terça-feira, 16 de junho de 2020

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (159)


NOVENTA DIAS DE CONFINAMENTO
Dia 16 de março, eu e Ana Bia Andrade nos trancamos a sete chaves. As saídas tem sido cada vez mais esporádicas. Ela me diz que fujo, mas saio somente para o necessário. Enfim, queremos viver e ver no que isso tudo vai dar. No meu caso, minha missão, beirando os 60 anos será a de dar o meu quinhão de contrubuição para a derrubada do desGoverno do Senhor Inominável e nã odeixar este país se enveredar pelos descaminhos conservadores, racistas, eivados de ódio e exclusão social. Não me resta mais nada a fazer além disto. Meu envolvimento de vida daqui por diante será este, ver o que posso fazer para tornar esse país mais palatável. Permanecemos esses 90 dias aqui trancados, como bons adoradores da vida e da liberdade. Somos privilegiados e não será agora, que iremos arredar pé. Se aqui ficamos por 90 dias, que venha mais um bocadinho. Não foi e não será fácil, mas a causa é nobre. Pensava que neste período colocaria a casa em ordem, mas pouco produzi. Acabei aprendendo algo que até então era muito deficitário, a cozinha. De uns tempos para cá, sou eu que faço o rango por aqui e também lavo os pratos. Como homem da casa, a faxina também é por minha conta e risco. Reclamo, mas faço. Escrevo e tento produzir algo sendo arquivado, armazenado para futuras utilizações. Procuro me manter antenado, leio muito, desde minhas revistas, como livros, muitos livros. Na TV, adoramos filmes, mas temos visto muito poucos. Assistimos a programas jornalísticos e quase mais nada. E ouço música, muita música. Ela me rodeia, assim como ouvir rádio. Não perco um La Mañana, na 750 AM argentina, com Victor Hugo Morales, todo dia das 9 às 12h. Não existe nada igual no Brasil, daí viajo com eles.
Pelo telefone e o whatts falo com gente que gosto, em conversas inolvidáveis. Papear com quem a gente gosta e sente afinidade é tudo de bom. Como muito, engordei um bocado, estou mais branquelo, mas procuro fazer ginástica, pelo menos uma hora por dia e do meu antigo trabalho, quase nada. Vida completamente nova e isolados, eu e ela, ela e eu. Do filho, Henrique e da Gabriela, só papos pelos whatts, mas sempre os vendo e só boas notícias, mesmo distantes. Do Mafuá, pouca coisa. Meu cão, o Charles, morro de saudade, mas nã otinha como, ele ficou aos cuidados do Cesar, meu inquilino por lá e me salvando, cuidando também do meu acervo. Uma rotina sem neuras, pois como bem, durmo bem, encontro tempo para tanta coisa e o mesmo não aocntece com a imensa maioria do povo brasileiro, que tem que ralar e se esfalfar, correndo seus riscos e numa luta cada vez mais insana pela sobrevivência. Não vejo a hora de sair daqui e reconstruir a vida, retomar o trabalho e estar na lida, luta e daqui por diante, confronto, este inevitável. Hoje mais um dia, amanhã outro e sei, chegará o dia da libertação e de enfrentar tudo o que virá pela frente com novos olhos e muita garra, coragem e sapiência para não deixar a peteca cair. Eu acredito que o povo brasileiro, mesmo diante de tamanha dificuldade saberá dar a volta por cima, dar um basta nesse nefasto período de sua História e voltar a sonhar num país soberano. Baita abracito do HPA (e também da Ana).
OBS.: A Ana não me permite fotografá-la nas condições atuais...

MEUS DILETOS AMIGOS E COMO TOCAM SUAS VIDAS EM TEMPO DE PANDEMIA*

* Hoje meus considerados falam por mim e as ilustrações são as que o desgoverno quer processar seus autores, por dizerem a verdade, tão somente a verdade, publicadas todas na Folha de SP, de ora morde, ora assopra, ora consola. Aqui eu MORDO sempre, ininterruptamente. Vamos à coletânea do dia:

“Parece uma piada, um homem que nunca vi com bandeira do Brasil no perfil pedindo solicitação de amizade. Primeiro que só pelo patriotismo tacanho de nossos tempos não aceitaria, segundo que não aceito desconhecidos ou pessoas que não tenham ideias relevantes, terceiro que não tô a fim de conhecer ninguém e se pudesse desonheceria um monte, quarto que na hora que preciso ser eu de verdade tenho meus dois amigos intimos que converso no wats e um por sinal nem face tem. Vaza !!! Aqui é antissocial até os dentes...”, Amanda Helena.

“Oi, amigos e amigas, Por gentileza, eu agradeço a intenção positiva, mas pelo bem da minha sanidade mental não tentem me convencer de nada, enviando mensagens inbox, nem postando em minha linha do tempo sobre corrupção de prefeitos e governadores, picos de Covid, mortes, isolamento social, teorias de conspiração, vídeos de hospitais com alas vazias, vídeos de acusações de enfermeiros e pessoas quaisquer, vendidas, falando em complô, em interesse por mortes, em ganhos, etc... Já me cansei de tudo isso e tô quase perdendo as esperanças de cura! Meu coração não quer se entristecer novamente!”, Wander Florêncio.

“Hoje quando me visitei não limpei os pés, não bati na porta ou prendi os cabelos; nem pão levei. Tem dias assim, em que nem a sala faço pra mim. Um silencio de morder o ar e puxei conversa já contrariada... Xinguei espelhos, como fosse íntima dessa outra que não liga, que não briga pela coberta, por nada. E agora, não consigo sair sem me levar. Sem lhe perguntar: Porque raios é parte de mim? Era só uma visita, um pequeno abrigo E pensando fugir Dormi comigo”, Rosa Maria Martinelli.

“Deixe de julgar as experiências como boas ou más. As observe e descubra que são impermanentes. Agora, volte-se e observe e perceba: que estado é esse que observa as experiências? Há algum observador ou há apenas observação?”, Manoel Carlos Rubira

“PQP! Aqui não demoram 9 minutos para matar. Miram na cabecinha e pronto! Ou então atiram a esmo, acerte em quem acertar. Em espaços onde vivem negros e pobres, é lógico. Ninguém atira a esmo no Morumbi. Ah! E também aqui se entende que não se deve esperar a idade de George Floyd para assassinar um negro. Se mata muito antes, pensando que todo negro é bandido, desde a barriga da mãe. E querem se livrar também dos indígenas. E dos gays. E como no Nazismo, se atribui ao assassino uma aura de herói. Ele está contribuindo para "limpar" o mundo da "maldição" dos diferentes. Me apavora pensar no presente e no futuro, com estes projetos genocidas já em ação”, Dalva Aleixo.

“Infelizmente, é impossível ter ilusão num mundo melhor enquanto vivermos no sistema capitalista, ao contrário, o capital vai se aproveitar das necessidades impostas, aparentemente, de forma momentânea, durante o isolamento para aumentar a exploração. A solidariedade não encontra guarida no dicionário e na compreensão de mundo de quem detém o capital”, Arthur Monteiro Junior.

“Ontem fui consultar meu CPF, pra ver se não estava sendo usado por "pessoas do bem",para pedir o auxílio emergencial,já que na minha Cidade,tantos nomes da "família tradicional Criciumense" receberam. Além de consultar meu nome,comecei a olhar quem recebeu. Muito nojo. Nomes até de um dono de CONSTRUTORA. Indignação.Enquanto muitos ainda não receberam o auxílio, quem não precisa recebeu. A corrupção começa por aí. O Brasil definitivamente não deu certo . E adivinham em quem a maioria dos nomes que eu vi votou”, Fátima Ali.

“TINO COMERCIAL: EUA proíbe uso da cloroquina e Trump vende o estoque. Adivinhe para quem (...) AFINADINHO COM O BOZO: Edir Macedo, idoso e hipertenso, diz que teve Covid 19, sai do hospital em tempo recorde e diz que sarou com cloroquina. (...)LUZ NO FIM DO TÚNEL: Pedido de desculpas da maior autoridade militar dos EUA faz generais brasileiros pensarem melhor. (...)"NÃO ESTICA A CORDA": General diz que não haverá golpe se esquerda fizer o que ele acha que é certo. Ou seja, já houve golpe. (...)SER OU NÃO SER?: E se eu desejasse a morte do embrutecido que derrubou as cruzes no Rio? Eu seria mais embrutecido do que ele? (...) PASSANDO PANO: Manifesto pela Democracia tem que considerar perda do trabalhador, golpe contra Dilma e condenações injustas de Lula. (...)SALVE-SE QUEM PUDER - OMS: pior ainda não chegou ao Brasil. Ex ministro da Saúde diz que Brasil já tem 5 milhões de infectados e mortes chegarão a 120 mil”, Ricardo de Callis Pesce.

“Já tem hospital da rede particular recusando atender casos de corona vírus.
Agora quem pode pagar plano de saúde vai entender a importância do SUS. SUS esse que sofre com um congelamento de investimentos por 20 anos, imposto por uma PEC do governo golpista do Temer. Eu qro ver alguem precisar do SUS qdo estiver com suspeita de corona e lembrar que achou uma boa ideia o fim do dpvat que injetava 3 bilhões ao ano no SUS. Eu qro ver alguém com suspeita de corona num hospital da rede pública agradecendo ao Bolsonaro pela redução nos investimentos com a Saúde e sua tentativa de acabar com o repasse de royalties de petróleo a ela. Qto mais o SUS estiver sucateado mais chances da epidemia se alastrar. Já são 930 casos suspeitos no Brasil e 30 casos confirmados. E olha só.. Vírus não vê classe social”, Tarsila Rais.

“Acabo de ouvir um daqueles comentaristas babacas da Jovem Pan chamando o Estadão de jornal "de esquerda"! Isso, para mim, é a confissão de que é uma rádio nazista, porque não tem como ninguém estar mais à direita que ela... Qualquer um (ATÉ O ESTADÃO) para nazista é de esquerda...”, Márcio Machado.

“Seguinte vc. vende uma empresa..... vc. tem que aplicar em algo para te render sobrevivência. Aonde seria isso? se vc vende uma estatal e aplica na saúde e educação e acaba o dinheiro, aonde vc. arruma mais dinheiro para continuar dando suporte a saúde e a educação? vc me dirá.....nos impostos que serão gerados pelos novos donos dessas empresas. Aí eu te lembro....e te pergunto....quantos inadimplentes e sonegadores temos mesmo? É só olhar os bancos.... os casos mais altos.... o governo vive dando dinheiro. Eu juro não entendo essa lógica de economistas. Acho que por isso Lula deu certo, pensa mais simples e com uma lógica voltada para o simples. O estado tem que dar saúde e educação com recursos próprios, ou seja as estatais e federais. Sou louca? Escrevi bobagem..... podem comentar....aberta para aprender”, Vera Lucia.

“Sério mesmo. As coisas chegaram num ponto que se você não gosta da Annitta (Hanita, Anitta) e Ludmila, você é elitista. Se não gosta de Pablo, é machista, e você tem de gostar da música pavorosa da "cantora" empoderada que apareceu. Mas, o engraçado é que quem faz essas acusações são pessoas que nunca entraram numa favela, só conhecem o funk tocado pela Rede Globo e vão ser enormes babacas quando tiverem 40 anos. Fiotxs, vai fazer seu próprio almoço e pagar suas contas, depois dou atenção procê”, Silvio Selva.

Nenhum comentário: