segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

FRASES DE UM LIVRO LIDO (147)


O LIVRO ENTRE ASPAS

Esse é um título que me caiu nas mãos como uma benção por esses dias, quando ajudei a dona da biblioteca aqui de casa a colocar os seus no lugar. Foi um final de semana e tanto. Ela tem, no meio deles todos, uma seção só com temática de livros. Sim, livros que falam de livros. Como arrumar uma estante dessas? Quase impossível, pois diante deles todos, muito difícil o que não parava e ali ficava o folheando com a maior calma do mundo. O serviço não rendia, mas ganhei muito, li muito e dentre tudo o que me caiu às mãos separei um dos mais simples, um só com frases sobre livros, esse “O livro entre aspas – O que se diz e o que se lê: Frases para escritores, leitores, editores, livreiros e demais insensatos” (Editora Casa da Palavra RJ, 2005, 96 páginas), seleção de Carlo Carrenho & Rodrigo Magno Diogo. Num tempo onde os que nos querem mandar lá de Brasília não leem nem bula de remédio, quanto mais um livro, grifei algumas do livro e aqui as compartilho, não sem antes reproduzir um bilhetinho encontrado neste exemplar, escrito que foi por seu Zé Pereira, amante de livros como eu (ele muito mais que este mafuento), pai de minha Ana Bia, portanto, meu dileto sogro, do qual minha maior herança foram milhares de livros. Vejam a singeleza do recado para a filha: “Filha, frases são frases, nada mais que frases: dependem do contexto. Mas bem pode acontecer que a percepção do sentido de uma, nos leve a uma mudança na compreensão do real. Às vezes a frase pode já ser conhecida. Enfim, esta é também mais uma frase. Beijos, Zé”.

Vamos às frases selecionadas por esse arremedo de escrevinhador:
- “O livro é um mundo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morte que vive”, padre Antonio Vieira, escritor e jesuíta português 1608-1697.
- “Quando eu tenho pouco dinheiro, compro livros; e se sobra alguma coisa compro roupa e comida”, Erasmo de Roterdã, humanista holandês 1469-1536.

- “Nunca empreste livros, pois ninguém os devolve. Os únicos livros que tenho em minha biblioteca são aqueles que outras pessoas me emprestaram”, Anatole France, escritor Francês 1844-1924.
- “Desconfio de livros de sucesso, e desses, em geral, só vou ler os que tiveram um tempo de decantação”, José Midlin, bibliófilo brasileiro.
- “Meus livros são água; as obras dos grandes gênios são vinho – todo mundo bebe água”, Mark Twain, escritor norte-americano 1835-1910.
- “Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca”, Jorge Luiz Borges, escritor argentino 1899-1986.
- “Uma casa sem livros e como um quarto sem janelas”, Henry Ward Beecher, editor e escritor norte-americano 1813-1887.
- “O livro foi a maior invenção da história e a base de todas as outras conquistas da civilização”, Darcy Ribeiro, antropólogo brasileiro 1922-1997.
- “Livros relidos são livros eternos”, Machado de Assis, escritor brasileiro 1839-1908.
- “Tenha livros: na sala, na cozinha, no banheiro, em todos os lugares. Então, você terá o mundo”, Cassio Scapin, ator brasileiro.
- “Ser livreiro é bem divertido, mas acho que não há nada melhor do que ser escritor. Ser centroavante talvez seja tão bom quanto, mas não melhor”, José Roberto Torero, escritor e jornalista brasileiro.
- “Livrarias e papelarias deveriam estar juntas, pois qual é a graça de ler sem o sonho de escrever?”, Contardo Calligaris, escritor e psicanalista ítalo-brasileiro.

- “Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como uma gravidez: aquilo fica dentro de você, crescendo, crescendo, incomodando, até sair”, Raquel de Queiroz, escritora brasileira 1910-2003.
- “Eu quero escrever com o vigor de uma mulher. Não me interesse escrever como homem”, Lya Luft, escritora brasileira.
- “Onde se queimam livros, acaba-se queimando-se pessoas”, Heinrich Heine, poeta alemão 1797-1856.
- “Todo mundo existe para, algum dia, terminar em um livro”, Stéphane Mallarmé, poeta francês 1842-1898.
- “Eu não escrevo aquilo que quero, eu escrevo aquilo que sou”, Clarice Lispector, escritora brasileira 1920-1977.
- “De manhã cedo, quando o dia nasce, quando tudo está nascendo – ler um livro é simplesmente algo depravado”, Friedrich Nietzsche, filósofo alemão 1844-1900.
- “Escrever é cortar palavras”, Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro 1902-1987.
- “Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não”, José Saramago, escritor português.
- “Você lê a vida inteira para saber que livros reler na velhice”, Autran Dourado, escritor brasileiro.
- “Ninguém fica rico com a literatura”, Luis Fernando Veríssimo, escritor brasileiro.
- “Eu escrevo para não morrer”, Clarice Lispector, escritora brasileira 1920-1977.
- “Escrever é fácil: você começa com letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias”, Pablo Neruda, poeta chileno 1904-1973.
- “Descubro um sebo pelo faro”, Ruy Castro, escritor brasileiro.
- “O melhor do Brasil é o brasileiro que sabe ler”, Marcelino Freire, escritor e agotador literário brasileiro.
- “Só se pode ler por prazer”, Jorge Luis Borges, escritor argentino 1899-1986.
- “A censura é uma sacanagem, já se sabe. Mas o bom escritor deve convencer até os censores”, Gabriel Garcia Marquez, escritor colombiano.
- “Todo livro terminado é como um leão morto”, Ernest Hemingway, escritor norte-americano 1899-1961.
- “Aquele que lê muito e anda muito, vê muito, e sabe muito” Miguel de Cervantes, escritor espanhol 1547-1616.
- “Livros não mudam o mundo; quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. (...) Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”, Mario Quintana, poeta brasileiro 1906-1994.
Ginásios como esse poderão receber eventos religiosos.


ALGO DE UNS QUE NÃO LÊEM NEM BULA DE REMÉDIO, MAS QUEREM OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS:
EU QUERO A LIBERAÇÃO DAS IGREJAS PARA USO ESPORTIVO*

* Depois de manchete dominical do JC, nada melhor do que inverter a situação.


A manchete do JC foi essa: Vereadores querem liberação de praças esportivas para as igrejas - Projeto de lei de Sandro Bussola (PDT) e Serginho Brum (PSD) vai dar entrada na sessão da Câmara nesta segunda-feira. Eis o link para leitura: https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2019/11/705402-vereadores-querem-liberacao-de-pracas-esportivas-para-as-igrejas.html?fbclid=IwAR1AKW_szL1aOAHthu0crEvEZxv_hy20A_2n9vFyJhkXhL1WheQbTdbWVJo

Que tal a troca? (obrigado pela dica caro Luís Paulo Césari Domingues, ela foi por mim prontamente aceita). E que, com a troca, consigamos todos ter uma ótima semana, sem capirotos e capirotagens no nosso caminho. Quando igrejas (todas as que o fazem) insistem em buscar condições mais que especiais para o exercício de suas funções comerciais (sic), eis o avanço além da linha do sinal, demonstrando o quanto necessitam de freios, regras de conduta mais rígidas, para continuarem cada uma em suas casinhas e sem querer fazer uso do poder público, ou das benesses e meios desses para ampliação de seu rebanho. Aceitando isso como normal, muito em breve estarão se utilizando também do Teatro Municipal, nosso palco maior de artes e espetáculos, para festins religiosos. Abriu a porteira, dificilmente se contém o que virá adiante, eis a questão.

Nenhum comentário: