segunda-feira, 7 de outubro de 2019

AMIGOS DO PEITO (165)


NATÁLIA PASSOU PELO TESTE DE FOGO DAS URNAS PARA CONSELHO TUTELAR BAURU

Ontem, domingo, 06/10, mais uma eleição para preencher as dez vagas de titulares do Conselho Tutelar da Cidade de Bauru. Como das outras últimas vezes, uma vez remuneradas, essas vagas passaram a ser disputadas de forma bem acirrada por grupos religiosos, principalmente os evangélicos neopentecostais e também conservadores católicos. Em Bauru, os evangélicos ligados a Igreja Universal estiveram ontem em peso na votação, sendo transportados para o local de votação em veículos que chegavam e saíam lotados das dependências da Faculdade Anhanguera e a imensa maioria, mesmo sem entender direito dos motivos de ali estar, a não ser pelo fato de votar numa indicação solicitada pelo pastor da igreja, vitória desses foi avassaladora. Com a quase certeza da impunidade, chegavam aos borbotões e quando inqueridos, poucos sabiam decifrar o que viria a ser isso desse tal de Conselho Tutelar. Foram 36 candidatos, 10 titulares e o restante preenchendo a fila de espera. Mesmo com denúncias feitas durante todo o dia, o pleito chegou ao fim, consagrou a falta de ética, mas dentre os eleitos, pelo menos uma concorrente conseguiu vencer a enorme barreira do voto de cabresto. fruto de uma ampla campanha popular, conto sua história a seguir.

NATÁLIA CRISTINA LUCIANO, 30 anos, formada em Psicologia pela Unesp Bauru em 2018, nasceu em Araraquara e está na cidade desde 2015, daqui não mais pretendendo sair. Afirma gostar da cidade, mas bem ciente de sua posição conservadora, a qual considera bem consolidada, daí até então, tratava a questão política com muito receio, mas quando teve seu nome sugerido para participar das vagas e, consequentemente, da eleição, fez parte de uma campanha bem formatada, unida e espalhada por todo o campo progressista bauruense, o que a fez mudar de ideia. Nessa eleição qualquer munícipe pode votar, só necessitando ir ao local e sufragar sua intenção. Diante do quadro criado e da intensa movimentação religiosa em curso, um grupo progressista lançou dois nomes, dois jovens e neles foi investido todo o esforço, numa tentativa de ao menos, conseguir ter dois conselheiros com ciência do papel a ser cumprido por esse importante Conselho. O boca a boca teve início há pouco mais de um mês atrás e além dos contatos nos diferentes pontos da cidade, as redes sociais também ajudaram a difundir a ideia de eleger duas pessoas realmente comprometidas com o Estatuto da ECA - sigla do estatuto do Conselho da Criança e Adolescente, esse o documento formado pelo conjunto de leis garantindo os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Deprimente a existente de conselheiros desconhecendo seu significado e prática ou, buscando conhecer algo só após eleito, quando no curso ministrado pela Prefeitura antes da posse. Natália já chega com baita bagagem, acumulada pela sua trajetória de vida, linha de pensamento e conduta, acumulada pela militância em prol das causas sociais e dos trabalhos nesse sentido junto à população carente. Chegou em 9º lugar, venceu todos os obstáculos e já se mostra pronta para ser uma abridora de portas, uma "faísca de resistência" e na tentativa de ver o foco e sua linha de atuação ser outra além da punitivista e sim estimular outros projetos, criando novas maneiras de atuação. A esperança hoje dentro do Conselho Tutelar de Bauru tem nome, cara e identidade, Natália, uma jovem chegando para se consolidar e fortalecer toda uma luta pela valorização do ser humano, muito mais que mero número ou massa de manobra da cruel lei de mercado ignorando o cidadão.

Eis o link de entrevista por ela concedida nesta manhã para este mafuento HPA: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2946283022068354/

PS. do advogado Márcio Machado ao tomar conhecimento das vergonhosas irregularidades durante o pleito: “Ser neopentecostal de qualquer igreja não é pejorativo. O problema é usar essa condição para manipular uma eleição e, com isso, impor sua crença no exercício da função. O livro do conselheiro é o ECA e não qualquer bíblia”. Num outro comentário sobre alguns dos eleitos afirma: “A segunda mais votada, também da Universal, defende que depressão se cura em sessões de descarrego...Torço para que ela nunca prefira encaminhar crianças e adolescentes abusadas para conversas com o pastor ao invés de órgãos competentes...”.

Diante de tudo isso, temos Natália remando contra esse preocupante quadro.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Antonio Morales Presenciei a chegada dos magotes de evangélicos na Anhanguera. Era óbvio que estavam sendo transportados, num claro aliciamento de eleitores, que é proibido pela lei, mas...

Henrique Perazzi de Aquino Ao menos um candidato foi eleita fora desse sistema de voto de cabresto, Natália Cristina.

"DENÚNCIA SOBRE A ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM BAURU :
Nosso Jornalismo Investigativo vai investigar suposto uso da maquina pública e favorecimento para Conselheiro(a)s que foram eleito(a)s na eleição deste domingo para o Conselho Tutelar.
A Denúncia foi encaminhada com cópias de e-mails que teriam sido disparados da Prefeitura Municipal de Bauru. E o remetente também nos avisou que mandou para o WhatsApp do Prefeito Clodoaldo Gazzetta as mesmas cópias/Denúncia que encaminhou para nosso Jornalismo.Portanto o Poder Público não pode alegar o não conhecimento dos fatos .
Quanto ao uso de transportes de ônibus particular para levar eleitores, o que também é crime, só teve acusação verbal sem fotos ou filmagens que comprovariam a situação.
E há prazos para protocolar Recursos contra irregularidades", Pedro Valentim Benedito.


Helena Aquino Isso mesmo Pedro Valentim Benedito. Foi escancaradamente.
Parabénssss querida e mta luz nessa nova empreitada

Roque Ferreira Tanto a Natália quanto o Johny realizaram um excelente trabalho. Outro fator, foi a campanha coletiva que conseguimos construir. Importante registrar também, a omissão de vários setores organizados de Bauru, que simplesmente ignoraram estas eleições ou a trataram no plano individual. Que seria um combate difícil nós já sabíamos, que haveria toda sorte de manobras e o vale tudo também. Estas eleições incorporaram tudo quanto não presta do processo eleitoral democrático burguês.

Helena Aquino Perfeita colocação caro Roque Ferreira. Tô contigo.

Pedro Romualdo Caro Roque: não adiante chorar o leite derramado. Se os setores organizados sem vínculos com as religiões, tivessem se preparado, com certeza teriam eleitos outras representantes. Agora, resta acompanhar as decisões do Conselho para que cumpram a lei.

Antonio Luiz Ferreira Ramos NATALIA parabens pela vitoria minha querida amiga

Karen Romano E como sempre os q se aproveitam da fé dos outros e ainda sujam a imagem dos outros evangélicos e cristãos seja de qual for a denominação , que nada concordam com esse tipo de coisa !
Única coisa q deveria ser posta em questão deveria ser a capacitação , a formação compatível com o cargo q se pleiteia ....
Que esteja de acordo com ECA primeiramente e claro ,e que seus valores e condutas tbm sejam de encontro a este serviço que vai além de prestar uma assistência , diz se a respeito de vivenciar , se doar , empatizar-se trazer segurança e solução , cuidar , com base nos direitos estabelecidos pela lei ...
Que Deus abençoe que as pessoas capacitadas consigam alcançar a vaga , e cuide da justiça em relação aos aproveitadores e enganadores.
Que seja investigado tbm pela lei dos homens !

Bia Bassan Votei nela!

Lucas Pelizardo falando nisso Henrique Perazzi de Aquino !!! tem um cidadão que "meteu o pau" em vc la na Tribuna do Leitor do JCNET...o chamando de "professor aloprado", etc...vc nao leu ainda?

Lucas Pelizardo Karen Romano idem...acho que ele quer "aparecer' na mídia...o grande Henrique Perazzi de Aquino !!! nao merece aquilo...fiquei estarrecido qdo eu lí ....

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Vanessa Oliveira Mulher! Que notícia maravilhosa! Parabéns!

Glaucy Amorim E o número de votos brancos e nulos???? Elegeriam um candidato. Quem sai de casa num domingo pra votar em branco ou nulo???
Claramente os fiéis meteram o loco ou não entenderam a missão.
Podia ser a primeira opção ����

Roque Ferreira Glaucy Amorim Considerando que o voto eta facultativo, não haveria necessidade de ir para votar nulo ou branco.

Antonio Morales Roque Ferreira acontece que eles precisam ir porque o pastor mandou!

Cleusa Lira Uhhuuuuu parabéns

Ailton Pereira Aguiar Parabéns Natália !!

Priscila Lellis Krupelis Minha candidata. Uma esperança

Chicão Monteiro Com que moral esses pastores e igrejas querem falar contra corrupção no país ,sendo uns dos primeiros formadores de opinião exercendo a fraude e a própria corrupção.

Regina Celia Furlanetto Parabéns Natália. Uma atuação de sucesdo pra você.

João Geraldo Morselli É necessário impugnar essas candidaturas que foram beneficiadas pela boca de urna e pelo transporte irregular. Claro que com devidas comprovações.

Maria Cristina Gobbi Parabéns Natália. Sabemos que você fará um ótimo trabalho.

Marinalva Soares Pra você com tdo meu carinho,,,bom trabalho,para os 4 anos seguintes,,, bjusss ������