terça-feira, 30 de junho de 2020

MÚSICA (187)


AOS ARTISTAS BAURUENSES - A GRANA FEDERAL PARA A CULTURA VAI SAIR, MAS BAURU ESTÁ SE PREPARANDO PARA RECEBÊ-LA? SE NÃO O FIZER, NADA VIRÁ
Ontem o presidente Bolsonaro assinou debaixo de muita pressão a liberação da tal verba para a Cultura. Vetou alguns artigos, mas ciente de que, não o fazendo seria pior, pois corria o risco de ter o veto derrubado pela Câmara e Senado, assinou e o dinheiro sairá. Agora, trata-se de um direito garantido por lei, aprovado, vigente nos próximos dias, algo palpável, que deve chegar, mas para isso acontecer se faz necessário a existência de condições locais para tanto. O que foi feito não é nenhum favor, foi motivado por um amplo movimento de bases políticas, culminando com a aprovação (por lá foi vencido o tal do Jurídico que em Bauru tudo impede de ter auspiciosos projetos colocados em prática). Tudo só foi possível após intenso movimento dos movimentos de base na Câmara dos Deputados para captar e convencer tudo e a todos para a liberação destes 3 bilhões de reais em prol da Cultura.


Aprovado como vemos já está, cada cidade passa a ter que cumprir o seu papel para receber sua parcela dessa grana. Isso não é tão simples. Nada virá de mão beijada. No caso da Prefeitura de Bauru, ela precisa fazer (se é que já não o fez, pois tudo já deveria estar mais que pronto) e cumprir uma extensa burocracia. Esse dinheiro precisa também cair aqui, chegar aos artistas e empreendedores culturais locais, mas existem etapas a serem cumpridas. Se a máquina não estiver azeitada essa grana passará ao largo e os artistas locais ficarão chupando o dedo. O envolvimento daqui por diante tem que ser dar entre a Prefeitura, esta através da Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, Câmara de Vereadores em algo direto com os artistas.

Levemos em consideração algo bem vigente neste desgoverno do Bolsonaro: o princípio do patriarcalismo, ou seja, criar dificuldades para ceder as facilidades. É o que o burocrata sempre faz, o nosso Jurídico faz isso muito bem. Agora estão vendendo a facilidade, que é o projeto aprovado, mas a dificuldade está embutida no meio disso tudo, pois só cumprindo as etapas seguintes o dinheiro será possível. Se nada for preparado com o devido esmero, afinco, cuidando de todos os detalhes, Bauru não verá a cor dessa grana. O agito político tem que ter início desde ontem, pois hoje, creio eu, já é tarde. Portanto, a luta será contínua.

O projeto de Bauru, o edital feito com empresas privadas e reunindo R$ 30 mil reais é outra coisa que, sem organização, boa distribuição desse valor, além da demora, pois já estamos em JULHO 2020, mais de quatro meses de pandemia, terá ruins resultados quando as decisões não forem coletivas. Esse outro, o do Governo Federal, os artistas reunidos num conglomerado organizado precisam saber se impor, cobrar, exigir e participar, estar junto e construir juntos, a toque de caixa, ler o conteúdo da lei e seus detalhes, para conseguir fazer uso de algum benefício. Sem união e ir atrás, esqueçam. Os artistas já deveriam estar na porta da Cultura e da Prefeitura na manhã de hoje, terça, 30/06 e prontos para propor uma construção coletiva do que irá os beneficiar. Rapidez se faz mais do que necessário.
Leiam, se possível, essa elucidativa entrevista com a deputada Jandira Feghali, uma das mentoras do projeto, sobre detalhes da aprovação e do que deve ser feito desde já: https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2020/06/14/auxilio-emergencial-da-cultura-chegara-a-10-milhoes-de-pessoas-diz-jandira.htm

O AUXÍLIO CHEGA PARA ALGUNS, MAS A MAIORIA DOS REALMENTE NECESSITADOS PENA E MUITO, POIS TUDO FEITO SEM NENHUM CRITÉRIO
Essa pouca vergonha de tanta gente que não precisa do auxílio e o recebeu é algo a mais deste desGoverno, destrambelhando com este país. Ações criminosas, como a do pessoal do Exército Brasileiro, todos com carteira assinada e recebendo o auxílio, não havendo movimento nenhum para devolução se junta a tantos outros casos escabrosos, todos apontando que o grande culpado disso tudo é somente o mandatário deste país e quem ele colocou para trabalhar nesses lugares chaves do país. A gente bem sabe que não se trata somente de incompetência.

Isso uma coisa, outra são os constantes atrasos no pagamento das parcelas aos já cadastrados. Conheço muitos que receberam a primeira parcela numa data e o certo, o mais sensato seria receber a outra em no máximo trinta dias, mas esse prazo já foi estendido para 60 dias e nada. Por que isso ocorre? Muita má fé para com os desassistidos deste país. Muita pouca vergonha embutida na forma desigual , desproporcional e desumana como tudo foi montado, primeiro como um palanque eleitoral, sem levar em consideração o ser humano e suas necessidades, depois tudo só comprava estarmos diante dos piores personagens da História brasileira e estes tomando conta de nossas vidas. Não existe meio termo e como contemporizar, Bolsonaro & Cia já comprovou em quase todos seus atos, o despreparo e também a má fé, como trata o povo brasileiro. Só mesmo uma revolta popular para fazê-los atuar a contento ou para colocá-los para correr antes que tenhamos tudo perdido neste país. Eis o link de uma das tantas matérias sobre os desvios deste Auxílio: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/06/29/dentista-nutricionista-e-marido-de-juiza-estao-na-lista-do-tcu-por-receber-auxilio-emergencial-no-rs.ghtml?fbclid=IwAR2AbQNCVAOsHlJMwgzjsXFYh7HzjO7HTCKGdm7cQgMibBwMBws3xZCGRAk

AINDA A LIVE DO HPA/ALDIR - RESULTADOS E ALGO MAIS QUE LINDO PROVENIENTE DESTES MEUS AMIGOS MAIS QUE DIVINAIS
Primeiro eu conto uma história. Logo no começo da pandemia vi uma história na TV, creio que no Jornal Nacional. Era a de um pipoqueiro do Recife PE, cujo carrinho ficava diante de uma escola pública, teve ele quebrado e estava impossibilitado de trabalhar. Os antigos alunos e os atuais, junto de seus pais fizeram uma campanha na internet para arrecadar grana e lhe devolver o carrinho. A campanha foi um baita sucesso, tanto que a TV foi lá entrevistá-lo e ele dentro da sua simplicidade disse isso: "Eu quero agradecer a todos que me ajudaram, mas peço algo, não precisa mais depositar nada não, pois já deu pra comprar o carrinho novo. Por favor, parem de depositar".

Essa história se repete agora aqui na minha LIVE. O meu presente seriam doações para três pessoas e um projeto social. Deu tudo certo, o valor arrecadado eu não acho legal divulgar aqui, nem quem contribuiu. Tudo foi devidamente informado, com cópias dos estratos para estes e por fim um dos agraciados com o valor, a cantante Audren Ruth me envia um recado e me autoriza sua divulgação: "Henrique, oi amigo quero te agradecer por toda atenção e ajuda dispensadas a mim por você e a Helena desde o inicio dessa fase pela que tenho passado. Vocês adotaram minhas lutas pela recuperação do meu AVC, assim que aconteceu. Encabeçaram uma grande torcida pela minha recuperação, ainda quando eu estava no hospital. E mantém essa força até então, em todos os momentos quando procurei pelo auxílio de vocês. E é essa amizade que eu agradeço muito a vocês e toda turma do Mafuá, que eu sei que também se envolvem nessa luta toda. Não tô rica, mas com todas essas ajudas minhas contas estão equilibradas. Por isso que te falei para passar minha parte da Live para alguém que você ache melhor entregar. O que vocês decidirem assino embaixo. Beijos para você, Helena, Ana e todos mais! Muita gratidão".

Eu sentei e chorei sozinho. Contei pra Ana e liguei pra Audren Ruth. Ela se mostra como sempre foi, uma grande pessoa humana, dessas incomensuráveis neste mundo atual. Insisti e ela me responde mais uma vez: "Não decidi o que decidi para ser reconhecida. E como disse para a Helena. Tem muitos momentos que é mais fácil ouvir obrigada do que dizer obrigada! Assumir que a gente precisa é bem difícil, para muita gente, como eu. Então parece que ser bom e só doar para quem precisa. Ser gente é reconhecer que a gente precisa também. Não é só receber obrigada, é também saber agradecer sem ficar tão envergonhado. Como se precisar de alguém fosse muito feio. Tenho agradecido muito por tudo que tenho recebido da família, de amigos que eu já tinha, que tenho e que nem sabia sabia que tinha e de quem nem conheço até hoje!".

O valor correspondente a ela eu ainda não entreguei e o farei para outra pessoa. Por fim, algo mais, além do que ela me proporciona - meu melhor presente de aniversário -, teve mais. Na segunda pela manhã duas pessoas me ligam e dizem se podem ainda depositar para a campanha da Live. Digo que sim e desta forma, estarei compondo mais um valor para beneficiar mais uma pessoa. Estou em estado de graça e digo, essa foi mais uma festa de aniversário cheia de muita luz. Meus amigos e amigas são mesmo demais da conta. Continuo convivendo ao lado de um seleto time e dele não me afasto, não arredo pé, não abro mão, não cedo, não empresto, não alugo e convivem comigo em todos os meus momentos. Só quero agradecer de todo coração por me possibilitarem demonstrações como essas. Desse jeito, tenham certeza, me farão viver mais do que o combinado. Vocês me possibilitam uma sobrevida... GRATIDÃO A TUDO, TODAS E TODOS.
OBS.: Essa história eu nem sei se deveria divulgar, mas conversei muito com a Audren e ela me disse que deveria sim. e assim o faço, não para me enaltecer, mas para mostrar o quanto pequenos gestos significam muito, ainda mais nesse momento tão fora do prumo.

Nenhum comentário: