terça-feira, 8 de setembro de 2020

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (141)


ESTOPIM ACESO: DA MORTE DE ROQUE, DA FALA DE LULA E DA INFLAMAÇÃO NECESSÁRIA PARA FAZER LOGO ESSA “PORRA DE REVOLUÇÃO” (FALA DE TATIANA CALMON)
“LULA, ESTUPENDO! - Em pronunciamento, o ex-presidente volta à grande forma. Fala de temas concretos e centrais para o país: auxílio de R$ 600, SUS, pandemia, teto de gastos e bem estar do povo. E articula tudo à soberania nacional e a uma política econômica voltada a produção. São 24 minutos imperdíveis”, Gilberto Maringoni, professor universitário e militante do PSOL.

Começo meu texto sobre duas falas de ontem, primeiro a do ex-presidente Lula e depois a de Bolsonaro em cadeia nacional, com algo que li de um adversário político, meu amigo Maringoni, que aprecio muito em suas considerações sobre temas gerais e mais agora, no sincero reconhecimento do papel ainda a cumprir por Lula, o PT, quiçá a esquerda brasileira daqui por diante. Enfim, existe esperança de mesmo na adversidade, na não união dos mesmos caminhos em busca do mesmo objetivo, algo a nos unir e buscar no fortalecimento mútuo, a reconquista do que foi perdido. Hoje, no amanhecer do dia seguinte, duas coisas bem antagônicas, dois discursos em caminhos e propostas bem distintas, água e vinho, um propondo a luta, união por um país clamando por gente que o defenda de fato, que lute por ele e não permita mais sua destruição e dilapidação aos olhos do mundo, depois o cruel e insano ditador apostando suas fichas no retrocesso, fechamento de tudo, violência contra adversários e inimigos, além de bajular e lamber as botas do país imperial, numa subserviência que só nos aniquila e apequena enquanto nação.

Maringoni continuará sendo um crítico de alto quilate do que foi feito por Lula e dos governos petistas, mas não é desleal. Sabe reconhecer e enxerga o que é possível com os pés muito no chão. Nem todos os adversários no campo da esquerda agem assim, mas ainda bem existam quem o faça e assim, seguimos o jogo, tentando acertar arestas, compor com quem de fato possa contribuir para, dentro do atual tabuleiro e com as disposições possíveis, sair da enroscada onde estamos enfurnados até o pescoço. Da fala de Bolsonaro ressalto o que me diz essa matéria de hoje da Carta Capital: https://www.cartacapital.com.br/politica/em-pronunciamento-bolsonaro-exalta-golpe-de-1964/?utm_campaign=novo_layout_newsletter_-_08092020&utm_medium=email&utm_source=RD+Station. Da fala de Lula, creio todos devemos assisti-la por inteiro e daí, eis o link para tanto: https://www.youtube.com/watch?v=1H9KuXvxpP4&feature=youtu.be&fbclid=IwAR2NsufRkiXRl1Hkv5iOsAqvGqL9g-v9SSRsd-TZs57uEuDf-JsQbGi4X4c.

Recebo do amigo professor Jeferson, o também Garoeiro, hoje exilado de Bauru lá em Natal RN, algo para se pensar: “Caríssimo Amigo, Gostei do discurso de Lula. Quase inteiramente verdadeiro. Lembrei de você, da Turma da Garagem, quando encontrei essa passagem”. E me repassa este trecho: "Ao ver que esse processo de ascensão social dos pobres iria continuar, que a afirmação de nossa soberania não iria ter volta, os que se julgam donos do Brasil, aqui dentro e lá fora, resolveram dar um basta. Nasce aí o apoio dado pelas elites conservadoras a Bolsonaro. Aceitaram como natural sua fuga dos debates. Derramaram rios de dinheiro na indústria das fake news. Fecharam os olhos para seu passado aterrador. Fingiram ignorar seu discurso em defesa da tortura e a apologia pública que ele fez do estupro". E daí me pede algo que, não sei estarei á altura de fazer a contento: “Você pode fazer o paralelo Lula/Brasil e Agapeá/Bauru. Essencialmente, é a mesma realidade objetiva: esse bolsonarismo e essa força eleitoral e política da direita bauruense é bancada pelo Dono da Cidade, Alcides Franciscato e sua corja! Cacete nos Donos do Brasil, enquanto os verdadeiros responsáveis do naufrágio geral, passa por descermos o mesmo cacete no Dono de Bauru! Ou, não? Salve Roque, eternamente conosco nas lutas! Garoeiro”. 

Do discurso de Bolsonaro, só repulsa e rejeição, luta contra esse avanço de uma ultra direita perversa, cruel e insana. Nada mais, luta contínua contra tudo o que isso representa. Da fala de Lula, algo de sua capitulação, ou seja, já não é mais tão conciliador como alguns o viam e isso é ótimo, pois está disposto a ir à luta, enfrentar todos os dragões possíveis e imagináveis que se coloquem pelo caminho. Isso, ele hoje já sabe, após a terra arrasada, não haverá mais acordos possíveis, conchavos e conciliações. Daqui pra frente é LUTA, LUTA e LUTA. No caso bauruense, temos muitas, algumas delas já declaradamente em campanha política diante do pleito eleitoral municipal que se avizinha. A luta que se dará no campo nacional, evidente e lógico, deverá ser estendida aqui na aldeia bauruense, pois os mesmos tentáculos querendo se apossar de vez do país, o fazem aqui, desde os nefastos tempos dessa abominável Turma da Garagem, hoje sendo multiplicada em tantas outras, muitas já nem com o apoio de seu maior mentor e inspirador, pois ele já está alquebrado e isolado, mas outros asseclas, tão ou mais perigosos. Essa Turma da Garagem bauruense nunca foi desmobilizada. Esteve e está atuante, com nova roupagem e cara, mas com o mesmo objetivo, destruir seus adversários e enxergando em tudo o que não seja o que pensam, como “perigosos comunistas”. Falar e defender justiça social nesta cidade, estado e país sempre foi coisa de comunista, pelo menos na boca destes.

Pode até não ser com Lula, mas ele se mostra mais que lúcido, hoje até mais corajoso que antes e disposto a fazer o que o companheiro Roque Ferreira sempre dizia, “nas ruas e nas lutas”. Lula não é único, nem a última cereja deste bolo, todos sabemos disso, mas ele ainda é o grande líder e pode ser o condutor para nos tirar desse pesadelo. Sua fala de ontem é um alento e serva, para mim, como chama a me inebriar para não sair da lida. Que outros tantos, com o passamento de gente como Roque, com a inflamada fala de Lula e com tudo o que precisamos fazer, tenham a coragem para não desistir, ou melhor, persistir, insistir e resistir. Tatiana Calmon, numa inflamada fala diante do cemitério, enterrando seu companheiro de mais de trinta anos disse algo e num tom inflamado: “Vamos fazer logo essa porra de revolução”. Não existe outro caminho e que ele comece aqui pela cidade, desmontando tudo o que vem sendo criado como arcabouço de candidatos se dizendo salvadores desta cidade, mas na verdade, continuadores de um estilo idêntico ao da Turma da Garagem. Estamos cheios disso e se não unirmos agora, eles vencerão mais uma vez. Roque morreu, foi enterrado com a maior dignidade possível e depois todos voltamos para nossas casas, mas precisamos dela sair novamente e nos posicionarmos numa trincheira contra tudo o que está se formatando contra nossos interesses. 

Eu me acredito pronto para os enfrentamentos que virão pela frente, pois não vejo outra saída para este país. E você?

FORA BOLSONARO
Depois do presidente, o Senhor Inominável ter ido à TV ontem, dia da Independência deste país, usando o tempo que tem para defender os Estados Unidos, atacar o comunismo e dizer das perseguições que continuará fazendo contra adversários, nada mais se pode esperar de tão vil pessoa, daí acho essa imagem, que não sei a autoria, na página do ex-deputado Adriano Diogo e aqui a reproduzo dentro desta série diária, criada com o intuito de não nos esquecermos, nem por um minuto, que de tudo o que precisamos fazer daqui por diante, sacar esse ignóbil do poder é a primeira tarefa. Nela reúno e aposto minhas forças, pois na continuidade dessa maluquice, o Brasil afundará de vez num lodaçal de difícil volta.

E POR FALAR EM ROQUE FERREIRA - SÓ PODIA SER ELA MESMO...
Belo texto de Cristina Camargo na Folha SP, resgata algo da história de Roque Ferreira, sua trajetória e o que representa para as lutas em prol do trabalhador e da esquerda bauruense. Muito bom.
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/09/mortes-icone-socialista-no-interior-foi-lider-ferroviario-e-vereador.shtml

Um comentário:

Anônimo disse...

Escrevi chorando, mas escrevi.
CRISTINA CAMARGO