terça-feira, 22 de setembro de 2020

COMENTÁRIO QUALQUER (206)


PAVIO CURTO E CHAMA QUERENDO SE APAGAR - NÃO ASSOPREM, POR FAVOR
Me resta muito pouco tempo de vida e diante deste inexorável mandato se encerrando, não posso perder tempo. Ou eu faço já ou amanhã poderá ser tarde demais. E diante deste pouco tempo pela frente, enfim, pode querer um maluco aí botar fogo em mim ou algo parecido, irei me consumir em labaredas e pluft, tudo se esvairá e terá fim. Minha decisão é que daqui para frente dane-se tudo o mais, nisso incluído os críticos, o senso comum, o politicamente correto, os processos e as admoestações em curso. Para mim, pior que está, para mim não pode ficar, para o mundo onde vivo, certamente ficará, pois o cerco se fecha, a imbecilidade humana caminha a passos largos para o cadafalso e como não mensuro quando será o meu derradeiro dia, decidi ser mais agressivo, impulsivo e destemido. Foda-se o resto. Serei cada vez mais ácido, inclusive comigo mesmo. Minha mãe tinha isso e me culpo por não ter conseguido seguí-la a risco, pois ela quando diante de uma situação qualquer, não deixava o momento passar e diante de quem estivesse, falava o que tinha em mente. Não media consequências. Muitas vezes, bobo que era, queria me esconder diante de algumas situaçõese hoje, quero muito ser igual a ela. Falar na cara para esse mundo boçal o quanto são pérfidos, cruéis, insanos e assassinos. Se alguém notar alguma diferença em minha pessoa, tenham certeza, mudei, mas entendam, creio eu, foi para melhor. Não dá mais para tolerar certos procedimentos, pessoas, os tais lobos em pele de cordeiro querendo se passar por santos, mas todos do pau oco. Já que tudo está mais do que esmerdeado, quero ligar o ventilador diante de tudo o que ando vendo e espalhar isso, dar nomes aos bois. Cansei de me segurar e deixar de dizer o que penso de uns tantos pela aí. 

"O CARA VEIO E TACOU FOGO NO MATO AQUI ATRÁS, QUEIMOU TUDO MEU"
A revolta se deu após assistir vídeo dele mostrando o estrago em seu reduto:  https://www.facebook.com/borika.hegyessy/posts/3788785957816513

Agora é assim, o sujeito aparece do nada, acende um fogo e some na curva da esquina, deixando um rastro de destruição por detrás de si. Por medo de represálias, quem presenciou a cena nada diz, se calam e o criminoso continua são só solto, como senhor de si para continuar aprontando pela aí. Tudo isso ocorre neste momento no país e influenciado por incentivoi que vem do desGoverno federal, um que na moita apóia os incendiários, os promotores de terra arrasada e também o dos inimigos das ideias do atual mandatário do país. Não que esse seja o caso aqui, mas impossível não ocorrer uma associação, ligação quaser umbilical com tudo o que ocorre no país. A pouca vergonha está institucionalizada e em plena ação.

No domingo passado, 20/09, nosso amigo Fernando Rafael Alves, um lutador do dia dia, conseguindo montar seu barracão lá no Tangarás e ali atuando profissionalmente. Estava em Agudos num outro trabalho, sua cantoria, quando seu celular toca insistentemente avisando-o do fogo no seu local de trabalho. Para lá voa e ao chegar encontra só cinzas, tudo queimado. Ouve dos vizinhos, muitos presenciando como tudo começou. Alguém, conhecido por muitos, tacou fogo no mato aos fundos e as chamas se propagaram, atingindo o barracão, destruindo o sonho do Fernando de continuar vicejando no que faz. Isso tudo embaralha nossos pensamentos e os funde com tudo o mais acontecendo com o país. Fogo premeditado por tudo quanto é lado, daí qualquer oputro, mais do que suspeito, impossível se manter indiferente e quieto. Não é que o Fernando não mereça isso, ninguém merece isso, ainda mais pela forma como tudo ocorreu. Um fogo desnecessário e dele gerando a destruição do seu ganha pão.

Fernando aparece nessa imagem gravada por ele mesmo, mostrando os estragos e isso não só sensibiliza, como revolta. Por que chegamos neste momento a ter que presenciar situações como essa? O que foi feito deste país para ver a repetição de algo tão insano como isso e se espalhando como o vento por todo o país? A resposta, em primeiro lugar, se deve à licenciosidade e permissividade deste desGoverno, insuflando o ódio como conduta e norma de vida. Chegamos ao fundo do poço e o resultado diário é este, hoje ocorrendo com as instalações profissionais do Fernando, amanhã com a de qualquer um de nós. Quando nos deparamos com um candidato a vereador ameaçando uma servidora pública municipal de que, se não votar e fizer campanha para certoi candidato, perderá o cargo, algo bem parecido com alguém chegar no seu pequeno negócio e por não ser da mesma linhagem de pensamento, atear fogo em tudo como represália. Reafirmo, pode não ser este o caso, mas tudo anda tão assustador que, não se pode descartar nada daqui por diante, como alguém que por não gostar de ti, do que fla, do que defende, te dar um tiro, te ameaçar de perder o emprego, colocar fogo em tua casa, matar seu cachorro, riscar teu carro ou qualquer outra coisa. Quando fiscais encarregados e contratados para debelar chamas e punir infratores, como esses garimpeiros ilegais são impedidos de atuar e quando o fazem são despedidos e punidos, nada mais assusta, pois estamos vivendo tempos onde vale tudo, mas somente para a defesa dos que tomaram de assalto o poder. Esse jeito miliciano de ser não pode persistir, pelo bem do que ainda resta de dignidade dentro de cada um de nós.

Da situação do Fernando, creio deveria surgir um levante popular, algo vindo das entranhas do povo e tudo pode ter começo com uma ajuda popular para ele, primeiro reerguer seu negócio e tentar se restabelecer com dignidade. Depois, a criação de algo consistente, uma união dos que corajosamente ainda defendem a soberania e liberdades individuais neste país, para todos juntos nos defendermos de ações intempestivas. Quem deruba uma estátua, como a de Suassuna no Recife, o faz por receber certo incentivo, apoio por debaixo do pano e isso tem que ter fim. Eu quero divulgar e ajudar no que for necessário para o amigo Fernando conseguir um bocadinho e ir levantando não só seu astral, mas sua razão de viver. Unidos venceremos e calados, deixando a coisa passar batida, tudo continuará e mesmo um mero fogo jogado num mato, talvez sem outras intenções, este também precisa ter fim, pois os resultados podem ser estes vistos. Proponho desde já uma ação coletiva, imediata para reverter a boçalidade onde estamos nos enfronhando. Fernando, tenha certeza, no que depender de mim, estarei aqui levantando a bandeira de coletivamente te ajudarmos e assim, unidos, criarmos formas de resistência. Seguimos juntos, você é uma grande pessoa e mais do que sensibilizado, estou estarrecido e pronto para todo tipo de apoio.
 
HOJE É DIA DE CRIS
CRIS é a Cristina Santos, falecida recentemente e além de moradora do Assentamento Primavera, ao lado do Cemitério Cristo Rei, depois que todos seus moradores foram expulsos no Assentamento Cannã e para lá alojados. Ela foi líder comunitária e muito fez por todos os seus, uns ao lados de todos, numa construção comunitária de viver sem recursos, principalmente os públicos, estes chegando em drops e precariamente. Cris foi fortaleza por onde passou, enfrentou a doença, que enfim a levou, não esmoreceu e tocou sua vida e mesmo debilitada, nunca parou de fazer, ser e acontecer para sua comunidade. Seu nome já estava gravado dentre todos por ali, pois foi algo conquistado com "sangue, suor e lágrimas", ação de uma vida inteira. Como coordenadora do lugar onde vivia era luz para todos os demais e essa luz não se apagou com seu falecimento, pois continua vicejando e irradiando algo de bom para tudo e todos naquele reduto de muito luta, resistência nas 24h do dia. 

Hoje, terça, 17h, acontecerá uma justa homenagem para CRIS na entrada do Assentamento Primavera, quando será apresentada para a comunidade a música "Semente de Luta", autoria de Tatiana Calmon, que cantará no local juntamente de Silvia Souto, Cátia Machado e outros, com equipamentos, como telão cedido pelo Museu Ferroviário. Um ato de coragem e demonstrando que a luta de Cris continua mais viva e necessária do que antes, pois tudo por lá muito inconcluso e necessitando de consolidação e continuidade. Reverenciar Cris neste momento, quando a pandemia ainda se mostra presente é mais que um ato de coragem, pois como todos sabemos, a luta não só continua, como se mostra mais violenta e desigual, injusta e infame. Estar ao lado dos movimentos sociais, defendendo sua justa reivindição se faz necessário e ação quase obrigatória, dia após dia, não nos deixando vergar por desGovernos cruéis e insanos, fazendo de tudo e mais um pouco para ofuscar os direitos dos povos trabalhadores e dos que lutam para conseguir um canto para chamar de seu, um local seguro para construir suas casas e tocar suas vidas. O ato não é só pela Cris, mas por todos estes nele envolvidos, numa luta que não tem fim e hoje, mais um capítulo. Parabén a todos os envolvidos, pela abnegação do que fazem, como fazem e dos motivos de continuarem fazendo.

IRRACIONAIS NO COMANDO - SE A GENTE BATER O PÉ NO CHÃO ELES SAEM CORRENDO
A minha revolta se deu após tomar conhecimento desta matéria: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/grande-recife/2020/09/11976411-estatua-de-ariano-suassuna-e-alvo-de-vandalismo-no-centro-do-recife.html?fbclid=IwAR032G7kKF6dN9NiuByaDi85m1cqwQ5PECje870o2shkC6Tf7yPCWerOIvI

Percebam algo bem simples. Eles, os fora de órbita não são tantos assim. Não representam tanta gente. São só abusados e neste momento, enquanto ainda nos encontramos reclusos em quarentena se aproveitam e aprontam, fazem das suas. Tá mais do que na hora de não mais permitirmos isso, assim como a Fiel Torcida, a do Corinthians fez em São Paulo capital indo pras ruas e acabando com a pasmaceira da direitona que se dizia dona das ruas e dos atos. Quando viram a turba de corintianos diante de si picaram a mula e assim farão quando nos dermos conta de que os que hoje estão aprontando algo como o que aqui visto, o fazem por se acharem, mas na verdade, são uns cagões, borra botas e quando estiverem diante de nossa reação, sairão de cena o quanto antes, pois a própria história demonstra isso por A + B, não valem nada, são poucos e facilmente vencidos. Basta a gente querer dar um basta o quanto antes nisso tudo. E já passou da hora...

Nenhum comentário: