domingo, 22 de dezembro de 2019

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (132)


DOMINGO VALE TUDO

1.) AINDA SOBRE FUTEBOL
Eis o técnico do time inglês. 
Torci pelo Flamengo, não nego, um time de massas, como o que torço, o Corinthians, mas ao tomar conhecimento dos bastidores dos dois, o Liverpool e seu técnico Jurgen Klopp estão muito à frente, principalmente na linha de pensamento e ação sendo seguidas. Admiráveis, o título está em boas mãos. Ah, se o futebol brasileiro tivesse gente atuando com a mesma concepção e sem se vergar aos ditames dos donos de poder do país? Daí, não escondo de ninguém, ter gostado muito da passagem do argentino Sampaoli no Santos. Um ótimo técnico, tirando leite de pedra e fora do campo, lúcido, corajoso e combativo. O Luxemburgo no Vasco da Gama, no Bahia o Roger Machado e o Marcão no Fluminense também me encheram os olhos, tanto em declarações extra-campo, como o que conseguiram fazer dentro das quatro linhas, com elencos não tão grandiosos. É o que tinha para escrever sobre futebol antes de cerrar as cortinas e ir pensar em outras coisas com o final de ano batendo na minha porta. Começo o ano mais noroestino que nunca e nunca entendendo como um time como esse que torço, o de minha aldeia, consegue sobreviver e a cada ano renasce das cinzas, monta elencos inesperados, sem apoios e o jogo segue. Se fosse torcer para um time no Brasil e com os olhos voltados para o que acontece em seus bastidores, creio não torceria para nenhum, pois em todos ocorrem coisas inacreditáveis. Torço, gosto de futebol e sou obrigado a fazer vista grossa para tanto coisa, dentro e fora do futebol. Vivemos engolindo sapões. Eis o link para saber mais sobre o técnico do time inglês: https://www.dw.com/pt-br/j%C3%BCrgen-klopp-muito-al%C3%A9m-do-futebol/a-49046757?fbclid=IwAR32ldy5m10mJY97T9wFiHqYdHm9fDluhL9wu3rEfAjNnBkn-94CvNYtNo4

2.) UTILIZAÇÃO DO TERMO "LIBERTÁRIO"
Anteontem fui abordado por um liberal, desses defensores do liberalismo como salvação pra tudo. Queria fazer de meus ouvidos penico, descarregando sobre mim tudo o que estava armazenado em sua mente e pior, forçando o meu consentimento, concordância. Nos atritamos quando afirmou ser "o individualismo capitalista radical uma das formas mais autênticas de liberdade. Isso sim é ser libertário", me cuspiu solenemente. Subi nas tamancas (no meu caso, alpargatas, o meu pisante preferido). Esse termo, o "libertário" não pode e nem deve ser utilizado ou mesmo, incorporado por quem prega e pratica algo pensando somente em benefício próprio, ainda mais para definir quem vence na vida dentro do sistema excludente. São abusados e desviam tudo para o bel prazer. Se não me engano o termo sempre foi utilizado para designar os militantes antiautoritários do movimento operário e não essa bestialidade que é sujeito vencer na vida de forma individual dentro do sistema capitalista. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Libertário, para mim, tem a ver com essa movimentação em busca de soltar as amarras, se desvencilhar de quem nos oprime, união contra toda forma de exploração, daí, nunca poderia ser utilizado pela direita e, sim pela esquerda. Se deixar, os caras, além da loucura em curso, mudam tudo e nos engambelam até na utilização dos termos antes sugestionados a gente envolvida na luta coletiva. Mandei-o às favas, caçar coquinho. Saiu estrebuchando.

3.) QUANDO SUA FOTO SAI ESTAMPADA NO "BAURU ILUSTRADO"...
"Bauru Ilustrado" é o jornal a relembrar o passado bauruense, pela vertente dos donos do poder e sob a ótica do JC - Jornal da Cidade, único diário impresso da aldeia bauruense, antes propriedade de Alcides Franciscato, hoje domínio de Érico Braga. O encarte mensal, comemorando com essa edição 45 anos de existência é todo produzido pelo jornalista Luciano Dias Pires, dono do maior acervo de fotos históricas dessas plagas e em cada mês, algo a reverenciar a elite dessas plagas em suas mais diversas manifestações. Vez ou outra algo sobre futebol, Cultura, pouquíssima abordagens sobre gente do povo e suas manifestações. Não reclamo, constato. Se o jornal possui uma linha editorial definida, tudo o que nele sai publicado deve obrigatoriamente seguir essa linha. Esse o jornalismo praticado pelas famílias donas da mídia massiva neste país. Dito isso do BI - Bauru Ilustrado, posto aqui uma inusitada foto de antiga composição do Cine Clube bauruense, algo libertário, conseguindo se utilizar dos cinemas locais para levar ao público dessas plagas filmes cults e provocando acalorados debates e quase sempre com casa cheia. O pessoal da foto foi realmente grandioso e merece elogios variados e múltiplos. Muitos amigos na mesma e deles, da atuação que tiveram no passado, não tão "risonho e franco", como sugere o título da seção do periódico, prefiro ressaltar o reconhecimento por terem contribuído e muito para Bauru ter ao menos navegado de forma mais arejada quando esses puderam dar o seu quinhão na área cultural. Termino com a brincadeira que ouvimos pelas ruas da cidade e a repito com eles, os ali na foto estampando a página final do BI: quando sua foto sai estampada no BI é sinal mais que evidente de ter adentrado a terceira idade. Será? Prefiro rir com a brincadeira e deixar registrado do orgulho de em Bauru alguém (esses aí da foto) terem passado por nossas vidas e a agitado um bocadinho mais. Olhando para o passado, constato mais: como teria sido pobre, pequena, reduzida, limitada a vida nessas plagas sem gente como esses da foto. Muitos continuam aprontando até hoje, o que é ótimo. Detesto os que se mudam de lado.

4.) GATO ESCALDADO
Caros amigos do Gato Escaldado (programa de rádio na 750 AM, de Buenos Aires, todo domingo, das 6 às 9h) - Ouço quase todo domingo o brilhante programa de vocês, alento para meus ouvidos, pois aqui no Brasil já não se produz mais programas ao estilo como esse, com total liberdade de expressão. Por aqui, Bauru SP Brasil, tudo dominado, ou seja, somente um dos lados da questão vai ao ar, o lado neoliberal dominando tudo. NÃO EXISTE UMA ÚNICA RÁDIO NA MÍDIA MASSIVA BRASILEIRA DE CUNHO LIBERTÁRIA. Uma perdição. Ouço diariamente a 750 e gosto de quase tudo. No caso de vocês, acordo aos domingos e ligo a versão virtual, computador ligado, tomando café e lendo os jornais e revistas. Peço algo aos amigos do Gato, nesse penúltimo programa. Estou em vias de criar um programa de rádio virtual por aqui, sendo retransmitido via internet e creio que um dos nomes mais sugestivos que possa dar ao mesmo seria GATO ESCALDADO, vindo claro, da inspiração advinda do seu programa. Posso me utilizar? Prometo que, no primeiro programa farei um relato contundente de onde me veio a sugestão para o nome e com a citação desse belo programa, que desde já, sinto falta antes mesmo que termine. Repensem e voltem atrás, pois nossos domingos nunca mais serão os mesmo sem esse GATO miando em nossos ouvidos. Abracito bauruense, paulista e brasileiro do HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO - periodista, professor de História, militante político de esquerda e pequeno comerciante (www.mafuadohpa.blogspot.com).

2 comentários:

Anônimo disse...

FUTEBOL - A burguesia queima a esquerda a todo momento, e, usando como exemplo o mundo do futebol, ela usa nas principais funções membros da esquerda. Sampaoli, Luxa, Klopp são apenas um dos exemplos, mas também temos boa parte de jornalistas esportivos também são de esquerda. A burguesia.sabe quem são os mais qualificados, falam com mais realidade.
No fundo, assim como o mundo todo, o futebol está tomado pelo capitalismo. Nisso o dinheiro está na Europa, daí conseguem formar os melhores times, melhorar os técnicos, comprar as nossas jóias antes deles chegarem a maioridade. O futebol europeu está melhor não por serem europeus, mas por terem o dinheiro. E mesmo assim, o melhor time do mundo tem no trio de ataque dois africanos e um brasileiro.
Leon Henrique

Anônimo disse...

Ele disse:"se algo que jamais farei em minha vida é votar na direita". "Nunca pagarei um plano privado de saúde. Nunca votarei em um partido porque promete baixar os impostos. Se há algo que jamais farei em toda minha vida é votar na direita".https://www.brasil247.com/.../tecnico-do-liverpool-se-ha....
Laércio Donizete Gasparini