segunda-feira, 21 de setembro de 2020

DICAS (200)

QUESTIONAMENTOS AO RAUL, UM QUE ADORA SER CHAMADO DE DOUTOR E TODOS NO ENTORNO DELE – RETROCESSO EM ACELERADA MARCHA NA CIDADE SEM NENHUM LIMITE
Triste demais foi ver uma pessoa que gosto, amante inveterado do Carnaval, numa manifestação ontem pelo Facebook: “Iria votar no Izzo, mas agora não mais, vou de Raul”. O que leva uma pessoa a se posicionar contra tudo o que ele gosta, votando numa pessoa que quando lá, colocará fim no seus sonhos, todos eles? Quando da eleição de Bolsonaro algo muito parecido. Estes mesmo votaram no destruidor de tudo, como sendo ele a salvação e deu no que deu, perdição total. Hoje, triste constatação, quem votou em Bolsonaro vota também em Raul aqui em Bauru, todos pensam e agem do mesmo jeito e maneira. Nos pequenos detalhes é mais que perceptível como agem, pensam e pior que tudo, como irão governar. Se hoje temos um Governo municipal pífio, deixando muito a desejar, ele pode piorar e muito.

Raul é o médico tentando pela segunda vez se candidatar ao Executivo municipal. Ouço barbaridades de pessoas afastadas por ele lá na administração da Beneficência Portuguesa. Autoritarismo não falta em seus atos. Há quem goste e aposte suas fichas em quem comande dessa forma e jeito. Neste final de semana num vídeo, destes que escapam pelo vão dos dedos, o garotão do drone, Marivaldo, adepto também do astronauta e do seu silêncio obsequioso, deixou escapar como deve ser o procedimento nos bastidores dos apoiadores e a ação para chegar lá na Prefeitura. Coação pelo medo, ameaças veladas e chantagens explícitas. O vídeo é muito claro, “Marivaldo do Drone, do DEM, é surpreendido com gravação em ameaça a servidora se esta não apoiar candidatura de Raul”: https://medium.com/.../candidato-faz-chantagem-por-voto....

Um procedimento que não assusta, pois representa algo bem singular dos bastidores de quem atua seguindo pensamentos autoritários. Recomendo para quem pense em votar em candidatos ligados a este grupo, ficarem atentos na linha de pensamento e ação dos mesmos. Simples assim, nada mais. Primeiro, todos bolsonaristas convictos. Acabar com área de proteção ambiental nas cercanias de Bauru seria só o começo para dita expansão progressista, depois zerar incentivo para festas populares, como o Carnaval e afins, mas não para algo ligado a quem segue trilhando de sua cartilha. 

Escrevi dias atrás de sórdido jogo de bastidores, onde alguns ditos como candidatos se lançam hoje, para ali na frente se unirem e em torno de candidatura com mais chance, tudo para levar o pleito no 1º Turno. O conluio continua em curso e a cada dia se solidificando mais e mais. O candidato da hora é Raul e aqui o ditado popular cai como uma luva: Se ruim está, pior ficará. É ver pra crer. Não que a maioria dos candidatos divirja da mesma linha de pensamento e ação, mas este encarna muito bem o retrocesso pelo qual o país vive e muitos foram engambelados como presa fácil. De pouca valia tem você querer ficar o tempo todo a avisar, pois quando o sujeito está predisposto a se borrar todo, ele irá fazê-lo e só depois se arrependerá.

De algo eu e muitos que comigo estão no bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto devemos ser reconhecidos. Anos atrás, mas precisamente em 2014 escrevi num post: “OS MÉDICOS VEREADORES BAURUENSES E OS CUBANOS: Juntando esse tema com outro, impossível não fazer comparações com o entendimento do capitalismo de alguns. Martinelli quando fez seu discurso, quem presidia a sessão na Câmara dos Vereadores de Bauru era o médico Raul Gonçalves de Paula. Ouviu tudo e disse ao final ter tido uma aula. Não parece ter assimilado muito bem o que ouviu, pois dois dias depois sobre a chegada dos cinco médicos cubanos a Bauru, eis a Nota no Entrelinhas do JC: “Provocação - Médico e vereador Raul Gonçalves Paula (PV) desejou boas vindas aos 5 médicos cubanos que chegaram a Bauru na semana passada e sugeriu, na última sessão legislativa, que a Secretaria de Saúde ofereça a eles capacitação para que possam atender na rede de urgência e emergência, pois o “Mais Médicos” é voltado para a atenção básica. “Os plantões são nosso grande gargalo. Faltam profissionais. Adoraria pagar um plantão extra para eles e acho que iriam adorar nosso sistema capitalista”, cutucou.”. Disse isso e minha resposta se pudesse fazer a mesma chegar a ele seria essa: Caro Raul, se os médicos cubanos se integrarem ao modo desumanizado do atendimento quase padrão dos médicos brasileiros e adorarem o sistema capitalista excludente privilegiado por esses, tenho certeza, necessitariam serem todos devolvidos imediatamente para Cuba. Mas, na verdade, o que assusta é que vieram para dar uma lição de humanização, tão em falta na maioria das categorias profissionais saídas dos bancos universitários nos dias de hoje”.

No Carnaval de 2014 já sabíamos quem era esse Raul, tanto que a marchinha daquele Carnaval foi “Cidade em Mixarias”. Eis o link de Tatiana Calmon cantando: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/posts/1431755146854490. Trecho da letra: “Eu vou no Posto, doutor dá cano, / Estou querendo mesmo logo o doutor cubano / E na SEPLAN que armação, muita denuncia de rolo e corrupção. / Bauru Bauru Bauru, cidade da alegria. / Bauru Bauru Bauru, onde doutor não ganha mixaria!!”. O então parlamentar Raul achou graça ao saber que suas palavras serviram de inspiração para a letra – ainda bem, menos mal -, porém sua prática estava sendo ali perpetuada e em nada mudou até os dias atuais. Procurem tomar conhecimento de sua Proposta de Programa de Governo e se escandalizarão com o que virá pela frente. Austeridade aliada a conservadorismo só pode resultar em dias de atraso, algo retrógrado, tudo o que Bauru não precisa.

Em tempo: Marivaldo é a cara do Raul e Raul é a cara do Marivaldo. Ambos se merecem. O Tomate continua insistindo na letra, mais atual impossível. E existem sim, candidaturas com olhos, mente e proposta voltada para atendimento dos anseios populares, bem diferente do proposto como prática exposta pelo assecla pego em fragrante delito. Dela escreveremos muito nos próximos dias, até como forma de comparação entre o que se apresenta como novo, mas é retrógrado e o verdadeiramente novo, passando imperceptível. Com Raul uma só certeza, pior ficaremos. Preparem-se para o caos. Lembrem-se das tantas tentativa de Gazzetta chegar na Prefeitura, Raul já está na segunda tentativa. Tenhamos todo cuidado do mundo com lobos em pele de cordeiro. Meu guru Lázaro Carneiro, escreveu na época, num dos comentários de post de minha lavra: “pior que estar no mato sem cachorro é estar na cidade em meio a tantas cachorradas”. Au au au...

EU SÁBADO AJUDEI O NOROESTE, MAS A FILA DE GENTE QUERENDO MATAR A FOME É DE ASSUSTAR
Se me perguntarem se me arrependo de ter ontem dado um bocadinho do pouco que tenho para comprar fictício ingresso do Noroeste, nessa insólita volta do futebol, afirmo que não. Não me arrependo, mas sei que poderia fazê-lo em outras instâncias tão ou muito mais necessitadas. Abro meu facebook hoje e lá imensas filas de gente com cara de fome esperando pelas cestas básicas conseguidas pelos muitos abnegados que labutam para consegui-las e depois sair distribuindo para os necessitados destas plagas. Estes sim são valorosos cidadãos, os que se entregam em campanhas em prol do próximo, de prover aquilo que os poderes públicos deixam a desejar e ao não cumprirem sua missão, cada vez mais, imensas glebas de famélicos, desesperados e já sem esperança de dias melhores. Como dar dinheiro para o time do meu coração, o de minha aldeia e não fazê-lo com esses tantos no desalento? As frentes são tantas que a gente até se confunde. Eu não me confundi, gosto de futebol e ao comprar o ingresso virtual, enxergo a necessidade de sobrevivência do Noroeste, que neste momento, se não depender dos seus torcedores fenecerá como tudo o mais neste país. Daí, eu luto, esgrimo nas 24h do dia e da noite em várias frentes. A minha contribuição para o Noroeste foi pequena e mesmo ali comparecendo não deixo de estar presente em outras, muito mais necessárias. Eu também estou no aperto, economias em frangalhos, adiando pagamento de contas, escolhendo as mais urgentes para serem pagas e a cada dia recebendo mais e mais pedidos, ligações constantes, gente se comunicando e clamando por ajuda. Tenham certeza, para o Noroeste eu dediquei só um bocadinho. Muito mais o faço por aí e não alardeio. Deixo de pagar contas para ajudar o próximo e isso me conduz, pois isso me resolve interiormente. Sigo minha vida ao meu modo e jeito, fazendo o que posso, escrevendo o que penso, contribuindo dentro de minhas hoje parcas possibilidades, atuante e ativista, cheio de esperança que a gente só vai parar de vez de ajudar pessoalmente quando as coisas de fato mudarem nessas plagas e, como escrevi ontem, pararmos de ajudar o pobre, mas o emanciparmos. Nós todos unidos ainda desconhecemos nossa força transformadora. Não existe outra saída diferente da virada de mesa, mas nem isso nós todos estamos devidamente empenhados e resolutos. A luta é íngreme, os moinhos são muitos e logo ao acordar estou diante de uma pá deles. Começo e termino meus dias assim. Não esmoreço e a cada hora tento estar fazendo algo, não só para o meu bem estar, mas pensando num todo. Vamos que vamos que atrás vem gente e na frente tem outro monte, também os tais que precisamos vergar e derrotá-los para que os interesses populares predominem.

MAIS UMA IRREPEPARÁVEL PERDA PARA O COVID-19 - NOTA DE PESAR - SORIANO NOS DEIXOU
Comunicamos com grande pesar o falecimento nesta manhã do companheiro Reinaldo Duarte Soriano, 50 anos, membro do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – Bauru SP e Diretor do SIFUSPESP, com muitos anos dedicados na conscientização da classe trabalhadora e junto aos movimentos sociais. Deixa esposa Carmen Borin Fortes e dois filhos, Renan e Isabela. Consternados informamos que o enterro ocorrerá ainda no dia de hoje, após 17h, sem a ocorrência de velório, com horário ainda sendo confirmado, no cemitério Jardim do Ypê.
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHORES BAURU SP - CLAUDIO LAGO – PRESIDENTE DM PT BAURU SP
Nestas fotos tiradas por mim em fevereiro de 2020 na sede da CUT, quando o PT decidia pelos próximos rumos com candidatura própria, SORIANO presente, atuante e sempre disposto na e pela luta na defesa e emancipação dos trabalhadores. Um companheiro de luta, merecedor de toda nossa estima e consideração.

A DIFERENÇA ENTRE AYROSA GALVÃO E POTUNDUVA, O DISTRITO DE JAÚ - A PROFESSORA ENI, MINHÃ MÃE E ESSA ESTAÇÃO
Conheço bem esse lugar e nos tempos quando funcionava como portentosa estação ferroviária da Fepasa, no caminho para São Paulo, entre Pederneiras, o rio Tietê e Jaú. Minha saudosa mãe, Eni Perazzi de Aquino foi professora primária na Escola Frei Galvão, distrito de Potunduva e muitas vezes fui com ela, trem pela manhãzinha e depois, trem no final do dia no retorno. Descíamos na estação de Ayrosa Galvão, caminhávamos pela esplanada, passando pelas casas construídas pela ferrovia, onde moravam seus funcionários, viramos lá na frente, junto de passagem pela linha, descíamos à direita e mais uns trezentos metros chegavámos na escola. Adiante, mais uns duzentos metros a praça central do bairro e ali algumas vendas, um armazém onde mãe conhecia seus proprietários e ali fazia algumas compras, guloseimas para os filhos permanecerem quietos o dia inteiro enquanto desse aula e uma farmácia, de um senhor cuja imagem guardo até hoje na memória. Da estação muitas lembranças, como a de um dia que o trem atrasou muito, parado ali na estação, por causa de alguém que pulou dele andando e se esborrachou no chão. Lembro bem, imagem bem npitida, do senhor que vendia lanches e refrigerantes no corredor, ele com seu uniforme, descendo correndo e se embrenhando no mato, com o quepe da cia férrea. O tempo ali na estação, as pessoas que iam e viam com varas de pescar e a usina logo ali adiante. Ayrosa Galvão não me sai da memória. Anos atrás passei por ali, tirei fotos e reconstitui muito daquele negócio instalado em minha memória. O narrador deste vídeo em pouco mais de dez minutos traça algo como antigo morador e vou viajando junto dele, algo pelo qual me reaviva a memória. Quanta saudade. Outro professor que lá deu aula foi o ex-Fantomas, professor de Educação Física, Alaerte Capellini. Algumas vezes, ele deu carona para minha mãe e íamos no seu fusca até Potunduva. Boas lembranças destes tempos que não voltam mais. Essas histórias me fazem parar tudo e fico a assistir com a devida atenção. Tudo isso faz parte da minha história pessoal de vida.
Eis o link para assistir o vídeo gravado pelo Zé Gato, lá de Ayrosa/Portunduva: https://www.facebook.com/ze.gato.Roberto/posts/4405839036156205.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

O Ministério Público de Bauru tem que apurar indícios de crime eleitoral sobre esse caso que veio a público nesta semana. Também deve se estender investigação para a candidatura a prefeito dessa coligação. É muito grave. A pressão a uma servidora pública que ocupa cargo de confiança para apoiar um candidato é típico dos tempos do coronelismo. A campanha eleitoral começou mal em Bauru. Mais detalhes nesta matéria do Jornal da Cidade que reproduz a gravação.
JORNALISTA AURÉLIO FERNANDES ALONSO