domingo, 28 de junho de 2020

RETRATOS DE BAURU (241)


"LADO B" - A LIVE DOS DESIMPORTANTES

Todo mundo anda fazendo lives pela aí, daí o mafuento HPA também resolveu começar a fazer as suas. Assumido desimportante dentro do atual contexto vai registrar a história de outros iguais, os desimportantes, ou seja, os mais importantes deste mundo, o Zé Povinho, os Joãos e Marias Ninguéns. O que mais se vê são personalidades de todas as matizes na telinha e falando de tudo, dando opiniões, abalizadas ou nãos, mas vetustos cidadãos a esbanjar conhecimento disso e daquilo. O que importa para este mafuento, escrevinhador das causas populares é a voz do povo, aquela que não sai publicada e registrada na imprensa, e quando sai, em registros deturpados e incorretos. É a história destes que me interessa. Esses registros, talvez únicos em suas suas vidas (e na minha também) vão deixar registrado algo de gente que, certamente, não estaria fazendo parte dessa enxurrada de lives vislumbradas nestes tempos de quarentena e pandemia.

Aguardem... Inicialmente as edições serão semanais e se tudo der certo já começo a primeira amanhã, sempre aos domingos pela manhã, entre 10 e 11h da manhã, com quase uma hora de duração, podendo passar um pouco ou ser de menor duração se a conversa não render. Tenham certeza, sempre renderá, pois os escolhidos terão boas histórias para contar, relatos de vida das vielas, subúrbios, periferia, enfim, cantos escondidos, andanças na corda bamba, registros mirabolantes da "gentalha" que move este país. A resistência de um povo sendo mostrada em detalhes pouco mostrados.

Bate-papos únicos com gente que vocês nem imaginam encontrar por aqui. A lista é grande e na estréia, uma surpresa, aliás a cada semana uma grande surpresa.


É só aguardar mais um pouquinho, enfim, este mafuento não domina isso de efeitos e manipulações internéticas, mas assim que estiver sabendo apertar os botões certos, a coisa começa. Bem que podia já ser amanhã, né!!!

HPA, Historiador das Insignificâncias em mais uma iniciativa pra torrar a paciência dos acomodados e fazendo questão de enxergar as vozes advindas das "quebradas do mundaréu".


É HOJE! VAI SER DADA A LARGADA PARA O PROJETO "LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES", LIVES DO MAFUENTO HPA, HISTORIADOR DAS INSIGNIFICÂNCIAS 
O escolhido é alguém personificando como nenhum outro o artista de rua, MARCÍLIO DO NASCIMENTO, também conhecido no facebook como Marnasci Gerais. Eis algo que escrevi dele em outubro de 2018: " Marcílio, 53 anos é artista de rua, está sempre pelo Calçadão da Rua Batista de Carvalho em duas hipóteses, ou como Estátua Viva ou na sua melhor representação, a do Chaplin. Um libertário, desses que gosta de ver o vento batendo na sua face, esteja onde estiver. Anda triste, pois vê a cada dia o país mais acabrunhado e diante de tanta anormalidade vai se enfurnar nos cafundós de Minas Gerais, de onde espera ver a vida passar com maior suavidade, tendo à sua volta comidinhas naturais e mentes mais arejadas.

Resiste bravamente nas ruas, sempre com seu chapéu estendido após as apresentações e sem medo de se posicionar, primeiro na campanha do LULA LIVRE, depois contra o golpe de 2016, o que destituiu Dilma e agora o derradeiro golpe, o do fascismo tomando conta de nossas ruas. Não consegue ver tanta injustiça e se acabrunha diante da iniquidade dos que vivem com a cabeça movida pelo ódio. Ele só quer ser livre, leve e solto, viver num mundo com menos injustiça". Pouca coisa mudou de lá para cá, ele se foi temporariamente para Minas, vive num sítio, come só comida natural e..., bem o resto a gente conversa no bate papo de logo mais, lá pelas 10h45, ao vivo, ele e este mafuento, num relato que passarei a fazer daqui por diante.

O QUE SERIA ESSE "LADO B": Uma sequência do que já fazia de forma escrita, como os Personagens Sem Carimbo - Lado B de Bauru", quando já chego perto de mil ali retratados, numa proposta que vai virar livro em breve. Com a pandemia, tantas lives em circulação, resolvi aderir e a partir de hoje, faço as minhas, mas só com estes, os que possuem histórias populares para nos contar, ditos e vistos como desimportantes, mas vitais para se conhecer as entranhas de um lugar. Por aqui nenhum figurão, mas somente figurinhas, todas tão desimportantes como este mafuento a relatá-las será um alívio para amainar sofrimento causado pelo apartamento social em nos encontramos. Marcílio retrata e encarna muito bem isso tudo que quero fazer, pois mais povo impossível e com uma trajetória de vida das mais instigantes, provocantes e dignificantes. Só vendo mesmo, então fica o convite, hoje, domingo, 28/06/2020, aqui no meu facebook à partir das 10h45.


OBS.: Estou apanhando barbaridade para fazer as Lives, pois quase nada sei dessa tecnologia. Fiz testes e o máximo conseguido foi instalar minha voz, sem vídeo, daí, hoje ainda teremos na tela só imagem fixa minha e na dele, essa sim ele do lado de lá todo pomposo contando sua bela história de vida. Se tudo der certo, farei uma ou até talvez duas entrevistas por semana, pois personagens com boas histórias para contar não me faltam, todos enfurnados em lugares pouco navegados. Venham comigo e me ensinem, por favor, a mexer com esses trecos...

LIVE ADIADA PARA HOJE, 28/6, 16H - PROBLEMAS TÉCNICOS - Foi uma intensa tarde, com muita movimentação. Nada deu certo como previsto, mas no fim tudo deu certo e a live aconteceu de outra forma, improvisada, porém com o recado dado de forma contundente.

O QUE JÁ ESCREVI DELE AQUI NO BLOG:
1.) Em 25/10/2016 postei isto dele no meu blog, o Mafuá do HPA: "E NINGUÉM ESTAVA APTO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DO MARCÍLIO

MARCÍLIO é ator. Além de tudo o que faz para sobreviver, ele tenta ganhar a vida atuando e sua mais famosa interpretação é quando se traveste de Carlitos. Incorpora com a roupa preta chapliniana, sendo quase impossível hoje saber quando é Marcilio Nascimento e quando é o personagem principal de sua vida. Na única saída do mafuá permitida diante de uma correria da qual estou investido, eis que me deparo com ele a me pedir algo na feira dominical: "Você vai me resolver uma coisa, tenho certeza". Daí abre sua bolsa e dela tira uma gravata. "Desatei o nó e não acerto o danado". Criou um grande problema, pois nunca fui bom nisso. Leve o problema para uns tantos na mesa lá na Feira do Rolo, mais de dez e para espanto geral, ninguém sabia. Foi uma risada só e muitos presenciaram a cena. De um dos cantos, sem conhecer ninguém do grupo onde estávamos, eis que aparece alguém assim do nada e se propõe a solucionar a charada. E resolve. Maurílio todo contente o abraça e a cena, tão simples, singela é a demonstração de que, por muitas vezes alguns tão pequenos problemas nos atravancam a vida e tornam tudo mais complicado, difícil, quase intransponível. Ele fica todo feliz e ganhamos o dia com sua alegria, pois o que faltava para se transformar em Carlitos estava resolvido. E ganhamos o domingo com sua alegria".
2.) Em 15/04/2013 postei isso dele no meu blog pessoal, o Mafuá do HPA: "MARCÍLIO DO NASCIMENTO tem 50 anos e exerce o ofício de artista. Veio de Minas Gerais e acabou por gostar daqui, acabou ficando e por anos trabalhou na construção civil. Muito popular na cidade como o Chaplin, hoje segundo ele, “uma Ferrari, pouco contratada”. Na tentativa de viver de sua arte cria sempre novos personagens e os expõem onde ainda isso é permitido. Sábado passado descobriu que a sua Boneca não poderia mais pisar os pés no Calçadão da Batista, pois fiscais o impediram de ali permanecer e ganhar seus caraminguás.

A Boneca é algo lúdico, quando entrega mensagens para as pessoas, que a leem e depois depositam, quando querem, algo em troca dentro de uma urna. Vive disso, mora numa pensão, quarto pequeno, sem comodidade nenhuma, tentando e tateando espaços. Alegre, bonachão, de bem com a vida, enfrenta isso tudo com galhardia, pois sabe que fiscais passam e sua arte permanece. No último sábado encontrou alguém para lhe defender, o Kyn Junior da ATB e assim prossegue, com uns a defendê-los, outros a espezinhá-lo e outro tanto a admirá-lo. Ele descobriu meio sem querer que o Calçadão bauruense é uma espécie de LATIFÚNDIO, faltando ali uma mera cerca para fazer jus ao que lá acontece. Marcílio, mesmo sem o saber é um belo de um colírio para nossos olhos, pois pratica uma pulsante arte, ralando e sendo ralado, sobrevivente do que ainda nos resta de alegria nas ruas".

LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES - PRIMEIRO ENTREVISTADO, ARTISTA DE RUA MARCÍLIO DO NASCIMENTO - PARTE 1
Não deu para fazer a gravação como queríamos, em forma de LIVE ao vivo. Na impossibilidade, gravei com ele em três partes, vinte minutos cada e irei postando aqui esse revelador bate papo, contando um pouco de sua vida, trajetória, percalços, nuances, andanças... Conheça Marcílio, declarado invisível neste mundo cada vez mais dominado pelas leis desvalorizando o ser humano. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3589792157717434/

LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES - PRIMEIRO ENTREVISTADO, ARTISTA DE RUA MARCÍLIO DO NASCIMENTO - PARTE 2

Do improviso nasceu uma conversa pra lá de saborosa, pois consegui fazer com que o artista Marcílio se abrisse e fosse contando em forma de drops, aos poucos, esse algo mais de sua vida, isso que o torna essa pessoa especial. Deixei sua prosa rolar, falar e contar, reviver, descrever em detalhes o algo bonito de sua vida, isso que tanto encanta quem o conhece de perto. Aqui mais vinte minutos dessa prosa realizada de uma forma não tão usual, ele falando pelo whatts pelo meu celular e do lado de cá, gravando tudo com uma câmera fotográfica. Eu me deliciei em gravar com ele e estarei gravando algo de outros tantos, formando um conjunto revelador das entranhas desta cidade. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3589837167712933/

LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES - PRIMEIRO ENTREVISTADO, ARTISTA DE RUA MARCÍLIO DO NASCIMENTO - PARTE 3
Aqui os vinte minutos finais, onde o artista de rua Marcilio Nascimento vai colocando pra fora parte de como entende que deve ser a caminhada do homem na face do planeta, esse trato mais do ser humano do que com o consumismo e a barbárie de tudo ser uma eterna disputa. Ele faz parte dos que querem levar a vida sem admoestações, deixando-a fluir no que pode proporcionar de melhor para a raça humana. Foi muito gostoso desfrutar desse papo altaneiro e cheio de boas esperanças, um alerta para quem segue nos desvios, nos descaminhos e uma chamamento para fazer as coisas de forma mais simples, sem entrar na correria destrutiva e também doentia. Conversar com esse poeta das estradas é conquistar um pouco mais de conhecimento, ampliar horizontes e é exatamente isso o que quero fazer com os próximos relatos, desbravar algo mais, ouvindo e dando atenção para pessoas que tenham algo de positivo, para acrescentar, somar e não dividir. Comecei improvisado, mas cheio de gás, creio eu, acertando e muito no escolhido para este pontapé inicial. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3589897051040278/

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

MEUS AMIGOS, MINHA EXPLICAÇÃO: Marcilio Nascimento não conseguia adentrar o programa do STREAM YARD de jeito nenhum. Tentamos por outro mais simples, o da GOOGLE MEET, mas lá pelo celular dele não dava acesso. Estava quase cancelando e adiando a gravação para outro dia, mas improvisamos e fizemos o seguinter: Gravei tudo ele falando pelo whatts, eu com minha câmara do lado de cá. Foram 3 vídeos de 20 minutos cada e confesso ao final, teríamos folego para gravar outro tanto. Marcílio é ótimo. Acabei agora, vou baixar os vídeos e ireis postando um a um no meu facebook. Hoje foi no improviso, mas o conteúdo foi mais que ótimo.
Henrique Perazzi de Aquino