domingo, 14 de junho de 2020

BEIRA DE ESTRADA (124)


DOMINGO, EU COM POUCO MAIS DE TEMPO, ME PONHO A ESCREVER...

1.) DOS TESTES REALIZADOS ONTEM NO SAMBÓDROMO - QUAIS OS RESULTADOS PRÁTICOS?

Fiz um post ontem sobre a enorme fila para fazer o teste gratuito de Covid-19 em Bauru: "Em foto divulgada pelo jornalista Nelson Itaberá, visão aérea da imensa fila diante do Sambódromo, onde está acontecendo durante este sábado testagem rápida pela Prefeitura Municipal para o Covid-19 e os primeiros resultados já demonstram algo bem diferente dos números oficiais: em 400 testes feitos, vinte pessoas infectadas, ou seja, a coisa é muito mais séria do que se imagina e do outro lado, tudo continua aberto, com alguma possibilidade de fechar, mas existem os que jogam pesado para isso não ocorrer, como mostra manchete de hoje do Jornal da Cidade: "decreto não deve fechar nenhum setor já aberto, mas aumentará restrições".

Informei também que lá estive. Ou seja, tentei me aproximar, chegar perto, mas diante da enorme fila e de minha situação, às portas dos 60 anos, diabético, trigliceres alto, preferi voltar pra casa com o rabo entre as pernas. Depois tomo conhecimento que a fila se formou ainda na madrugada e que as mais de mil senhas terminaram antes das 9h da manhã. Hoje se repetem histórias de pessoas que por lá passaram mais de 4, até 5h. Nada sei sobre os critérios adotados para os testes ou se foi só para descarregar a quantidade existente no estoque da Prefeitura Municipal. Algo fica bem evidente de tudo o que já se disse sobre o tema: a população está querendo saber da sua situação, tanto que, quando vê anunciado um teste gratuito, ali permanece por horas só para conferir sua situação. Foi só isso ou teve algo mais?


Ainda ontem, quando soube da quantidade de testes feitos e dos 56 considerados positivos, questionei o amigo médico Fernando Monti: "Se de cada 1000 tem 50, 10 mil tem 500, 100 mil tem 5000 e 400 mil habitantes tem 20 mil pessoas infectadas. Média por baixo... Dá para fazer uma conta assim?". Monti me responde: "Tecnicamente não é possível essa conclusão, Henrique. Isto só seria possível se tivessem adotado critérios amostrais. Da maneira que foi feito só dá para saber que nas pessoas que compareceram no sambódromo no dia de hoje a positividade foi de x%. E mais nada, nenhuma extrapolação. Na população pode ser mais, pode ser menos. Método foi tudo que não teve".
E diante disto, fico a matutar: Assim sendo, então qual foi a intenção dos testes? Somente fazê-los para desovar estoque, atender anseio de quem ali conseguiu estar em ver sua situação ou foram adotados critérios amostrais, com identificação de idade, local de moradia, etc? Essa resposta ainda não tivemos. Não existe aqui crítica pelo ocorrido. Foi algo a movimentar boa parte da cidade, demonstra posicionamento bem intencionado da Prefeitura e do secretário Saúde, mas na existência de algo mais além da simples ocorrência dos testes, seria de bom alvitre a sua divulgação.

2.) LER E ENTENDER O QUE A PROFESSORA SONIA MOZZER DIZ HOJE AO JORNAL DA CIDADE É MAIS DO QUE INTERESSANTE DIANTE DESTE MOMENTO DE ENCRUZILHADA DA PANDEMIA:
Eis o link da matéria com a velha mestra: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/06/725874--o-que-e-publico-nao-me-pertence---por-que-o-brasileiro-nao-cumpre-regras.html?fbclid=IwAR3N2GHy58Gvf2MMvqJePhfkJa_2ctcHsXhUPo4LebcFp7pFIcTAWuHuj_I

3.) O GADO DEFENDE O CRIME
Acordo neste domingo e me deparo com essa foto num post do amigo Matheus Versati, um jovem valente, sem medo de enfrentar tudo o mais querendo lhe intimidar e que no domingo passado, esteve nas ruas mostrando a força do povo contra a perversidade da continuidade deste insano desGoverno do Bozo & Cia. Foi vitorioso, assim como todos os que estiveram nas ruas deste país no domingo passado. Ficou claro que o lado gado, o que ainda consegue defender as atrocidades sendo cometidas pela insanidade miliciana a nos governar são hoje minoria. São uma ruidosa minoria, pois esperneiam por tudo, pela perda das ruas e por já se verem num mato sem cachorro. Não tem como não incriminar os atos doentios destes. Nesta faixa o resumo de tudo: eles estão nas ruas apoiando tudo de errado e se bobear sairão com outra: "Todo apoio aos milicianos". Não só perderam a razão, o juízo, bonde da história, como, o melhor de tudo, o poderio das ruas. Mesmo em plena pandemia, com aumento do número de infectados, a reação ocorreu e está sabendo recolocar as coisas no seu devido lugar.

Travo um curto diálogo com Matheus em seu post e me reservo no direito de aqui reproduzir. Ele fez o post e lá colocou: "O gado teve a coragem de ir pra as ruas DEFENDER FAKE NEWS". Ao ver a foto e sua colocação, comentei: "Liberou geral". Ele me respondeu: "Eu não tenho criatividade para xingar eles, nós nem precisamos fazer teoria da conspiração para incriminar eles, eles se auto sabotam todo dia". Continuei na mesma toada: "Meu caro, você já descobriu a saída, não teremos outra: enfrentamento, confronto. Não esperemos mais nada de vias normais, jurídicas e legislativas". Matheus respondeu: "As pessoas e trabalhadores que estavam do lado dele, já não estão mais, só sobrou ao lado dele canalhas, fanáticos e fascistas, boto bota tudo na ponta do fuzil porque estes só fazem peso". Respondi: "Outra coisa também já percebida e explicitada nessa sua resposta: eles não são tão poderosos como imaginávamos, estão cada vez mais reduzidos, só um pequeno grupo radical e isso ficou evidente com as manifestações nas ruas no domingo passado. Nós, o povo querendo a devolução do país somos a maioria e temos que impor a nossa vontade sobre a deles".

Não existe nenhum rompimento com nada legal em agir contra quem propõe o caos. Quem sai pras ruas vestido de verde-amarelo e segurando cartazes como estes aqui postados não merecem respeito e sim, exatamente o contrário. Daí, reproduzo aqui texto da lavra de Fausto Wolff, retirado do seu livro "A milésima segunda noite" e bem retratando algo bem parecido: "Tenho certeza de que os espanhóis só acabaram com o Império Asteca por causa de um índio burro. Ao ver um espanhol caindo de um cavalo deveria ter saído berrando: "Eles não são deuses! São apenas homens montando animais". Se houvessem exclamado isto, os astecas, que superavam os espanhóis em cerca de cinco mil homens por um, teriam feito guisado dos invasores. O índio burro, porém, gritou: "Eles são mais poderosos do que imaginávamos! Conseguem se transformar em dois!". Burro é o homem que permite ao seu medo construir a pior versão e acreditar nela".

Não dá mais para aceitar pacificamente o que uns poucos estão pretendendo fazer com este país. Tolerância mais que zero para com estes.

4.) O BRASIL ACABOU PARA O RESTO DO MUNDO
Eis a capa da revista "M", encarte de todo sábado do jornal francês Le Monde. Eu não leio Francês, pois o pouco que aprendi foi no meu tempo de ginásio, lá na EE Madureira, altos do Parque Vista Alegre, professora Terezinha. Sei uma merrecas, mas tenho sorte, Ana Bia Andrade sabe e me ajuda a ler a matéria principal da revista. Eu, casado com uma carioca, inveterado amante do Rio e de tudo o que ainda sei existir de bom por lá, além de manter infinitos e fiéis amigos na cidade, fico mais que triste ao ler a manchete: "Aqui Jaz Copacabana". É mais que um soco no nosso estômago, muito triste essa reportagem, escrita por um correspondente na cidade. São tantos assuntos e em todos, nenhum deles posso desmerecer a abordagem dada pelo jornal francês, pois retratam a verdade dos fatos. No texto, muito também sobre a corrupção no estado do Rio e o flerte da classe média brasileira com o fascismo, algo reverbrandop mundo afora e isolando cada vez nosso país. No site do jornalão, encontro o link para quem quiser se atrever a fazer uma tradução: https://www.lemonde.fr/m-le-mag/article/2020/06/12/vieillissement-precarite-et-covid-19-a-copacabana-chronique-d-une-catastrophe-annoncee_6042567_4500055.html. Eu conheço o Rio desde meus 17 anos, quando fui pela segunda vez, com meu amigo Valter Souza Carvalho e me instalei num hotelzinho, o Copa Linda. Foi amor à primeira vista. Foi a cidade que mais estive na vida depois desta onde nasci, cresci e vivo. Tenho devoção pelo Rio, mas sei também de todos os seus problemas, desembocando hoje nesse milicianismo, vicejando como fratura exposta. Vejam se não é para chorar, o eterno balneário, a cidade maravilhosa, a princesinha do mar assim retratada?

5.) O PT BAURU SE MANIFESTA ATRAVÉS DA TRIBUNA DO LEITOR DO JORNAL DA CIDADE:
14/06/2020 - 05h00por Alexandre Gasparotti Nunes - Secretário de Formação Política do Partido dos Trabalhadores na Macrorregional de Bauru e Cláudio Lago, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Bauru

Recentemente, foi repercutido nos veículos da imprensa nacional o Manifesto Estamos Juntos, que reuniu assinaturas de representantes da sociedade civil de diferentes posições ideológicas. O manifesto é vago politicamente e não apresenta repúdio explícito contra as ameaças de implantação de uma ditadura no Brasil. O presidente Lula, em reunião da diretoria executiva nacional do PT, observou que o manifesto não cita os direitos que foram retirados da classe trabalhadora brasileira desde o golpe judicial-midiático-parlamentar contra a presidenta Dilma em 2016. Vários daqueles que assinaram o manifesto foram personagens ativos deste golpe que teve influência inequívoca no crescimento do sentimento antidemocrático que impulsionou Bolsonaro à vitória nas eleições de 2018.

Desde a vitória eleitoral de Dilma em 2014 uma aliança de forças conservadoras se aglutinou em torno da Operação Lava Jato para levar adiante um terceiro turno onde valeu tudo para impedir não apenas o término de mais um ciclo de governo petista como também a provável vitória eleitoral de Lula em 2018. Enquanto a maior parte da mídia brasileira endeusava os métodos de Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato similares aos da Operação Mãos Limpas da Itália (vazamento para a mídia de trechos de delações premiadas, por exemplo), todos os críticos que apontavam os danos da Mãos Limpas à democracia italiana eram ignorados. A história está mostrando que tinham razão os críticos da Lava Jato que temiam a repetição, aqui no Brasil, dos mesmos resultados da Mãos Limpas na Itália: a criminalização da política, crescimento do sentimento antidemocrático na sociedade, a ascensão ao poder de políticos populistas de extrema direita.

Lula não está duvidando das boas intenções de uma parte dos signatários e nem fazendo defesa do sectarismo quando expressa sua discordância do manifesto Estamos Juntos. Ele pede aos dirigentes do PT que não assinem às cegas qualquer manifesto pela formação de uma frente democrática. "Nós precisamos apoiar qualquer manifesto que for para resolver o problema do Brasil, não podemos ser levados pela euforia. Muita gente de bem assinou. E tem muita gente que é responsável pelo Bolsonaro. O PT tem que discutir com muita profundidade, para a gente não entrar numa coisa em que outra vez a elite sai por cima da carne seca, e o povo trabalhador não sai na fotografia".


Os cúmplices da ascensão de Bolsonaro que agora querem a união de todos contra as ameaças à democracia não são contra as medidas econômicas de Paulo Guedes. Guedes e alguns dos que assinaram o manifesto Estamos Juntos estão de acordo sobre privatizações, reforma previdenciária que restringe as aposentadorias e reduz os valores delas, cortes de verbas para a educação e a saúde, redução da carga tributária somente para os mais ricos. Só que agora a gestão de Bolsonaro frente à pandemia da Covid-19 constrange os signatários do Manifesto Juntos que lhe apoiaram contra Haddad no segundo turno das eleições de 2018, pois Bolsonaro não apenas sabota as decisões de governadores e prefeitos que protegeriam a saúde e a vida dos brasileiros, mas também usa os poderes de seu cargo para deixar os mais pobres sem condições financeiras mínimas de permanecer em isolamento social.

O PT não vê oposição entre o isolamento social e proteção da economia, dos empregos e das empresas. Um governo verdadeiramente preocupado com a vida e com a economia mobilizaria recursos do Estado para garantir renda mínima aos mais pobres, financiamento dos pequenos e micro empresários, ampliação de verbas para o SUS compra de equipamentos, testes e contratação de mais médicos. Todas essas medidas garantem a vida, os empregos e a sobrevivência das empresas, ao contrário do que dizem Bolsonaro e Guedes.

Portanto, Lula está correto quando adverte sobre iniciativas como o Manifesto Estamos Juntos: "Querem educar o Bolsonaro, mas não querem educar o Guedes. Tem pouca coisa do interesse da classe trabalhadora nesses manifestos".


6.) MEUS AMIGOS SÃO UM ENCANTO - Eis aqui João Carlos Dias Moreira e sua neta, como escreveu: "minha vaidosa Belle de Jour". É com esses que eu vou... Eis o link para apreciar ele ao violão: https://www.facebook.com/carlo.moreira.7/videos/2901691006623047/

Nenhum comentário: