sábado, 27 de junho de 2020

BAURU POR AÍ (178)


INCÊNDIO NO CEAGESP BAURU E CONEXÃO TUCANA COM LENÇÓIS PAULISTA*
* Texto deste mafuento HPA publicado na última edição do jornal Pedra de Fogo, versando sobre incêndio no CEASA, podendo ser lido na íntegra abaixo:


O mundo dá voltas, aliás, copota e na imensa maioria das vezes, tudo termina do mesmo jeito e maneira, sem tirar nem por. Um incêndio de grandes proporções devasta um dos barracões no Ceagesp/Ceasa Bauru e consome todos os boxes ali localizados, mantidos por permissionários, locatários do espaço. Quase tudo consumido pelo fogo e ao final, quando do rescaldo algo se ouvia entre múrmuros: “Puxa! Se tivesse ocorrido manutenção adequada desde a inauguração, talvez nada disso tivesse ocorrido”.


Pois é, agora é tarde para lamentações. O estrago já está consumado. Resta-nos olhar para trás e observar a ação do atual dirigente maior da unidade Bauru, nada menos que José Antonio Marise, ex-prefeito de Lençóis Paulista. Tenho lembranças dele quando da maior enchente que a cidade já teve, com a região do antigo terminal rodoviário totalmente submersa e antes da ocorrência, algo como: “Lençóis não vivenciará problemas com as águas, tudo por aqui devidamente tranquilo”. Os estragos foram incomensuráveis. Bauru e Lençóis sofreram muito com as tais águas provenientes do rompimento das barragens rurais e um questionamento da época volta à baila hoje: “E se houvessem de fato sido tomadas providências quanto a prevenção?”.

Pois é, justamente e novamente com o mesmo Marise, o mesmo questionamento volta à baila. Servidores da Ceagesp Bauru dizem que, vários alertas foram disparados, emitidos, sinalizados, mas nada de concreto ocorreu. O que ocorreu de fato e com altos prejuízos foi o incêndio, ainda sem causa definida, mas todas incidindo para o estado de manutenção daquelas instalações. No Brasil, useiro e vezeiro em algo neste sentido. Pouco caso com gastos de manutenção e depois do estrago consumado, a triste constatação: “Ah, se tivesse dado ouvidos para o lamento daqueles chatos! “.

Marise foi prefeito e sempre filiado ao PSDB, o atual governador e o dos últimos 25 anos, quase todos também tucanos – só um pequeno interregno quando um vice assumiu e ele de outro partido. Em Bauru, o prefeito Clodoaldo Gazzeta também se bandeou para o lado tucano. Ou seja, estamos rodeados destes e sem querer – mas já querendo -, a demonstração de algo sobre procedimentos, posturas e forma de governar. Mais uma vez o tucanato na berlinda e diante dos holofotes. Incêndios, na maioria das vezes são obras do acaso, mas também na maioria das vezes poderiam ser evitados, porém medidas de segurança custam caro e os governantes evitam gastos neste sentido. Triste sina.

A administração política brasileira é a da acomodação dos políticos ligados ao poder, quando estes perdem o mandato. Amigos não podem ficar por muito tempo desabrigados e ao relento. Sempre estarão aptos para ocupar este ou aquele cargo. Passam desapercebidos, mas quando ocorre algo como este incêndio, tudo vem à tona. Agora, o administrador é cobrado sobre seu projeto para o exercício de sua função, enfim, qual o propósito de ali estar. Além de ter que correr atrás de recursos para recuperar o local, terá que responder essa inquietante pergunta, até para não levar a pecha de estar ocupando uma função para a qual não estava preparado. Não é isso o que todos querem quando assumem funções nessa situação, mas o imprevisto, vez ou outra, lhes colocam uma batata quente no colo.
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História – www.mafuadohpa.blogspot.com

NA PRESSÃO – FECHAR OU MANTER ABERTO, EIS A QUESTÃO DA MUDANÇA DE FAIXAS DE BAURU: AUMENTO DE 400% DE CASOS EM MENOS DE UM MÊS
Flávio Guedes é fotógrafo profissional, família teve famosa loja no quarteirão da Batista depois da praça Rui Barbosa. Tirou fotos de muita gente pelas mais variadas festas desta cidade. Tempos atrás decidiu apoiar Bolsonaro de mala e cuia, além de ser intermitente defensor do astronauta. Faz isso em posts variados e múltiplos em sua página no facebook e por causa disto, recebe elogios e pedradas, vindos de todos os lados. Ontem postou algo direto e reto, ele na defesa dos que querem manter a cidade aberta, exposta e de luzes acesas em plena ascensão bauruense para fase vermelha da pandemia: “A cidade não vai aguentar!!!!!!! Precisamos nos movimentar Com certeza desta vez vai ter uma desobediência total!”. Junto de ilustração, que me recuso a repicar por aqui, com dizeres: “Nossa cidade merece respeito. Não podemos retroceder o povo não aguenta mais – Flávio Guedes”.

Para exemplificar o quanto anda a discussão no Fla Flu nacional, reproduzo algumas pérolas, de ambos os lados, até para sentir como está se dando e rolando as discussões hoje em dia. Neste local fluíram bem demonstrativas do acirramento dos ânimos:
- “Esse vírus é inteligente, só não aparece em supermercados, padarias e farmácias, também nos coletivos, só aparece no comércio”, Sérgio Moraes.
- “Blz Flávio.. vc deve ir logo pra frente... seja o exemplo da frente de trabalho. Não fique atrás do seu home. Falar de dentro de dentro casa é fácil ne.”, Roberto Delicato.
- “Frase típica de bolsonarista. (...)Vai lá e vê se pega a doença, reza pra ter vaga e sair vivo.... Por conta de postagens assim irresponsáveis que a contaminação do cresce”, Tatiana Calmon.
- “Frase típica de esquerdista que não tem muita inteligência”, Patrick Folena – supostamente para Tatiana.
- “Infelizmente essa realidade existe e não tivemos ações efetivas do governo para minimizar isso, mas por outro lado, também está cheio de gente que não fica em casa só porque não quer, além dos que ficam incentivando os outros a saírem, mas estão bem quietinhos dentro de casa, Maria Cristina Romão.
- “Creio que devemos nos movimentar e ir até a excrecência que governa este paí, exigindo dele, ação de fato em defesa do que ainda resta de país. Bolsonaro não defende nada, trabalhador e muito menos o pequeno empresário, daí, pouquíssima esperança de sairmos disso tudo com alguém não quebrado”, este mafuento HPA.
- “Ainda tem gente (fdp) defendendo isso”, Tota Rodrigues, sobre os que são a favor do fechamento do comércio.
- “O problema não é abrir ou fechar. O maior problema é a falta de respeito das pessoas, qtas pessoas , vejo andando na Cidade sem máscaras, qtas pessoas cumprimentando a outra pegando na mão, qtas pessoas fazendo churrasco e a juventude e os adolescentes andando como estivesse em férias”, Márcio Andrade.
- “O Problema é que você espirra vai no Upa já é Covid19, estão generalizando toda doença e desse jeito fica difícil ,concorda quantas famílias estão enterrando seus Entes queridos sem ao menos um velório digno isso sim é lamentável ,tenho certeza que toda essa vergonha vai vir à tona, pena que será tarde demais”, Elaine Simões.
- “Tá ficando chato, esquerdistas pondo a culpa no Bolsonaro... ele já enfiou um monte de dinheiro para o governo estadual e prefeituras... Ah! Para com isso esquerda!!!”, Nacy Marioa Baccan.
- “Falta bom senso, será que não olham para o povo que está perdendo empregos, empresários quebrando, já passou da hora de acabar com isto”, João e Vânia Parreira.
- “O mais estranho é que estão matando quem paga os salários deles, queria ver se cortassem o salário dos servidores públicos se iria ficar essa calmaria, enquanto o prejuízo é do patrão tudo bem né!”, Thiago Furquim.
- “O problema é político... Solta grana e o problema some... O povo refém de jumentos e abutres...”, Valdir Noronha de Oliveira.
- “Pessoal marquem os comerciantes que querem mandar os pobres bauruenses pra morte... Assim saberemos onde não devemos ir”, Daniel Silva.
- “É incrível. O poder público é incompetente e as pessoas tem a capacidade de culpar umas as outras sem reconhecer quem é o verdadeiro causador do problema”, Patrícia Frare Campos.
- “Você é muito educado, Flavio! Eu não aguento esse monte de esquerdistas enchendo o sako o tempo todo! Parabéns! Eu elimino mole mole!”, Beatriz Papassoni.
- “Tão preocupado mas os jardineiros os que limpam a Nações Unidas funcionários da Prefeitura não usam máscaras nem proteção nenhuma”, Mara Sales Vieira.
- “A culpa não e das autoridades nem das empresas do comércio, a culpa e do povo que não respeita”, Rogério Mozela. 

Enfim, nenhum acordo à vista, assim sendo, o Prefeito fecha tudo, com retorno da cidade para Faixa vermelha e SinComércio, presidido por Wallace Sampaio entra com ação na Justiça se antecipando ao fechamento, tudo para manter as portas indiscriminadamente abertas. Próximos capítulos a partir de terça-feira, 30/06.

Nenhum comentário: