domingo, 13 de setembro de 2020

REGISTROS LADO b (11)


O 11º LADO B SERÁ DOMINGO, 13/09, 10h COM A CANTANTE E ENCANTANTE AUDREN RUTH
Isso de prestigiar os do Lado B é mais que contagiante, empolgante e diria, viciante. Sim, viciei, peguei gosto e não quero mais parar. Chego agora na 11ª entrevista, diria, Bate Papo, Ao Vivo, nunca Live e já faço planos para chegando nos 20 ou 25, juntar as histórias e tentar lançar em formato de pequenos livros, espalhar essas histórias pelas bibliotecas das escolas municipais e estaduais da cidade. Elas serão minha modesta contribuição para contar algo ainda não devida esclarecido, a histórias destes tantos que levam Bauru nas costas e são pouco falados, quase nada divulgados, mas cada um com uma história de vida e resistência mais contagiante que o outro (a). Escarafunchar isso de contar a trajetória de vida das pessoas é fazer o cruzamento dessa com aquela, onde muitos não só se enxergarão como poderão dizer: “Puxa, a minha tem algo muito parecido com essa”. O problema é que alguns amigos (as) me dizem para não ficar promovendo uma próxima de outra, pois o advento Live já está desgastado. Sim, concordo, mas o proposto aqui é o contrário das Lives tradicionais, a maioria chata mesma, repetitivas, modorrentas e cansativas. Já encontro um problema pela frente, que é a fila se estabelecendo e eu do lado de cá querendo ampliar o leque, mas diversificar, mostrar gente de toda laia e procedência, daí isso é mesmo para “enlouquecer gente sã”.

Mas falemos da entrevista desta semana, a como gosto de chama-la CANTANTE e ENCANTANTE AUDREN RUTH VICTÓRIA, uma menina cuja família morava em Agudos e os país fizeram questão que nascesse em Bauru, mas viveu dos 10 aos 17 anos na vizinha Pederneiras e só então voltou pra cá. Audren é periférica, suburbana - hoje reina no Mary Dota - e tem relatos de inebriante sabor dessas andanças pelas ruas cheias de poeira por onde circulou. Lindo o esforço dos seus pais em fazer de tudo e mais um pouco para ela não trabalhar até conseguir completar o colegial. Tem uma história lindo do seu pai para conseguir este intento. Depois ela foi fazer Jornalismo na pública Unesp e todos os trabalhos onde atuou enquanto fazia o curso. Cantou em coral, trabalhou na Telefônica e quando começou a se interessar por música, foi descoberta como cantora e ganhou um festival num bar na cidade. Daí deslanchou e não mais parou. Parou só quando teve o problema de saúde, um AVC e daí interrompeu tudo, desde o trabalho como a Assessoria de Imprensa na Prefeitura/Cultura e as cantorias pelos bares da cidade. Um período onde ela conta como está conseguindo superar, cheia de emoção e muita esperança em retornar, não só a cantar como trabalhar no que gosta e sabe fazer como ninguém. Uma figura humana na sua excelência, com aquele jeitinho só dela, meigo, doce, suave e altaneiro, ou seja, além de tudo, a danada é muito boa contadora de histórias.

Quer saber mais? Pois bem, conto algumas. Eis o que já publiquei dela no blog Mafuá do HPA:

- em 04.11.2018 escrevi: “Audren Ruth Cardoso é uma eterna reconhecida cantante dessa cidade. Tenho por ela a maior admiração. Já a vi cantando pelos mais diferentes redutos dessa cidade e sempre encantando a tudo e todos. Gravei num desses lugares algo bem singelo a demonstrar toda sua magnitude, aqui total improviso, mas quando feito a capela, mais lindo ainda, gravação feita em setembro de 2012: https://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=DICAS+%2898%29. Audren exerceu até quando deu o exercício de assessora de imprensa dentro das hostes da Prefeitura Municipal. Durante o governo de Tuga Angerami (2005/2008), esteve lotada no terceiro andar da Praça das Cerejeiras, com Rodrigo Agostinho (2008 até 2016) por lá continuou. No governo do Gazzetta foi deslocada para exerceu a mesma função na Cultura Municipal e desde então estava lotada numa modesta mesa dentro daquela secretaria. Nas horas vagas cantava e encantava. Na Cultura foi responsável pelos releases das atividades acontecendo por aquelas plagas até o exato momento de ser acometida por um cruel AVC, a impedindo de continuar trabalhando. Desde então luta e se supera, dia após dia, com muita dedicação para retornar à normalidade. Uma batalhadora e desde sempre, vencedora.
Ontem mais um lindo capítulo quando envergando a camiseta da SORRI, esteve com aquele grupo se apresentando no palco do Teatro Municipal, dentro de mais uma Mostra de Artes Sem Barreiras. “Uma grande alegria pra todos nós é trabalhar na Mostra De Artes Sem Barreiras. E quando vemos uma pessoa tão querida quanto a Audren de volta aos palcos, passo a passo, lutando. A alegria também vira emoção. Bem-vinda de volta”, palavras de Silvio Selva que teve o imenso prazer de presenciar a primeira volta de Audren aos palcos, ontem e no mais famoso de Bauru, o do Teatro Municipal de Bauru. Eis um vídeo também feito por ele desse retorno: https://www.facebook.com/silviosselva/videos/2289434784404035/. Eu me emociono muito com Audren, pois sempre gostei demais da conta dessa batalhadora e linda cantante desta aldeia bauruense. Ela vence e nos emociona, pois não desiste, insiste e demonstra o quanto é forte, resistente coimo aroeira. Dias atrás li uma frase dela, postada em seu facebook e fui aos prantos por me imaginar o quanto de forças pessoal ali contida em tão poucas palavras: “Tô voltando devagarinho, oi gente amiga!” (10/09/2018). Ela já voltou e quando vence barreiras, mesmo sem saber, ajuda a todos nós vencer também nossas barreiras. Amo essa baita negona!”.

- Em 18.12.2018 escrevi: “RIFA DE FINAL DE ANO DA CANTANTE ENCANTANTE AUDREN RUTH CARDOSO - Dificuldades todos passamos, uns mais outros menos. Solidariedade não nos falta, mesmo na adversidade deste cruel momento. Uma rifa para AUDREN RUTH CARDOSO, uma das vozes mais deslumbrantes dessa terra e que neste momento ainda está impossibilitada de cantar. São 100 (cem) números de R$ 10 (dez reais) cada. Abaixo o relato da querida Audren. “Durante essa minha fase toda tenho recebido muita ajuda que agradeço do fundo do meu coração. Mas um dia as ajudas iam diminuir, pois todos possuem seus compromissos e eu sabia disso e esse dia chegou. Infelizmente ainda preciso da ajuda da cuidadora e está ficando difícil apesar de toda ajuda. Entre tudo o que me fizeram, dos bingos, rifas e tudo mais tenho aqui comigo uma escultura linda doada pelo Silvio Selva. Me atrevi e dei o nome de “ANJO GUERREIRO". Não sei se o criador aprovaria. Acho linda. Em outra situação compraria para mim. É uma obra de arte linda demais. Já me peguei falando com ele. Então será que uma rifa não seria possível? Entre as pessoas que vocês conhecem, poderiam me ajudar nisso? Pensei em vocês, Henrique, Ana e Helena, mas por favor não se sintam obrigados. Se puderem. Se sim, passo o celular do meu irmão, o Altayr que junto de uma prima minha, estão cuidando dessa parte financeira para mim. Pode ser? Desculpem e obrigada!! Um beijo grande pra vocês todos e quem puder participar da rifa”.

- Em 10.03.2014 escrevi: “ESSAS FOTOS SÃO PARA HOMENAGEAR TODOS OS QUE MONTARAM SUAS BARRACAS NA PARTE SUPERIOR DO SAMBÓDROMO. Mais de 70, segundo a Prefeitura. Uma coladinha na outra e no meio daquele mar de barracas, essas duas figurinhas nada carimbadas lá estavam vendendo um lanche de lagarto frio acebolado. Gostei tanto que quero mais e como não sei se elas vão ter coragem de repetirem o feito, poderíamos marcar um evento só para saborear os quitutes dessas duas (na verdade era um trio). Gostei demais. Comi um em cada dia de Sambódromo e até levei pão para saborear no dia seguinte em casa. Essas também são do balacobaco, Audren Victório, cantora da melhor cepa bauruense e Priscila Medeiros, fotógrafa de quatro costados. E quituteiras de mão cheia”.

- Em 27.11.2014 escrevi: “Bauru e o mundo todo fervilham de premiações variadas e múltiplas. Elas acontecem de todo o jeito e maneira. Hoje, o que mais viceja por aí são os prêmios JABÁS. Sabe o que venha a ser isso? O cara paga para ser premiado. De vez em quando saem listas e listas de premiados e com fotinhos deles recebendo a láurea. Firmas especializadas nisso vão até sua empresa e oferecem o prêmio, daí se você aceita, paga o combinado e sai na foto. Flashes pipocam e sua foto sai publicada em tudo quando é coluna social. Qual a validade disso? Nenhuma. Outro dia estava com o vereador Roque Ferreira lá em Tibiriçá quando recebemos uma premiação, a Medalha Zumbi dos Palmares, após escolha de pessoas da família Queté para umas vinte pessoas que contribuem para diminuir esse evidente preconceito pairando no ar. Roque me sussurrou num certo momento: “Essa premiação vale muito. Vindo de onde vem, pela simplicidade e honestidade da escolha, valçe muito mais do que aquelas cheias de pompa”. É exatamente isso.(...) AUDREN RUTH – Que dizer de uma pessoa com uma voz divinal, dessas abençoadas por algo supremo? Isso por si só já a consagra, mas junto da voz a pessoa, daí ela bate recordes. Simples, singela, dedicada e eficiente, um maravilhamento, que ainda é mal aproveitada. Tantos projetos com sua chancela dão certo quando a vejo junto deles, pois essa luz interior, mesmo a gente se esforçando, não é para todos. Ela é especialíssima”.

- Em 22.11.2011 escrevi: “Amanhã, domingo, 23/10, mais UM CANTO NO BOTÂNICO, dessa vez com Manu Saggioro e Norba Motta. Desses dois nenhuma novidade, tudo de bom e o fato de possuírem um som mais do que integrado com o local possibilitará uma das melhores apresentações naquele rico espaço. Mas não é deles que quero escrever, nem do local, nem do pessoal de lá do Jardim Botânico, que compraram a idéia e a tocam o projeto com a maior seriedade. Ressalto aqui o papel, fundamental por sinal, de uma desbravadora da nossa MPB local, que além de ser uma de nossas melhores vozes, está por trás di faz tudo das manhãs dominicais dentro da reserva de cerrado bauruense. Toda vez que adentro o Jardim Botânico e chego ao palco rodeado de bambus, não dá outra, tudo aquilo, com um som rolando junto ao berço dos sacis, lembro de AUDREN VICTÓRIO, sempre por trás dos bastidores e acompanhando aquilo tudo com afinco e dedicação. Esse é um dos projetos que mais deram certo em Bauru nos últimos tempos e tem a cara dela. Aqui, no último show por lá, o com Levi Ramiro, ela que além de produzir, cantar, recepcionar, acomodar, entreter, também fotografa. Audren merece aplausos. Volto amanhã lá para isso”.

- Em 23.06.2009 escrevi: "OPINIÃO - O SHOW - TEMPLO BAR - NOITE DE 22/06 - SEGUNDA - 21H - CASA CHEIA" - O que representou o espetáculo genuinamente brasileiro, o “Opinião”, encenado ainda no primeiro ano da ditadura militar, todos já conhecem. Mais que tudo aquilo foi constatar que continua mais atual do que nunca. Juntar o Nordeste, o samba carioca e a Zona Sul continua sendo um ato de ousadia, 45 anos depois. Quem primeiro vislumbrou a possibilidade de reviver isso por aqui foi Fernando, proprietário do Templo Bar e um dos maiores e mais criativos incentivadores de uma cultura ainda pouco valorizada. Ele propôs ao amigo e constante colaborador, Sivaldo Carmargo uma remontagem bauruense do encontro entre Zé Ketti, João do Valle e Nara Leão. Siva comprou a idéia, foi à luta e o resultado foi apresentado ao público bauruense ontem a noite, após seis ensaios, todos realizados às segundas-feiras. Com em elenco escolhido a dedo, com Norba, Marquinhos e Toninho na parte musical; João Paulo, Audren, Denise e Regina nos vocais, Siva na direção e espécie de narrador, além do Pez na técnica e Bazan na iluminação. Time de primeira grandeza para um espetáculo idem. E tudo saiu maravilhosamente perfeito, sendo tocado com uma seriedade muito grande, com estúdio alugado para os ensaios, algo para os ousados e não muito normais. Possibilitar isso tudo onde nada indique um retorno financeiro para o investimento é algo para poucos, os ousados, os que não vislumbram somente o lucro, querem ver a arte acontecendo e a cultura proliferando. Pessoas assim são imprescindíveis e mais do que necessárias. Esse espetáculo precisa vingar, ser divulgado, propagado, incentivado e reproduzido. Quero assisti-lo outras vezes, não me cansarei de fazê-lo. O “Opinião” inebriou todos na noite de ontem. Nem bem acordei do êxtase e já estou querendo mais e mais...”.

- Em 02.06.2008 escrevi: “Audren é uma cantora da noite bauruense, mas não pode (e não deve) ser entendida dentro da simplicidade do termo noite, pois ela reverbera isso. É muito mais do que isso. Tem luz própria, daquele tipo que a resplandece para outros variados palcos. Vê-la empunhando o microfone é algo inebriante, um deleite para olhos e ouvidos. Tem presença mais do que garantida pelos palcos bauruenses e da região, por reconhecida competência. Isso a faz estar presente nos mais diferenciados lugares, onde o que prevalesce é sempre a competência. Audren não vive da música (gostaria, viu!) e durante os dias da semana marca presença na Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, onde esbanja simpatia e um sorriso de dar gosto (como ri gostoso). Magnetiza os que a rodeiam. Já com o microfone na mão, possui um fã-clube (no qual me incluo) dos mais numerosos. Pudera, né! Ela é marcante, figura com "A" mais do que maiúsculo, mesmo não tendo muita certeza de ser aqui da terrinha”.

- Em 26.09.2009 escrevi: “Audren Victorio é minha amiga, canta que é uma barbaridade e além desse dom, sua a camisa lá na Assessoria de Imprensa da Prefeitura. De lá dispara convites para os amigos comparecem a eventos pela cidade. No de música lá no Jardim Botânico ("Um Canto no Botânico), fez algo para o do dia 20/09, domingo, que não resisti. Fui conferir o Noz Moscada, com um chorinho de primeira no meio da mata, num palco feito com bambus. Nesse domingo, amanhã, 27/09, 10h30, quem canta é ela, junto do seu Awe Trio (Audren, Willian e Erino). Estará dividindo horário com as também excelentes apresentações de música erudita no SESC, direção da Rosa Tolon, que nesse domingo quase no mesmo horário traz uma apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu. Que fazer? Onde irei? E ainda, no mesmo horário a derradeira partida do Noroeste contra a Catanduvense. Leiam como Audren faz seu convite: "Tenho certeza que ao lerem isso, vão pensar ou mesmo dizer: Essa Audren deve ter surtado de vez mesmo! Chamar a gente para um programa em pleno domingo, 11h da MADRUGAAAADA?! Eu sei que vocês vão dizer que é tudo mentira, que não pode ser. Mas gente! Despertem o lado natureba que todos nós temos! Pensa bem! A gente levanta cedo pra trabalhar, então porque não levantar cedo para encher a alma de paz e alegria?Ar puro, lugar aconchegante, com umas interferências humanas, que por incrível que pareça, são interferências super positivas! Música da boa! Mudas de árvores para quem quiser levar pra casa, frutas fresquinhas doadas pelo CEASA..Depois até rola uma visita no Orquidário, no Viveiro das Samambaias, um passeio na trilha (e nem adianta ir com segundas intenções e levar a sogra, cunhado chato, criança pestinha, essas coisas, que nessa trilha , não dá para se perder”). Ainda rola até mesmo, uma soneca, para compensar a interrupção, embaixo das árvores. Basta levar uma esteirinha ou uma mantinha para jogar no chão.Ô gente !
Depois de todas essas dicas, posso até ter surtado, mas “vamo combiná” que faço parte da ala MB “ Maluco Beleza” do Sanatório MH ( Mundo Humano). Então vamos nessa vai? Só gente boa topa umas coisas assim! Então... Muitos de vocês já aguentaram tanta coisa comigo, até me suportar cantando... (sorte que eu compenso com ótimos instrumentistas, hihihihi!) Então, por que não? E o melhor de tudo! É um programa BBG! Isso é raro! Ah! Quer saber o que é BBG?! Bom,Bonito e de Graça! Não é raro?".

Se querem saber mais, cliquem no link citado abaixo ou acesse a minha página de facebook e no dia de hoje lá a entrevista. Eu, como até as pedras do reino mineral sabem, a adoro desde sempre e agora, desde que aceitou o convite para participar dessa esbórnia comigo, apaixonei de vez.

Aqui o link para assistir a entrevista inteira, ao vivo e a cores: 
https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3824214947608486 

Nenhum comentário: