PT em Bauru está voltando a fazer isso e hoje fazendo uma mea culpa, deixamos dessa atuação. Como você entende essa volta às origens do PT?
Resposta: Eu sou fundador do PT na década de 70, eu tranquei matrícula na Faculdade de Medicina na USC pra ajudar o movimento na Zona Leste paulista, junto com Roberto Gouveia. Desde o início nós nos incorporamos com a fundação do PT indo nas casas, dialogando com os movimentos sociais e ajudamos a formar os Núcleos de Base do PT. O partido nunca deferia ter abandonado essa maneira de agir, que é de formar politicamente novas lideranças e atuar nas lutas junto da população por saúde, educação, por direitos, por moradias, contra o preconceito e a medida que o PT foi conquistando espaço, seja no Legislativo, seja no Executivo ele achou que isso fosse suficiente para mudar a cultura política no país e nós sabemos que não é assim que a coisa acontece. As principais mudanças depende da mobilização, da participação dos trabalhadores, das trabalhadoras, dos jovens, dos operários, daqueles que são assalariados e daqueles que estão fora do mercado de trabalho. Exatamente por isso que é importante o trabalho que vem sendo feito aqui em Bauru, na medida que vocês estão dialogando com diferentes setores da sociedade.
Vocês dialogam com quem está desempregado, com o operariado, com o aposentado, com a mulher, com o jovem, mas dialogam também com setores da classe média que se deixaram iludir pela campanha do ódio movida pelo Bolsonaro, tentando falar contra conquistas importantes que houve nos governos do Lula e da Dilma e que hoje a população não compara a realidade que tem com aquela que teve nesses governos. Se percebe nitidamente que vem aumentando o desemprego, vem aumentando a inflação, não há um crescimento sustentável do PIB. As pessoas estão vivendo com uma qualidade de vida pior do que já viveram, não estão tendo acesso aos bens de consumo, políticas públicas estão se degradando, como é o caso do SUS, da educação pública e é preciso então que a gente recoloque o debate sobre o que a população perdeu com o resultado das ultimas eleições, movidas pelos fakenews, com notícias falsas e a impossibilidade do nosso companheiro Lula ter sido candidato nas últimas eleições. Nosso companheiro Fernando Haddad cumpriu uma importante tarefa representando o nosso processo político da campanha presidencial, mas é preciso que hoje a gente reconheça termos um preso político que é o Lula e ele seria o verdadeiro presidente da República se não tivesse sido tirado do poder através de um golpe, que primeiro tirou Dilma e depois Lula de concorrer à presidência. Eu acho que vocês estão no caminho certo, o Claudio Lago e toda equipe de vocês, conseguindo um feito histórico que é diante de uma situação onde o PT andava de cabeça baixa, submisso, respeitando a própria vontade de outro e não a do trabalhador, hoje nós temos um PT autônomo, que vai às ruas, que dialoga a partir do seu programa e que quer cada vez mais pessoas contribuam conosco, para que a gente possa ter mais liberdade, mais direitos e mais respeito em todos país e em São Paulo. E Bauru está dando e vai dar exemplos para toda a cidade e toda região. Tenho certeza disso.

Claudio Lago: Gostaria de agradecer a visita do Carlos Neder, deputado que a gente acompanha há muito tempo e mais que deputado, um amigo, junto da luta junto aos movimentos sociais, já tivemos oportunidade de estar juntos na efetiva luta com o MST, assim como também participa da reorganização da vida partidária do PT e da criação de uma nova vida orgânica para Bauru. Ele envio emendas para a Saúde, inclusive no último ano tem duas somando 400 mil reais para essa área e 50 mil para a cultura do Hip Hop, dentro ainda do seu mandato anterior. É um companheiro que a gente tem muito prazer de receber em Bauru, pois não é só de almoço, mas de luta, participando não só para trazer recursos para Bauru, como para fazer a luta, seja no movimento sem terra, sem terra, como para dar estrutura interna ao partido. É um companheiro recebido com muito prazer na cidade.
Resposta: É uma satisfação dupla, primeiro ver que todo aquele trabalho que vocês fizeram, que poderia parecer infrutífero, junto dos movimentos, ajudando nas manifestações de rua, lutando contra um poder que parecida quase invencível e você conseguiram provar que é possível fazer oposição mesmo em cidades com posições conservadoras e esperamos que isso mude. Por outro lado, a alegria de ver que vocês estão contaminando positivamente muito mais gente, inclusive aqueles que estavam desanimadas com o PT, sempre ficando a reboque de outros partidos, de grupos econômicos, de interesses que não do partido e hoje não, se percebe que é possível atuar dentro do PT, com espaço para todo mundo, pode falar, ser ouvido, soluções para problemas que a cidade de Bauru tem. Vocês estão de parabéns. Faremos de tudo para que não ocorra nenhuma solução antidemocrática que impeça vocês de tomarem posse e levarem adiante aquele programa que a maioria do partido entendeu que deveria ser aplicado nesse momento.

Pergunta: Não só o país, como PT sofreram uma profunda traição com o golpe e o conluio que temos vivido desde 2016. O que você acha do PT continuar se aliando nesse momento com todos esses partidos que lhe cravaram a estaca? O PT sofreu muito e hoje esses todos se reaproximam. É claro necessitarmos de algumas alianças e como você entende devam ocorrer essas alianças nas próximas eleições?
Resposta: Eu tenho defendido uma opinião que o PT precisa ser mais cuidadoso com as alianças e também nas coligações nas próximas eleições. Nas Câmaras Municipais a gente percebe que a tal da governabilidade faz com que o partido acabe votando em propostas que não são coerentes com o seu programa e na Assembleia Legislativa, fui inclusive candidato a presidente, defendendo a ideia de que petista não vota em golpista. Não é possível que a gente passe uma borracha em cima do que aconteceu no golpe que destituiu uma presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff com mais de 54 milhões de votos e que fique por isso mesmo. E agora você vê pessoas que ajudaram no golpe, que ajudaram a destituir a ex-presidente, tentando dizer, olhe eu me enganei, não foi bem assim, talvez eu não tenha agido na melhor maneira.
Tudo bem, queremos que todos façam autocrítica dos erros cometidos, mas o PT precisa saber valorizar quem esteve ao seu lado o tempo todo. Por exemplo, hoje temos a possibilidade de uma aliança com vários partidos de esquerda e centro-esquerda, de gente que defende a democracia e não agiu contra o estado democrático de direito e que, portanto teria toda a credibilidade para estar ao nosso lado numa outra retomada. Temos que ir com muita cautela nessa política de aliança, as vezes é preferível não se ter uma votação não tão ampla num processo com critérios, mas que as pessoas consigam entender qual é a coerência, qual é o projeto e qual é o caminho que estamos trilhando. Nós saberemos defender o programa de transformação social do PT, socialista, de esquerda democrática e ao mesmo tempo dialogar com outras forças democráticas, que queira agora nos ajudar nas eleições municipais, depois estaduais e federal a termos novamente governos que se preocupam com a maioria da população e que ajam no sentido de diminuir as desigualdades sociais e garantir oportunidade para todos e todas. Nesse sentido não dá para fazer política ao lado de pessoas que foram parte do golpe, deixando o país nessa situação lamentável que se encontra.

Pergunta: Desde já te convidamos para a posse dessa nova diretoria eleita, o que muito abrilhantaria o evento e a retomada dos trabalhos petistas na cidade.
Resposta: Obrigado. Tão logo tenha uma data definida, faço questão de vir. Lutamos hoje dentro do PT contra a fraude, defendemos fraude zero dentro do PT. Não é possível um partido de esquerda, socialista, que defende uma nova sociedade admitir dentro de suas fileiras a prática condenável de ter resultados que não condizem com a maioria da vontade dos filiados. Corretamente aqui vocês foram rigorosos no cuidado para que as pessoas votassem tendo consciência da escolha que estavam fazendo, mas infelizmente a gente vê outros municípios onde esse problema infelizmente aconteceu. Estamos cuidando junto da Direção Nacional do PT para aqueles onde houve manipulação de resultado da eleição do PED, que é o processo de eleição direta dentro do PT, para que isso não vigore e para que esses municípios não possam ser validados, uma vez fruto de fraude. Felizmente isso não aconteceu aqui em Bauru, onde houve uma vitória apertada, por dois votos, mas uma vitória que resulta da mobilização, da conscientização e da vontade dos filiados em querer um PT agindo de outra maneira, dialogando com seus próprios filiados e com sua História.

Salvador Dias – Externo a satisfação em ter aqui o deputado e reafirmo o projeto de retomada em Bauru do social, de inclusão, batendo de frente com os racistas, os fascistas e com os fakenews. Neder, muito obrigado, sua presença aqui agiganta nosso trabalho.
Resposta: Agradeço, seja como deputado, seja como médico, como militante do Pt e como pessoa que já exerceu diferentes funções públicas, é importante saber que nós não vamos nos intimidar. Aqueles que querem ameaçar o PT, ameaçar suas lideranças, nos retirar das ruas ou impedir que a gente diga as verdades para a população desde o golpe que destituiu Dilma Rousseff, não vão conseguir nos calar e tem a solidariedade de muito mais gente além daqueles que temos aqui na cidade. Então, parabéns a vocês pelo importante trabalho que vem fazendo no esclarecimento da opinião pública.

Pergunta: Para encerrar gostaríamos de te ouvir sobre esse Coletivo Cidadania Ativa, onde está envolvido nos últimos tempos.
Resposta: Esse é um conceito desenvolvido pela Maria Vitória Benevides, companheira socióloga respeitadíssima e do PT, onde ela mostra que os direitos não só somente aqueles já reconhecidos na lei, seja na Constituição ou leis ordinárias. O direito você cria a cada momento a partir da luta. Não há uma delimitação clara do que pode e do que não pode. A medida que a população luta por algo que ela considera legítimo e a partir daí ela consiga fazer com que muito mais pessoas acreditem que aquilo é bom para suas vidas, você está instituindo novos direitos, ainda que eles não estejam ainda na Constituição, na lei orgânica dos municípios ou nas leis aprovadas na Câmara ou Assembleias Legislativas. Cidadania Ativa é essa ideia, você deve exercer a cidadania de modo ativo e isso não se faz só em época de eleição. A democracia não é a democracia representativa, um partido, eleições, quem for eleito ou não. A democracia direita, fazendo manifestações nas ruas, fazendo o que vocês, por exemplo, fizeram hoje no calçadão, é igualmente legítima essa democracia. E também a democracia participativa, a dos conselhos de representantes da população, na área da Saúde, da Educação, da Cultura, da Moradia, da Assistência Social e também das Conferências. Então, nós precisamos de democracia representativa, de democracia direta, democracia participativa para que o país seja mais justo e possa respeitar o direito de todos, inclusive os jovens poderem dizer o que pensam sobre seu futuro, a expectativa que tem para com o Brasil nos seus próximos anos (Acesse página no Facebook: www.facebook.com/cidadaniaativa.pt).


Para assistir essa entrevista em vídeo na íntegra clique no link a seguir: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/2942841729079150 

Nenhum comentário: