quinta-feira, 24 de setembro de 2020

CARTAS (220)


"AGORA SIM ESTOU COM MEDO", A COVID NÃO ACABOU MINHA GENTE
Essa foi a fala ontem ouvida por mim e da boca de funcionário da área de Enfermagem, atuando na linha de frente no Hospital Estadual. Num contato por telefone, um sentido desabafo: "O hospital nunca esteve tão lotado como neste momento e já não dá a mesma propaganda de antes. Antes não estávamos tão lotados como agora, praticamente sem nenhuma vaga e com uma diferenção que não sei explicar, mas assusta a todos aqui dentro. Antes se morria aqui dentro de forma mais lenta, havia tempo para tentar salvar as pessoas, hoje isso parece ter mudado e o tempo de internação é outro. A doença atingiu um outro grau, pois a pessoa morre mais rapidamente, até sem tempo para se fazer algo de concreto. Agora sim estou com medo, pois tudo muito mais lotado, a cidade toda aberta, quase tudo funcionando como se nada estivesse acontecendo e essa nova realidade não sendo levada em conta. Aqui dentro, todos estamos mais que apreensivos, fazendo o que pode ser feito, com muito profissionalismo e cientes de que, o hospital não comportará a demanda crescente de internados se algo não ocorrer do lado de fora".
Não gravei a conversa e nem tenho a mínima intenção em expor este meu conhecido, trabalhando também em outra unidade hospitalar da cidade e a compilação de sua fala, serve como alerta para o que ocorre na cidade com a liberação quase geral, cidade lotada, como se estivessemos superado o Covid-19. A realidade é bem outra e quando algo assim é ouvido, sem querer instalar o pânico, mas uma constatação: pelo visto, o pior ainda está por vir. Quando alguém da área da Saúde, atuante com infectados, dentro da unidade hospitalar referência em Bauru diz algo assim, com a percepção de que o momento se alterou - e para pior -, algo precisa ser feito, pensado, estratégia para reverter o que está em curso e ceifando vidas mais que antes. 

MEU CANDIDATO A PREFEITO FALOU POR DEZ MINUTOS NA VELHA KLAN
Fiquei sabendo dos dez minutos a ele reservados, dentro da programação matinal da rádio Jovem Pan, ops, digo, Velha Klan, manhã de hoje, 8h35 - cronometrados. Ligo a rádio especificamente para ouvir a fala de Jorge Moura, o candidato do PT à Prefeitura de Bauru no próximo pleito. Quem me avisou do imbróglio radiofônico foi a jornalista Bibiana, que conhecia e sempre admirei muito pelo excelente trabalho no Jornal Dois e agora atuando na campanha. Ontem trocamos alguma conversação e ela ao final me diz que Jorge estaria falando ao vivo na rádio. Ouvi e ao final escrevo a ela algo, minhas considerações:

"Me sinto na quase obrigação de responder a ti, pois me consultou ontem e me passou até banner de divulgação da fala do Jorge, ouvida neste momento. Nem sei se querem ouvir minha opinião. Sou amigo pessoal do Jorge, mas abomino ele chamar alguém como o Pittolli de "amigo", como ouvi. Essa pessoa não é amigo do PT, da esquerda, dos movimentos sociais e de tudo o que possa ser considerado avanço democrático. Já da fala do Jorge, ele está preparado, apto para fazer o debate de confronto e não de passar a mão na cabeça de ninguém. Foi ótimo ele afirmar que o PT investiu muito em Bauru enquanto tínhamos a vice na Prefeitura, algo nunca visto até então de investimentos, mas não tivemos num mísero momento nenhuma participação de como foram usados essses recursos. Ou seja, os recuros chegaram, mas o PT, mesmo sendo vice foi alijado do poder. Era utilizado para trazer recursos e trouxe, muitos, mas ficou nisso. Jorge tem muito a oferecer quando confronta, bate de frente, aponta não só o dedo, mas propõe uma alternativa viável, mesmo na adversidade de hoje ser oposição. A experiência de Araraquara é latente, pulsante e deve ser sempre lembrada. Toquem o barco, baita abracito, pois temos alguma chance, pequena todos sabemos, mas se algo novo ocorrer, talvez o despertar de consciência na cabeça do eleitor. Como fazer isso acontecer e estes deixarem de votar nos mesmos de sempre, como Jorge mesmo ressaltou, não sei. Por favor, peça ao Jorge não alisar com nenhum destes todos, pois se mostrando diferentes de verdade, alguma possibilidade. Baita abracito do HPA".

Posto a resposta da jornalista, pois não travamos nada devendo ser mantido oculto: "valeu, henrique!!! estou com o Jorge aqui. acredito que ele tenha chamado isso de amigo mais por um tratamento ali na hora. obrigada pela força e pelo apoio". Postei algo mais, pois segui ouvindo na sequência na programação da rádio entrevista com outro candidato: "Mais que perceptível algo. Segui ouvindo - já desliguei - até ouvir também a do Sandro Bussola e nesta outro tratamento, menos agressivo, perguntas para levantar a bola do entrevistado. O tratamento é diferenciado. Jorge se saiu bem, está preparado. Mas eles são sacanas com a gente em tudo, nos mínimos detalhes, inclusive nas perguntas mais difíceis para uns e muito mais leves para outros. Vida que segue...".

Enfim, a imprensa massiva abomina o PT e tudo o que possa fugir de candidaturas ligadas umbilicalmente aos "donos do poder" local. Estejamos todos muito cientes disto e tratemos a todos com respeito, mas sem salamaleques, pois sabemos como agem. Achei por bem postar este texto, na certeza de que, devemos sim ocupar os espaço quando convidados, mas sem fazer, por exemplo, o que vi Sandro Bussola fazendo ao vivo, fazendo um gracejo e até repetindo bordão da rádio, tudo para agradar. Nós sabemos quem eles são e eles sabem das nossas ideias transformadoras, daí sem intimidades. Se houver debates, Jorge promete, mas vejo com muita apreensão a realização destes, pois a Covid não dá tréguas e hoje alcança índíceis nunca dantes alcançados na cidade. Eu, por exemplo, farei campanha para meu candidato a vereador, Claudio Lago e daqui de casa, fazendo uso do telefone e da internet, sem correr riscos desnecessários e creio, o próprio Lago e Jorge deveriam fazer o mesmo, pois a coisa aí fora está mais séria do que possamos imaginar.

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CONTINUIDADE OU NÃO DA DERRUBADA DO QUE NOS RESTA DE ÁREA VERDE - É HOJE
Está anunciando para hoje, 19h, no Teatro Municipal de Bauru, portanto, parte presencial e parte online, mais uma Audiência Pública, desta feita marcada pela Prefeitura Municipal. A de hoje é destas que não pode passar desapercebida, pois trata de assunto dos mais candentes, urgentes e de necessário posicionamento e decisão, o mais rápido possível. O país inteiro está diante de queimadas mais que suspeitas, inclusive algumas aqui em Bauru e região e muitos interesses pipocando com o nome de "progresso", tudo fazendo para ampliação de áreas para pastagem, grilagens, agronegócio e também ampliação de negócios imobiliários, como os ricos condomínios residências de luxo, que agora pipocam na área rural das cidades. A discussão de hoje será em cima da revisão de dois artigos, o 59 e o 66 do Plano Diretor e neles algo a incomodar os tais agentes do desinteressado "progresso". Neles a proibição da construção de prédios ao lado dos tais condomínios fechados e outro ainda mais confliante, a proibição da derrubada de vegetação em ARIE - Áreas de Relevante Interesse Ecológico, preservadas por Lei Estadual. Não sei se é este o interesse da Prefeitura, mas a propositura é revogar tudo e estabelecer como norma um LIBEROU GERAL, bem ao estilo predominante e vigente sob os auspícios do desGoverno Federal do Senhor Inominável. Fosse em outro momento o teatro lotaria e eu também lá estaria, mas não posso fazê-lo, daí grito daqui de onde de encontro. Outros irão e a maioria, creio eu, permanecerá em suas casas. Hoje nada será decidido, mas bem encaminhado e a depender das discussões, deixando tudo pronto para a aprovação, que deverá ocorrer na sequência pelos nossos nobres edis. Estar atento a tudo o que for hoje discutido se faz necessário, pois depois não podemos nos dizer de ter sido enganados. A trama ocorrerá hoje, justamente no palco do Teatro Municipal, local de outras ações teatrais muito mais relevantes. o escrito é para que se promova um LEVANTE a defender o que nos resta de cerrado, mata nativa e do verde a envolver Bauru, pois do contrário deixando as tais "Forças Vivas" decidirem tudo, já sabem, teremos pela frente terra arrasada. Já que todos estão sabendo, a mobilização é mais do que necessária, pois não é somente o fogo que destrói tudo, mas arcabouços com dizeres de legalidade também são utilizados para nos engambelar. Estejamos mais que atentos atentos...

OBS.: A foto é reprodução de nota da coluna Entrelinhas, do Jornal da Cidade - Bauru SP, edição de 20/09/2020, domingo passado.

DESISTÊNCIAS CAEM NO COLO DE RAUL...
Comento aqui sobre algo em curso nos bastidores das campanhas dos candidatos a prefeito em Bauru e alguns desdizem, me dizem estar divagando. Tudo conspira a favor de algo sendo montado para, várias candidaturas já formatadas irem se decompondo com o passar dos dias e o que sobrou, todos irem se compondo, juntando, agarradas umas nas outras com a do candidato Raul de Paula DEM, o que gosta de ser também chamado de Dr. No Entrelinhas de hoje do único jornal impresso da cidade, o Jornal da Cidade, algo nesse sentido. Com a renúncia de Clemente Resende PDT, a coligação foi desfeita. O Cidadania já oficializou apoio a Raul, o Avante deve seguir na mesma linha e o PDT, está numa encruzilhada, pois sózinho dificilmente elegerá alguém, daí o caminho mais suave será aderir, deixando Gazzetta PSDB/PTB chupando o dedo. E assim, de grão em grão, degrau por degrau a direitona mais reacionária desta cidade se junta a outros, uns mais outros menos, mas todos se alinhando com Raul, na tentativa de se leger no 1º Turno. Retrocesso à vista. E até quando irá durar a candidatura de Sandro Bussola PSD, a de MDB já impugnada e a do Valle - Podemos, ainda hospitalizado? De doze, em alguns dias menos de dez candidaturas. A direitona se junta...

Nenhum comentário: