sexta-feira, 4 de setembro de 2020

AMIGOS DO PEITO (177)

ESCREVER O QUE?  (01) TENTEI, AQUI GENTE QUE GOSTA DE ROQUE FERREIRA

- “ROQUE SE FOI... - Outro dia ouvi do Garoeiro, o professor Jeferson, hoje lá em Natal RN, quando soube da internação do Roque: "Esse cara é muito importante, representa sozinho mais de 50% da esquerda hoje nessa cidade". Ele foi tudo isso e muito mais...”, Henrique Perazzi de Aquino.

- “No jornalismo, é aconselhável manter distância segura da fonte. Não confundir a relação profissional com amizade. No entanto, às vezes não dá. Essa é a verdade. Com o Roque Ferreira, foi impossível não ir além. Ele foi uma das pessoas que mais entrevistei na vida. Mas não apenas isso. Uma entrevista sobre as derrapadas da esquerda dominante poderia terminar com troca de experiências sobre os filhos, por exemplo. Lembro que ele falava sobre o mais novo como se estivesse mencionando o melhor amigo. E acho que era mesmo. E da filha do meio com apreensão por ela sair de casa na fase universitária. "Mas Roque, eles vão para o mundo mesmo", eu rebatia. "Ela é muito jovem...", ele respondia, pensativo. Foi uma amizade que surgiu naturalmente, sem forçar a barra, sem interesses. Fiquei próxima da Tatiana também, a companheira da vida inteira. Admiro ela, toda rainha das festas e dos Carnavais, da mesma forma que admirava ele. Então, essa tragédia eu não aceito. Roque não podia partir assim, jovem ainda, com planos, com espaços a serem conquistados. Ele merecia ter ido muito mais longe na vida política e arrisco a dizer que não foi de tão coerente que era. Manter os princípios e a palavra não faz parte do manual atual de sobrevivência. Defender o povo, de fato, no corpo a corpo, parece história inventada. O que mais leio e ouço sobre a morte dele é: "Não acredito". Eu também não acredito. É pesadelo, só poder ser. Como é que aquela esquina da resistência vai sobreviver? Como é que vamos seguir sem ter um exemplo desse porte na vida pública? Quem vai nos falar: jogue duro! É devastador”, jornalista Cristina Camargo.

- “Numa hora dessas, eu gostaria de ter palavras bonitas e expressões poéticas para expressar o que sinto e homenagear esse amigo que nos deixa. Meus sentimentos à Tatiana Calmon, à família e as inúmeros amigos desse grande líder popular, um dos maiores da história de Bauru, que sempre esteve ao lado da classe trabalhadora. Soube honrar a política, coerente com seus ideais e sem jamais se desviar de seu compromisso de classe. Uma das mentes mais lúcidas que já conheci. Dono de uma sagacidade profunda, aliada ao conhecimento vasto, que lhe permitiam analisar com clareza e combater as contradições de nossa sociedade. Seu idealismo - que não era fruto de noções abstratas, mas sim das condições materiais que emergem da luta de classes - inspirou gerações. Na política, deparamo-nos com coisas boas e ruins. Com Roque, aprendi somente o lado bom: da coerência, da solidariedade de classe, da generosidade, da coragem, da firmeza das ideias que não envelhecem. Das muitas frases que ouvi dele, esta eu vou sempre levar comigo: "Não quero saber dos problemas do patrão. Meu compromisso é com os trabalhadores". Roque me disse isso certa vez, quando eu era diretor regional do Sindicato dos Jornalistas e comentava sobre as dificuldades da ação sindical. Alguns talvez achem esta frase trivial. Mas, se analisarmos bem, vamos notar que foi justamente por se desviar dessa verdade elementar que a esquerda hegemônica chegou a à situação atual. Roque sempre honrou seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras. Hoje perco um professor, um ídolo, um amigo. Você não está mais entre nós, fisicamente. Mas sua luta e seus ideais seguirão vivos e ajudarão a derrotar o capitalismo! Viva o socialismo! Roque Ferreira, presente!”, jornalista Rodrigo Ferrari.

- “Até breve camarada. Caminhamos juntos durante tanto tempo. Nunca esteve sozinho, não ficarás assim. Estou logo atrás de ti. Roque José Ferreira. Perdemos um imprescindível...”, Almir Ribeiro.

- “Hoje faleceu o maior Guerreiro que eu já conheci nesta cidade. Através do Roque eu conheci o socialismo, através dele e de seu gabinete conheci a luta de classe, ele me chamou para minha primeiro reunião política para descutir o aumento da tarifa de ônibus no início de 2013, ele me chamou para os meus primeiros protestos e greves, e dês de então nunca mais conseguir me afastar da luta. Ele me ensinou a não subestimar o proletário, ele me ensinou que as massas unidas e organizadas não pode ser barrada pela repressão do estado, ele me ensinou que se nossas táticas afastam os trabalhadores elas são falhas, ele me ensinou que a pessoa que sabe o que está falando não precisa falar muito, apenas o necessário. Aprendi tanta coisa com esse cara... Aprendi a admirar muito ele, o tive como uma referência por anos, ele não falava sem saber o que estava falando, dominava os temas que debatia na câmara e nos movimentos. Mas a parte que mais me fez ter carinho por ele é ele nunca hesitar em puxar minha orelha quando via eu me arriscando demais, quando via eu tomando atitudes que não agregava a luta. Uma perda inestimável para a cidade, para a luta e para todos os trabalhadores.  Após tantas e tantas lutas, hoje ele partiu...”, Matheus Versatti.

- “PERDEMOS UM BRAVO: ROQUE FERREIRA, MEU CAMARADA, MEU IRMÃO - Recebo absolutamente chocado - e, com as pernas bambas de tristeza - a notícia da morte de Roque Ferreira, um combatente do povo e amigo de mais de quatro décadas. Fundador e ex-vereador pelo PT, ex-presidente do Sindicato dos Ferroviários, líder do movimento negro e atual presidente do PSOL de Bauru, Roque se vai aos 65 anos. O motivo: a desgraça da Covid-19. Camarada Roque, a tristeza é imensa. Seu exemplo é maior ainda!”, Gilberto Maringoni.

- “Existem pessoas que dificilmente saberão a diferença que fizeram em nossas vidas. Comecei a entender sobre luta de classes no ensino médio, e muito do que sou hoje vem dos movimentos sociais, e na maioria deles, ele estava lá... Estava falando, vivendo e lutando por uma realidade mais igualitária, estava abrindo nossos olhos sobre posicionamentos equivocados e deixando sua mensagem coerente, crítica e histórica. Bauru teve hoje uma grande perda. Estaremos aqui para continuar a nossa luta, Roque! Meus eternos sentimentos a todos os familiares e a todos que tiveram suas vidas marcadas por esse guerreiro”, Mariane Santinello Longhi.

- “Roque Ferreira, você representou, durante todos esses anos que já passei em Bauru, o Brasil que eu tinha escolhido. Você foi um vereador com a maior transparência na sua atuação ao lado de todos os mais humildes dessa cidade. Mesmo derrotado nas ultimas eleições pelo jogo sujo de politicagem você não parou de lutar onde tinha injustiças, desigualdades, abusos de poder. Não consigo acreditar que você não vai poder estar presente nas próximas eleições e portar a voz de todos que sofrem nesse pais desmoronando. Até agora, não conhecia ninguém pessoalmente que tinha morrido dessa pandemia e infelizmente teve que você seja o primeiro... Os justos dessa cidade perdem um companheiro de luta, o Brasil perde um dos seus mais dignos representantes. Descansa em paz !”, Eric Schmitt.

- “Poucos tem o privilégio de caminhar ao lado de seus ídolos, e eu fui um desses privilegiados, neste dia em especial nossa conversa durou horas, várias caminhadas ao seu lado, com suas incansáveis alpargatas, que a minha mais jovem perna quase sempre sucumbia. Roque Ferreira foi e sempre será pra mim exemplo, de luta, de perseverança, de que a dignidade não tem preço e que se isso valer um bom bate boca, que seja...em nosso último encontro me esforcei pra tirá-lo de uma contenda sempre exclamando "-Vamos Seu Roque.". Enfim, obrigado por tudo caro amigo, levarei para todo e sempre seus conselhos, para sempre eternizado em nossos corações e punhos cerrados. Roque Ferreira Presente! Roque Ferreira Presente! Roque Ferreira Presente!”, Well Nascimento.

- “NOTA DE PESAR - O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o passamento do companheiro ROQUE JOSÉ FERREIRA, fundador deste partido, 35 anos de inquebrantável militância, dois mandatos como vereador em Bauru e toda sua história de vida, 65 anos, envolvido com as questões sociais e a luta em prol da defesa dos interesses das classes trabalhadoras. Perda irreparável na luta empreendida pela transformação deste país. Este partido só tem a agradecer sua presença por tanto tempo junto a nós, contribuindo sobremaneira para dignificar a luta petista. Consternados, esperamos ter, baseado em tudo o que representou para todos nós, ter força suficiente para continuar ostentando e desfraldando as mesmas bandeiras de luta”, EXECUTIVA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – BAURU SP.

Amanhã reúno mais escritos de gente a reconhecer o tanto feito por Roque para a luta em prol dos trabalhadores.

Nenhum comentário: