segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (128)


MAS ISSO TAMBÉM ACONTECE EM BAURU?

Guardião, o super-herói bauruense é irônico por natureza, ainda mais quando versa sobre os malversadores dessa cidade varonil, dita como "Sem Limites" e dominada de cabo a rabo por uns tais ditos e vistos como "Forças Vivas". Final de ano é tempo de retrospectivas, mas se ele for relembrar tudo o que foi cravado de estacas nos costados do povo bauruense, a tarefa se tornaria infindável, daí ele relembrando dois fatos, junta neles tudo o mais e produz uma avaliação das mais interessantes e somente hilária, se não fosse trágica.


"Eu na qualidade de super-herói observo tudo e não me espanto com mais nada, mas alguns fatos ainda chamam a atenção, pois não só destoam, como servem para determinar de fato a quantas anda a cabeça dos ditos donos do poder, não só locais, como estaduais e nacionais. A malversação está na ordem do dia e acomete a quase tudo e todos. E a mental é a mais danosa, hoje com advento do destrambelhamento do país, muitos dos que estavam até então contidos, hoje não mais, pois colocaram todos as manguinhas mais que de fora. Os fatos são tantos, repetitivos e escabrosos, mas citar todos tomaria muito tempo. Ninguém mais lê textos longos, então vou logo no cerne da questão", começa Guardião a destrinchar sua fala.

"O escândalo das malas der dinheiro chegou a Bauru e o fez em grande pompa. Na residência do presidente da Cohab uma importância toda muito bem distribuída em malas, seguindo o que já foi visto país afora em incontáveis circunstâncias. Por aqui não é novidade, pois tempos atrás foi apreendida nos mesmos moldes algo semelhante no apartamento do filho do dono da empreiteira Bauruense. Apreensão feita nunca mais se falou do destino da grana, em algo que talvez volte a ocorrer. Desta feita, sem maiores explicações, ou melhor, com as de praxe, tudo foi resultado da venda de umas "vaquinhas". O fato é que a apreensão ocorre dentro de um dos condomínios fechados mais conhecidos da cidade e dias antes algo também havia ocorrido em outro desses condomínios, o que o bom interpretador reconhece como lugar para inusitados acontecimentos por essas plagas. Num outro, com imenso lago artificial, todo fechado com altos muros, o que não impediu o acesso de um bando de capivaras, essas nativas da região e no local onde sempre estiveram. Os novos moradores do lugar, chegando bem depois dos mamíferos, querem por toda via expulsá-las pra bem longe da vista de tão refinada população", continua.

Ele até expõe mais, divaga sobre o assunto, ri em voz alta, faz muitas comparações sobre isso da dinheirama estar ali escondida e as capivaras estarem sendo expulsas desses lugares. "A desfaçatez é a regra dessa nova elite, os novos ricos, insanos por dentro e por fora. Não conseguem esconder nem com vestimenta cara o pouco caso que fazem dos pobres mortais. Se apresentam como reserva moral, os detentores do bem bom, da bufunfa, venha ela de onde vier, enfim conquistá-la hoje é sinal de esperteza. E os espertos não toleram invasores em seus domínios, sejam eles racionais ou irracionais. tentam se mostrar espertos, mas na verdade, o lado que não conseguem ocultar é escabroso d revelador desses tempos atuais. O desGoverno do seu Jair, o morador da Casa 58 de outro condomínio, esse no Rio, o Vivendas da Barra Pesada é bem a cara disso tudo, revelando os descaminhos pelos quais nos enfiaram. São banais até a medula, boçais até não mais poderem, fazem e acontecem, porém nada consegue esconder o quanto são pequenos e o quanto com gente como esse nos postos de comando, essa cidade, estado e país estará cada ve mais no fundo do poço. Tenham todos uma ótima passada de ano, mas adianto, as perspectivas diante do que observo daqui com minha luneta supersônica não é nada alvissareira", conclui.

OBS.: Guardião é obra do traço do artista Gonçalez Leandro, com pitacos escrevinhativos deste mafuento HPA.

Nenhum comentário: