quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ALGO DA INTERNET (168)


OS INCÊNDIOS E A DEVASTAÇÃO ECOLÓGICA NÃO É DE HOJE NA REGIÃO DE BAURU - OS CICLISTAS ENXERGAM MUITO MAIS QUE NÓS
Primeiro volto a um tema já escrito por mim aqui, o deste cruel e insano "progresso" fazendo de tudo e mais um pouco para afrouxar a legislação existente de proteção ambiental do cerrado, nossa mata, a do entorno de Bauru. Mais do que claro que a pressão é em favor dos mais abastados, tudo para favorecer a especulação imobiliária e a criação de mais e mais condomínios fechados, tudo visando lucro. Pouca coisa é para ampliação de área para instalação de empresas com interesse de se instalar em Bauru. Existe muita enganação por detrás de tudo e isso, cada vez mais, sendo escancarado a cada novo movimento sendo feito no tema terras urbanas e rurais. Tenhamos isto sempre em mente: não existem santos nesse quesito. O que existe são interesses e estes, todos, dinheiro, lucro. Os incêndios chegaram em Bauru e, sabemos que isso se deve muito ao tempo seco, muitos meses sem chuva, mas junte-se a isto o fato dos interesses em devastar áreas difíceis de resolver pelas vias legais, daí nada como um fogo e daí, com terra arrasada, tudo mais fácil. Aqui entra um amigo de longa data, que comigo atuou décadas atrás na Bradescor, mais de 25 anos atrás, hoje corretor de seguros, Antonio Carlos Pavanato. Ele a esposa são amantes da bicicleta e sempre que podem circulam pela aí pedalando, principalmente pelas estradinhas de terra no entorno de Bauru. Ele acompanha bem de perto as transformações na área urbana no entorno de Bauru e pode contar de cátedra. Hoje ele posta essas duas fotos numa montagem em sua página no Facebook com estes dois textos: "Trecho da estrada "velha" Bauru x Agudos! Como era e como ficou, após o "excelente" trabalho de "recuperação" das estradas!" e na sequência mais este: "...até hoje nada do replantio das árvores que foram arrancadas! Pelo jeito o problema não é só na esfera federal, mas também na estadual e municipal!". Suas fotos são mais que elucidativas da situação do cerrado e de tudo o mais no entorno de Bauru, o que já foi um dia e no que está se transformando. Para mudar isso se faz necessário uma decisão firme, dura, incisiva, um Plano de Governo lúcido e inflexível para segurar e abortar os ditos "progressistas", que na verdade são todos "dinheiristas". Não se faz necessário escrever mais nada. na observação do que era, do que é e imaginando como irá piorar se nada for feito para barrar o avanço desmedido de gente inescrupulosa, aquilo que vemos hoje na Amazônia e Pantanal, tem tudo para também ser estendido para Bauru e tudo o mais. Existe, como sabemos, o incentivo governamental vindo lá de Brasília. Ou a gente se une e vence estes ou viveremos num país desértico, sem eira nem beira. A decisão é só nossa e a luta daqui por diante será cada vez mais dura. Por mim, mando esses ditos "progressistas" à merda e quero que tudo seja preservado, custe o que custar. Alguma dúvida de que lado deveremos estar?

CAFELÂNDIA, MARKUS E O VELHO DA CARROÇA
Eu consigo fazer uma história longa de cada pequena grande coisa. Vejam isto. Eu não conheço o Markus Araújo e o descobri sem querer aqui nas redes sociais. Como sabem vasculho coisas que me interessam pelas cidades da região e ele, pintor, pedreiro e pequeno construtor em sua cidade natal, Cafelândia, ali pertinho de Lins, gosta muito de publicar em sua página os locais onde trabalhou, até para divulgar o que faz e paralelo a isso, daí meu interesse, posta em sua página fotos e mais fotos, registros feitos por ele de lugares de sua cidade, acrescidos de seus comentários sobre o estado do local. Ele faz algo que vasculho por aí e, infelizmente, encontro pouco, a pessoa que diante dessa máquina de fazer doido que é o facebook, consegue ir além e extrair um algo mais de suas possibilidades. Suas postagens nesse sentido são maravilhosas, pois num dia tira foto de uma velha ponte, meio que abandonada e resgata algo de sua pujança no passado, no dia seguinte posta um velho barracão caindo aos pedaços e faz o mesmo, conta o que ali funcionava e sugere até o que poderia ser feito. Ele, na maioria das vezes, não fica fazendo críticas aos governantes, mas fica com seu olho de lince observando sua cidade e isso me encanta. Seus olhos, como os meus, não são voltados para o lado luxuoso de sua aldeia, mas para onde circula, anda e deve viver, a periferia, as rebarbas, o Lado B. O descobri por causa de uma dessas fotos e vez ou outra adentro para ver as demais, pois sei, ele não para, segue em frente e a cada semana tem várias novas postagens nesse sentido.

Hoje mesmo, acordei e vasculhando postagens de várias pessoas de diferentes lugares, lá estavam essas três fotos, com legendas muito simples: 1) "Imagem de Cafelândia..O velho da carroça...Se tornou figura pelos seus vestis, cabelos e barbas amendrontados.. Mas é uma boa pessoa com bom coração ..viva o velho da carroça...", 2) "Adooroo este lugar quando vou ali pros sitios Botafogo.. mas morro do medo, pois dizem que é assombrado alii.. Hauuu..pelo o zoio de medo" e 3) "Estação ferroviária noroeste de Cafelândia kerida.. somente vagões cargueiros passam por ali hoje.. meio que abandonado aos fundos", O Markus talvez não saiba, mas suas fotos são poemas puros e pela minha cabeça já deveria estar sendo juntadas para se transformar num livro contando a história de sua aldeia e pela sua visão. Em cada foto aqui publicada eu consigo fazer bela narrativa e mesmo sem conhecer mais detalhes da cidade, que conheço dos meus tempos quando atuava no Bradesco - lá se vão mais de vinte e cinco anos - e atuava em todas as agências de Bauru até Lins, depois voltei vendendo minhas chancelas e guardo recordações de alguns lugares, como o fato da existência de, assim como Botucatu, duas cidades dentro de uma só. São separadas, linhas demarcatórias e cada qual com uma vida um tanto diferenciada da outra, a de baixo e a de cima. Eu cada vez que volto na página dele, me recordo do que tenho de recordação de lá, a conhecida Feira de Artesanato, com boa música e edificações bem antigas, todas com histórias que sei, ele deve conhecer cada detalhe e outra, que ele deve conhecer muito bem, a de uma trans que manteve um bar point na cidade, local de grande concentração na cidade e depois abandonou tudo e foi trabalhar como excelente profissional de enfermagem. Essas histórias me cativam e quero sempre tomar conhecimento de algo a mais e depois colocar no papel.

Quero me fixar numa das três fotos, a do velho da carroça e assim fecho este texto de três parágrafos. Se tem pessoas que gostaria imensamente de conhecer e poder relatar seus feitos, história de vida, já de bate pronto lhes digo, uma é este senhor barbudo, ele e sua carroça devem ter histórias do arco da velha. Resgatar isso é não deixar que a verdadeira e original história de uma cidade se vá quando essas pessoas se forem e nada permanecer registrado contando de sua passagem e andanças. Imagino ele, o Markus com um gravador na mão, hoje o próprio celular faz isso, filmando e gravando depoimento dessas pessoas e juntando tudo num site e blog próprios. Ninguém deve fazer isso por lá e poucos o fazem por qualquer outro lugar. Eu que conheço bem Reginópolis, pois escrevi o livro lá da cidade, mesmo não sendo de lá, junto do reginopolense Fausto Bergocce, não vejo ninguém fazendo esses registros por lá e poucos pela aí, muito poucos. O Markus faz e faz bem feito, ao seu modo e jeito, seguindo uma inclinação interior, vontade de fazer algo, de deixar algo registrado. Eu me encantei desde que bati os olhos pela primeira vez e hoje, ao ver a foto do velho da carroça, deu baita vontade de dar um chute na quarentena da pandemia - algo que ainda não posso e não devo fazer -, ir lá, ligar pro Markus e pedir para ele me apresentar o tal velho, gravar algo com ele, assim como em cada outro cidade fazer o mesmo. Minha intenção é despertar nas pessoas que iniciativas como a do Markus sejam incentivadas e passemos a postar, junto de tudo o que já fazemos pelas redes sociais, algo mais de nossas cidades, registros da aldeia onde moramos. Sei que a recepção será muito boa e meu texto de hoje é um mero toque neste sentido. Viva o Markus que lá de Cafelândia, um digno pintor de paredes, que nas horas vagas, ele com seu celular se transformou num registrador dos mais interessantes das coisas, lugares e pessoas do lugar onde mora.

AS QUEIMADAS CHEGARAM NA REGIÃO DE BAURU - DEPOIMENTO DE QUEM ESTEVE PRESENTE NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA ENTRE BAURU / AGUDOS / LENÇÓIS PAULISTA:
"Bom dia Clã, Sobre a queimada na estação ecológica em Bauru. Passamos a madrugada lá após recebermos uma denúncia. O que fica no ar é Irresponsabilidade da CPFL? Ou Interesse Privado?
1-Assim que chegamos nos tivemos que passar nossos documentos para os seguranças privados da Bracel, e após isso fomos conversar com os Bombeiros, eles disseram que havia um poste da CPFL que havia tido curto e um fio caído na região e que provavelmente iniciou a queimada.
E até onde parece que a CPFL já teria visitado esse poste outras vezes, e mesmo assim teria talvez rolado uma irresponsabilidade da parte deles.
Isso foi o que o Bombeiro nós passou, que dentro disso já teríamos até um responsável.
2- Os bombeiros não estão com efetivo para apagar o fogo e sim para controlar ele.
Estão com todo efetivo evitando que o fogo chegue a Bracel, e eles repitam a noite toda que o fogo estava "controlado".
Por incrível que pareça o fogo tomou 1/3 da estação ecológica, principalmente metros e metros que faz a divisa com a mata particular da Bracel, mas por algum 'Milagre" nenhuma árvore dela foi consumida pelo fogo.
3-Por mais que ali seja responsabilidade do Estado como área de preservação, ela fica dentro da área particular da Bracel, logo caso vire pasto, ela tem total direito de levar sua plantação de celulose para está área.
4- Seguranças armados da Bracel tentaram nos impedir de ir até a entrada da estação, com justificativas contraditórias.
Primeiro que mesmo nós acompanhados com o corpo de bombeiro falaram que eles tinham ordem de cima para não nos deixar passar, pois a estrada era privada.
Após questionarmos e debatermos que a estrada levava para a estação que é um espaço de proteção do estado e consequentemente uma área de via livre e que eles não poderia nos barrar, o segurança então guarda a arma e muda a justificativa, dizendo que era orientação do próprio corpo de bombeiro que nós não passássemos.
Mas como assim? Não era uma ordem de cima? E se eles estavam só seguindo orientação do bombeiro, porque barraram o comandante do bombeiro no primeiro momento?
5 - Após conseguirmos chegar até a estrada foi observado que o fogo estava com vários focos espalhados na área ecológica, e não havia ninguém lá "controlando", e a justificativa foi que não poderiam levar os bombeiros para lá pois não queriam arriscar seus funcionários.
Tudo bem, mas porque não pedir mais efetivo para proteger a região?
O Comandante falou que não pediu pois a situação estava controlada...
Como assim se queima 1/3 de uma área ambiental e a situação está controlada? Os fogos na região de da área de preservação estavam estavam todo espalhados e queimavam ainda, e o efetivo estava 100% na fronteira entre a estação e a área de plantação privada da Bracel.
6-Hoje de manhã funcionários da Semma que estava lá disseram que o fogo não está controlado, e que precisam de recursos, MATHEUS VERSATTI.

O INCRÍVEL CASO DO PAÍS EM QUE ATEUS ESTÃO DEFENDENDO UM PADRE DO ATAQUE DE CRISTÃOS
"Este é o país onde um bando de pastores canalhas, em nome de um tal de deus (deles), fazem lobbie para um perdão imoral e bilionário de uma dívida com o erário ainda mais imoral visando aumentar a fortuna deles e de suas igrejas.
Enquanto isto um monte de ignorantes motivados fudidos compartilham ódio e ameaçam a integridade física de um padre que, com uma história linda em São Paulo, fez parte do grupo que fundou a Pastoral da Criança, fundou a Casa Vida, ajudou na criação do Estatuto da criança e adolescente, além de tantos outros projetos... e tudo o que fez e tem feito é ajudar morador de rua a ter uma vida menos desgraçada. Esta é uma das provas mais bem acabadas de um retrato fiel de que a cobra, se estava quieta até 2013, é porque estava apenas chocando os seus ovos.
E esses ovos chocados, tão logo viram a luz, nos mergulhou na escuridão, gerando um verme fascista", texto de João Madrigal.

2 comentários:

Anônimo disse...

As vezes eu penso comigo que estou escondido com minhas postagens,,mas não,não estou não.. A rede social me leva aos olhares de quem consegue enxergar aquilo que posto,consegue sentir e ver oque tento passar para os outros..Obrigadu (Henrique)me emocionei em saber que de longe seus olhos são voltados as minhas postagens.Muito obrigaduu,me sinto lisonjeado com isto,em despertar em alguém os bons gostos que eu sinto pela minha Cafelândia kerida..Quero dizer aqui que quando quiser,minha nossa cidade estará de portas abertas pra mostrar suas histórias e tmb alguns patrimônios histórico que aqui tem,agradeço muitoo,apesar de eu tbm não o conhecer,mas já somos amigos pelas redes sociais..aplaudo 👏👏👏👏👏👏👏,vce (Henrique Perazzi)aqui..Obrigaduuu
Markus Araujo, Cafelândia.

Anônimo disse...

Bauru atenção aqui.
Nossos companheiros estão na Estação Ecológica, com ambientalistas e ativistas e para estes estão claro o que ontem nos denunciamos.
O corpo de bombeiro não está atuando para proteger a estação ecológica, mas sim para proteger a área privada da Brascell.
A mesma que tem vários processos por crimes ambientais para expansão de suas plantações de eucalipto para produção de celulose.
Vocês tem noção que 1/3 de mata atlântica foi queimada e a tendência é piorar? Conseguem imaginar a gravidade disso? E que isso poder ser por irresponsabilidade além de poder ser de propósito.
A lógica do lucro vão enterrar a humanidade em cinzas.
Matheus Versatti