quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

DIÁRIO DE CUBA (115)


NATAL*

* Hoje sem tempo, saco e vontade de escrever/publicar nada além disso...

1.) O NATAL É UMA FESTA CRISTÃ
"E embora tenha minhas restrições a dogmas e pensamentos lacrados, respeito a fé alheia.
Mas me espanta mesmo é ver certos humanóides, vestidos da mais bela bravata cristã, emitirem opiniøes e concretizarem ações que fariam as páginas da Biblia virarem pó (idéia genial para vender em alguns templos menos eruditos..pó de Bíblia).
O Profeta maior das igrejas cristãs, Jesus de Nazaré, tinha propostas geniais para a sociedade. E não falo de morrer e ir pro céu..
No meu mínimo minimorum conhecimento bíblico, as dicas são claras.
Ele, segundo o livro sagrado criståo, pregava a liberdade..."é para a liberdade que Cristo nos libertou"(GI 5,1), pregava a igualdade..." não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos são um em Jesus" (Gálatas 3 26-28). Pregava a não violência..."não tenhas inveja do homem violento nem escolha nenhum dos seus caminhos...(provérbios 3:31). Odiava a Xenofobia "sejam hospitaleiros uns aos outros, sem reclamação" (1 Pedro 4:9), deixa clara a opção pelo amor a TODOS Independente de sexo, raça, cor, credo...
Mas o "tipinho" que me referi acima, arrota cristianismo enquanto transpira ignorância.
Ante o principio da liberdade, adora censura.
Ante a gentileza e a educação, faz "arminha" com as mãos, e reverbera que "bandido bom é bandido morto". Enaltece torturadores.
Ante o flagelo e a degradaçåo dos refugiados e imigrantes, esbraveja feito um papagaio retardado sobre a chegada de venezuelanos, sirios, africanos.
Podia falar do nojo que sinto desse tipo de postura por horas.
Mss por agora, quero desejar um feliz natal, cheio de liberdade, consciência, trabalho farto, saúde plena, diversão e arte, para qualquer parte, diversão ballet, como a vida quer. Um natal de reflexão e principalmente de "ele não".
Cristão ou não, baita abraço", transcrito de publicação de Wilson Maceri Jr.

2.) AH, COMO GOSTARIA DE ESCREVER COMO FAUSTO WOLFF
"Acreditem senhores, é fácil ser cristão, basta manter, como Cristo, uma atitude crítica em relação ao poder. Não é nem necessário ler a Bíblia. Basta seguir alguns dos dez mandamentos, basta comportar-se como um ser humano. Mas como é que era mesmo? Lembrem-se senhores a maioria de vocês que agora reverencia o Cristo o reverencia porque ele está morto e pode ser reverenciado sem riscos. Quando vocês estiverem hoje abrindo os presentes, bebendo a champanhe, brincando de cristãos, pensem bem antes de mandar o porteiro botar para fora aquele crioulo sujo,desdentado, cheirando a álcool, humilhação e mijo: pode ser o aniversariante. Feliz Natal!", jornalista Fausto Wolff
Natal no Brasil: ele não vem dar, vem tomar. 
Viva o Piratas do Tietê!

3.) NAS E DAS RUAS, HOJE PELA MANHÃ
Nas vazias ruas da cidade na manhã deste 25 de dezembro, ele anonimamente perambula sem rumo, desorientado, andando em círculos e acenando amistosamente para quem lhe dá atenção pela avenida Octávio Pinheiro Brisolla.



Nenhum comentário: