sexta-feira, 19 de junho de 2020

DICAS (197)


DEPOIS DE TUDO, SEM PRONUNCIAMENTOS - SÓ AÇÃO
Creio não se façam necessários. Tudo está posto na mesa. Quem é Queiróz, o que fez, onde estava, quem o escondeu e o que acontecerá daqui por diante, principalmente com sua boníssima pessoa. Já do ex-ministro da Educação, um pérfido que nunca deveria ter estado onde esteve e como último ato, até para deixar bem claro as suas e a de todos integrantes deste desGoverno, decreta o fim das cotas. Como já é sabido por tudo, todas e até pelas pedras do reino mineral, após a derrubada deles todos - algo urgente, urgentíssimo -, se fará necessário reeditar muita coisa por esses descartada neste triste momento da História brasileira. Isso tudo ocorrido hoje só deve apressar o passo para colocar o que ainda resta deles por lá, pois continuarão a destuir essa nação. à luta, sem treguas. Já descansamos além da conta por esses dias.

MEDO
Todos nós, queiramos ou não, somos movidos pelo medo. Uns mais outros menos. Ele está por aí e à nossa espreita. Agora mesmo, percebo um invadindo figura pública e tento me colocar no lugar dele. Imaginem os senhores e senhoras o medo que deve ter invadido a vida deste ser chamado QUEIROZ. Ele fez e aconteceu durante bom tempo, deve ter espezinhado a vida de tanta gente, levado medo a elas e assim se movia no tabuleiro da vida, impondo o medo, respeitado pelo medo que representava. Assim se fez, implacável. Combinava uma coisa com o sujeito, a tal da porcentagem que iria recolher mês a mês e quando lá passasse o cara teria que mostrar o contracheque e lhe repassar sem um pio o combinado. Do contrário, sabe-se lá o que poderia acontecer. Com certeza, as pessoas tinham medo dele e mais ainda de quem estava por detrás dele. Ontem, quando de sua prisão, quem devia estar com medo era ele. Ouvi ontem que os que foram lá resgatá-la do seu cárcere - sim, ele estava preso -, sacaram que ele foi ali colocado, sem poder de opção e ali deixado, sem que pudesse nada fazer. Ele, lá no fundo sabe, que está chegando ao fim, nada mais lhe resta, sem opções e alternativas. Aquilo que impunha aos demais, agora acontecia com ele. Encontraram um lugar para ele ficar e teve que aceitar sem pestanejar. Imaginem se tenta recusar? Não teria mais como fazê-lo, era sua única opção. Hoje nem isso tem mais, pois ao ser dali retirado, agora morando em Bangu 8, deve estar com a cabeça em polvorosa, pois diante de um dilema: contar ou não o que sabe. Não contando, não vale nada, pode ser descartado a qualquer momento, pois seu tempo já passou e hoje é pesado mantê-lo vivo. Contando o que sabe, quem lhe garante conseguirá ter tranquilidade e segurança para ter uma vida normal daqui por diante. Enfim, deve dar medo quando a gente chega numa altura da vida e conclue, se borrando de medo, que mesmo vivo, chegou ao fim. Não tem mais pra onde ir, tão e só somente acabou.

SERVE PRA QUE UM CARA COMO ESTE?
Quando olho com mais calma o fato de Bolsonaro ter, a contragosto, demitido o seu ministro da Educação, o de nome difícil de pronunciar, Abraham Weintraub, me deparo com esse problema acontecendo por todos os lugares. Aqui mesmo na aldeia bauruense, nessa enxurrada de cargos de confiança existentes no poder público, quantos não ocupam cargos com pleno conhecimento de o fazer sem estar capacitado para tanto? Não só aqui, mas por todos os lugares. Digo daqui, porque a gente pensa numa pessoa conhecida e o vendo atuando numa área onde não tem nada a ver, nunca se preocupou com aquela questão, mas agora é quem ali está, colocado para responder por aquelas questões. A pessoa aceita isso por vários motivos, talvez o financeiro venha em primeiro lugar, mas tem muitos outros e assim se faz o jogo do poder. Pois bem, esse cara, o Abraham nunca esteve à altura do cargo até agora ocupado, mas isso de ser capaz e estar à altura nunca foi pré-requisito para trabalhar ao lado de Bolsonaro. Lá o negócio sempre foi outro, tem que estar à altura para destruir tudo o que temos. Nesse quesito, por lá, todos são competentes. Mas não é disso que quero escrever. Tento juntar umas coisinhas sobre a pessoa assumir um cargo e mesmo ciente de saber quase nada daquilo, aceitar, assumirr e encarar como desafio. Deve ser triste demais a forma como encara todos no ambiente de trabalho, com todos mais do que cientes do despreparo do novo chefe. Enfim, o que um cara não sabendo nem se pronunciar no seu idioma teria a fazer como Ministro da Educação? Saiu não pelos seus erros, mas por motivos outros, talvez por tentar aparecer mais do que o chefe acima dele. Se fizesse como o ministro da Ciência e Tecnologia, o astronauta, que nada faz, mas sabe se manter quieto, teria grandes possibilidades de tocar o barco até o fim. Agora leio que, está prestes a assumir cargo no Banco Mundial. Tentei entender o que uma pessoa dessa pode contribuir com o que se passa lá neste lugar e não consegui encontrar nada. E o cara deve aceitar - se o convite se confirmar. O filho do Senhor Inominável por pouco não vira Embaixador brasileiro nos EUA. O que vale mesmo é ser amigo do rei. Outro dia tentaram enfiar lá no IPHAN uma pessoa que mal sabia dizer o que correspondia cada letra da sigla. Ele iria para fazer algo específico, aprovar e favorecer algo para apaniguados e destruir o instituto de vez. Isso tudo não é de hoje e não vai terminar com o fim de Bolsonaro, mas algo me intriga: para que mesmo serve um cara como esse Abraham? Fazer o que, colocar onde, serve para que um cara destes? Intrigante isso...

Nenhum comentário: