quarta-feira, 13 de julho de 2022

PERGUNTAR NÃO OFENDE (187)


DO MÉDICO BOLSONARISTA E DO RECEIO DE SEGUIR TRATAMENTO
Escrevi dois dias atrás de algo ocorrido comigo num consultório e discussão acalorada com jovem médico bolsonarista, também do receio de continuar tratamento depois da altercação. Recebo dois comentários feitos sobre o assunto e os compartilho para ampliar discussão:

1.) "Qual a surpresa? A classe médica quase por unanimidade votou para colocar o fascismo no poder, visando o enriquecimento, favorecendo empresas e laboratórios, tudo por dinheiro . A classe médica na grande maioria fez campanha aberta para esse governo . Lembrando que a direção do CFM, optou por um discurso em defesa da autonomia médica, eximindo-se de responsabilidade em receitar o kit COVID. Optou pelo silêncio conivente que favorece a desinformação e compactuou e compactua com aqueles que disseminam inverdades, colaborando para o afrouxamento das medidas de proteção, forma mais efetiva de controle da transmissão viral, com claros prejuízos individuais e coletivos. Foram coniventes por muitas mortes causadas pelo vírus. Lembrando que: “É vedado ao médico causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência” (CEM, Capítulo III, Art 1o). Entretanto, o que vimos na prática foi o contrário, vimos o CFM representado por um conselho profissional de discursos vagos e atitudes imprecisas, incapaz de se manifestar de forma imperativa contra a anticiência e o obscurantismo, omitindo-se do embate técnico e da cobrança política que a gravidade do momento exigiam e exige. Alem do que, relembramos tb da omissão criminosa do Conselho Federal de Medicina no caso Prevent Sênior. As maquiavélicas revelações feitas na CPI. Etc etc . Por isso, sou muito criteriosa com médicos , se me deparo com essa situação como a sua , já questiono sua atuação como médico , e já revelo o criminoso procedimento que muitos médicos adotam, usando seres humanos como cobaias, não por uma visão desvirtuada da ciência, mas por determinação de “salvar” a sua economia e seus interesses de enriquecimento ao custo de vidas humanas. E digo que adoro processar médicos . Sempre é muito importante o paciente posicionar-se, exigindo postura ética etc . Por isso cada vez mais sou adepta a outro tipo de medicina", advogada Maria Cristina Zanin Sant'Anna.

2.) "Amigo, talvez seja interessante voce fazer uma pesquisa sobre o que voce tem e sobre a medicaçao receitada, sobre os efeitos colaterais e as alternativas, ou mesmo or atras de uma segunda opniao, se nao tem confiança. Eu nao conheço o médico, mas nao é de hoje que muitos perderam a ética e passaram a se deixar levar por questões pessoais ou politicas - que em qualquer lugar decente os teria custado a licença. Uma médica que detalha como seria o assassinato, em suas maos, da esposa do Lula, da pediatra que omite socorro a uma criança filha de um militante , etc. E seria a mesmissima coisa num caso contrario, algum médico que se recusasse a atender um bolsonarista, etc. Isso ja passou dos limites faz muito tempo, e como nao acontece nada, gera essa insegurança. Pode ser totalmente infundada, mas comoo paciente é leigo e o estado emocional é fundamental para a cura, eu acho que um pouco mais de seriedade por parte dos conselhos eticos cairia muito bem. Vao ter que trabalhar muito pela pacificaçao e reuniao da nação brasileira", bailarina brasileira, hoje residindo na Holanda, Márcia Nuriah.
E tenho dito...

SHOWS BANCADOS PELA "CULTURA ", ANIVERSÁRIO DE BAURU - CADÊ OS ARTISTAS LOCAIS?
"SECRETÁRIA DA CULTURA MENTE, ARTISTAS DE BAURU SÃO PRETERIDOS MAIS UMA VEZ - ESTIVEMOS NA SECRETARIA DE CULTURA JUNTO COM VEREADOR MARCELO AFONSO, PEDINDO UMA ATRAÇÃO DE MÚSICA RAIZ NO EVENTO TRADICIONAL DA FESTA DA BARRA GRANDE, ATRAÇÃO QUE SERIA NA FAIXA DE 16 MIL REAIS, E A SECRETÁRIA ( FOTO) DISSE COM TODAS AS LETRAS "SE FOR ARTISTA DE FORA PODE ESQUECER, TODO RECURSO DA CULTURA É PARA ARTISTAS DE BAURU", APLAUDI, NEM FUI MAIS ATRÁS, O VEREADOR MARCELO AFONSO CONSEGUIU UM RECURSO COM UM DEPUTADO...MAS AGORA TENHO QUE PERGUNTAR ????????? OS RECURSOS SÃO MESMO PARA ARTISTAS DE BAURU ??????????
- FESTA NO VITÓRIA RÉGIA 400 MIL REAIS
DANIEL - 215.000
PATATI E PATATÁ - 45.000
ROSA DE SARON - 38.000
ANDRÉ VALADÃO - 70.000
PALCO 3 DIAS - 36.000
NA MINHA CONTA JÁ PASSOU DE 400 MIL, E NÃO CONTEI AINDA 6 ATRAÇÕES DE BAURU QUE NÃO FICARÃO NEM SEQUER COM 10% DO RECURSO...PARABENS CULTURA ESTÃO PRESTIGIANDO MESMO NOSSOS ARTISTAS DA CIDADE...E AÍ SECRETÁRIA ??? EXPLICA... ME ENGANA QUE EU GOSTO !!!!
E AÍ ARTISTAS DE BAURU...CONSELHO...VCS IRÃO PERMANECEREM CALADOS ???????", Rafael Santana de Lima.

Não existe mais o que acrescentar sobre os atuais gestores da SMC - Secretaria Municipal de Cultura. Tudo o que vier a ser dito de agora em diante será, simplesmente, chover no molhado. Tudo, todas e todos já foram avisados desde o princípio deste descalabro. Hoje, a secretária pouco apita, pois a decisão dos artistas e do modus operandi é somente da alcaide. Ela decide tudo, assim como o fez com a compra das edificações com o dinheiro de outra pasta, a da Educação. Assisti live dela falando sobre os shows. Não cita a secretára Tatiana em nenhum momento e é como se não existissse. Meramente pro forma. Está lá pra cumprir o que lhe é designado, sem direito a propor nada. Ou seja, em tudo o que está ocorrendo no aniversário de Bauru, a alcaide é a mentora.

"O problema pra mim é a falta de fomento durante a gestão. Ano passado não utilizaram 3.2 milhões. Esse ano a previsão orçamentária é maior e o superavit também, mais a ementa parlamentar do Agostinho, e eu não estou vendo nenhum projeto sendo feito pelo executivo. Mais uma vez lançaram editais que não contemplam o artista bauruense e inabiliza a execução dos mesmos, não se prestaram a dialogar com o conselho por posicionamento político. Agora anunciam uma saída de 400 mil (fora a logística e estrutura) conta 15 mil de 3 artistas de Bauru.(5 mil cada). A falta do olhar para meus pares é o que me incomoda. Pagar artistas famosos com acesso livre ao povo é válido. Com Nelson Ayres, som, logística etc... este evento pode bater 600 mil ou mais. 15 mil para artistas de Bauru. É sobre isso. Bares pagando cachês baixos ex: 80 a 120. Cobrando couvert e não repassando ao artista. Tá osso para nós, mas vamos em luta", músico tecladista Paulo Maia.

O descontentamento é pela desconexão com o local. A incomPrefeita joga sempre para torcida, pra sua torcida e não está nem aí pros demais. Tatiana Calmon resume tudo em algo bem contundente: "O problema não é o artista de fora ter uma remuneração decente. O problema é a nossa remuneração serr indecente. O problema é o desnivelamento. Nós temos artistas aqui na área do sertanejo tão bons quanto o Daniel. Não são famosos, mas são muito bons. Temos que nivelar por cima, não rebaixar os artistas de fora. Melhorar o nosso, por exemplo, no último edital eu nem me inscrevi, pois no penúltimo, um que participei, eu paguei. Era de mil reais, contratei músico para tocar, contratei rapaza para filmar e editar e só não paguei o espaço porque o pessoal do Eixo 6 me emprestou. Não compénsa, algumas coisas são impossíveis de participar e ter que pagar. Você olha lá o Faísca, provavelmente vai tocar de graça, ou quase de graça. Isso é um desrespeito, assim como é desrespeito alguns artistas irem fazer trabalho de graça para a Prefeitura, contar história sem cobrar, tocar em feira sem cobrar. Uma coisa são as contrapartidas dos editais, Proac, Aldir Blanc, outra é ir tocar de graçaem detrimento de quem estpa precisando. Tenho amigos contadores de história passando necessidade, enquanto outros, aposentados, fazendo trabalho voluntário. Voluntariado no serviço público é desrespeito."

Se faz necessário dizer e escrever mais alguma coisa? Creio que, com tudo o que tem acontecido no setor cultural na cidade de Bauru, qualquer pessoa de bom senso, sabe muito bem dos rumos tomados e da perdição em curso. Sem palavras.

QUATRO ÚLTIMAS FALAS NO ATO DE ABERTURA DO COMITÊ DE LUTA SINDICAL, BAURU E REGIÃO
A campanha eleitoral está só começando.
Região toda unida em torno de Lula presidente.
As falas de Mário Ferreira, representante do PT Ourinhos, dos presidentes do PSOL Igor Fernandes e do PT Cláudio Lago, depois fechamento com liderança sindical de São Bernardo.
HPA presente

ENTENDENDO O QUE SE PASSA
Qualquer pessoa com algum entendimento do que realmente se passa nos bastidores da política nacional, percebe nitidamente que o desGoverno do capiroto miliciano abandonou qualquer coerência de estratégia para manter a economia funcionando e atira para todos os lados, sob a pressão de pesquisas eleitorais desfavoráveis e dificuldades conjunturais crescentes. Agora o "mago do mal" cria um vale-tudo, apenas para proteger os interesses dos poderosos e dos amigos, numa tentativa de controlar os preços da gasolina, do entanol e do diesel até dezembro com alterações tributárias, sem mexer na política desastrosa dos Preços de Paridade de Importação de combustíveis. Precisamos entender que, a privatização da estatal, estimada em torno de 25 bilhões, quando vale, no mínimo, dez vezes isso, servirá apenas para pagar seis meses de redução do preço dos combustíveis. A crueldade, além de eleitoreira, deixa intacto os interesses dos únicios beneficiados pela PPI, que são os importadores de combustíveis, os especuladores do mercado e os acionistas preferenciais da Petrobras, a abocanhar o lucro da estatal. Todos nós temos que nos sentir incomodados com os ativos da estatal sendo vendidos por preços indecorosos sem qualquer contestação. Está faltando rua em tudo o que fazemos. Só na pressão eles não continuarão fazendo o estrago hoje ocorrendo. Não dá mais para ficar quieto e vendo tudo daqui da poltrona.

Nenhum comentário: