sexta-feira, 1 de julho de 2022

COMENDO PELAS BEIRADAS (120)


O MAFUENTO RI DA SITUAÇÃO - E ORLANDO NÃO BRIGOU, MAS SE ENTRELAÇOU MAIS E MAIS, GERANDO SONHOS LIBIDINOSOS NO PRESIDENTE DA CÂMARA
Ontem fiz um post tentando decifrar, sem consultar os oráculos, sobre o que teria motivado a esposa do vice-prefeito a deixar de ocupar a presidência de Conselho ligado à municipalidade. Achava que, o desligamento havia se dado por este discordar dos métodos utilizados pela alcaide para tocar a cidade. Errei feio. Ele, na verdade, estava aprofundando os laços com a família dela. Não só aprofundou, como se lançou pré-candidato à deputado estadual, como declarou estar propenso a fazer dobradinha com a mãe da prefeita, essa já declarada candidata a deputada federal. Pior, muito pior do que se imaginava. Escancarada a situação, ouço dizer que a movimentação está intensa no terceiro andar do Palácio das Cerejeiras e que, muitos contam os votos na ponta dos dedos e dão como muito provável a cassação de Suéllen, daí, intensificam a tentativa de barrar a continuidade da Processante. O fato ontem mais comentado, depois do anúncio do vice, nessa declaração de amor para com a prefeita é de que, ela sendo cassada, não mais assumiria seu vice e sim, o presidente da Câmara, o vereador tucano Marcos Souza, ex da Diversidade. Este, como ouço dizer, nem dormiu direito essa noite. Se quiserem conferir seus olhos vermelhos, basta procurá-lo nessa manhã de sexta. Enfim, não é mais o vice-prefeito quem sonha com a cadeira da alcaide, mas sim, o presidente da Câmara dos Vereadores. O mundo gira e a lusitana roda.

DAS MULHERES DE TIBIRIÇÁ QUE ESTÃO NA LUTA
Dou passadinha dessas rapidinhas hoje pela manhã no distrito de Tibiriçá e, como não podia deixar de ser, apareço assim do nada lá na casa dos Batés. Queria botar os olhos em cima de dona Irena, a matriarca e a encontro na lida, cuidando do quintal, toda fecira e elétrica. Dulce Cosmo não estava, pois havia escapulido para ali perto, cuidar dos animais na casa deles, quase junto da estação de Nogueira. Ivone Cosmo está por ali e se assunta da conversa, enquanto filo o café, numa garrafa sobre a mesa do barracão, sempre cheia, como que a esperar pelas visitas. Conversar com essas mulheres é veredeiro deleite. Sento e as ouço. Num certo momento, pergunto pelos homens da casa e dona Irene me diz assim de bate pronto: "Meu caro, aqui quem comanda as coisas são as mulheres. A gente é muito mais rápida, principalmente nas iniciativas". Concordo e a conversa prossegue.

Ivone vai lá dentro da casa e volta com um lindo turbante na cabeça, pronta pra tirar fotografia. Não me deixou fazê-lo do jeito que estava. Traz junto um cartaz, de uma festa de meu aniversário, muitos anos atrás, com uns dizeres arrebatadores e me diz: "Não esqueço de nada disso e só pra saber, tenho algo pra ver contigo se topas ir fazer comigo pela periferia de Bauru". No cartaz estava escrito: "...saberá que para chegar a qualquer lugar o segredo é não desistir no meio do caminho". Já estava curioso e ela puxou a mãe pra perto e me disse: "Henrique, eu sei que os bolsomínions estão atuando pelas redes sociais com os seus, são infinitas mensagens diárias, todas com conteúdo duvidoso e nós aqui, só observando e fazendo pouco para reverter a coisa. Eu não posso ver isso tudo e permanecer quieta. Quero ir pra periferia de Bauru, que é onde tudo vai se decidir, pois somos maioria e de casa em casa, não falar de Bolsonaro, pois assim não conseguiremos nada, mas mostrsr o quanto a vida está muito mais difícil agora, o quanto a miséria aumentou e quanto éramos muito mais felizes e tínhamos muito mais no período em que o Lula governou o Brasil. Só assim neste trabalho a gente podre querer mudar a cabeça do que andam enfiando goela abaixo na mente do povo. Precisamos conversar com estes, explicar em detalhes, mostrar com fatos, com argumentos convincentes e não só criticar o atual momento. Eles estão recebendo muita informação falsa e isso vem dos líderes de suas igrejas. Não podemos deixar isso para amanhã, pois será tarde demais. Se topar, eu te busco e começamos logo mais num bairro da periferia de Bauru".

Eu fiquei encantado com a ideia e saio de lá tendo a certeza de que, as mulheres de Tibiriçá são mesmo as que movem a roda, as que botam pra jambrar e fazem e acontecem. E por fim, já prevendo que possa querer inventar alguma desculpa pra não acompanhá-la neste seu trabalho de formiguinha, voltalá pra dentro da casa e quando volta, tem nas mãos um tabuleiro com quase um dúzia de ovos caipiras. Agradeci o presente, mas isso tudo não ficava por aí. Foi quando me disse: "Isso é para ficar forte e me acompanhar no que precisamos fazer o quanto antes. A gemada é para se fortalecer. Fique sabendo isso que te propus não é brincadeira. Eu não quero ficar parada, vendo a banda passar e se preciso for te ajudo a me acompanhar, dando uma injeção de ânimo". Só mesmo essas mulheres mais que maravilhosas do distrito de Tibiriçá para me chamarem na razão e ainda por cima me ajudarem na estimulação necessária pra enfrentar o que virá pela frente. Chegando em casa já tomo a primeira dose do fortificante recomendado pela Ivone. E vamos à luta...

"PRECISAMOS DAR RESPOSTA POLÍTICA A GRUPOS QUE PREGAM EXTERMÍNIO"
Diz presidente da 1ª CPI Antifascista do Brasil.
Câmara de Campinas abriu investigação após cidade registrar dois ataques nazifascistas em 15 dias, reflexo do crescimento da extrema direita no país.
[...]
"O fato de a universidade ter movimento por cotas [para pessoas] trans diversifica o ambiente da universidade e traz grupos sociais que são marginalizados para o protagonismo. Isso incomoda grupos que, na verdade, pregam o extermínio de quem veem como inimigos: mulheres, pessoas LGBTQIA+, migrantes, imigrantes, negros, indígenas. Não é à toa que o ataque [a tiros] no Bar do Ademir, em frente à moradia estudantil, foi dirigido contra trabalhadores que atuam no bar e são imigrantes haitianos. Os relatos que temos é de que as pessoas [autoras dos ataques] imitaram macacos. São ataques racistas. É um movimento reacionário ao fato de que, graças ao processo de luta, de organização, a universidade está passando por um processo de diversificação e dando protagonismo a esses grupos sociais."
[...]
Deixando estes se aproximam. Estão bem pertos e não são numerosos, mas gostam de um estardalhaço e como neste momento brasileiro existe um respaldo vindo lá do Palácio do Plananlto, crescem e se multiplicam. São criminosos e assim devem ser tratados. Não existe como contemporizar com estes, nem pegar leve, nem um mínimo de chance de entender o que fazem. São anormais e fazem parte da anomalia vigente no País com o miliciano que temos hoje na presidência. Quem pensa que aqui em Bauru estamos livres ou ainda não chegaram por aqui, ledo engano, pois basta adentrar as redes sociais para perceber estarem bem aqui do nosso lado, com poscionamentos idênticos aos do ocorrido em Campinas. Ou nos organizamos para botá-los pra correr, ou eles crescerão como já fazem em outras cidades, colocando não só as manguinhas de fora, como já com atos criminosos pelas ruas.
Leiam a entrevista sugestionada no link a seguir, sacada do Intercept e sintam a profundidade do problema:
https://theintercept.com/.../entrevista-mariana-conti.../

O PERIGOSO BRASIL OCUPANDO ESPAÇOS DEIXADOS PELOS "NORMAIS"
Quem mandará matar Adélio Bispo?
https://www.poder360.com.br/.../bolsonaro-jamais.../
Há essa recente entrevista do advogado da "familícia", o Frederick Wassef ao Poder 360, na qual, em algumas asserções nitidamente reveladores das reais expectativas da facção, Adélio Bispo (que está esperando autorização judicial para permanecer detido em Montes Claros, MG, para ficar perto da família) terá pouquíssima chance de escapar vivo.
Veja, por exemplo, esse trecho:
"Sobre o Caso Adélio, o senhor acredita que esse caso pode ter alguma reviravolta ou algo ainda mais impactante até outubro? E como o senhor acredita que isso pode interferir no cenário eleitoral?
Resposta: "Esse caso nada tem a ver com eleição ou cenário eleitoral. Nós temos aí um grave crime, que é o único e pioneiro na história do Brasil. É a única vez que encomendaram o assassinato de um presidente da República que chegou morto, com pressão 3 por 6, no hospital em Minas Gerais. Quero aproveitar aqui para parabenizar todos os profissionais de saúde em Minas Gerais. Parabéns à Santa Casa, que atendeu o presidente Bolsonaro, aos médicos, enfermeiros, a todos os funcionários. Parabéns aos agentes da Polícia Federal que prontamente agiram com profissionalismo e velocidade para levar e salvar a vida do nosso presidente. Um farol fechado a mais, 2 minutos a mais, o presidente teria morrido. Quero parabenizar a todos. Ele sofreu um crime grave, então um crime, um ato terrorista que foi encomendado pela esquerda socialista comunista. Esse ato não tem nada que ver com a eleição....".

Evidente existir infinidades de inverdades neste curto trecho de resposta. Evidente tudo ter sido uma trama, pelo visto ainda em curso. No cenário insano e radical que a facção engendrou para a "facada", Adélio Bispo tem os seus dias contados. Sempre teve e, quer queiramos ou não, no Brasil vigente hoje, com a licenciosidade e permissividade para com o crime organizado, este é aquele cidadão que, se nada mudar no cenário nacional, já não tem mais condições de levar uma vida normal, pois está marcado.
Ou, não? Leio isso e olho para o Brasil que temos e o que propomos ter de volta após as eleições deste ano. Só temos uma alternativa, nenhuma outra.

CHAMADA DESTE HPA: QUEM VAI SER O 93º LADO B, NESTE DOMINGO, 03/7, 11H, COM A JORNALISTA INÊS FERREIRA
Uma trajetória das mais lindas dentro do jornalismo, com muita história aqui em Bauru, Jaú, Londrina e Ponta Grossa. Um jornal que fez história na cidade, "O Atalho" e algo mais de uma das maiores injustiças cometidas contra uma jornalista e um secretário de governo municipal. Reviver isso é não deixar nunca de lembrar de algo escabroso de nosso passado não tão distante. E a volta por cima, com novo momento e hoje, olhando tudo o que já fez, uma história dessas pra gente prender a respiração. Inês é uma profissional merecedora de ter sua história contada. Tenho a mais absoluta certeza, vai ser um bate papo desses mais do que inesquecíveis. Vamos juntos?

Nenhum comentário: