quinta-feira, 18 de junho de 2020

COMENTÁRIO QUALQUER (203)


SÓ ACREDITA QUEM QUER
Alguém em sã consciência acredita que Lençós Paulista possui mais pessoas infectadas com o COVID-19 que Bauru? Nas tabelas divulgadas lá consta Lençóis bem na frente que Bauru e percebo alguns querendo tomar cuidados especiais com a vizinha cidade, quando na verdade devemos todos é tomar muito cuidado com as subnotificações, começando pelas divulgadas à nível nacional, informando um número muito abaixo dos realmente infectados e mortos. Lençóis Paulista, de forma cuidadosa, faz algo com seus próprios recursos, ampliando o número de testes, procurando não esconder, ocultar, colocar pra debaixo do tapete a real quantidade de pessoas infectadas. Só isso, nada mais. Por lá, testes numa quantidade louvável para se conseguir obter uma média justa de infecção, daí se tomam as medidas plausíveis e recomendáveis para o tratamento. Esconder o sol com a peneira é querer continuar apregoando que em Bauru só tivemos até agora 19 mortos. Cansei de conversa pra boi dormir. Dados oficiais são os menos confiáveis neste momento.

CAIU O QUEIRÓZ, O QUE CONHECE DETALHES DA PODRIDÃO
Pois é, depois de tanto tempo escondido, parece que o esconderijo do dito cujo, pelo menos onde foi localizado é numa das residências de advogado da família Bolsonaro, na cidade de Atibaia. Numa dessas coincidências da vida, que com certeza nada tem a ver com a família do Senhor Inominável, o mesmo advogado que emprestou a casa para o fugitivo se amoitar já defendeu em tempos atrás o próprio presidente. Meros detalhes. Enfim, o que mesmo esse tal de Queiroz fez para ser tão procurado? Talvez a maioria já tenha esquecido, mas ele é peça chave para começar a desvendar a falcatrua e o modus operandi dos filhos, que também é o do chefe da clã, ou seja, se beneficiar das benesses públicas, explorar o semelhante pela força e subtrair o máximo do erário público. Pelo visto, todos agem da mesma forma e jeito. Aprenderam com quem mesmo? Quem começou e ensinou a forma na maciota de ir engordando a conta bancária? Veremos pela reação apresentada pelo mandatário mór desta nação para com o agora detido, se apresenta reações a demonstrar preocupação, inquietação e intranquilidade nos futuros atos. Pelo que se percebe, a vida desse cidadão Queiroz passa a não valer mais nada na tabela de preços codificada entre os de vida curta. O cerco se fecha e alguns insistem em dizer que a corda não deve ser estendida. Se estender não aguenta nada, pois tudo está por um fio. Quando iremos rever a prosopopéia da facada, hem!

E O EDITAL PRA CULTURA BAURUENSE, HEM!?!?
Triste voltar ao assunto e sem solução para algo tão simples. Primeiro um Edital proposto pelo Secretário de Cultural e recusado pelo Jurídico (hoje o pré-candidato à Prefeitura pelo PT, Jorge Antonio Soriano Moura disse querer saber o conteúdo dessa recusa) da Prefeitura. Supostamente pedem para procurar a iniciativa privada. O secretário lança algo envolvendo empresas, mas isso há quase duas semanas atrás e até agora nada de concreto. o tempo urge. E ontem, algo de difícil compreensão, uma solicitação para que artistas locais participem gratuitamente em lives da Prefeitura, sem nada a respeito de informar, o saldo e extrato da conta bancária de Fundo Cultural, que segundo dizem gira em torno de R$ 60 a R$ 200 mil reais. O presidente da Câmara de Vereadores, José Roberto Segalla num pronunciamento a respeito disse que, os vereadores aprovariam sem problemas esse valor para ajudar os artistas em dificuldade, mas nada chega até eles. O secretário Rick Teixeira (Ricardo Polettini, assessor de Imprensa da Secretária, veja isso por favor) se mantém calado, tentando algo que não sai pelas vias normais nem a fórceps. Artistas como Ivo Fernandes, Mariza Basso Basso, Paulo Eduardo Tonon, Paulo Balderramas e tantos outros cobram, inclusive posicionamento do Conselho Municipal de Cultura. Semana passada, no feriado de quinta santa, Majo Jandreice disse respondendo a um questionamento que o prefeito estava reunido naquele dia em busca de uma solução e hoje, uma semana depois, nada foi anunciado. Enfim, depois de tanta água passando por debaixo dessa ponte, existe ainda alguma esperança dos artistas bauruenses terem algo proveniente de dinheiro público, de valor já destinado pra Cultura ou mesmo deste Fundo? Enquanto isso, se alguém se interessar, entrando no site da Prefeitura de Salto, dia após dia a divulgação dos artistas que já estão sendo contemplados com edital de lá. Os daqui chupam o dedo e fazem vaquinha nesses difíceis dias. Sabe o que mais quero e espero neste momento? Queimar a língua e vir a público me redimir e dizer que algo foi feito, esmiuçar uma ação concreta, detalhar algo grandioso em prol dos artistas. Não tenho problema algum em pedir desculpas se necessário, mas que algo seja feito e com a devida URGÊNCIA, por favor.

ALGO PARA NÃO SER ESQUECIDO
Não podemos permitir o despejo das famílias do Assentamento Rural em Gália, algo a mais e a demonstrar a insanidade em curso no desGoverno do Senhor Inominável. Barrar essa ação com todas nossas forças...

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique, eu agradeço muito seu empenho em tornar nosso pedido público e abranger um número maior de pessoas para saberem moque estamos passando. Como presidente da ATB ainda estou inteiramente a disposição. Como diretor e produtor eu desisti. Não quero me humilhar mais do que venho me humilhando desde 2015. Nossas emoções já estão abaladas pelos 90 dias de quarentena e ficar dando murro em ponta de faca, lendo absurdos da tal Majo, essas reuniões virtuais insuportáveis que todo mundo quer falar bonito, a promessa de “semana que vem tem reunião” desde maio... Não dá! É um desgaste e um ódio que vai dominando minha pessoa e isso não me faz bem. Esses quinhentos reais é uma afronta a classe artística. Seja vindo do prefeito, seja vinda do secretário, seja de quem for. EU ME RECUSO A ACEITAR UM EDITAL QUE PAGUE 500 REAIS PRA APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA. No meu caso, divido isso com meu sócio, o Humberto Pesci. E as atividades que tem 3, 4 pessoas? Isso é ultrajante, humilhante, um escárnio, a última pá de terra que jogaram no meu trabalho. É vergonhoso ser artista nessa cidade. Como não sou e nunca fui de ficar de política com gente que caga e anda pra mim, eu abro mão de TENTAR concorrer a uma vaga nesse edital, dando a vaga pra outra pessoa que ainda tem força pra continuar lutando. EU NÃO ACEITO 500 REAIS! Boa sorte aos que conseguirem!
PAULO BALDERRAMAS