segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CENA BAURUENSE (12)

TAMBÉM QUERO FALAR DO NOROESTE
Criticaram tanto o presidente Damião Garcia, que ele decide abandonar o Esporte Clube Noroeste. A coisa foi orquestrada e o octogenário presidente deu “nome aos bois”. Segundo ele, os maiores críticos são o Silvestre, da rádio Auri-Verde e o Cameschi, ex-presidente do clube, numa época de “vacas muito magras”. A situação é grave, pois diante de sua renúncia, todos os que compunham a atual Diretoria, ou melhor, todos os possuidores de algum cacife financeiro, arrepiaram carreira. Três eu nomino aqui: o Kiko, da distribuidora de petróleo, o João Bidu, da editora Alto Astral e o Érico Braga, do agronegócio. Ninguém da chamada “thurma” das “Forças Vivas” da cidade quer comandar esse barco. O time está ficando acéfalo a partir de 1º de dezembro (data anunciada para a debandada geral), sem pai e sem dono (sic), sem patrono e “num mato sem cachorro”. Até o técnico pediu o boné. E agora, de onde surgirá o guia de cego a nos reorientar?

Agora vem a ironia. Acredito eu, que como a crítica foi contundente, intermitente, os que a promoveram irão apresentar um Plano B, guardado até agora a sete chaves na manga do colete. Tanto fizeram para que esse momento fosse antecipado e agora, com a faca e o queijo na mão, devem estar prontos para assumirem a “batata quente”. É claro, que quando criticavam incisivamente, tinham pleno conhecimento de que o futebol nos tempos atuais não é mais possível (dentro dos moldes que vemos no cenário nacional) com o romantismo do passado. Os gastos são contínuos. Quem vai ao campo (como eu), sabe que a renda dos jogos não dá nem para pagar os árbitros e as despesas do dia do jogo. Tenho muitas críticas a gestão Damião, mas ela foi infinitamente melhor do que as que o antecederam. Gostaria de ver o futebol brasileiro administrado de outra forma, mas sou realista. O que Damião fez, ressuscitando o Norusca, quem mais fará? E se colocou dinheiro (como o fez), porque não poder tirar quando ocorre lucro? Não dá para questionar isso. Vivemos dentro de um modelo econômico onde o dinheiro é o grande Deus e fugir disso é dar murro em ponta de faca. Se existisse uma participação popular, um interesse coletivo, talvez pudéssemos sonhar com uma outra solução. Isso não existe no momento. Cá do meu canto aguardo ansioso os próximos passos. Mas a coisa não pára por aí.
Existe um outro lado (sempre existe um outro lado). Recebi um e-mail anônimo, me passando informações que desconhecia. O cara afirma que tudo isso foi preparado para receber um grupo comandado por um empresário de fora. Não acredito em fantasia. Deixo aqui uma pequena parte do que me foi enviado. É bomba pura e se verdade, acho que existe sim um grupo querendo assumir o clube. Leiam e comentem:

"Existe uma famosa roda politica e futebolistica numa loja nos Altos, tudo é feito sob a gritaria dos debates travados. (...) ...o responsável por toda essa confusão não é nem o Cameschi e nem o Silvestre, eles entraram na onda depois, tentaram se aproveitar da situação, quem está querendo assumir e prepara uma equipe é um comerciante de lá, que tem contato com um empresário de São Paulo, que investe em alguns times pequenos e está louco para vir para Bauru assumir o Noroeste. (...) O tal comerciante seria uma espécie de ponte e supervisor do Noroeste. As ações foram todas orientadas lá, o esquema desde a pichação dos muros, como os protestos com faixas. (...) Não quero confusão apenas que no final o Norusca não fique prejudicado, acho que tudo passa por discutir sem extremismos, acho que devemos sim fazer um balanço da administração do Damião, criticar alguns erros, acho que a crítica certa é sempre necessária e entender o que está acontecendo".

O e-mail é muito mais picante, cita mais detalhes, coisa escabrosa. Para não ter que repassar para alguém, deletei. Aproveitei isso aqui e aguardo ansioso os próximos capítulos, pois serão interessantíssimos e ninguém deve perdê-los. Noroestinos, tem gato nessa tuba!

11 comentários:

Anônimo disse...

Vixê, turma que se reuniu para pintar os muros. Forte, hem!!!
Será mesmo possível. E quem seriam essas pessoas e esse grupo de fora.
Não tem mais detalhes.
Então é sai um e entra outro.
O tempo vai dizer se existe ou não esse tal grupo formado numa loja dos Altos.
Estranho
Davi

Anônimo disse...

Na hora que o Noroeste for para a segundona quero só ver essas pessoas criticarem o seo Damião.
Isso é meia duzia de baderneiros que não tem o que fazer.
Sebastião

Anônimo disse...

Se o Norusca cair oleoleola o pau vai quebra
essa meiaduzia vai apanha

Anônimo disse...

Será que no meio dos baderneiros não estava o tal de HPA, aquele que sempre dá o tapa e esconde a mão? Não seria de estranhar tal fato, afinal o gajo gosta de aprontar nas sombras! Quem canta mulher comprometida, casada pode fazer de tudo na vida. Até dar o rabo ou tentar derrubar o Damião!

Mafuá do HPA disse...

ESSA É PARA ´ÚLTIMO ANÔNIMO AÍ DA LISTA:
Não, meu caro não corro esse perigo e vc bem sabe disso, pois me confidenciou coisas horrorosas. Lembra daquela que vc bebeu umas a mais e saiu com um engravatado lá no bairro ferroviário. Depois sou seu, que apronto na inversa. Tome tento, pois tens mais culpa no cartório que eu e meus amigos todos juntos.
Em tempo: Nçao será por sua causaque deixarei de publicar Comentários Anônimos. Agora, se é mesmo peitudo (sic), publique seu nome, não no Anônimo, mas lá em cima. Assuma (sic) seu lado macho.
Henrique, direto do mafuá.

Anônimo disse...

Com certeza não estava no meio dos baderneiros, mas o que assinou como Damião devia estar, aliás esse "Damião" tb deve ter loja só q na Getulio pena não ter coragem de assumir as intenções de tomar o noroeste e assinar o nome verdadeiro, é com essa coragem que quer tocar o norusca? mostre a cara cidadão?
Paulo O. S.

Anônimo disse...

Só reparando o erro q não percebi, o anonimo n assinou como damião, estava falando do damião, mesmo assim fica critica para quem ofende e não é homem de assinar, é assim que querem ajuda o norusca?
Paulo O. S

Unknown disse...

c tem uma coisa que nao da certo e esse filhas da puta que fazem isso, pke esse cara ai nao mostra a cara?
to chamando ele pra discutir comigo, eu estava no dias dos protestos faço parte daas meias duzias.

Anônimo disse...

Fala Henrique, beleza?
Aqui é o Thiago, militante da EM do PT. Estava para te escrever e parabenizar desde quando recebi a matéria sobre a eleição do companheiro Roque com a nossa comemoração (sai na foto que colocou!). Mas hoje consegui arranjar um tempo e aproveito para comentar esta história do nosso Noroeste. Realmente, a atual administração fez um bom trabalho, mas precisamos ser mais realistas. Até parece que a saída dos cartolas é resultado da ação de meia-duzia que pixaram um muro. Quantas vezes fizemos críticas a direção majoritária do PT? Mudou alguma coisa? A direção saiu do PT? A resposta é simples: Não. Se meia-dúzia conseguisse provocar algo tão brusco, já estariamos em plena revolução mundial.
No caso do Noroeste, é preciso reconhecer que os Garcia (pai e filho) não são beneméritos. Isso não quer dizer que a atual gestão não alavancou o alvi-rubro. Entretanto, como investidores, eles estavam ali para ganhar e não para perder dinheiro. Acho estranho a não-publicação dos balancetes, o não-cumprimento do estatuto (o clube não tem sócios)e, por fim, esta desculpa esfarrapada (estão magoados por causa de críticas!) para deixar o clube.
Só acho que haverá mudança no Noroeste quando o simples torcedor bauruense, trabalhador,estudante, começar a ser respeitado, já dentro do estádio. Espero que um dia chegue ao fim a longa trajetória vergonhosa das "cadeiras cobertas" no Afredão. Não dá para ficar gritando "Damião", "Damião", e assistir os jogos só atrás dos gols, mudando de lado no segundo tempo, de acordo com a meta noroestina. Com certeza, se o torcedor pudesse ficar no centro do campo, pressionado o bandeira, apoiando o time de perto, no alambrado lateral, os números da bilheteria seriam bem diferentes do que é hoje. Será possível?
Abraços.
Thiago.

Mafuá do HPA disse...

Meus caros
Thiago: Entendo tudo o que me diz e sei que mudanças devem ocorrer, mas não podemos deixar o clube acéfalo de um dia para outro. Acabo de ouvir na rádio sobre uma reunião em SP, com um grupo de SP. Sendo assim, por que não? O que não podemos é sonhar e deixar aquilo lá abandonado.

Em tempo: Ninguém consegue agradar a todos. Muito menos eu, que ponho a cara para bater num monte de coisas. Tenho um desafeto declaro que gosta de me alfinetar, de vez em quando ele irá aparecer e me cutucar. São coisas da vida. Sabe aquilo que ouvimos: ciúmes de homem. Pois o cara tem ciúmes. Acho que é fixação, ele bebe, fica incoveniente. Eu bebo, mas sei onde piso. No mais, o debate é sempre bom.

Deixo claro também que citei o nome do Silvestre aqui, porque foi citado pela próprio Damião. Continuo ouvindo muita a Auri-Verde, tenho amigos por lá, como o Cacau (o melhor de todos por lá, muito sensato e cordial), admiro o trabalho do Lula, do João Costa, etc. Como ouço outras e também gosto.
Um abraço a todos
henrique, direto do Mafuá

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto sobre a tituacao atual do nosso Norusca.
Na minha opiniao o grande problema do Norusca nao e com o seu Damiao...E sim com o filho dele.Ele sim e o responsavel por toda essa confusao.O cara nao tem nada a ver com o clube e tudo indica que esta la forcado...E alem de tudo nao tem ligacao nenhuma com a torcida....Fora a arrogancia dele.Essa saida dos Garcias da direcao ...foi simplesmente um gancho que pegaram e se mandaram.Ja estavam anunciando isto a muito tempo.Eu acredito que amanha durante a reuniao com os empresarios eles chegarao a um acordo para disputarem o paulistao de 2009.A partir dai se os empresarios ficarem tomando conta do clube seria bom que fizessem uma limpeza e mandasse embora muitos neguinhos da direcao que nao fazem nada pelo clube.O Noroeste precisa de gente que ame o clube e nao de oportunistas...de preferencia gente de Bauru na direcao.Eu acredito que iremos reverter toda esta situacao pra melhor.Forte abraco meu amigo.
Reynaldo Grillo