sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (118)


BALAIO DAS GATAS TERÇA QUE VEM E HPA COM FOTOS "MULHERES LADO B"

A teatral artista Marisa Basso no comando da ATB - Associação Teatro de Bauru está as voltas com algo grandioso para a entidade teatral bauruense e para tanto movimenta tudo a sua volta no sentido de gerir dividendos e movimentação no entorno do que fazem. A mais nova iniciativa é a realização do BALAIO DAS GATAS, atividade cultural com muitas performances e apresentações simultâneas ocorrendo no Dona Pingueta Bar, ali da rua Hermínio Pinto, na próxima terça, 22/10, a partir das 19h, com couvert artístico de R$ 10 reais (para suprir as necessidades da ATB). Dentre o que vai rolar lá no dia, a apresentação do já concorridíssimo grupo musical Canto das Gatas, exposição de Lu Bernardes, Catia Machado, Simone Scaglione, mais cantorias e por fim, algo do único gato junto delas todas, este HPA com a mais nova repaginada da exposição PERSONAGENS SEM CARIMBO - O LADO B DE BAURU, agora somente com a versão mulheres, ou seja, serão 50 fotos, todas tiradas por mim e ali expostas das tantas mulheres que fui fotografando pela Bauru nos últimos anos.

Enviei para Marisa um texto básico de apresentação e aqui reproduzo para apimentar e aguçar a visitação. Eis:

"MULHERES LADO B - O Henrique Perazzi de Aquino, o do Mafuá do HPA sai fotografando tudo o que vê cidade afora e desses registros algo já vingou, uma exposição de fotos, a “Personagens sem Carimbo – O Lado B de Bauru”, já realizadas em três locais diferentes da cidade, o Bar do Genaro, o Poupatempo e o Bar do Barba, esse junto da Feira do Rolo. São fotos das pessoas nas ruas e nos seus momentos mais inusitados, dentro do dia-a-dia, envolvidos com suas questões, querências e atividades. Nenhuma delas registra os figurões da cidade, os ditos importantes, “forças vivas” de Bauru e sim, as pessoas simples, comuns e as que estão pela aí, nas ruas, bares, esquinas, pontos de ônibus, circulando por todos os lugares. Nada diferente de todos nós, os realmente movendo a cidade. Com esse olhar, a intenção é a de focar sua lente em cima dos pouco observados, daqueles que podem até passar batidos, mas na verdade, são a locomotiva, o motor principal a mover a cidade. A exposição faz sucesso exatamente por isso, por retratar gente como a gente.

Depois desses três lugares, público variado, uma nova vertente, um novo convite e todo o aparato se muda agora para outro local e ganhando outra conotação. Pouca coisa muda, pois o enfoque é o mesmo, mas as abordagens nessa nova exposição será somente com as mulheres. Serão 50 fotos, todas fixadas em caixas de madeira e expostas numa montagem em forma de estante, uma sobre a outra, todas formando um imenso painel. O mais saboroso é as pessoas irem reconhecendo pelas fotos gente conhecida e num outro momento surge o questionamento: por que também não faço parte dessa exposição? Sim, todos e todas fazem não só parte desse painel, como são o próprio. Agora, valorizando as mulheres, num momento onde a violência as agride com um afinco de maior intensidade que a masculina, a perspectiva de realçar não só a beleza, mas a garra, disposição, perseverança, persistência e altruísmo de todas elas em busca de seus objetivos. Pelas fotos esse algo a mais é ressaltado e colocado à prova, diante do olhar de quem irá visitar mais essa experiência feita nas ruas bauruenses".


O convite está feito: terça, 22/10, Dona Pingueta, a partir das 19h. Quem faltar perderá oportunidade rara de botar o bloco na rua.

FORA BOLSONARO e LULA LIVRE - PRA NÃO PERDER O COSTUME
1.) Existem aqueles ainda acreditando que a inJustiça brasileira irá soltar o ex-presidente Lula, tendo uma recaída e recomeçando a legislar seguindo a Constituição e as leis do ordenamento jurídico e não ordens vindas de grupos militares e políticas neoliberais excludentes. O STF, sempre pisando em ovos, pressionado pelas "forças ocultas" recomeça o julgamento e esses acreditando em história da carochinha prendem a respiração, cruzam os dedos, fazem oferendas aos santos, mas experiências anteriores adiantam que, nada nesse país ocorre por acaso e sem pressão popular não teremos devolvido o país usurpado pelo golpe de 2016, muito menos Lula Livre e Bolsonaro sendo posto pra correr.

2.) Na manchete de ontem de um dos jornais mais virulentos da mídia massiva a nítida percepção de que, não se entendem mais a contento nem entre eles próprios. Se mantém juntos pelo interesse do que estão a fazer contra os interesses nacionais e pelo apego ao poder, algo do qual não querem se afastar por nada neste mundo. O bolsonarismo faz água por todos os poros e a rachadura tende a aumentar (toc toc toc), o que não deve diminuir o ímpeto do povo estar nas ruas e exigir o fim da destruição do país. Está tudo tão escancarado, não faltando mais nada para a revolta que dará início à virada desta mesa.

3.) Empresas genuinamente brasileiras sendo entregue praticamente de graça para os norte-americanos, que riem de tudo isso, pois dominam novamente o país, sem grande esforço, graças ação dos entreguistas. Eis o caso das duas retratadas na charge, a BOEING norte-americana e a EMBRAER brasileira. O Brasil não merece ser governado por gente desprezando suas riquezas, traindo nossos interesses de soberania. Com esse pessoal bolsonarista nos governando o país não terá chance de ser altaneiro e livre, pois pregam a dependência e subserviência. Pior são os que riem, ajudam a sabotar o país, como se agindo ao contrário viessem a ajudar o adversário. Nem percebem a traição feita ao Brasil e quando percebem, gente da pior espécie, negando tudo o que tivemos de alvissareiro.


Dia após dia, uma atrás de outra, Bolsonaro merece as estocadas e Lula merece ser solto. E nós, o povo, precisamos ir pras ruas o mais rápido possível.

Nenhum comentário: