quarta-feira, 27 de julho de 2022

REGISTROS LADO B (96) e DIÁRIO DE CUBA (223)


TERÇA, DIA DOS 70 ANOS FALECIMENTO EVITA PERON, VISITA AO SEU MUSEU E AULA SOBRE PERON, NUMA CANTINA EM PALERMO
Nos 70 anos do falecimento de Eva Duarte de Perón, não existe como querer se mostrar indiferente, quando o país inteiro está a reverenciar essa sua quase divindade. Não a olho desta forma, mas para uma jovem, morta aos 33 anos, na sua fase mais aguda revolucionária, companheira do líder Perón, sabendo muito bem ocupar todos os espaços a ela possíveis, já era de vital importância viva, assumindo no pós-morte um papel meio que inexplicável até os tempos atuais. Evita é tudo isso que jpa li, ouvi e ouvi dizer, mas quando aqui, tudo assume um papel ainda mais importanter, pois este país continua pulsando - e muito - pelo peronismo e, evidentemente, pelo culto para com ela.

Seu museu, no bairro da Ricoleta é algo de pequena monta, um casrão numa esquina - disem o mais caro de toda Buenos Aires -, porém ontem, terça, 26/7, aberto gratuitamente e com lideranças locais pelos seus corredores. A casa permeneceu cheia o dia todo, num entra e sai incessante, mesclado com falas em voz alta e aos microfones. O peronismo marcou presença e ali se fez presente, até para reafirmar algo pulsante nas ruas, do lado de fora desta cidade e país.

A Argentina vive uma crise, não a maior, mais uma dentre tantas nas últimas décadas. A convulsão do país hoje se dá pelo desordenamento para com o dólar, moeda mais importante que o peso. Quando algo assim ocorre, causado pela ação dos ricos, sonegadores declarados, pois guardando-os em casa, sonegam e o Governo fica chupando o dedo. O peronismo sabe, está em nova encruzilhada e precisa reagir, pois do contrário, os golpistas daqui já clamam pelo encurtamento do mandato presidencial de Alberto Fernández, o que, se isso ocorrer, dificultaria em muito a eleição de alguém ligado ao peronismo ou a esquerda. A mesma queda de braço que vejo ocorrendo hoje no Brasil, luta inclemente contra o ódio, ocorre por aqui. A diferença são os tantos movimentos sociaids, constantemente nas ruas, ocupando esquinas por todos os dias do ano e não deixando a peteca cair. Eu, vendo um, me certifico de ser a favor do atual governo e nele adentro, como se argentino fosse.

Nas frases aqui juntadas de Eva Perón, algo de sua linha de pensamento e ação. Muito disso inflama e mantém acesa a chama da luta contra os malversadores e predadores dos interesses populares. Vejo Cristina Kirchner muito engajada nessa luta, altiva e guerreira, num momento em que, assim como ocorreu no Brasil com Lula, no Equador com Correa e no Paraguai com Lugo, tentam impedi-la de participar do próximo pleito. Eles, os donos do poder local, sabem que, com ela disputando o pleito presidencial do ano que vem, não teria para mais ninguém, daí já é aventado algo judicial a impedindo. Já vimos esse filme, que saco, o povo se dana no final, pois isso sempre possibilita o retorno dos maléficos, dotipo Macri ou Bolsonaro. Que sorte a dos argentinos pela existência de rádios livres, dando informação correta a todos instante e o povo podendo confrontar com o da mídia massiva, que age aqui igualzinho a do Brasil. Ouço diariamente a 750AM, principalmente o programa das 9 Às 12h, La Mañana, com Victor Hugo Morales e com suas palavras, sinto algo como o ímpeto por não parar enquanto não virarmos essa mesa. Sua fala serve tanto para os argentinos, como para nós, brasileiros, tanto necessitamos de rádios neste estilo libertador e abrindo mentes.

Foi um dia de muita leitura sobre o tema Eva, pois ela está em todos os lugares, desde a TV, rádio e nos jornais. Compro um, o Página 12, que veio com poster e chamada, "Evita siempre em el corazón del pueblo" e nele entrevista com a presa política em Jujuy, Milagro Sala. "Evita não deixaria que passássemos por isso.". Li e quero emoldurar a fala dessa militante e líder do grupo La Tupac. O povo mais rico parece desprezar Evita e tudo o que ela representa, mas o povão a enaltece e dela se utiliza para buscar forças e continuar lutando. Todos sabemos, a vida será uma eterna luta, quando diante de "forças vivas", donos do poder que só pensam em seus botões e farão de tudo, contrários a quem ouse defender um mínimo dos interesses dos trabalhadores e das massas empobrecidas. Quem faz o opção por estes, sabe de antemão, de tudo o que irá encontrar pela frente.

O fechamento do meu dia se deu na cantina italiana Pierino, em Palermo, com a presença do decano da UP - Universidade de Palermo, Oscar Echevarría, que jantou com grupo de brasileiros, participantes de Congresso Acadêmico e nos explica algo mais da vida do líder argentino, Perón, de Evita e também de Isabelita, sua terceira esposa. Oscar representa interesses de uma universidade privada na Argentina, sabe que sou de esquerda e desta forma, me dá uma aula, dentro de sua visão de mundo, do fenômeno Evita e também de Perón. Culmina com a fase final, antes do golpe de estado, quando conhece Isabelita num bordel no Panamá e com ela se casa, tornando-a também liderança política e presidindo o país. Enquanto jantávamos, a história ia rolando, em drips, entre as garfadas e de tudo, algo mais, que não tem muito a ver com ímpeto revolucionário, mas muito me aproxima deste grande personagem da História, a sua insólita aproximação com duas mulheres, pouco prováveis como lideranças políticas, mas transformadas por eles e investidas de uma aura de brilho. o dia era de Evita, assim como todos os demais por aqui e ao final do jantar prometi algo para Oscar: "Ano que vem, se estiver novamente por aqui, prometo ler muito, estudar mais sobre a história argentina e me fará uma sabatina". Ele ri e assim ficamos combinados. Estes temas me seduzem, mesmo tendo os próximos três meses no Brasil de intensa atividade, quando todo envolvimento será dispensado para sacar de vez Bolsonaro e os seus do poder. Depois, se tudo der certo, as leituras argentinas. Voltarei daqui mais aguerrido para os embates que teremos pela frente e deles não poderei me furtar. Estamos numa guerra...


LOGO MAIS DAS 12H30 ÀS 14H30, MINHA PARTICIPAÇÃO NO "CONGRESO LATINOAMERICANO DE ENSEÑANZA DEL DISEÑO", ONDE VERSAREI SOBRE A RESISTÊNCIA COM AS CAMISAS COLORIDAS DE JORGE AMADO
Podem me dizer que "viajo na maionese", mas o tema escolhido para minha apresentação anual aqui no Congresso Latinoamericano da UP - Universidade de Palermo", que ocorrerá hoje é "As camisas de Jorge - Estampas coloridas na vestimenta do famoso escritor".

Não pensem tratar-se de um tema aleatório e desfocado de alguma militância e envolvimento político. Não consigo apresentar nada desfocado. O escritor brasileiro é mundialmente conhecido pelo seu posicionamento político em quase 50 obras literárias. Foi também muito comentado, quando nos anos 70, opta pelo uso quase diário de camisas muito coloridas, introduzidas em sua vestimenta, não só por gostar delas, de suas cores, mas também como forma de resistência à ditadura militar brasileira. Não foi só irreverência e galhardia, mas muito também de resistência ao militarismo vigente, este muito sisudo, impositor de regras de conduta e principalmente na vestimenta, a adequada aos tempos nebulosos, opacas e sem brilho. Jorge aparece com usa vestimenta colorida e assim se impõe. E quem iria ousar tocar em Jorge por causa de sua vestimenta?

Ela nada de braçada com seus algozes. Pesquiso suas camisas como Design de Moda e, também de enfrentamento ao autoritarismo vigente. O trabalho inicial de pesquisa hoje será apresentado, ainda inconcluso, mas adentrando uma pesquisa com as fontes já colhidas na cidade de Salvador BA, concluindo que, o escritor sempre esteve muito antenado com suas ações e sempre sabia muito bem o que fazia e como fazia. Eu só, peguei o tema e o tendo desvendar. Isso dá pano pra manga...


PAPO ARGENTINO COM COMERCIANTE DE SAN TELMO*
* Este bate papo corresponde ao 96º "LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES"
Miguel já me conhece de anos passados. Possui comércio na famosa calle Defensa, coração de San Telmo, bairro boêmio, muitas bares, feiras famosas de rua e comércio intenso espalhados por todos lugares. Em San Telmo se respira resistência. Falar com alguém daqui, num papo pra lá de revelador é algo necessário. Ele dissipa dúvidas, esclarece questões e não foge de nenhum tema. Revê-lo só seu primeiro nome, pois tanto no Brasil, como na Argentina é perigoso para os negócios dizer o que se pensa. Miguel é mais do que lúcido. Sabe diferenciar muito bem esse nosso momento. Conversa pra lá de reveladora e feita em dois momentos. No primeiro, interrompida para atender cliente. Prossiga logo mais com a continuação do bate papo, também inserida na denominação Lado B. Por fim,devido a interrupções, a conversa ficou dividida em três partes, uma mais saborosa que a outra, pois traça um claro e límpido perfil do que acontece com quase todosos países desta América Latina.


pra não dizer que nada publiquei sobre o lixo nas ruas em Bauru
KYN JR DÁ O PONTAPÉ INICIAL PARA A MELHOR AÇÃO NO ANIVERSÁRIO DE BAURU: LEVAR SEU LIXO E DEPOSITAR DIANTE PALÁCIO DAS CEREJEIRAS
Será que assim a incomPrefeita toma uma atitude? Pelo jeito vai tomar, contra o Kyn, mas nada para equiparar vale alimentação de todos com a chancela Prefeitura. A luta, pelo visto, está só começando...

Kyn sabia de antemão que, não receberiasomente elogios, mas também a reação dos favoráveis à Suéllen. e assim se deu. Algo precisava ser feito e com toda certeza alguém teria que dar início a este desembocar de lixo diante do escritório de quem propiciou o problema: o da alcaide. Que milhares façam o mesmo, talvez a despertando do sonho encantado que é dirigir uma cidade como Bauru.

Eis o link do vídeo postado por Kyn Jr sobre deixar nossos lixos diante do prédio da Prefitura:

Nenhum comentário: