sábado, 30 de julho de 2022

COMENTÁRIO QUALQUER (228)


VER LITTO NEBBIA ME FAZ LEMBRAR DE TITO MADI
Quem me conhece a contento sabe de minha querência e aproximação que, tive ao longo de muitos anos com Tito Madi, o artista maior de Pirajuí. O conheci através do jornal O ALfinete, dessa cidade, tempos de direção de Marcelo Pavanato, quando escrevi no semanário e Tito idem. Depois, fui atuar como Diretor Patrimônio Cultural na SMC - Secretaria Manicipal de Bauru e pude trazer Tito para show no Automóvel Clube, além de intermediar sua vinda no Alameda Quality Center, como primeiro convidado para uma série de eventos com ilustres artistas. Fiquei muito amigo de Tito e até, por duas vezes, me hospedei em seu apartamento em Copacabana, Rio de Janeiro. Um cantante como poucos, estilo mais que próprio, refinado e único. Excelente pessoas humana, dessas que você conhece, se aproxima e dele não quer mais se afastar. Foram anos de convivência, ligações contínuas, frequentes conversas, troca de ideias e planos. Acompanhei seus passos durante seus problemas de saúde, que os tirou do palco e da ribalta, culminando com seu falecimento.

Aqui em Buenos Aires, algo me fez lembrar de Tito e com o devido louvor e pompa, um show com um grande no cenário argentino, o cantor e compositor Litto Nebbia. Ele, assim como Tito, fez imenso sucesso nos anos 60/70/80, décadas quando deles muito se falaram. Algo inevitável ocorreu, envelheceram. Litto compôs muito mais que Tito, conseguiu dar o passo adiante do tom romântico e adocicado das composições, indo também para temas atuais, algo do social. Tito não dentrou este território, mas cantou lindamente as duascidades que mais adorava na vida, Pirajuí e o Rio de Janeiro. Sentado aqui no Café Berlin, arredores de Buenos Aires, a mente viaja no tempo e espaço. Estabeleço um indissolúvel elo de ligação entre os dois, culminando pela forma como Tito tratou e Litto trata sua carreira no avançadoda idade. Já os construi como autênticas almas gêmeas. Um cá, outro lá, ambos bem iguais, expressado até nas evidentes diferenças. O show de Litto, rara possibilidade por aqui, foi lindo, assim como todos os de Tito. Ambos possuem admiração, gosto e se expressão através dos teclados, principalmente de pianos. Ambos também o fazem através das cordas do vilão. E nas construções musicais, via muitas outras proximidades. Sonhei com Tito, vendo Litto tocar e cantar.

Litto eu vim a conhecer após as andanças iniciais aquio por Buenos Aires. Como a esposa Ana faz parte de Congresso Anual de sua área de trabalho e estudo na UP - Universidade de Palermo, ela vem e eu vou andar. Inveitável não trombar com a obra de Litto. Outra fonte é o jornal diário argentino, o Página 12, que durante mais de uma década lançou junto com suas edições, discos de renomados artistas. Nas viagens comprei três de Litto e passei a admirá-lo, pela beleza das composições, muito bem angtenadas com seu mundo e tempo. Quando marcamos a vigem para este ano, ouvia sempre o radialista Victor Hugo Morales, no seu programa diário pela 750AM, o La Mañana, anunciar algo deste tal de Café Berlin. Fui conferir e dei de cara com show do Litto, exatamente para 30/7, quando estaríamos na cidade. Compramos de forma antecipada e hoje, eu, Ana Bia e Adham Marin, morando em La Plata já há dois anos, adentramos o lindo local, num espaço localizado bem longe do centro da cidade, distante quase 15 km do fervo buenarista. Foi tudo tão lindo. Levei um dos CDs para o devido autógrafo, compro outro duplo na entrada e ele assina no camarim, após o final do show. Nestes locais, tudo é rápido. Assisti seu show às 20h30 e às 23h outro marcado. O palco tem que ser desmontado e até o camarim desocupado. Foi tudo tão rápido, mas tive o prazer de estar ao lado de um dos grandes deste país, um com marcante carreira e letras memoráveis, cantadas por todos presentes. Ao final, um destes, me vendo com um botton de Lula 2022 na lapela, puxa conversa, fã do artista e de Lula. Dou a ele o botton, colocado imediatamente na vestimenta. Muitas conversas ao final, com gente conhecedora da obra de Litto. Saimos de lá extasiados e eu, na minha viagem pelos descaminhos da mente humana, junto dois grandes artistas, algo mais do que possível - ou só possível, para amantes da boa música. Esses dois estarão junto a mim pelo tempo que me resta de existência.

MERCADO CARRUAJES, EM BUENOS AIRES E ALGO DO QUE JÁ DEVERIA TER OCORRIDO COM GALPÕES OFICINAS E ESTAÇÃO NOB, ESTAÇÃO DA CIA PAULISTA E ARMAZÉM DEFRONTE FEIRA DO ROLO
A transformação de locais abandonados pelo poder público, esquecidos pelo tempo, algo de depredações e quando olhado com aquele olhar transformador, tudo sendo de fato refeito, concepção moderna de reutilização dos espaços, não desprezando a bela arquitetura já existente e no local, surgindo, despontando algo novo, não só revitalizando, mas valorizando tudo o que ali já ocorreu. Essa sensibilidade existe em vários locais mundo afora, mas ainda não foi alcançada em Bauru. Muitas edificações existem e projetos idem, quase sempre com divulgação e muita pompa, mas depois, tudo caindo novamente no esquecimento.

Bauru é a terra dos comentários adiantados, de propagação de projetos nunca realizados. Para as três edificações citadas existem muitos, todos eles devidamente no esquecimento até a presente data. Prometeram já de tudo para estes lugares, mas nada vinga. Uma declarada falta de interesse de quem está à frente das administrações locais. Para uma transformação tão grandiosa não basta um simples projeto lindo no final de administrações, algo que, pelo que se conhece das administrações, uma costuma não dar sequência a nada advinda da anterior, daí, para algo assim vingar, só mesmo sendo bancada logo no início de uma administração. Seria um marco, mas...

Observo mais uma dessas experiências aqui em Buenos Aires, o Mercado de los Carruajes, local onde foi mantido por décadas um estábulo para cavalos, utilização em carruagens das autoridades, em festejos e comemorações. No governo de Alfonsín foi fechada, transferida e o local abandonado. Há pouco tempo, num belo projeto arquitetônico, veio à tona magnífica realização e a entrega de amplo espaço gastromônico, com a manutenção da marca. O local vive cheio, pois ali, além da boa comida, flue e viceja cultura. Falta este emprenho para as edificações bauruenses em estado de abandono. Muito triste em cada lugar diferente revitalizado e diante do que já deveria ter sido realizado em Bauru, porém tudo empacado, sem data para começar. Pior, em Bauru, quando começa não termina, vide as obras inacabadas dos Museus Histórico Municipal, este na antiga Cia Paulista e Ferroviário, este com placa determinando final de obra, mas nada de sua reabertura. Enfim, por que algo assim acontece nesta cidade, onde obras começam e não terminam, ideias são lançadas e não vingam? Qual seria a causa dessas promessas todas e tantos projetos permanecerem pelo caminho. Nem a Estação de Tratamento de Esgoto, com toda grana nos cofres para ser gasta neste sentido, mas a obra não flui, não avança. Essa a maldição bauruense...

AH, COMO SERIA ÓTIMO FOSSE VERDADE...
Bolsonaro isolado. Fim de linha.
Esta semana, o Secretário de Defesa Norte Americano deu a letra : defendeu o controle civil das instituições, enalteceu o que dispõe o tratado da OEA sobre democracia no continente e reafirmou a confiança no sistema eleitoral brasileiro.
Foi uma "paulada" nas pretenções golpistas de quem as tinham. Imediatamente, o Ministro da Defesa brasileiro, General de 4 estrelas Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, afirmou aos ventos que defende a democracia, o tratado da OEA e as urnas eletrônicas.Ontem a tarde, o presidente da Câmara dos Deputados, cabo eleitoral do bolsonaro (até então), durante convenção do Partido Progressista, com a presença do presidente da república (vide cara de bosta na foto) defendeu, embora tardiamente, o sistema eleitoral brasileiro e a democracia. Ontem também o Datafolha divulgou a enorme diferença dos votos de jovens a favor de Lula. E hoje a noite, divulgara diferença que pode significar vitória do PT em primeiro turno, afinal, a soma de votos de todos os candidatos esta em empate técnico com Lula.Todos esses fatores somados, ja refletem na atitude da base do governo no congresso, que defende que o atual presidente seja "senador vitalício" (ou biônico) presenteando-lhe com foro privilegiado "ad eternun", como forma de impedir uma eventual prisão do mesmo.
Notem o desespero.
Fim de linha né....Obvia a inconstitucionalidade da proposta, afinal existe uma cláusula pétrea na CF 88 que diz " todo poder emana do povo" obviamente referindo-se a TODOS os cargos eletivos...
Bolsonaro será derrotado nas urnas e ficará a disposição da justiça para eventuais ações penais e civeis.
Triste fim.
Hpa, pela transcrição

Nenhum comentário: