sábado, 14 de dezembro de 2019

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (80)


UM POUCO DESTE HPA E ONDE ESTÁ METIDO

1.) AS HISTÓRIAS QUE GOSTO DE ESPALHAR...
Fátima Brasília Faria é mais que amiga, também confidente e quase íntima (nem sei o que falta para tanto). Esteve em Buenos Aires uma semana antes do Alberto ganhar a eleição por lá e como faço com todos amigos que sei aportam por lá, peço para me trazer um exemplar do melhor jornal do nosso mundo, o diário Página 12. Não vivo sem esse mundo da leitura do modal papel. Ela o faz, traz na algibeira. Eu vou pra lá semana depois, vejo a eleição de perto e não a encontro antes da ida. O tempo passa e até me esqueço do pedido. Ela não, o jornal estava no porta malas do seu carro aguardando o reencontro, ocorrido ontem na festa do bloco do Tomate. Ela me entrega o exemplar ainda não folheado do dia 20 de outubro e hoje, dia 14 de dezembro, sento aqui no Mafuá e me ponho a degustar o belo texto do jornal, alento para minhas modestas querências. Isso e meus amigos me movem no meio do lamaçal tupiniquim.

2.) NÃO É TODO DIA QUE SE TEM UM DIRETÓRIO PETISTA EM PLENO FUNCIONAMENTO NA CIDADE - AGORA TEMOS UM PARA SER CHAMADO DE NOSSO
Na noite de quinta toma posse o novo Diretório Municipal do PT - Partido dos Trabalhadores, após eleição realizada meses atrás, oficializada pela Executiva Estadual e respaldada pela Executiva Nacional. Evento dos mais concorridos e esperados na cidade, com ele se dá o pontapé inicial da revitalização tão necessária dentro do novo momento do PT, tanto a nível local como nacional, com o enfrentamento das grandes questões em jogo no momento e sabendo muito bem se posicionar diante do momento local, onde o clamor das bases pede que na eleição do próximo ano ocorra muito diálogo, mas o partido saia com candidatura própria, com alguém que possa defendê-lo e saber valorizar a importância deste que é o maior partido político brasileiro na atualidade. As fotos tiradas por este HPA comprovam o momento de grande expectativa diante de todo um intenso trabalho de reconstrução do partido na cidade, onde por muito tempo nem sede própria e reuniões regulares mais existia. O novo momento, quando ocorreu uma oxigenação em toda sua estrutura é de muito trabalho, buscando uma união interna, possibilitando que ele não só frutifique, como ressaltando sempre seus ideias, prossiga seu caminho em busca de um país mais libertário, soberano, altaneiro e atendendo os interesses da maioria de sua população, principalmente o da classe trabalhadora.

3.) O PRIMEIRO ATO DO NOVO PRESIDENTE DO PT BAURU
Na noite de quinta após a posse dos eleitos para o Diretório Municipal do PT Bauru, Cláudio Lago, o novo mandatário decide em conjunto com os presentes na saída do local fazer um convite para todos os presentes saírem dali e ir prestigiar um amigo inaugurando um estabelecimento comercial naquele dia e horário. Fomos em comitiva para o Cisne Café, na galeria Cisne no Calçadão da Batista, ver de perto o que o amigo Pedro Romualdo tinha feito para reabrir o local, fechado há oito meses e antigo point de bate papo no Calçadão. Por lá, a possibilidade da continuidade da boa conversa, aliada aos quitutes ali oferecidos, com um bom chopp artesanal fabricado em Agudos e naquela noite, um show musical instrumental com dois músicos da terrinha, Valmir Passoca e Daniel Dalla Valle. O papo rolou até exatos 22h, quando tudo se fecha no Calçadão e assim se deu o primeiro ato do novo presidente petista, já com agenda cheia de compromissos para os próximos dias.

4.) REAPROVEITAMENTOS
No Mafuá o som rola o dia inteiro, principalmente MPB. Os CDs descem para aparelhos de pequeno porte, som ampliado em poucos decibéis. Meses atrás, José Vinagre se desfez de um robusto aparelho desses toca tudo potente caixa de som. Estava ocupando espaço em sua casa. Liga e o oferece. Dias depois estava não só enfeitando o Mafuá, mas funcionando em alto e bom som. Hoje, furdunço do Tomate e DNA Petista conspirando na área e o som ligado no último e dando conta do recado. Por aqui o reaproveitamento e reciclagem estão sempre em alta. O Mafuá está sempre aberto para doações lhe ampliando possibilidades de funcionamento sem elevados custos. Neste momento, por exemplo, um aparelho de TV e uma geladeira são elementos b falta e de primeira necessidade para a continuidade dos trabalhos ali realizados. Que outros Vinagres despontem no horizonte. Desavergonhadamente seguimos em frente.

5.) CANTORIA NO MAFUÁ

Bocadinho da cantoria ocorrida no Mafuá do HPA por causa do furdunço que o bloco Bauru Sem Tomate é MiXto promoveu e se estendeu até por volta da 1h da manhã, com garoa e tudo: resistir é preciso. Fatima Brasilia Faria resume tudo em uma frase lapidar: "A gente resiste junto fazendo festas". Esses somos nós, os maloqueiros tomatistas, periféricos de carteirinha e Lado B mais que assumidos. O que incomoda é essa nossa união, inquebrantável. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3102360326460622/

6.) PRIMÓRDIOS DESTE HPA
Acordo e vejo algo encaminhado a mim pelo mano Edson, foto dos quatro filhos de seu Heleno e dona Eni, todos lindamente perfilados na sala da casa: ele, eu, Erci e Helena. Quanto devia ter na foto? Sete anos, não mais. Quanta saudade. Pela madeira da parede da sala, a certeza de ser da casa na vila Falcão, de onde nos mudamos para a da beirada do rio Bauru, quando tinha exatos sete anos. Eu não tinha essa foto em meus guardados, dela tinha remota lembrança, muita coisa reavivada nesse momento diante dessa nova olhada o passado.

Nenhum comentário: