sexta-feira, 5 de junho de 2020

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (127)


VEREADOR ACAMPOU DEFRONTE HOSPITAL DIAS ANTES DE SER ABERTO AO ATENDIMENTO - QUERIA VER E POSSO ATÉ PARTICIPAR É DE VEREADORES ACAMPANDO DEFRONTE A COHAB

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Bauru inteiro caiu de pau quando o Hospital Estadual chegou ao limite do atendimento nesta semana, com todos seus leitos ocupados com portadores do coronavírus. A partir daí seria o caos estabelecido na cidade, ainda mais porque num outro local, mais 40 leitos, prontos e somente não disponibilizados devido a uma dama muito imponente e pomposa, a "Burrocracia". Na verificação feita a partir do quase caos, a fatídica descoberta: faltava uma só assinatura para liberação ocorrer. Todos se movimentam para que isso viesse a ocorrer o mais rápido possível. Nesse interim, um vereador da cidade acampa defronte este local e proclama: "Daqui só saio quando a as vagas forem disponibilizadas". Não foi preciso pernoitar no local mais que uma noite, pois dia seguinte a assinatura estava dada e a promessa: "Na próxima segunda tudo resolvido" (sempre assim, tudo jogado para frente, vivemos de promessas). Vereador volta pra sua casa e a cidade aguarda ansiosa a chegada da próxima segunda, quando poderá conferir se a promessa se concretizou ou gorou.

E por falar em Câmara de Vereadores de Bauru, outro fato, este constrangedor e muito mais preocupante ocorreu no início da semana envolvendo a ação dos nobres edis. Comissão Processante para desvendar o rombo da Cohab seguia seu curso lento, tranquilo e modorrento na Casa de Leis da cidade Sem Limites, quando com a desistência de um dos seus integrantes em dela participar e nenhum outro querendo assumir a função, por pouco não foi encerrada sem nada concluir. Na última hora, bacia das almas apareceu uma boa alma, depois de insistentes pedidos (quase ajoelhado do presidente da Casa) e para desespero de alguns presentes, ela terá continuidade. Diante desse alvissareiro fato, juntei grupo de amigos (todos quarentenados há mais de 60 dias), predispostos a, se algum edil resolver acampar lá defronte a sede da Cohab, na avenida Nações Unidas, de lá só saindo quando algo mais for concluído e doa a quem doer, todo o grupo o acompanharia e faríamos todos juntos o mais belo protesto que essa cidade já pode presenciar. Lançada a idéia, aguardamos os vereadores (escrevi no plural, hem!) dispostos a tão digna e profícua ação, para fazermos em conjunto algo, verdadeiramente abalando as estruturas e sem nenhum jogo de cena.

Será que eles topariam? Comunico que, para facilitar os trâmites, entrei contato com um vizinho ali próximo e ele gentilmente me cedeu uma gambiarra para instalação de luz no acampamento, o que em muito facilitará as pernoites se tivermos que por ali permanecer vários dias, meses ou mesmo, anos.
OBS.: As ilustrações são meramente decorativas.

ESQUEÇAM, BAURU NÃO TERÁ EDITAL PÚBLICO DE APOIO AOS ARTISTAS EM TEMPO DE PANDEMIA
Gorou. O Edital que o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Ricardo Ferreira, o Rick, preparou para beneficiar artistas bauruenses em situação difícil durante o período da pandemia não vai ser viabilizado. Em reunião realizada nesta semana do Conselho Municipal de Cultura, o secretário passou a posição passada a ele pelo Setor Jurídico da Prefeitura: "Procurem a iniciativa privada". Desta forma, tudo o que foi tentado, está já devidamente jogado na lata do lixo, pois não ocorrendo a PRESSÃO pertinente em casos dessa natureza, pouca coisa de fato é implementada na cidade. O secretário teve boa vontade, produziu a peça, ouviu o prefeito e este disse ter gostado (isso mesmo Elson Reis e Majo Jandreice?), a grana seria de valor já reservado para utilização da Cultura, ou seja, não ocorreria oneração em valores destinados para outras finalidades, mas quando encaminhado para o tal do Jurídico, como de praxe na atual Administração, pouquíssima aprovação. Não se levam em conta estarmos numa situação excepcional, onde até as leis se adequam a este período (até o STF entende assim, mas Jurídico da Prefeitura não). Vigora por essas plagas procedimentos outros. Converso com importante agente cultural do muncípio e ela me diz sobre a reunião desta semana: "Enrolação. Cansamos".
Sim, todos se cansaram. A pandemia já conta com quase 90 dias e se até agora nada saiu por aqui, com certeza, não será nos seus estertores que algo vingará. Daí, o termo com que iniciei este texto: GOROU. A classe artística e os interessados, muitos em situação mais que desconfortável, em algo de concreto, mesmo sugerindo algo demonstrado ao secretário, editais de igual teor ou mesmo de valores muito mais elevados sendo viabilizados em estados e cidades, muitas delas menores que Bauru, porém, com gente mais sensível analizando as questões humanas. Esse o cenário, esse o resultado, esse não é, definitivamente o que se espera de agentes públicos envolvidos em questões onde a situação do ser humano deve ser colocada em primeiro plano, mas se nem isso sensibiliza, pouco se espera das demais ações. Enquanto vigorar um modêlo gestor de subserviência a preceitos e conceitos muito rígidos, estará prevalecendo o jeito CAGÃO de resolver as coisas. Ousar se faz necessário e contando com apoio popular, que neste caso será maciço, porém, nem cogitaram dessa possibilidade. Muito triste.

A SACANAGEM DO AUXÍLIO EMERGENCIAL - O POVO ESTÁ SENDO EMPURRADO COM A BARRIGA
São tantas coisas. Para muitos ele não chegou até o presente momento, algo incompreensível. Como esse auxílio foi pago para aquela quantidade de militares, todos com renda e de fácil comprovação com checagem de dados e para muitos famélicos, tudo ainda em consulta? Esse caso dos militares que receberam auxílio é caso para cair o presidente da Caixa e no caso do escândalo ser destrinchado, evidente que alguém de cabedal superior foi quem autorizou isso, chegando até o Presidente da República. Isso é um escândalo sem precedentes e em tempos anteriores, quando neste país ainda tínhamos um joornalismo investigativo, isso já teria sido esmiuçado em detalhes e todos presos. Alguém sabe se esses valores já foram devolvidos? Devolver só não basta, isso é mais do que evidente foi caso pensado, feito em bloco, com alguém dentro da Caixa possibilitando a provação em massa. Isso é só a ponta do iceberg, com tantas outras lberações se dando de forma muita estranha. A coisa não foi bagunçada, foi premeditada, tenham a mais absoluta certeza.

Isso não é tudo. Além de muita gente ainda não ter recebido o valor, a segunda parcela está sendo adiada e várias datas remarcadas, em algo perigoso, dando a entender que não querem pagar. O próprio ministro da Economia, o Guedes já deu a entender que na continuidade do auxílio, talvez venha a ser reduzido para R$ 200 reais. Inconcebível. Nítido não existir um critério de datas para esses pagamentos, pois não são respeitadas. Tudo neste desGoverno precisa necessariamente passar pelo crivo pessoal do próprio presidente, ele assim age em tudo, quer ter controle e junto com Guedes segura esses pagamento no máximo, assim estrangulando o orçamento de quem depende desse valor para sobreviver. Inventam motivos a todos instante para justificar o atraso e assim vão empurrando o pagamento com a barriga. Querem utilizar esse dinheiro para outras finalidades bem diferente dessa de auxiliar os mais necessitados. Estamos deixando isso passar meio batido e trata-se de algo muito sério. Esse Auxílio Emergencial está sendo utilizado de forma política e a demonstrar o quanto tem de podridão dentro da máquina governamental. Colocar isso tudo a limpo é mais do que necessário. Ah, se alguém puxar o fio dessa meada?


E QUEM PROTEGE QUEM DIANTE DOS IRRACIONAIS NA PANDEMIA?

Um comentário:

Anônimo disse...

HENRIQUE, NÃO SE TRATA que a cultura tem o recurso. Prinmeiro está contingenciado, assim como recursos de todas as secretarias, a unica quer não é a Saude. Segundo, ha dois pareceres apontando por ilegalidade em fazer chamamento com recusros publicos, Esta sendo buscada novas formas. Uso do dinheiro do Fundo de cultura ( ai terá que ter autorização da Cãmara ) para pagar projetos de artistas e outras formas que foi encontrada como patrocinio.
Majô Jandreice